PDA

Ver Versão Completa : Consumo da Twister: 28,03km/L - Será?



Carleetos
21-09-13, 18:57
Hoje tive uma boa oportunidade pra fazer uma média de consumo da motoca, estou com ela há pouco tempo e estava curioso pra ver. Fiquei meio incrédulo no resultado, pois o resultado foi justo esse do título do tópico: 28,03km/L, enquanto muita gente fala em 22, estourando 25km/l. Vou explicar como fiz:

*Quando a moto deu reserva (pediu pra virar a torneira), eu estava a uns 400~500m do posto, então parei e abasteci R$5,00 (1,68L, gasolina a R$2,97).
*Zerei o TRIP e fui pra praia, sempre trocando marchas no máximo a 8000rpm, mantendo uns 5000~6000rpm andando.
*Na volta, quando ela pediu pra virar a torneira de novo, o TRIP marcava 47,6km. Então: 47,6km - 0,5km(desconto da distancia aproximada do posto) / 1,68L

= 28,03km/L <_<

Então, acho que fiz da maneira certa.. O pneu dianteiro é original (100/80), então o velocímetro/hodômetro marcam como original.. Só não sei se o gicleur/giclê de alta é original ou menor porque não abrimos o carburador ainda..

E aí? O que vocês acham?

joaoprb
21-09-13, 19:33
Bom se deu isso de media mesmo, meus parabens. a minha nao passava de 22/24 km/l nem com reza brava! e sempre andando na boa.

mas interessante seria voce encher o tanque e fazer media.

Rafael WF
21-09-13, 20:01
a minha não faz 20 kkkkkkkkk

nil_bad
21-09-13, 20:04
Na estrada é normal esse consumo baixo, eu conseguia 28~27 km/l, ja na cidade ficava entre 23~24 km/l.

coreanas
21-09-13, 20:12
Pessoal sai esticando e reclama que gasta, é só pilotar civilizadamente que não gasta, nem precisa tentar economizar.

Para verificar se o veículo gasta eu faço diferente: ENcho o tanque, rodo um trecho razoável, cerca de 100 km (trechos muito curtos podem dar distorções no resultado), depois encho de novo. E divido os kms rodados pela quantidade de combustível abastecido. Mas seu método também funciona bem.

joaoprb
21-09-13, 20:33
Bom como eu disse sempre rodei na "manha" sem torcer o cabo e nunca consegui mais que isso, usei cabo ibooster vela de iridium, cdi digital da servitec (com limitador) carburador todo original. e mesmo assim só dava isso de média e viajando sempre a 100 - 110 km por hora no limite da via. não sei as mais novas mas a minha era uma 2003 e ficava nisso.

irai
21-09-13, 20:53
É um bom consumo pra TW, mas acho que dentro do normal quando se anda de forma tranquila. Andando na boa eu chegava a fazer 24~25Km/l de XT600, sendo que a melhor média foi 26Km/l (e isso usando uma relação mais curta que a original, 1 dente a menos no pinhão). Qualquer moto é econômica se não forçar a tocada, até uma Busa faz 25Km/h andando dentro dos limites legais, e as gigantescas HD rodam facilmente mais de 22Km/l.

Edim silva
21-09-13, 21:07
28 km ta muito bom, mas costumo tirar média pondo pelo menos uns 12 à 15 reais, quando só tem uns 2 litros pra reserva a Strada se comporta diferente! a 200c ta fazendo entre 27 e 30 desde q comprei ano passado!

guilhermeaugusto
21-09-13, 22:25
A minha ja fez 31 km l...andei incriveis 422 km com o tanque cheio, fico tentando fazer de novo mas num da kkkk mas eh isso mesmo mano, a minha na cidade faz 24...

agnaldogg
21-09-13, 22:28
A minha não passa de 21 Km/l.

wilson forps
21-09-13, 22:58
Amigos ou andam muito devagar ou suas motos estáo muito economicas, é serio a minha não paça de 20/21 andando como gente normal !!!

- - - Updated - - -


A minha não passa de 21 Km/l.

Amigo paça um ar de baixa pressão no filtro e confere a abertura do eletrodo da vela, agora se o filtro estiver muito escuro ou esbranquiçado dimais vale a pena trocar !!!

Carleetos
22-09-13, 07:58
Por isso fiquei meio sem acreditar.. Tinha feito uma média meio sem critério antes, não tinha esperado ela pedir a torneira, marquei só no marcador de combustível do painel, e deu pouco mais de 25km/l.

Nessa do tópico não passei de 100km/h, em sexta marcha ela fica em 100km/h com o ponteiro entre 6500 e 7000rpm. Boa parte do tempo ando assim, arranco suave..

Vou continuar medindo. Valeu!

Felipe.s
22-09-13, 08:32
a minha tw que eu tinha era na media de 19 no maximo 20..

Carlos Henrique
22-09-13, 11:35
Esse jeito não é 100% preciso, já que existe uma variação pra moto entrar na reserva, o jeito certo é como o coreanas falou, encha o tanque rode uma distância qualquer e depois encha o tanque novamente e veja quantos litros entrou, ai divida a kilometragem rodada pelos litros que entrou no tanque..
Por exemplo, vc encheu o tanque zerou o odometro e rodou 100km, ai foi encher o tanque de novo e coube 4 litros, ou seja, 100/4= 25km/l

Yann
22-09-13, 12:03
O que é isso!

A minha quando fazia 22 eu ganhava o dia!

Mas a melhor maneira é deixar entrar na reserva pra fazer a medicação certa.

Carlos Henrique
22-09-13, 13:18
Enquanto vcs fizerem a media esperando a moto entrar na reserva e diminuir o valor da reserva pelo valor do tanque inteiro vai dar errado..

luis_sbo
22-09-13, 15:20
eu fiz a media da minha CB nos últimos 3 reabastecimento.

só com gasosa normal, e lembrando que minha CB ta com o pinhao 14.

1º 28KM/L
2º 27KM/L
3ª 31KM/L

O______O
acredito que seja por causa do pinhao 14 dentes O.o????? sempre ando com a moto abaixo dos 8000 RPM, nunca precisei passar disso ^^

Gatunu
22-09-13, 15:52
Tchê, nas duas médias q fiz na minha twister, uma deu 26,6 e a outra 26,3.
Meu mecanico disse que melhor que essa média pra minha tw 2003 não é impossivel, mas que andando em uma média de 80 / 100 km/h q eu ando seria meio "improvavel". ;) mas se a sua está fazendo essa média meus parabéns! Eu sempre faço as minhas médias enchendo bem o tanque, depois rodo 200 km pra dar uma boa margem e o encho novamente..
Abração!

chiccoli
22-09-13, 15:57
a minha só faz isso na pista. entrou na cidade é 19, 18. de boiinhaa.., deve fazer 22, 24. mas comigo acho que ainda não .

renanperim
22-09-13, 16:22
Minha Twister fazia pouco mais de 23 na cidade, não ia mais que isso não.

DaniloSS7
22-09-13, 17:09
Eu não tenho Twister, mas achei interessante essa maneira de fazer a media de consumo, enchendo o tanque, rodando uma certa quilomentragem, enchendo novamente e dividindo a quantidade que gasolina que entrou pelos Kms rodados. MInha RD 135 não deve ta fazendo nem 20km com um litro, kkkkkkk, só tenho base pelo que gasto de gasolina todo mês, a RD tá com torneira da Falcon, que náo tem reserva, aí não dava pra fazer esse teste. Mas vou fazer essa semana.
Valeu pela dica, e desculpa invadir o topico, rsrs

Carleetos
22-09-13, 23:31
Mas quando vocês enchem o tanque é na boca mesmo? Esborrando? Um amigo meu sempre faz isso, quando põe a moto no cavalete lateral esborra gasolina e mela o tanque todo...

Vou fazer mais medições posteriormente pra ver se fica muito abaixo disso... Acredito que a média fica nos 25km/l, lembrando que filtro de ar, óleo, filtro de óleo e vela são novos.

luis_sbo
23-09-13, 00:14
Mas quando vocês enchem o tanque é na boca mesmo? Esborrando? Um amigo meu sempre faz isso, quando põe a moto no cavalete lateral esborra gasolina e mela o tanque todo...

Vou fazer mais medições posteriormente pra ver se fica muito abaixo disso... Acredito que a média fica nos 25km/l, lembrando que filtro de ar, óleo, filtro de óleo e vela são novos.


ai tbm nao ne KKK oloco D:

eu encho ate a gasosa passar daquela telinha q tem ali, e boa '-'

morion
23-09-13, 09:04
Em 2010, comprei de um amigo uma Twister 2008. Fiquei 6 meses e rodei 3600km com ela. A média era de 23 km/l sem exigir do motor.
Twister dando média na faixa dos 28 tá ótimo. Isso é média de Fazer.

Carleetos
23-09-13, 09:55
Em 2010, comprei de um amigo uma Twister 2008. Fiquei 6 meses e rodei 3600km com ela. A média era de 23 km/l sem exigir do motor.
Twister dando média na faixa dos 28 tá ótimo. Isso é média de Fazer.

Ainda tô achando meio estranha esse consumo, vou continuar medindo e usar outro método. Mas apesar de dizerem que esse método não é muito certo, me parece bom.

- - - Updated - - -


ai tbm nao ne KKK oloco D:
eu encho ate a gasosa passar daquela telinha q tem ali, e boa '-'

Heheh, mas tem telinha no tanque da Twister? Eu lembro que na Titan Mix tinha, mas na Twister não vi.

halvaro
23-09-13, 10:13
Eu não tenho Twister, mas achei interessante essa maneira de fazer a media de consumo, enchendo o tanque, rodando uma certa quilomentragem, enchendo novamente e dividindo a quantidade que gasolina que entrou pelos Kms rodados.

Essa é a unica maneira certa de fazer média, tem um monte de gente que fala que moto faz tanto e nem sabe fazer a média

luis_sbo
23-09-13, 14:06
Ainda tô achando meio estranha esse consumo, vou continuar medindo e usar outro método. Mas apesar de dizerem que esse método não é muito certo, me parece bom.

- - - Updated - - -


Heheh, mas tem telinha no tanque da Twister? Eu lembro que na Titan Mix tinha, mas na Twister não vi.

entao na twister eu nao sei, mas na cb tem sim *---* ate vem um adesivo em cima do tanque recomendando não passar daquela telinha ao abastecer.





Essa é a unica maneira certa de fazer média, tem um monte de gente que fala que moto faz tanto e nem sabe fazer a média

eu sempre fiz desse jeito ai, mas mesmo assim acho que to fazendo merda, sei la '-' não era pro consumo da cb ser tao baixo assim

Carlos Henrique
23-09-13, 15:34
eu sempre fiz desse jeito ai, mas mesmo assim acho que to fazendo merda, sei la '-' não era pro consumo da cb ser tao baixo assim
Se voce faz assim nao tem nada de errado, ta certissimo..
A CB/XRE são beberronas mesmo, isso todos sabem..

halvaro
23-09-13, 15:50
Se voce faz assim nao tem nada de errado, ta certissimo..
A CB/XRE são beberronas mesmo, isso todos sabem..

Mas a dele ta ao contrário, ta econômica, gasta menos que a minha Intruder

acarloscf
23-09-13, 15:54
amigo o consumo de uma moto varia muito da forma que vc a dirige! mas se vc andou numa boa sem da esticadas e passando a marcha no tempo certo ela esta muito economica ! parabens

na minha andando numa boa so consigo fazer 22 km/l hehehehehe

luis_sbo
23-09-13, 16:31
Se voce faz assim nao tem nada de errado, ta certissimo..
A CB/XRE são beberronas mesmo, isso todos sabem..

mas a minha ta ao contrario cara '-' KKKKKKKKKKKKKKK


Mas a dele ta ao contrário, ta econômica, gasta menos que a minha Intruder




amigo o consumo de uma moto varia muito da forma que vc a dirige! mas se vc andou numa boa sem da esticadas e passando a marcha no tempo certo ela esta muito economica ! parabens

na minha andando numa boa so consigo fazer 22 km/l hehehehehe

eu ando de boa com ela, tbm coloquei o pinhão 14.... não sei se isso faz tanta diferença assim no consumo o.O

Bandit
24-09-13, 20:44
A minha ex twister, nem por reza fazia mais de 22... era 22 andando de boa e 21 andando mais bravo as vezes.. vai entender, e manutençao so em dia, se bem que BH so tem morro... minha falcon ta dando 19 km/l, hora andando de boa, hora abusando dela msm kkkk... quem conhece aqui em bh, voltando pela Tereza cristina, na reta proximo ao betania, a moto ta dando 160 km/h, acho q nao ta bebendo, pq rodo pouco..

Carleetos
24-09-13, 21:18
A minha ex twister, nem por reza fazia mais de 22... era 22 andando de boa e 21 andando mais bravo as vezes.. vai entender, e manutençao so em dia, se bem que BH so tem morro... minha falcon ta dando 19 km/l, hora andando de boa, hora abusando dela msm kkkk... quem conhece aqui em bh, voltando pela Tereza cristina, na reta proximo ao betania, a moto ta dando 160 km/h, acho q nao ta bebendo, pq rodo pouco..

Bateu uma curiosidade, a engrenagem do velocímetro da roda que tá na tua moto é o da Falcon? Ele bate certo com o painel dela? Porque geralmente quando só trocam o aro por um menor, usando o mesmo cubo (e assim a mesma engrenagem do velocimetro) ele marca errado.

Como tá na tua?

Mostarda_69
24-09-13, 21:27
Errado, média faz o tanque inteiro, e mesmo assim pode variar..
Pode ter pedido reserva antes por algum pulo que a moto deu e depois que tu abasteceu pediu mais tarde por de repente uma curva.. tua média de 28km/l pode ser 28 como uns 22, só pelo que citei..

Média só acredito ao longo de várias abastecidas.
Exemplo que fiz na minha fazer, todas médias desde zerokm até a venda com 18milkm rodados.

Mas não desacredite, tive twister 2004 que fazia 19km/l tanto da cidade como na estrada.. e uma 2007 que dificilmente baixava de 30km/l. Morei em balneário camboriú qd tive essa 2007.. O transito flui para motos é tudo plano e facilmente se está em sexta marcha a 60-70km/h ajudando a média.

Vendi ela e o dono relatou que no primeiro tanque dele fez 29km/l, estava feliz pacara...
Assim como na fazer que sempre fiz cerca de 27km/l na cidade, vendi e o cara me disse que fez 22km/l no primeiro tanque sem acelerar muito.. então é muito relativo..

irai
24-09-13, 23:06
Deve se ter uma certa flexibilidade quanto a essa questão do consumo de combustivel.
Dois pilotos, no mesmo percurso completados no mesmo tempo e com a mesma moto, podem ter resultados de consumo razoavelmente distintos.
A forma como trabalhamos com o acelerador, com a embreagem, cambio, e mesmo com os freios, altera profundamente o consumo.
Eu ja fiz alguns testes nessa area, e cheguei a diferenças proximas de 10-15%, só mudando o estilo de pilotagem, mas mantendo o ritmo da tocada.



Ps.:ao contrario do que pode parecer nesse comentario e em alguns outros que já fiz por aqui,
passo longe de ter uma preocupação exegerada com consumo de gasolina, mas esse controle do consumo ajuda muito monitorar a mecanica da moto, e mesmo compreender alguns aspectos da dinâmica de seu funcionamento.

chiccoli
25-09-13, 00:42
É que acabou a verba agora.. mas eu vou fazer um blue print no cabeçote e dar uma taxada. 10/1 10,5/1. pelo que eu tava vendo tem que reduzir a giclagem, vamos ver se melhora alguma coisa na economia tbm.
para fins de duvida.., alguém tem uma média de qt se reduz ? .. será que finalmente vou usar o 130 sem aquelas falhadinhas quando se acelera em full. =D

Carleetos
25-09-13, 01:13
Deve se ter uma certa flexibilidade quanto a essa questão do consumo de combustivel.
Dois pilotos, no mesmo percurso completados no mesmo tempo e com a mesma moto, podem ter resultados de consumo razoavelmente distintos.
A forma como trabalhamos com o acelerador, com a embreagem, cambio, e mesmo com os freios, altera profundamente o consumo.
Eu ja fiz alguns testes nessa area, e cheguei a diferenças proximas de 10-15%, só mudando o estilo de pilotagem, mas mantendo o ritmo da tocada.



Ps.:ao contrario do que pode parecer nesse comentario e em alguns outros que já fiz por aqui,
passo longe de ter uma preocupação exegerada com consumo de gasolina, mas esse controle do consumo ajuda muito monitorar a mecanica da moto, e mesmo compreender alguns aspectos da dinâmica de seu funcionamento.

É exatamente esse o ponto. Claro que uma moto econômica é interessante, pois diminui os gastos levando em conta que a maioria da galera anda todos os dias nas suas motos.

Mas me preocupo com isso, também, porque gosto da minha moto com a mecânica em pleno funcionamento, com a mecânica 100%. O consumo muito alto pode indicar algum problema.

A embreagem da minha tá patinando um pouco, dá pra rodar mas já estou super incomodado, só esperando a grana entrar pra trocar o conjunto.

domzito
26-09-13, 11:43
Quando comprei a minha era bem encanado com isso

Depois de 3 anos com ela. quase nao esquento mais. faco media a cada 6 meses apenas para questao de monitoramente

Geralmente faz 25km/L na cidade e 26~27 na estrada... Andando bem tiozão...

Carleetos
26-09-13, 11:50
Quando comprei a minha era bem encanado com isso
Depois de 3 anos com ela. quase nao esquento mais. faco media a cada 6 meses apenas para questao de monitoramente
Geralmente faz 25km/L na cidade e 26~27 na estrada... Andando bem tiozão...

A primeira média que fiz deu pouquinho mais de 25km/l, acho que é +/- isso que ela faz andando normal, sem puxar muito nem andar muito devagar.

Se for isso tá na faixa, tá bom.

Odinei
29-09-13, 20:44
ai galera faz sim,tinha uma 2008 e na estrada xegou fazer 29 km-l ja na cidade fez 25 km-l

Bandit
29-09-13, 23:29
Bateu uma curiosidade, a engrenagem do velocímetro da roda que tá na tua moto é o da Falcon? Ele bate certo com o painel dela? Porque geralmente quando só trocam o aro por um menor, usando o mesmo cubo (e assim a mesma engrenagem do velocimetro) ele marca errado.

Como tá na tua?

Engrenagem é da CB300, ja testei com GPS ta dando cerca de 7 % de erro, acho q isso é normal do painel de qualquer veiculo... pra da 160, ela ta com relaçao da 300 tb, que é bem menor, diminui um pouco o torque da moto na arrancada e retomada, mas a moto da mais velocidade final, acredito que a minha esteja bebendo um pouco menos, exatamente pq rodo em torno de 80~100 km/h e nessa velocidade de 5° marcha, o giro fica baixo, a Falcon anda realmente em giro bem baixo...

Carleetos
30-09-13, 01:11
Engrenagem é da CB300, ja testei com GPS ta dando cerca de 7 % de erro, acho q isso é normal do painel de qualquer veiculo... pra da 160, ela ta com relaçao da 300 tb, que é bem menor, diminui um pouco o torque da moto na arrancada e retomada, mas a moto da mais velocidade final, acredito que a minha esteja bebendo um pouco menos, exatamente pq rodo em torno de 80~100 km/h e nessa velocidade de 5° marcha, o giro fica baixo, a Falcon anda realmente em giro bem baixo...

Então deve estar marcando perto do normal dela mesmo. Sua moto tá lindona, parabéns!

marchetti87
30-09-13, 11:52
Eu ainda não tirei a média da minha TW, mas acredito que ela esteja bem econômica, mesmo pilotando com mais "vigor". Dificilmente ando como tiozão. Com R$20,00 no tanque ando cerco de 200km, tá bom?

Carleetos
30-09-13, 13:35
Eu ainda não tirei a média da minha TW, mas acredito que ela esteja bem econômica, mesmo pilotando com mais "vigor". Dificilmente ando como tiozão. Com R$20,00 no tanque ando cerco de 200km, tá bom?

Depende, quanto tá a gasolina aí? Se tiver mais de R$2,70 a sua já tá fazendo uma média bem boa (27km/l, sendo 200km com a gasolina a R$2,70).