PDA

Ver Versão Completa : Itens a serem revisados para uma viajem de 10.000km´s.



spygtba.
24-09-13, 18:12
Então pessoal, resolvi realizar dois desejos que a muito tempo eu tinha, conhecer o pacífico e Machu Picchu, até agora eu não tinha realizado por falta de uma moto maior e porque eu não tinha muito dinheiro, mas alguns fatos recentes me fizeram rever minhas prioridades e como trato de meu futuro. Então vou pegar meu 13º salário e minha Biz 125 2006 já muito rodada e vou pra lá em uma odisséia de + ou - um mês de estrada.

Ela esta com aproximadamente uns 130.000km rodados, fiz o motor(cilindro, pistão, anéis, biela, eixo do virabrequim, unidirecional e disco de embreagem, tudo novo e original) a uns 15.000km atráz, ou seja, o motor está praticamente novo de novo. Minha preocupação fica por conta da corrente de comando e suas engrenagens que ate agora ainda são as originais, a parte da caixa acho muito provável que não tenha problemas.

Vou trocar as seguintes peças antes de sair:

Rolamentos das rodas
pneus
relação
cabos( velocímetro, acelerador, freio)
sapatas de freio
amortecedores trazeiros (são originais e já estão ruins)
Revisar suspenção dianteira e caixa de direção
Limpar carburador e trocar o filtro
Regular válvulas

A minha duvida é quanto ao motor, quem conhece melhor dessas "motos" ou já rodou bastante deve saber se tem algo a mais que devo me previnir.

A viajem será la pelo dia 20 de dezembro, se tiver alguém ai afim de ir junto to aceitando companhia.

acarloscf
24-09-13, 19:34
Então pessoal, resolvi realizar dois desejos que a muito tempo eu tinha, conhecer o pacífico e Machu Picchu, até agora eu não tinha realizado por falta de uma moto maior e porque eu não tinha muito dinheiro, mas alguns fatos recentes me fizeram rever minhas prioridades e como trato de meu futuro. Então vou pegar meu 13º salário e minha Biz 125 2006 já muito rodada e vou pra lá em uma odisséia de + ou - um mês de estrada.

Ela esta com aproximadamente uns 130.000km rodados, fiz o motor(cilindro, pistão, anéis, biela, eixo do virabrequim, unidirecional e disco de embreagem, tudo novo e original) a uns 15.000km atráz, ou seja, o motor está praticamente novo de novo. Minha preocupação fica por conta da corrente de comando e suas engrenagens que ate agora ainda são as originais, a parte da caixa acho muito provável que não tenha problemas.

Vou trocar as seguintes peças antes de sair:

Rolamentos das rodas
pneus
relação
cabos( velocímetro, acelerador, freio)
sapatas de freio
amortecedores trazeiros (são originais e já estão ruins)
Revisar suspenção dianteira e caixa de direção
Limpar carburador e trocar o filtro
Regular válvulas

A minha duvida é quanto ao motor, quem conhece melhor dessas "motos" ou já rodou bastante deve saber se tem algo a mais que devo me previnir.

A viajem será la pelo dia 20 de dezembro, se tiver alguém ai afim de ir junto to aceitando companhia.


poxa amigo sempre quis fazer uma viagem assim! quem sabe daqui a alguns anos eu tbm consiga ne mesmo?
pelo que vc falou sua moto esta totalmente revisada eu me preocuparia em apenas levar alguns itens basicos de reserva! seu pneu é com camara? leva uma sacou?
seria muito legal e se possivel vc ir nos relatando sua viagem e postando as fotos p gente curti um pouco dessa aventura junto com vc.
boa viagem irmao! abraço

- - - Updated - - -

lembre de levar mapas e verificar todas as rotas melhores rs se possivel leia os relatos de outros companheiros q ja fizeram essa viagem ou alguma parecida...

dibars
24-09-13, 19:44
Cara, aproveita e troca logo essa corrente de comando. É barato, fácil e rápido e vai te poupar preocupação durante a viagem.

Sugiro levar as seguintes peças de reserva (pense em tudo aquilo que possa fazer você parar a viagem):

-câmara reserva, espátulas e bomba de ar.
-cabo de acelerador/freio.
-Relé de partida.
-Ferramentas.
-Fusíveis.
-Lâmpada do farol, lanterna e piscas.
-Corrente e emenda.
-Dinheiro e cartão de crédito

spygtba.
24-09-13, 21:32
Cara, aproveita e troca logo essa corrente de comando. É barato, fácil e rápido e vai te poupar preocupação durante a viagem.

Sugiro levar as seguintes peças de reserva (pense em tudo aquilo que possa fazer você parar a viagem):

-câmara reserva, espátulas e bomba de ar.
-cabo de acelerador/freio.
-Relé de partida.
-Ferramentas.
-Fusíveis.
-Lâmpada do farol, lanterna e piscas.
-Corrente e emenda.
-Dinheiro e cartão de crédito

Exceto pelo relé de partida corrente e emendas o resto esta em minha lista, vou por corrente com orings, isso me garante uns 20.000kms com ela sem problemas, entao acho desnecessario levar, uma vez que biz é comum nos países que passarei, relé de partida por que? a minha é ks, tem nela tambem?

- - - Updated - - -


poxa amigo sempre quis fazer uma viagem assim! quem sabe daqui a alguns anos eu tbm consiga ne mesmo?
pelo que vc falou sua moto esta totalmente revisada eu me preocuparia em apenas levar alguns itens basicos de reserva! seu pneu é com camara? leva uma sacou?
seria muito legal e se possivel vc ir nos relatando sua viagem e postando as fotos p gente curti um pouco dessa aventura junto com vc.
boa viagem irmao! abraço

- - - Updated - - -

lembre de levar mapas e verificar todas as rotas melhores rs se possível leia os relatos de outros companheiros q já fizeram essa viagem ou alguma parecida...

Câmaras, espátulas e remendo são itens sem os quais eu não sairia de casa sem para uma viajem dessa.

Antes de partir criarei um blog para ir contando dia-a-dia o andamento da viajem, até pq a maioria dos locais não terá cobertura por celular, assim mantenho minha família e amigos informados de meu paradeiro e como estará sendo a viajem.

hbrasil
24-09-13, 21:56
Leva uma vela

crazydaniel
24-09-13, 23:36
Muito boa viagem, colega!

DOUGLAS 00
24-09-13, 23:44
Show de bola. Como sua moto é uma biz, no trecho brasileiro vc não ter grandes problemas. Recomendo ver certinho as questões legais em viagens dessas em outros países.

chriskopsch
25-09-13, 00:20
Vai levar um tanque de gasolina junto né? hehe

spygtba.
25-09-13, 16:24
Vai levar um tanque de gasolina junto né? hehe
Com certeza, vou fazer um alforje nele levarei as pecas de reposição duas garrafas pet de 2 litros e em cima do banco mais um galao de 4 litros, terei trecho de 250km sem posto, a autonomia da biz com gasolina boa, andando a 100km/h é de 120km, então é preciso de mais de 4 litros extras.

- - - Updated - - -


Show de bola. Como sua moto é uma biz, no trecho brasileiro vc não ter grandes problemas. Recomendo ver certinho as questões legais em viagens dessas em outros países.
Estou estudando estas partes, ja sei qual é a documentação e estou lendo relatos de outras pessoas que viajaram de moto pelo paises que passarei e o meu unico medo é com a policia corrupta, eles inventam de tudo, até ja disseram que moto tinha que ter extintor em um relato que li, na argentina. Em geral a propina acaba em uns 50 reais e deixam o cara ir, mas isso é com motos grandes, de pequenas ainda nao li nada de terem que ter que dar propina.

- - - Updated - - -


Leva uma vela
Isso é importante, ainda nao tinha lembra, valeu pela dica.

crazydaniel
25-09-13, 21:59
Com certeza, vou fazer um alforje nele levarei as pecas de reposição duas garrafas pet de 2 litros e em cima do banco mais um galao de 4 litros, terei trecho de 250km sem posto, a autonomia da biz com gasolina boa, andando a 100km/h é de 120km, então é preciso de mais de 4 litros extras.

Isso é meio perigoso, hein... Então pelo menos faça que nem uma dica que eu li, acho que aqui no PN mesmo: Não espere acabar o tanque pra colocar a gasolina que está nas garrafas. Pare logo e vá completando o tanque. Quanto menos gasolina você carregar fora do tanque melhor em caso de acidente.

Limabl
25-09-13, 23:16
Esses tipos de viagens sempre é bom ir em 2~3 motos em comboio, sozinho é presa fácil !!

salviano
26-09-13, 10:21
sobre a questão do combustivel, sugiro que leia essa dica aqui http://www.diariodemotocicleta.com.br/blog_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=466
é uma boa ideia pra transportar o combustivel de reserva, garrafas PET não são feitas pra isso, podem ser um perigo, nesse site tem o relato de um cara que precisou de tanque de reserva, e conseguiu um de 10l, uma quantidade boa pra sua necessidade, e tem a dica de como conseguir

somniu
26-09-13, 11:07
esse caminho todo muita coisa pode acontecer.. é bom andar com um bom kit de ferramentas e conhecer bem a moto, se não vai adiantar nada. lembra que vc vai forçar bem o motor, então fica de olho no oleo durante a viajem.. tbm tenho vontade de fazer uma coisa dessas daki um tempo.. pretendo ir ate o sul.. só com uma moto grande. Outra coisa.. não sei como funciona, mais seria fazer um seguro internacional.. muita coisa pode acontecer nessa viajem.. e se lembrar de estar com uma boa reserva em dinheiro (cartão seria mais seguro).. por mais que o motor esteja em dia, tudo pode acontecer

Stone
26-09-13, 11:32
Use uma graxa de ótima qualidade nos rolamentos das rodas, leve também um pouco de óleo, caso dê algum problema no motor e também para lubrificar a corrente.
Leva também algumas lâmpadas de reserva e uma boa lanterna

spygtba.
26-09-13, 16:35
Isso é meio perigoso, hein... Então pelo menos faça que nem uma dica que eu li, acho que aqui no PN mesmo: Não espere acabar o tanque pra colocar a gasolina que está nas garrafas. Pare logo e vá completando o tanque. Quanto menos gasolina você carregar fora do tanque melhor em caso de acidente.
Isso ja tenho em mente, acabar a gasolina em uma ultrapassagem ou em uma curva o resultado não será dos melhores.

- - - Updated - - -


Esses tipos de viagens sempre é bom ir em 2~3 motos em comboio, sozinho é presa fácil !!
Estou procurando e lendo bastantes relatos de pessoas que fizeram a mesma rota sozinho, não tiveram muitos problemas, pelo menos não tao significativos, sei dos riscos, mas se eu saisse de casa pensando em riscos, eu iria de aviao.

- - - Updated - - -


sobre a questão do combustivel, sugiro que leia essa dica aqui http://www.diariodemotocicleta.com.br/blog_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=466
é uma boa ideia pra transportar o combustivel de reserva, garrafas PET não são feitas pra isso, podem ser um perigo, nesse site tem o relato de um cara que precisou de tanque de reserva, e conseguiu um de 10l, uma quantidade boa pra sua necessidade, e tem a dica de como conseguir
A minha primeira ideia foi esta que relatei, mas sei que em muitos lugares, tanto no chile como na argentina eles nao vendem gasolina em pet e sim em "bidons", os tais que os caras compram pra carregar gasolina nas viajem, entao no chile que é onde tem um percurso de 270km sem posto que eu terei que me preocupar e que provavelmente terei que comprar o "bidon" sob pena de nao conseguir comprar gasolina extra.

- - - Updated - - -


esse caminho todo muita coisa pode acontecer.. é bom andar com um bom kit de ferramentas e conhecer bem a moto, se não vai adiantar nada. lembra que vc vai forçar bem o motor, então fica de olho no oleo durante a viajem.. tbm tenho vontade de fazer uma coisa dessas daki um tempo.. pretendo ir ate o sul.. só com uma moto grande. Outra coisa.. não sei como funciona, mais seria fazer um seguro internacional.. muita coisa pode acontecer nessa viajem.. e se lembrar de estar com uma boa reserva em dinheiro (cartão seria mais seguro).. por mais que o motor esteja em dia, tudo pode acontecer
Ja fiz bastantes viajens com esta moto, inclusive uma de 1200km em um dia com o motor batendo biela, o motor nao força, sempre esta refrigerado e nunca acima do giro que é recomendado, que seria quando se passa dos 120km/h no velocimetro. O oleo nao esta baixando, mesmo assim darei uma verificada a cada 500km pois la a gasolina é mais pura e nao sei se afetara o oleo( caso de baixar). Seguro saude eu tenho que ver ainda, mas se nao me engano o meu cartao credito tem algo do tipo, seguro carta verde é obrigatorio no chile e argentina, ja no peru e bolivia tem que fazer o especifico de cada pais. Quanto a dinheiro levarei 500 dolares de reserva e tem meus cartoes que tem um limite suficiente pra cobrir qqr desgraça que espero que nao aconteça.

- - - Updated - - -


Use uma graxa de ótima qualidade nos rolamentos das rodas, leve também um pouco de óleo, caso dê algum problema no motor e também para lubrificar a corrente.
Leva também algumas lâmpadas de reserva e uma boa lanterna
Comprei os rolamentos originais que ja são lacrados, pra por graxa eu teria que abrir eles e como passarei por muito deserto e estradas arenosas acho que tirar a blindagem seria loucura, ou teria como recoloca-las?Qt ao oleo, sairei daque com 3 litros pras 3 primeiras trocas e com um outro tanto para ir lubrificando a corrente a cada 300km.
Lampada e lanterna estão em minha lista.

crazydaniel
26-09-13, 19:17
Isso ja tenho em mente, acabar a gasolina em uma ultrapassagem ou em uma curva o resultado não será dos melhores.

Eu estava me referindo a não esperar chegar na reserva. Assim que diminuir um pouco o nível de gasolina já completar.

coreanas
26-09-13, 20:05
Pra começar faça uma revisão, troque e limpe filtros de óleo, ar e gasolina, inclindo a torneira, relação e pneus novos e TROQUE A CORRENTE DE COMANDO!!!!! Limpe e regule carburador, embreagem e verifique cuidadosamente a parte elétrica, folgas nos rolamentos, rodas, balança, coroa. Veja lonas e pastilhas de freio e reaperte tudo e trave com silicone tudo quanto é parafuso.

O que levo em minhas viagens:

Parafusos arruelas e porcas, 6 e 8 mm
Elos e emendas de corrente (importantíssimo)
Vela, lampadas (principalmente farol) fuzível.
Pedaços de fios e arames
Durepoxi e silicone
Fita isolante, pano seco
Engasga gato - presilhas de nylon.
Cabos universais e "quebra galho" (são cabos de freio de bicicleta e terminais com parafuso para prende-los - "quebra galho"). Serve pra acelerador e embreagem.
1L de óleo
Chave reserva, separado da de uso
Ferramentas: Alicate, Hallen 5 e 6, combinadas 8, 10,12,13,14, chave de vela, fenda, philips (levo aquelas bem curtas), chave de roda, procure se informar quais mais usadas em sua moto. Se sua roda é raiada, leve alguns raios. Numa viagem tão grande levaria câmeras de pneu (no meu caso levaria só uma porque ao contrário da Biz minhas rodas são da mesma medida).
No seu caso levaria uma pet ou galão com gasolina porque os 4L de gas. da Biz não dão pra nada em viagens. Mesmo viajando por lugares "civilizados" e tanque de 12L na Strada e na Hyosung, às vezes passo aperto quando deixo chegar muito perto da reserva, restando 2L já estou preocupado.

Veja como vai minha moto, nesse lugar tinha quebrado a corrente, como levo elos e emendas resolví ai mesmo e seguí viagem, veja como é importante levar elos e emendas, procure levar novos, velhos vão dar mais problema. E a cada parada verifique óleo, folga da corrente, luzes e dê uma olhada geral na moto. Note os protetores de mão no guidão, se vai para lugares frios são fundamentais, uma bolha também ajuda muito.

Ao sair confira docs, grana, e depois de alguns KMs rodados verifique toda a bagagem e estado geral da moto. Só coma coisas leves, prefira coisas que não tenha gordura ou leite. Eu como barra de cereal, pão de queijo, suco de laranja. Não viage com sono, sempre ande em baixa velocidade. Na Biz eu andaria a 80/90. Saia cedo. Eu deixo a moto carregada e pronta durante o dia de véspera e saio de madrugada.

http://jhashop.com.br/motos/campinas.jpg

jeisonjsll
26-09-13, 22:07
ta louco andar na bolivia, peru, colombia e equador com um tanque de 4 l é suicidio la as cidades são poucas e os postos muito menos.

Stone
26-09-13, 22:15
Comprei os rolamentos originais que ja são lacrados, pra por graxa eu teria que abrir eles e como passarei por muito deserto e estradas arenosas acho que tirar a blindagem seria loucura, ou teria como recoloca-las?Qt ao oleo, sairei daque com 3 litros pras 3 primeiras trocas e com um outro tanto para ir lubrificando a corrente a cada 300km.
Lampada e lanterna estão em minha lista.

Dê preferencia a rolamentos com as blindagens de plástico, essas podem ser removidas e recolocadas sem as danificar. Cara, abusa da graxa nos rolamentos da roda, e use graxa de qualidade. Pergunta pro Corsani como é ficar a pé no meio do nada com um rolamento da roda estourado por falta de lubrificação...
Dá uma conferida também nos guarda-pó que vão nos cubos, eles evitam que entre sujeira pros rolamentos e freios

rafinhabastos
26-09-13, 22:16
Boa viagem parceiro, e tire muitas fotos pra gente ver aqui depois!!!

salviano
26-09-13, 23:18
la a gasolina é mais pura e nao sei se afetara o oleo( caso de baixar).
isso não afeta o oleo, o que pode afetar é o desempenho do motor (que precisará de uma regulagem do carburador para funcionar bem), pelo seu roteiro de viagem provavelmente precisará regular o carburador varias vezes tanto por mudanças de altitude quanto por mudanças na qualidade do combustivel

Stone
26-09-13, 23:19
Só mais uma coisa, aprenda a mecher na carburação da moto, limpeza, regulagens, troca de giclês...
Pra onde você vai a altitude é muito diferente daquie, como sua moto não é IE, caso precise, (quase certo) você terá que mecher nas regulagens do carburador

Geraldo Barchi
27-09-13, 11:28
Coragem em parceiro ! Boa sorte e vá previnido para qualquer problema mecânico. Biz guerreira essa sua.

FRANGOPUNK
28-09-13, 21:46
bom, tem outro aviso, é bom entender um pouco de carburação, ouvi relatos de pessoas que vão para os andes de moto e a moto sofre com o ar rarefeito, alguns que foram até o peru tiveram que remover o filtro de ar para poder seguir viagem e mesmo assim a moto não desenvolvia e ficava engasgando pelo caminho e consequentemente jogando combustivel fora.

Outro cuidado é com a saúde, pois o ar rarefeito pode ser prejudicial a pessoas que tem problemas respiratórios

Sugiro fazer um check-up antes de encarar essa aventura!

coreanas
28-09-13, 22:58
A gente que mora no litoral sente um pouco disso, quando vou para CTBA, bem alto, a moto reclama um pouco. Mais altitude, agulha mais baixa. Aprenda mexer na agulha, é muito fácil, eu faço na estrada mesmo em 5 minutos. Cuida pra não perder as travinhas, elas voam ao tirar.

emerson merighi
29-09-13, 08:48
eu te desejo toda sorte do mundo, uma boa viagem e tudo de bom, mas acho q vc e muito doido de fazer uma viagem dessas nestas brenhas ai, nesta motoquinha....tem que levar bagulho demais, ia so a foto dessa motoca azul ai em cima...o tanto de trem em cima...serio, eu nao ia nem a pau!
se eu fosse numa empreitada dessa, eu ia querer uma moto big trail, dois ou tres amigos acompanhando, carro de apoio, carro armado de escolta porque na colombia tem as guerrilhas, farc, enfim...terra de seu ninguem...cheio de sequestro e o kct....

stcowboy
29-09-13, 11:27
Vai relatar o planejamento e viagem em algum lugar? Estou com planos de seguir pra lá também no final de 2014/ início de 2015, acompanhar a viagem em tempo real seria de grande ajuda pra formular meus planos.

Só uma sugestão: Não é possível aumentar um pouco o tempo para a viagem? Não sei exatamente o seu roteiro, mas o meu levaria uns 30 dias pegando estrada todos os dias, com um limite de 500km/ dia, que é realista nos trechos mais fáceis, mas não na altitude.

spygtba.
30-09-13, 17:00
Só mais uma coisa, aprenda a mecher na carburação da moto, limpeza, regulagens, troca de giclês...
Pra onde você vai a altitude é muito diferente daquie, como sua moto não é IE, caso precise, (quase certo) você terá que mecher nas regulagens do carburador

Que terá que mexer eu sei, so nao sabia que tinha gicles diferentes para a biz, quais tipos tem? A biz tem so regulagem de entrada de ar e lenta, nao da pra regular a agulha. caso tenha que tirar o carburador pra trocar o gicle ai fudeu, pq a biz é um trabalhao, tem que tirar praticamente todas as carenagens, ja teve que foi com biz carburada, ninguem falou nada em ter que trocar gicle.

- - - Updated - - -


Vai relatar o planejamento e viagem em algum lugar? Estou com planos de seguir pra lá também no final de 2014/ início de 2015, acompanhar a viagem em tempo real seria de grande ajuda pra formular meus planos.

Só uma sugestão: Não é possível aumentar um pouco o tempo para a viagem? Não sei exatamente o seu roteiro, mas o meu levaria uns 30 dias pegando estrada todos os dias, com um limite de 500km/ dia, que é realista nos trechos mais fáceis, mas não na altitude.

Eu estou programando pra fazer em uns 25 dias, com 5 de folga pra eventuais contratempo. Planejo rodar uns 750km por dia ate chegar a cordelheira e na volta depois de ter cruzado a cordilheira manter a mesma quilometragem de 750km por dia, em viajem eu faço uma media de 60km/h contando com paradas para abastecimento entao se tudo correr bem da pra cobrir 750km em umas 14 ou 15 horas em estradas boas, que é o caso das da argentina e brasil por onde passarei. O problema e o trecho da cordilheira e dos desertos do chile e alguns trechos no peru.
estimo em 10000km ida e volta se diluir isso em 250 dias da 400km por dia, mas como terá os dias de 750km por dia no brasil e argentina e tambem no chile vou pegar uns 1500km de estradas otimas acho que terei tempo de ver tudo com calma e ficar uns dias em cusco e San pedro de atacama.

Vou criar um Blog pra ir relatando a viajem, uma semana antes de partir coloco ele no ar e deixo aki o link.

- - - Updated - - -


eu te desejo toda sorte do mundo, uma boa viagem e tudo de bom, mas acho q vc e muito doido de fazer uma viagem dessas nestas brenhas ai, nesta motoquinha....tem que levar bagulho demais, ia so a foto dessa motoca azul ai em cima...o tanto de trem em cima...serio, eu nao ia nem a pau!
se eu fosse numa empreitada dessa, eu ia querer uma moto big trail, dois ou tres amigos acompanhando, carro de apoio, carro armado de escolta porque na colombia tem as guerrilhas, farc, enfim...terra de seu ninguem...cheio de sequestro e o kct....

Com todo o respeito, mas vc não sabe o que é curtir uma aventura, se fosse fazer como vc esta dizendo eu ia de aviao que era muito mais seguro e confortavel, talvez ate saisse mais barato.
É uma viajem pra quem tem coragem e quer aventura, pra ter o que lembrar depois de uma forma diferente do que a maioria que foi lembra.
E tem outra, eu nao to montado na grana como vc, então eu faço do geito que eu posso e me divirto com o que eu tenho.

halvaro
30-09-13, 17:00
se eu fosse numa empreitada dessa, eu ia querer uma moto big trail, dois ou tres amigos acompanhando, carro de apoio, carro armado de escolta porque na colombia tem as guerrilhas, farc, enfim...terra de seu ninguem...cheio de sequestro e o kct....

Ele vai pra Machu Pichu, é no Peru, e as estradas estão bem legais, pesquisei a um tempo atras, a Rodovia do Pacífico está muito boa, sai do Brasil pelo Acre,claro que não tem muita infra estrutura, mas não tem tanto perigo não. E as estradas são belíssimas e novas na maioria dos trechos.
O que tem que evitar é ir pela Bolivia, que la o Governo complicou para os estrangeiros comprar combustivel, é o triplo do preço pra estrangeiro e são poucos postos que vendem.
Esse negocio de guerrilha, não tem nada disso no Peru.

Parabéns aí pela aventura, como já disseram, cuidado com a coisa da altitude, onde o motor, que já é fraco na Biz, perde ainda mais potencia

Quanto a documentação e tudo isso, uma boa pesquisa na Internet e vc já se intera de tudo

Uma dica é o site Mochileiros.com.br

spygtba.
30-09-13, 17:09
A gente que mora no litoral sente um pouco disso, quando vou para CTBA, bem alto, a moto reclama um pouco. Mais altitude, agulha mais baixa. Aprenda mexer na agulha, é muito fácil, eu faço na estrada mesmo em 5 minutos. Cuida pra não perder as travinhas, elas voam ao tirar.

Não tem regulagem de agulha, so entrada de ar. eu ja andei com ela ate 2200 acima do nivel do mar e ela nao mudou o comportamento, espero que nao mude tanto que os relatos que li de quem foi de falcom e disse que amoto nao passava de 80 em reta com o cabo enrolado.

- - - Updated - - -


Ele vai pra Machu Pichu, é no Peru, e as estradas estão bem legais, pesquisei a um tempo atras, a Rodovia do Pacífico está muito boa, sai do Brasil pelo Acre,claro que não tem muita infra estrutura, mas não tem tanto perigo não. E as estradas são belíssimas e novas na maioria dos trechos.
O que tem que evitar é ir pela Bolivia, que la o Governo complicou para os estrangeiros comprar combustivel, é o triplo do preço pra estrangeiro e são poucos postos que vendem.
Esse negocio de guerrilha, não tem nada disso no Peru.

Parabéns aí pela aventura, como já disseram, cuidado com a coisa da altitude, onde o motor, que já é fraco na Biz, perde ainda mais potencia

Quanto a documentação e tudo isso, uma boa pesquisa na Internet e vc já se intera de tudo

Uma dica é o site Mochileiros.com.br

Estou pesquisando neste site tambem, a bolivia ja tirei dos planos pois ia ir la so pra ver o salar de uyuni, mas as estradas estao muito ruins por la, muita areia na pista e atola ate BMW, entao vai ficar pra proxima, e tem a policia corrupta de la tambem, parece pior que a argentina pelo que to lendo.

- - - Updated - - -


bom, tem outro aviso, é bom entender um pouco de carburação, ouvi relatos de pessoas que vão para os andes de moto e a moto sofre com o ar rarefeito, alguns que foram até o peru tiveram que remover o filtro de ar para poder seguir viagem e mesmo assim a moto não desenvolvia e ficava engasgando pelo caminho e consequentemente jogando combustivel fora.

Outro cuidado é com a saúde, pois o ar rarefeito pode ser prejudicial a pessoas que tem problemas respiratórios

Sugiro fazer um check-up antes de encarar essa aventura!

Esta sendo considerado tudo isso. o carburador é minha maior preocupação.

- - - Updated - - -


Coragem em parceiro ! Boa sorte e vá previnido para qualquer problema mecânico. Biz guerreira essa sua.

Estou vendo td que é preciso levar pra nao ficar na mao, melhor pecar por excesso que por falta de peças.

- - - Updated - - -


ta louco andar na bolivia, peru, colombia e equador com um tanque de 4 l é suicidio la as cidades são poucas e os postos muito menos.

A maior distancia sem postos é de 270km entao com galoes de reserva eu chego lá.

GPeace
30-09-13, 17:49
spygtba. (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=21204)


(http://www.pequenasnotaveis.net/showthread.php?t=43375&highlight=gpeace)Ao que li, está bem preparado para a viagem, dê uma olhada neste tópico de uma viagem que fiz para o norte: http://www.pequenasnotaveis.net/showthread.php?t=43375&highlight=gpeace

Já viajei para o Chile, fui até Antofagasta, visitei a mão do deserto e oceano pacífico, passei pela cidade de San Pedro de Atacama, teve trecho que cheguei a pouco mais de 6.000m de altura, com isso a moto começa a beber muito pela falta de ar, teve trecho que a titan estava fazendo 6km/1lt.

Galão reserva de gasolina, será sempre bem vindo, só que não conseguirá abastecer em garrafa PET, é proibido, tanto na argentina quanto no chile, e se a polícia pegar, vai dar ruim. O certo é carregar galão, pode ser aqueles de 5lt de desinfetante ou produtos de limpeza.

Outra coisa, um macete que aprendi desde a primeira viagem que fiz para a argentina, quando avistar algum posto policial, dê seta e pare para pedir qualquer informação, se está no caminho certo, as horas, próxima cidade... e se tiver algum policial na beira da estrada, pare no meio da rua mesmo, só vá para o canto se ele pedir...

A propina na argentina é quase que uma cultura, então por mais certo que você esteja, vão tentar achar algo de errado, e em alguns casos que não encontrarem, vão pedir uma ajuda para a manutenção do posto na cara de pau. Então, tenha sempre um dimdim bem trocadinho separado e a mão para dar. Pode ser o equivalente a R$ 1,00, sempre em peso argentino que ficarão felizes da vida.

Dentro do chile, caso tenha algum problema com polícia, nunca tente oferecer propina, lá o bagulho é sério e vai em cana por tentativa de suborno.

No mais que me lembro é isto, espero ter ajudado com essas dicas.

Boa viagem, se eu não estivesse me programando para ir ao Oiapoque em janeiro, me arriscaria a ir com você, pois é um lugar que quero muito conhecer (machu-pichu).

- - - Updated - - -

Outra coisa muito importante para motos pequenas que não tem como trocar giglê... Leve contigo um pedaço de 1mt de fio, de preferência esses fios de casa 2mm, não pode ser o rígido, tem que ser aquele flexível que tem vários filetes dentro. (vai entender o porquê)

Tem um macete a se fazer, primeiro se retira o filtro de ar para dar mais vazão no bura, fecha-se o máximo o parafuso de mistura e em último caso, pegue um fio do filamento do fio de luz que está levando reserva, um pedaço de 5cm, e coloque no furo do giglê principal, a flauta do carburador, assim vai fechar mais a entrada de gasolina, melhorando a mistura de ar/combustível do bura...

Macete que aprendi na marra, ficando sem gasolina a 50km do posto mais perto, e olha que já tinha passado por 3 postos de NAFTA (gasolina)...

spygtba.
03-10-13, 16:47
spygtba. (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=21204)

(http://www.pequenasnotaveis.net/showthread.php?t=43375&highlight=gpeace)Ao que li, está bem preparado para a viagem, dê uma olhada neste tópico de uma viagem que fiz para o norte: http://www.pequenasnotaveis.net/showthread.php?t=43375&highlight=gpeace

Já viajei para o Chile, fui até Antofagasta, visitei a mão do deserto e oceano pacífico, passei pela cidade de San Pedro de Atacama, teve trecho que cheguei a pouco mais de 6.000m de altura, com isso a moto começa a beber muito pela falta de ar, teve trecho que a titan estava fazendo 6km/1lt.

Galão reserva de gasolina, será sempre bem vindo, só que não conseguirá abastecer em garrafa PET, é proibido, tanto na argentina quanto no chile, e se a polícia pegar, vai dar ruim. O certo é carregar galão, pode ser aqueles de 5lt de desinfetante ou produtos de limpeza.

Outra coisa, um macete que aprendi desde a primeira viagem que fiz para a argentina, quando avistar algum posto policial, dê seta e pare para pedir qualquer informação, se está no caminho certo, as horas, próxima cidade... e se tiver algum policial na beira da estrada, pare no meio da rua mesmo, só vá para o canto se ele pedir...

A propina na argentina é quase que uma cultura, então por mais certo que você esteja, vão tentar achar algo de errado, e em alguns casos que não encontrarem, vão pedir uma ajuda para a manutenção do posto na cara de pau. Então, tenha sempre um dimdim bem trocadinho separado e a mão para dar. Pode ser o equivalente a R$ 1,00, sempre em peso argentino que ficarão felizes da vida.

Dentro do chile, caso tenha algum problema com polícia, nunca tente oferecer propina, lá o bagulho é sério e vai em cana por tentativa de suborno.

No mais que me lembro é isto, espero ter ajudado com essas dicas.

Boa viagem, se eu não estivesse me programando para ir ao Oiapoque em janeiro, me arriscaria a ir com você, pois é um lugar que quero muito conhecer (machu-pichu).

- - - Updated - - -

Outra coisa muito importante para motos pequenas que não tem como trocar giglê... Leve contigo um pedaço de 1mt de fio, de preferência esses fios de casa 2mm, não pode ser o rígido, tem que ser aquele flexível que tem vários filetes dentro. (vai entender o porquê)

Tem um macete a se fazer, primeiro se retira o filtro de ar para dar mais vazão no bura, fecha-se o máximo o parafuso de mistura e em último caso, pegue um fio do filamento do fio de luz que está levando reserva, um pedaço de 5cm, e coloque no furo do giglê principal, a flauta do carburador, assim vai fechar mais a entrada de gasolina, melhorando a mistura de ar/combustível do bura...

Macete que aprendi na marra, ficando sem gasolina a 50km do posto mais perto, e olha que já tinha passado por 3 postos de NAFTA (gasolina)...

Por qual Paso que vc cruzou a cordilheira?