PDA

Ver Versão Completa : Twister perdendo carga da bateria



Bradock
12-10-13, 03:21
E ai pessoal!

Minha TW 2008 com 13 mil rodados começou a dar dor de cabeça, vou contar minha história triste :p


2 meses atrás...

A moto ficava parada dois ou três dias e quando eu ia dar partida ela apagava o painel e o motor de arranque girava pesado, as vezes só funcionava com um tranco ladeira a baixo. Depois que eu rodava com ela uns 20 km ela dava partida de boa. (Se não ficasse parada por uns dias). A solução que eu e meu "mecânico de confiança" achamos foi retirar um rastreador car system e dar uma carga lenta na bateria (Heliar 12V 6A com pouco mais de 1 ano de uso) depois disso a moto ficou bala por mais 10 dias e o problema voltou.

30 dias atrás...

Voltei na oficina e disse que o problema voltou, que eu achava que a bateria não estava carregando ou havia algo roubando a carga. O mecânico me disse que era melhor eu colocar uma bateria nova da yuasa e disse que as baterias na Tw não duram muito mais de um ano porque rodam com o farol ligado direto. Ele também me disse para colocar um interruptor para o farol eu concordei.

5 dias atrás

Eu li relatos aqui no fórum sobre o pessoal que instalou baterias de no-break e teve excelentes resultados, então lá fui eu comprar uma bateria 12V x 7A e adaptar na moto, tive que cortar uma pedaço da caixa de bateria e fazer um chicote, ficou bem acabado chique mesmo. Até agora ela não negou fogo mas já começou a zerar o painel de novo, da para perceber que não tem carga suficiente e vai acabar me deixando na mão.


Eu já medi a tensão da bateria e está em 12,8v, a amperagem eu não medi porque quando coloquei o multimetro para 10A e conectei na bateria sairam um monte de faiscas e fiquei com medo de torrar tudo, desconectei na hora.

Alguém pode me dar uma dica para tentar encontrar o problema?

joaoprb
12-10-13, 06:44
Então, foi testado o estator e o retificador dessa moto?

Psilva
12-10-13, 07:26
Tem alarme ? Moto com partida não combina com alarme, descarrega a bateria direto !

Outra coisa, minha twister é 2006/2007 e é a 1º bateria que uso na moto depois da original, isso é, a bateria que veiu na moto aguentou 4 anos, descarregou geral e comprei outra do mesmo modelo YUASA.

Rafael WF
12-10-13, 09:28
Cara twister com 13mil km com bateria heliar ja?
A minha twister ta com 20epoucos mil km, 2008, e ta com a bateria yuasa original de fábrica ainda.
Se tem algo roubando carga vou te da a barbada:
-Desconecta o cabo NEGATIVO a bateria, e pegue seu multímetro e coloque na opção dos 10 amperes, mude o plug dele pra amperes e coloque uma ponta do multímetro no negativo da bateria, e a outra ponta no FIO NEGATIVO que vc tirou da bateria, o ideal é ficas em 0,00 ah, mas se ficar até 0,02 ainda ta bom, se passar disso é pq tem algo roubando carga.
-Se tiver acima dos 0,02~0,03 vc vai desconectando todos os opcionais que não são originais da moto (alarme, carsystem, cartec, caroqtiver), a medica que vc vai desconectando o multimetro vai diminuir a amperagem, o opcional que fizer diminuir é o que ta gerando o problema.


Testando a bateria:
Com tudo conectado normalmente, coloque o multimetro pra medir a tensão (20v), e coloque na bateria, vai mostrar lá os 12,algo v e de a partida na moto, se baixar de 9v a bateria ja eras, faz isso com a moto ria e quente, se acontecer isso com ela quente pode troca a bateria.

wilson forps
12-10-13, 19:20
Eu uso uma bateria route moto faz 4 anos, nunca me dexo na mão, mede ela funcionando tambem tem que ficar em torno de 14 volts, se não der mais que 12 volts não ta carregando !!!

Bradock
13-10-13, 00:55
Então, foi testado o estator e o retificador dessa moto?

Não, tenho que encontrar algum mecânico que saiba realmente testar.

- - - Updated - - -


Tem alarme ? Moto com partida não combina com alarme, descarrega a bateria direto !

Outra coisa, minha twister é 2006/2007 e é a 1º bateria que uso na moto depois da original, isso é, a bateria que veiu na moto aguentou 4 anos, descarregou geral e comprei outra do mesmo modelo YUASA.

Nossa meu, eu queria ter essa sorte!

- - - Updated - - -


Cara twister com 13mil km com bateria heliar ja?
A minha twister ta com 20epoucos mil km, 2008, e ta com a bateria yuasa original de fábrica ainda.
Se tem algo roubando carga vou te da a barbada:
-Desconecta o cabo NEGATIVO a bateria, e pegue seu multímetro e coloque na opção dos 10 amperes, mude o plug dele pra amperes e coloque uma ponta do multímetro no negativo da bateria, e a outra ponta no FIO NEGATIVO que vc tirou da bateria, o ideal é ficas em 0,00 ah, mas se ficar até 0,02 ainda ta bom, se passar disso é pq tem algo roubando carga.
-Se tiver acima dos 0,02~0,03 vc vai desconectando todos os opcionais que não são originais da moto (alarme, carsystem, cartec, caroqtiver), a medica que vc vai desconectando o multimetro vai diminuir a amperagem, o opcional que fizer diminuir é o que ta gerando o problema.


Testando a bateria:
Com tudo conectado normalmente, coloque o multimetro pra medir a tensão (20v), e coloque na bateria, vai mostrar lá os 12,algo v e de a partida na moto, se baixar de 9v a bateria ja eras, faz isso com a moto ria e quente, se acontecer isso com ela quente pode troca a bateria.

Eu vou fazer esses procedimentos ai no domingo e posto o resultado aqui, obrigado!

joaoprb
13-10-13, 08:02
então velho aqui tem um teste de estator se quiser tentar eu fiz uma vez e foi tranquilo

http://www.estatoresallstar.xpg.com.br/3.html

joãomaller
13-10-13, 21:02
A minha 2001 tbm descarrega,mais eu nem perdi tempo, instalei logo um interruptor geral bem escondido e JA ERA KK,tudo resolvido,onde eu tenho q parar por muito tempo eu pego e desligo kk SIMPLES ASSIM

Bradock
14-10-13, 00:41
Cara twister com 13mil km com bateria heliar ja?
A minha twister ta com 20epoucos mil km, 2008, e ta com a bateria yuasa original de fábrica ainda.
Se tem algo roubando carga vou te da a barbada:
-Desconecta o cabo NEGATIVO a bateria, e pegue seu multímetro e coloque na opção dos 10 amperes, mude o plug dele pra amperes e coloque uma ponta do multímetro no negativo da bateria, e a outra ponta no FIO NEGATIVO que vc tirou da bateria, o ideal é ficas em 0,00 ah, mas se ficar até 0,02 ainda ta bom, se passar disso é pq tem algo roubando carga.
-Se tiver acima dos 0,02~0,03 vc vai desconectando todos os opcionais que não são originais da moto (alarme, carsystem, cartec, caroqtiver), a medica que vc vai desconectando o multimetro vai diminuir a amperagem, o opcional que fizer diminuir é o que ta gerando o problema.


Testando a bateria:
Com tudo conectado normalmente, coloque o multimetro pra medir a tensão (20v), e coloque na bateria, vai mostrar lá os 12,algo v e de a partida na moto, se baixar de 9v a bateria ja eras, faz isso com a moto ria e quente, se acontecer isso com ela quente pode troca a bateria.

Eu fiz a medição com a moto e fria e a tensão é 12,8V com ela desligada, com ela ligada nos 5000rpm fica quase em 14V.Eu testei a amperagem conectando o multimetro no negativo da bateria e a outra ponta no negativo que vai para a moto, quando eu encostei a ponta de teste deu 0.08ah e passa um segundo muda para 0.00ah. Eu dei umas 4 partidas e ela reseta o painel e apaga o farol mas funcionou.

Agora pouco eu parei ela na rua por aproximadamente duas horas, na hora de sair dei duas partidas e nada dela pegar, o farol parece forte e o motor de arranque girou beleza. Pelo jeito não tem nadas a ver com a bateria certo?

- - - Updated - - -


então velho aqui tem um teste de estator se quiser tentar eu fiz uma vez e foi tranquilo

http://www.estatoresallstar.xpg.com.br/3.html

Valeu João.

Rafael WF
14-10-13, 12:56
na hora de sair dei duas partidas e nada dela pegar, o farol parece forte e o motor de arranque girou beleza.
.
Agora tu torro meus neurônios kkkkkkkk
O arranque gira, mas a moto não pega?

JhowCWB
14-10-13, 15:39
Minha TW é 2007, com 40000km rodados, troquei a bateria mês passado só, pq tava vazando de velha, mas nunca deu problema..
deve ser o estator cara..

wilson forps
14-10-13, 19:54
Amigo o prblema de não pegar de tua moto é mecÂnico, confere como está a vela carburador se não esta com afogador emperrado tudo isso ajuda a não funincionar já que o motor de arranque gira mas não pega !!!!!!!!!!!

Stone
14-10-13, 23:12
Confere a queda de tensão da bateria no momento que você dá a partida e poste aqui

Bradock
15-10-13, 00:47
Vou levar em outro mecânico para conferir o carburador e vela depois posto aqui.

- - - Updated - - -


Confere a queda de tensão da bateria no momento que você dá a partida e poste aqui

Cai um pouco ms fica sempre na casa dos 12V e pouco.

hsjunior
15-10-13, 01:09
ou é estator ou o regulador de carga

Psilva
15-10-13, 05:34
cara ja estou achando que e a embreagem de partida...

CONKER
15-10-13, 06:48
Tem alarme ? Moto com partida não combina com alarme, descarrega a bateria direto !

Outra coisa, minha twister é 2006/2007 e é a 1º bateria que uso na moto depois da original, isso é, a bateria que veiu na moto aguentou 4 anos, descarregou geral e comprei outra do mesmo modelo YUASA.

A minha Tw é 2008 e a bateria original Yuasa durou 5 anos. Troquei por outra nova faz uns 5 meses apos rodar aproximadamente 55.000km's e espero que também dure mais 5 anos sendo que tem alarme e xenon instalados. Abs

Ricardo mir
17-12-16, 07:05
Olá tenho uma XRE 300
Ela taça com um problema parecido
Qdo passava 1 ou 2 dias paradas
Ja não pegava mais,só no tranco
Carreguei a bateria mas de alguma maneira zerou a Km
Da moto
Alguém sabe pq isso aconteceu
Obrigado

Vulcan
18-12-16, 05:42
Olá tenho uma XRE 300
Ela taça com um problema parecido
Qdo passava 1 ou 2 dias paradas
Ja não pegava mais,só no tranco
Carreguei a bateria mas de alguma maneira zerou a Km
Da moto
Alguém sabe pq isso aconteceu
Obrigado

bateria perdendo carga com moto parada:
1-bateria ruim
2-alguma coisa no chicote roubando energia

painel digital resetando:
1-bateria interna danificada/ruim
2-dano por infiltração

renato_rl
13-05-17, 13:33
Eu fiz a medição com a moto e fria e a tensão é 12,8V com ela desligada, com ela ligada nos 5000rpm fica quase em 14V.Eu testei a amperagem conectando o multimetro no negativo da bateria e a outra ponta no negativo que vai para a moto, quando eu encostei a ponta de teste deu 0.08ah e passa um segundo muda para 0.00ah. Eu dei umas 4 partidas e ela reseta o painel e apaga o farol mas funcionou.

Agora pouco eu parei ela na rua por aproximadamente duas horas, na hora de sair dei duas partidas e nada dela pegar, o farol parece forte e o motor de arranque girou beleza. Pelo jeito não tem nadas a ver com a bateria certo?

- - - Updated - - -



Valeu João.
cara vc conseguiu resolver o problema da sua moto? a minha twister 2008 esta com o mesmo problema e fiz a mesma medição e o resultado é igual o seu (teste deu 0.08ah e passa um segundo muda para 0.00ah.) ja troquei 2 beteria em menos de 1ano se alguem puder me ajudar, desde ja obrigado!

Tito11
16-05-17, 08:05
Cara voce mesmo pode testar o stator, olha no site da servitec q eles tem um documento la com as resistencias dessas bobinas. é so olhar se bate o valor.
E quando for testar o regulador, testa com a moto em torno de 4000rpm que é quando mais carrega.