PDA

Ver Versão Completa : Discutindo a "relação"



Defeacer
13-10-13, 21:10
Acho que muitos acompanharam minha cabacisse com a minha relação nos primeiros kms, tanto que eu cheguei a dizer que ela não iria passar dos 15 mil km's, ela já tá com quase 19 mil kms e a relação ainda está em ótimo estado. Maaaas...

Tenho pensado muito em trocar a relação, mesmo com ela em bom estado. A relação da Crypton é muito tosca, eu ando de quarta marcha quase o tempo todo, mesmo com 50, 60 km/h. Pra ela correr, eu tenho que esticar até o talo cada marcha, de modo que ela atinga 80 km/h em terceira marcha, e isso é cansativo. Sem contar que é impossível descer uma longa ladeira em terceira marcha com ela, ela fica implorando a quarta marcha, o pior é na BR quando ela implora quinta marcha :P

Não entendo muito daquela coisa de dentes, pinhão e talz e nem sei se existe alguma relação que possa ser compatível com a Crypton. Já andei na Biz e ela não tem a relação tão curta assim, a impressão que eu tenho é que a Crypton foi feita pra dar voltinhas no condomínio fechado ou no sítio do papai :P se fosse mesmo, eles podiam ter tirado metade da cilindrada dela, pra não enganar o povo.

Tenho pensado em colocar a relação original da Biz nela, mas temo que não dê certo ou que dê algum dano no motor. Alguém tem alguma luz a respeito da relação?

Limabl
13-10-13, 21:20
A coroa da clypton eh a mesma da ybr e rd135 so muda o numero de dentes,a rd tem coroa 39,38,35 e 33 ...eh so colocar e rodar !!

chiccoli
13-10-13, 21:32
num entendi nada.., mas procura uma relação que resolva o seu problema. ou aquece concelho que te dei a 500 anos atras.., compra uma ybr. das primeiras msm, só dar uma geral e ja era.

DaniloSS7
13-10-13, 22:44
num entendi nada.., mas procura uma relação que resolva o seu problema. ou aquece concelho que te dei a 500 anos atras.., compra uma ybr. das primeiras msm, só dar uma geral e ja era.


É isso aí!

Compra uma YBR.

guilhermeaugusto
13-10-13, 23:04
cara fico bobo de ver gente falando que uma relacao durou 20, 30 mil kms...a minha vai completar 10 e ja esta na hora de dar tchau....em compensacao, eu viajo muito, pode ser isso tb, penso eu...+ ou- 800 km por mes que eu faco em viagens...

chiccoli
13-10-13, 23:42
cara fico bobo de ver gente falando que uma relacao durou 20, 30 mil kms...a minha vai completar 10 e ja esta na hora de dar tchau....em compensacao, eu viajo muito, pode ser isso tb, penso eu...+ ou- 800 km por mes que eu faco em viagens...

eu peguei a minha usada com a relação na metade, troquei a corrente que ja tava meio boca pra la por uma kmc, troquei o pinhão que ja tava lindo depois de 3,4 mil km, mas não necessariamente, pois tava brincando de colocar o 13 e o 14 pra testar, resolvi colocar um vaz logo. e "tou ai" faz 12 mil km, a coroa ta igual.
estiquei 1 vez pra "assentar os dentes" que é o 1º desgaste que da(1ªsemana). e uma vez que eu comi bronha e fiquei 2 semanas sem passar oleo em época de chuva. Se não é só passar oleo90~140 1 vez por semana ou depois da chuva.
detalhe, cupim de aço forever ! =D , meus pneus é um traseiro com 5 mil e um par com 10mil. =S

Carleetos
13-10-13, 23:45
Acho que a troca de uma peça da relação, no caso aí encurtar ou alongar, sempre vai ter ganhos e perdas, mas nada significativo.

O melhor seria pesquisar sobre a possibilidade de dar uma preparada de leve no motor, ou então como a galera disse, pegar uma maior.

Eu saí da CG pra Twister e digo, apesar do gasto o prazer compensa! (no meu caso)

irai
14-10-13, 06:55
A Cripton é uma moto feita para a cidade, é de se esperar que o cambio seja bem curto. Acho que até vale a tentativa de usar uma relação mais longa, pra ela não berrar tanto, mas pra andar só na cidade eu deixaria original, e para andar na estrada eu procuraria outra moto, eheh...



Quanto à durabilidade da relação, basta manter lubrificada e com a tenção correta que dura muito... No meu caso, costuma durar mais ou menos o mesmo que o pneu dianteiro, uns vinte e poucos mil Km, é quando os dentes começam a aparentar desgaste. Tenho certeza que se eu fosse rodar até começar a escapar a corrente (como alguns fazem), passaria dos 30.000Km.

halvaro
14-10-13, 08:52
A Cripton é uma moto feita para a cidade, é de se esperar que o cambio seja bem curto. Acho que até vale a tentativa de usar uma relação mais curta, pra ela não berrar tanto, mas pra andar só na cidade eu deixaria original, e para andar na estrada eu procuraria outra moto, eheh...



Quanto à durabilidade da relação, basta manter lubrificada e com a tenção correta que dura muito... No meu caso, costuma durar mais ou menos o mesmo que o pneu dianteiro, uns vinte e poucos mil Km, é quando os dentes começam a aparentar desgaste. Tenho certeza que se eu fosse rodar até começar a escapar a corrente (como alguns fazem), passaria dos 30.000Km.

É o que eles são obrigados a fazer para mascarar a baixíssima potência, e como vc disse mesmo, priorizando o uso na cidade, trajetos curtos, baixa velocidade final, mas deixando ela espertinha na arrancada.
Eu não mecheria na relação, pode ficar ainda pior, ainda mais se alongar

augustothalison
14-10-13, 10:13
Cara a relação da Crypton é muuuito curta mesmo hein! uma vez dei uma voltinha ao redor da pracinha na de um amigo e cheguei a 4º faciinho de maais aHASUHAUHS, no seu caso eu colocaria um pinhão com uns 2 dentes a mais amigo, porém voce vai perder na arrancada... a moto vai trabalhar num regime de giros menor, faz um teste... pois ela não é forte e voce pode passar vergonha com um garupa em alguma subida muito ingrime, pergunte isso ao EmersonMerigue UASHUAHSUHAUSUAH

irai
14-10-13, 12:33
Uma relação mais longa pode sacrificar a embreagem, bem lembrado Augusto. Um dente a mais da ate pra pensar, mas 2 eu penso ser muita coisa.

Defeacer
17-10-13, 13:38
Ando sem tempo até pra respirar, então não pude acompanhar o tópico.

Uma coisa que eu não entendo é que a relação da Biz é bem mais longa, e tem apenas 10 cc a mais.

Trocar de moto por enquanto é inviável, se bem que a Fazer 150 cabe no bolso agora. Quero pegar uma moto com mais de 50 % de entrada ou 100 %, a grana guardada pra comprar a Fazer eu tive que gastar em algumas emergências :( estaca 0 de novo.

halvaro
17-10-13, 13:51
Ando sem tempo até pra respirar, então não pude acompanhar o tópico.

Uma coisa que eu não entendo é que a relação da Biz é bem mais longa, e tem apenas 10 cc a mais.

Trocar de moto por enquanto é inviável, se bem que a Fazer 150 cabe no bolso agora. Quero pegar uma moto com mais de 50 % de entrada ou 100 %, a grana guardada pra comprar a Fazer eu tive que gastar em algumas emergências :( estaca 0 de novo.

O motor da biz pode até ter 10cc a mais apenas e pouca diferença de cv, mas vc precisa ver a diferença da curva de torque e potencia, na biz aparece em rotação bem inferior, e isso proporciona poder usar relação mais longa.
É outro nível de motor, não da pra comparar.

irai
17-10-13, 18:17
A Biz é uma cubzinha endemoniada, anda junto com as CG125, as vezes até um pouquinho mais. Eu não consigo explicar isso, eheh... A Cripton é mais lerdinha, não ha muito oque se possa fazer por ela.

wilson forps
17-10-13, 18:47
cara fico bobo de ver gente falando que uma relacao durou 20, 30 mil kms...a minha vai completar 10 e ja esta na hora de dar tchau....em compensacao, eu viajo muito, pode ser isso tb, penso eu...+ ou- 800 km por mes que eu faco em viagens...

Amigo Guilherme, eu rodo praticamente o mesmo que voce por mes, e minha relação troquei semana passada com 3 anos de uso 20.000 km rodados, neste periodo troquei 3 pinhão um por ano, 2 coroa, 3 guias de corrente da balança 1 por ano e agora troquei tudo porque a corrente já era !!!!! lubrifico uma vez por mes primeiro passo wd 40 sem dó espero um pouco limpo com um pano depois óleo 90 lambuso tambem sem dó espero um tempinho e retiro o excesso com pano, sempre usando pinhão e coroa vaz a corrente K.M.C !!!

emerson merighi
17-10-13, 20:10
na verdade ela ta implorando pra vc comprar uma moto mais potente e com mais capacidade de acordo com o uso q vc faz da motocicleta incluindo rodar em estrada e coisas do tipo!

irai
17-10-13, 22:33
Amigo Guilherme, eu rodo praticamente o mesmo que voce por mes, e minha relação troquei semana passada com 3 anos de uso 20.000 km rodados, neste periodo troquei 3 pinhão um por ano, 2 coroa, 3 guias de corrente da balança 1 por ano e agora troquei tudo porque a corrente já era !!!!! lubrifico uma vez por mes primeiro passo wd 40 sem dó espero um pouco limpo com um pano depois óleo 90 lambuso tambem sem dó espero um tempinho e retiro o excesso com pano, sempre usando pinhão e coroa vaz a corrente K.M.C !!!



Bah, mas tu devora a relação! Nesse mesmo periodo a minha ainda estava stock, como veio de fabrica e eatava bem boa. E quando preciso trocar faço diferente, troco sempre o conjunto todo, pinhão, coroa e corrente.

wilson forps
18-10-13, 11:15
Amigo eu troco aos pedaços, normalmente a corrente com o'ring sobrevive a coroa e pinhão, o meu mal e usar freio só p/ parar mesmo, ando so no freio motor e reduzida, mas pinhão vaz é normal mesmo aguentar um ano, aqui eu troco para pessoal sempre neste tempo de uso mesmo de quem anda normal !!!!!!!!

marchetti87
18-10-13, 22:39
Que ano é a sua Crypton? A do meu pai é 2003 em estado de nova, e não é fraca como dizem não. Na estrada, ele diz que tem que segurar pra não passar de 100 km/h e anda mais que as Biz novas. Já a POP, também dele, é muita fraca, a velocidade de cruzeiro fica em 70 km/h, mesmo trocando o pinhão por um dente a mais, o que trouxe uma melhora sensível, pois, segundo ele, o motor ficou mais elástico e desenvolve melhor.