PDA

Ver Versão Completa : Dicas de pilotagem para moto Trail em curvas



Fagner
05-09-13, 00:47
Boa noite


Andei pesquisando aqui no forum e não achei nada relacionado ao topico, gostaria de saber se alguém que tenha moto trail tenha alguma dica para fazer curvas acima dos 60 km/h.....eu inclino a moto mas as veses fico com medo de inclinar demais e acabar indo pro chão.


Desde já Agradeço

rafaelss007
05-09-13, 00:59
Eu ja deitei mt na xr... so que nao aconselho muito nao =).... Mas a sensação é gostosa.... é bom deixar isso para qm tem as motos esportivas ou motard que nem a sua xD

Fagner
05-09-13, 01:06
Eu ja deitei mt na xr... so que nao aconselho muito nao =).... Mas a sensação é gostosa.... é bom deixar isso para qm tem as motos esportivas ou motard que nem a sua xD
eu já fiz uma vez deitei tanto na curva que pensei que fosse cair mas a moto nem balanço....mas vc fica com a pulga atras da orelha.

coreanas
05-09-13, 01:13
Cada um tem seu estilo, quanto tinha trails em curvas mais lentas eu deitava a moto e deixava o corpo reto, como manda a pilotagem de trails. Ela fica mais "na mão". Em curvas com mais velocidade eu deitava junto como uma street, sem exagerar. Costuma oscilar um pouco a traseira pelo grande curso da suspensão, mas não compromente a estabilidade.
Tem que ver como voce se sente melhor.

Neto SP
05-09-13, 07:06
Se sua moto for supermotard você pode usar as mesmas técnicas que iria usar em uma naked ou esportiva com pneus de trilha se deve tomar os cuidados que o Coreanas explicou pois os pneus de uso trail ou on-of road tem baixa aderência nas curvas .

Carlos Henrique
05-09-13, 08:37
Em curvas maiores de 60 km/h pode deitar tranquilo na sua Motard, mas fique atento ao guidao, pois ele começa a tremer bem de leve, isso indica que vc ta no limite de aderência do pneu dianteiro, curvas de alta é mais tranquilo, só ficar atento ao sinais que a moto dá quando ta perdendo aderência!! Se quiser pendular como em motos esportivas também pode, mas eu particularmente prefiro deitar junto com a moto!!
E nas curvas abaixo de 60 km/h, faça como o coreanas disse, deite a moto e mantenha o corpo reto, isso deixará a moto mais "pregada" ao chão, e quando fizer isso pressione a pedaleira de fora pra baixo e procure posicionar o corpo mais perto do tanque da moto, pois a tendência em curvas fechadas é a moto deslizar a frente, e com o corpo mais a frente vc coloca mais peso e aderência na roda dianteira, e a pressão que se faz com o pé na pedaleira de fora da curva faz a traseira da moto ficar mais firme, por exemplo, vc ta fazendo uma curva pra direita, ai vc faz uma pressão na pedaleira esquerda, vc vai perceber que a moto fica mais grudada no chão, o ideal é colocar o pé a frente mais próximo a roda dianteira, isso aumenta ainda mais a aderência na mesma, e também servira de apoio caso a moto escorregue!! Aaaa ja ia esquecendo, lembre-se, em todas as curvas mantenha os joelhos bem presos ao tanque da moto!!
Esse vídeo vai ajudar a esclarecer o que eu to dizendo, no começo do video ele faz curvas de alta e a partir dos 2:50 ele faz curvas fechadas..

http://www.youtube.com/watch?v=7QOIcGMxzww
OBS: Também tenho uma Lander X hehehe 2009 laranjinha :D

chriskopsch
05-09-13, 10:16
Se vc tem a Lander X, bota pra raspar essa pedaleira cara....

Ande sempre equipado e com cuidado...

coreanas
05-09-13, 13:08
De Agrale 30.0 eu raspava a pedaleira e olha que a moto era alta...

Gostoso é fazer a curva junto com a moto, ver a rua "deitar" , os predios inclinarem, depois voltar. Parece que é a rua que está andando, não voce.

chiccoli
05-09-13, 13:14
o que eu aprendi é: joga a moto pra frente e empurra o guidão dela pra fora. contra esterço, mas utilizado enquanto se faz a curva.
a moto deixa sozinha, vc não fica tão inclinado qt a moto, e vai virando, só escutando as porradas da suspensão, mas da pra virar uma esquina a 60,70 sim.., coisa que normalmente vc só faria a no máximo 40.
não se esqueça de sentir quando a moto ta chegando no limite dela

Fagner
05-09-13, 23:38
valeu pessoal pelas dicas agora é só colocar tudo em pratica...

- - - Updated - - -


Em curvas maiores de 60 km/h pode deitar tranquilo na sua Motard, mas fique atento ao guidao, pois ele começa a tremer bem de leve, isso indica que vc ta no limite de aderência do pneu dianteiro, curvas de alta é mais tranquilo, só ficar atento ao sinais que a moto dá quando ta perdendo aderência!! Se quiser pendular como em motos esportivas também pode, mas eu particularmente prefiro deitar junto com a moto!!
E nas curvas abaixo de 60 km/h, faça como o coreanas disse, deite a moto e mantenha o corpo reto, isso deixará a moto mais "pregada" ao chão, e quando fizer isso pressione a pedaleira de fora pra baixo e procure posicionar o corpo mais perto do tanque da moto, pois a tendência em curvas fechadas é a moto deslizar a frente, e com o corpo mais a frente vc coloca mais peso e aderência na roda dianteira, e a pressão que se faz com o pé na pedaleira de fora da curva faz a traseira da moto ficar mais firme, por exemplo, vc ta fazendo uma curva pra direita, ai vc faz uma pressão na pedaleira esquerda, vc vai perceber que a moto fica mais grudada no chão, o ideal é colocar o pé a frente mais próximo a roda dianteira, isso aumenta ainda mais a aderência na mesma, e também servira de apoio caso a moto escorregue!! Aaaa ja ia esquecendo, lembre-se, em todas as curvas mantenha os joelhos bem presos ao tanque da moto!!
Esse vídeo vai ajudar a esclarecer o que eu to dizendo, no começo do video ele faz curvas de alta e a partir dos 2:50 ele faz curvas fechadas..

OBS: Também tenho uma Lander X hehehe 2009 laranjinha :D



depois posta umas fotos ai pra galera ver a moto é um tesão pra andar..

- - - Updated - - -

uma coisa que é faço eu entro na curva reduzindo parece que ela da mais estabilidade...

prp.prp
06-09-13, 08:00
Esses dias a motoca saiu de frente, agora estou num cagaço danado para fazer curvas. rsrsrs

Carlos Henrique
06-09-13, 08:18
valeu pessoal pelas dicas agora é só colocar tudo em pratica...

- - - Updated - - -





depois posta umas fotos ai pra galera ver a moto é um tesão pra andar..

- - - Updated - - -

uma coisa que é faço eu entro na curva reduzindo parece que ela da mais estabilidade...
Vou postar sim hehehe essa moto é tudibão! ahahaha
Esse lance de entrar reduzindo é só impressão sua mesmo, pois quando se faz curva desacelerando a tendência é a moto sair de frente e abrir a curva.. e ideal é usar bastante e o freio antes de curva e depois manter o acelerador numa aceleração constante, só pra manter a velocidade e a distribuição correta de massas entre as rodas!


Esses dias a motoca saiu de frente, agora estou num cagaço danado para fazer curvas. rsrsrs
Provavelmente foi pq vc fez uma curva fechada e deitou o corpo junto com a moto, em curvas fechadas é so a moto que deita, o corpo continuar reto!

Liberato RJ
06-09-13, 09:21
Eu estou começando a fazer "graça" nas curvas em "alta", tem que ir aos poucos mesmo até onde você se sente seguro e confortavel, vai testando as curvas por onde você anda e que não tenha muito tráfego...
Quando a curva tem areia, até a 30km/h eu me cago todo hahahaha
Conforme envelheço tenho ficado mais medroso...

Zanca
06-09-13, 10:25
Kra sou doido para pegar uma trail montar motard só para fazer curva

Fagner
06-09-13, 21:24
Kra sou doido para pegar uma trail montar motard só para fazer curva

pega sim mano é tudo de bom a proxima é a xtzona

- - - Updated - - -

é bem assim mesmo é tenso a situação e apertar o freio é chao na certa kkkkk