PDA

Ver Versão Completa : Uma boa notícia para nós motociclistas



Motaro
22-10-13, 16:38
Vejam, colegas:
----------------------

Multa por viseira aberta não suspenderá mais a CHN
Novidades de Trânsito, por Alessandro Ferro
Considerada uma conquista entre os motociclistas, a multa para quem conduz a motocicleta com a viseira aberta não é mais infração gravíssima e consequentemente não suspende mais a CNH.

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no dia 26 de setembro de 2013 a Resolução 453 alterando a infração que era do artigo 244 (Falta de capacete), para o artigo 169 (Não dirigir com atenção e os cuidados indispensáveis à segurança), sendo esta de natureza leve (3 pontos).
Também passa a ser permitido uma pequena abertura na viseira para a circulação de ar quando a motocicleta estiver em movimento na via, permitindo sua abertura total quando imobilizado em semáforos, por exemplo. Fica proibida a aposição de película na viseira e nos óculos de proteção, sendo este no modelo de óculos geralmente utilizado para a prática de Motocross.
Fica permitindo o uso de capacetes com viseiras fumês para o dia e padrão cristal (transparente) para o uso noturno. Mas atenção, a falta de capacete, capacete não encaixado na cabeça ou uso de capacete indevido (Capacete de EPI, ciclístico, outros) configura infração do artigo 244 do CTB que trás como penalidade a suspensão da habilitação.
Também sou motociclista e não concordava com a suspensão da CNH por esta infração. Porém, recomendo à todos que troquem de capacete sempre que perceberem trincas ou avarias que possam comprometer sua eficiência em caso de acidentes. Mantenham a viseira abaixada de forma a proteger seus olhos, pois só quem já recebeu no olho um pequeno cisco ou inseto sabe do perigo que isso representa, podendo até ser motivo de colisões ou quedas fatais.
Motociclista pilote sempre equipado, vista jaquetas reforçadas, calça comprida e luvas.
Gostou da dica? Assista ao Programa Trânsito Seguro e fique por dentro das regras de trânsito!Informar e Educar para um trânsito mais humano, seguro e sem acidentes, este é o meu propósito!!

Fonte: http://www.motonline.com.br/multa-por-viseira-aberta-nao-suspendera-mais-a-chn/

somniu
22-10-13, 16:45
realmente andar com viseira é mais seguro.. mais em baixa velocidade.. dia de calor.. ou chuva, onde mesmo com entradas de ar embaça tudo.. sempre achei um exagero uma punição.. enquanto uma pessoa que anda falando no celular (que é disparado mais arriscado).. é apenas uma infração media..

NiveaC
22-10-13, 16:58
concordo q a noite andar com viseira escura é osso mas ainda acho errado punir um e não punir outro, carro pode andar com insulfilm a noite então moto tbm poderia, lógico q um é mais fácil de trocar e outro não, mesmo assim não acho certo a diferença de tratamento

Blaze
22-10-13, 17:05
falando nisso, hoje recebi minha multa por andar com fones de ouvido: 89 reais

agora... porque é que nego pode andar de saveiro com a traseira lotada de som, incomodando todo mundo na rua e eu não posso andar de fones?
e não, do jeito que o pessoal aqui anda com som alto, eles também não escutam nada fora do carro

irai
22-10-13, 17:05
Penso que faz bastante sentido esse reenquadramento da infração por andar com a viseira aberta, a punição para ela estava superdimensionada, agora está bastante razoavel.



Quanto à pelicula escura, nos carroa é proibida no vidro dianteiro, e nos outros é necessaria a regulamentação do INMETRO. Ao menos por aqui os policiais são bastante rigorosos quanto a isso, varias vezes eu vi carinhas parados pela policia e tendo que retirar o insufilme ali mesmo.



O som é meio complicado de controlar, não há lei quanto a isso que possa ser aplicada sem penalizar, por exemplo, o pessoal que faz propaganda com carro de som.

Overboost
22-10-13, 17:12
falando nisso, hoje recebi minha multa por andar com fones de ouvido: 89 reais

agora... porque é que nego pode andar de saveiro com a traseira lotada de som, incomodando todo mundo na rua e eu não posso andar de fones?
e não, do jeito que o pessoal aqui anda com som alto, eles também não escutam nada fora do carro

E como que o cara viu o fone???

somniu
22-10-13, 17:16
E como que o cara viu o fone???

da pra ver o fio do fone saindo da blusa indo pro capacete.. no pescoço.. mais acho que da pra recorrer se o PM não te paro no momento.. é dificil saber se era mesmo fone.. poderia ser qualquer outra coisa sei la.. Meu primo recebeu uma multa por andar com o feixe do capacete froxo.. não estava aberto.. estava froxo.. ele recorreu e ganho.. não tem como, quando vc anda no meio do transito.. abre a viseira o tempo todo.. já em u

Blaze
22-10-13, 17:17
era pra ser uma blitz da lei seca, mas paravam a maioria das motos... aí quando ele foi me revistar percebeu o engate do fone

irai
22-10-13, 17:21
E como que o cara viu o fone???



Provavelmente ele foi parado e estava com fones, o guarda viu quando ele tirou o capacete.



Ainda sobre a lei da viseira, acho que ela nunca foi muito levada a serio. Eu mesmo ja fui parado umas 2 ou 3 vezes com a viseira abera (na Intruder eu tinha uma bolha bem alta, que protegia completamente de insetos ou pedras) e o guarda nem tocou no assunto, só olhou meus documentos e mandou seguir.

NiveaC
22-10-13, 17:34
td depende do lugar, aqui não ligam de carro andar preto de tanto insulfilm mas os guardinhas apitam pra fechar a viseira (não comigo pq sempre ando com ela fechada, bolha não protege de ciscos, nem a própria viseira pois o vento entra por baixo e isso é o suficiente para te cegar)

wilson forps
22-10-13, 18:52
falando nisso, hoje recebi minha multa por andar com fones de ouvido: 89 reais

agora... porque é que nego pode andar de saveiro com a traseira lotada de som, incomodando todo mundo na rua e eu não posso andar de fones?
e não, do jeito que o pessoal aqui anda com som alto, eles também não escutam nada fora do carro

Isto amigo porque já fiseram uma lei que proibe som de caçamba mas fazer oque né, uma moto é mais facil de ser multada gincha roubada e por ai vai !!!!

Blaze
22-10-13, 19:08
Isto amigo porque já fiseram uma lei que proibe som de caçamba mas fazer oque né, uma moto é mais facil de ser multada gincha roubada e por ai vai !!!!

se fizeram mesmo, aqui ela não funciona
já registrei até B.O. contra meu vizinho porque não dava pra conversar dentro de casa... nada fizeram

Diey
22-10-13, 19:23
Eu sabia que fones davam multa mas então um equipamento desse tbm dá?
http://www.motosblog.com.br/5110/comunicador-bluetooth-scala-rider-q2-teste-completo/

Banduleiro
22-10-13, 20:06
Indiferente pra mim, sou paranoico e só ando com a viseira fechada, não por força de lei, mas de bem estar físico.

Blaze
22-10-13, 20:18
Eu sabia que fones davam multa mas então um equipamento desse tbm dá?
http://www.motosblog.com.br/5110/comunicador-bluetooth-scala-rider-q2-teste-completo/

pois então cara, eu nao entendo o critério dos caras
"é porcausa da atenção ou concentração?" "é porque abafa o som externo?"

Porcaro
22-10-13, 20:31
Uso fone diariamente, só tenho medo de tentarem assaltarem no semáforo e eu não ouvir, de manhã uso só um lado ouvindo notícia, mas na volta eh só Metallica no talo, desligo do mundo, tenso.

NiveaC
22-10-13, 20:47
o fone abafa o som externo, vc pode não ouvir buzinas, som de outros automóveis se aproximando (quem garante q vc presta atenção no retrovisor) etc. E sim, antes q alguém diga tem diferença do rádio do carro, por exemplo, experimente conseguir ouvir algo com um fone de ouvido e com o som do pc ligado por exemplo, tem diferença

somniu
22-10-13, 20:57
eu já andei de fone.. no meio do transito é complicado.. colocava apenas um fone pra não atrapalhar muito.. mais acabei desistindo.. alem de abafar o som.. tbm distrai. Viseira sempre ando fechada.. mais as vez vc para no semafro.. ou transito muito lento, fica dificil

Overboost
22-10-13, 21:13
o fone abafa o som externo, vc pode não ouvir buzinas, som de outros automóveis se aproximando (quem garante q vc presta atenção no retrovisor) etc. E sim, antes q alguém diga tem diferença do rádio do carro, por exemplo, experimente conseguir ouvir algo com um fone de ouvido e com o som do pc ligado por exemplo, tem diferença

E qual a diferença de protetor auricular que não tem restrição?

NiveaC
22-10-13, 21:24
aí vc tem q perguntar pra quem faz a lei, de qqr forma, o protetor, diminui o ruído mas geralmente não aboli ele, o fone além de diminuir tem um outro som predominante, como o exemplo q eu dei antes, na caixa de som vc ouve o som da caixa e o externo, no fone, só o do fone.. o protetor não emite som atrapalhando o externo

emerson merighi
22-10-13, 21:38
aqui na PB , nao vi ninguem levando multa por causa de viseira aberta ou coisa assim....

nil_bad
22-10-13, 21:43
Essa multa da viseira é realmente abusiva.

Ivan RJ
22-10-13, 22:02
Vc mesmo deu a resposta, com o uso de fones não se escuta o som dos demais veículos a sua volta e muitas vezes não precisamos ver o obstáculo, basta ouvi-lo.
Não há necessidade de se olhar para o retrovisor para saber que tem um caminhão lhe ultrapassando.
Acho a audição importantíssima para a nossa segurança.
Um grande abraço a todos os irmãos.

DaniloSS7
23-10-13, 00:25
A viseira do meu capacete anda sempre abaixada, e limpinha, hehe. Só na chuva que não tem como manter a viseira abaixada... e nos semáforos eu levanto um pouco pra não embaçar. Viseira abaixada é segurança!!! hoje mesmo estava a 80km/h, quando uma mosca ou sei lá o que bateu na viseira, imagina se a viseira tivesse levantada, e isso acertasse o olho? perigo...

prp.prp
23-10-13, 00:41
Em Conquista o clima é ameno, tem que ver onde faz calor, impossível andar de viseira abaixada.
Aqui em Montes Claros é quente pá dedeu. Polícia não multa mais ninguém por causa de viseira. Já fui parado 2 vezes em blitz, no máximo o PM me mandou fechar a viseira ao sair.

Eu ando com a viseira semi aberta, com espaço para entrar o ar e refrescar, protege da mesma forma de detritos, tal qual um capacete aberto.

DaniloSS7
23-10-13, 01:35
Em Conquista o clima é ameno, tem que ver onde faz calor, impossível andar de viseira abaixada.
Aqui em Montes Claros é quente pá dedeu. Polícia não multa mais ninguém por causa de viseira. Já fui parado 2 vezes em blitz, no máximo o PM me mandou fechar a viseira ao sair.

Eu ando com a viseira semi aberta, com espaço para entrar o ar e refrescar, protege da mesma forma de detritos, tal qual um capacete aberto.


Pra mim o problema não é andar com viseira abaixada no calor, mas sim no frio...no frio a viseira as vezes embaça, mas no calor é de boa. Ultimamente eu sempre uso aqueles casacos, faça frio ou faça sol, é uma proteção a mais pra pele, tem que ver a cor desbotada do casaco em poucos meses de uso, esse efeito todo seria na minha pele, rsrs

Tu conhece Conquista? mora onde atualmente?

marchetti87
23-10-13, 04:02
Depois que um inseto acertou o meu olho e não saiu por uns 2 dias, deixando o meu olho dolorido, inchado e vermelho, nunca mais andei de viseira aberta. Não vale a pena passar por esse sofrimento, é estúpido demais. Com a viseira fechada, é impressionante a quantidade de pequenos detritos que batem a 100 km/h, é cada um de assustar, imagina se fosse no olho. Agora a multa está de bom tamanho, até porque aqui a fiscalização é rigorosa e muita gente perdia a CNH por conta disso.

Overboost
23-10-13, 07:11
Vc mesmo deu a resposta, com o uso de fones não se escuta o som dos demais veículos a sua volta e muitas vezes não precisamos ver o obstáculo, basta ouvi-lo.
Não há necessidade de se olhar para o retrovisor para saber que tem um caminhão lhe ultrapassando.
Acho a audição importantíssima para a nossa segurança.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Sim, mas fosse fundamental, surdo não poderia ter habilitação.

somniu
23-10-13, 07:18
Sim, mas fosse fundamental, surdo não poderia ter habilitação.

surdo tem que ter aqueles adesivos no carro.. pq ai vc sabe que não adianta buzinar.. tem que piscar o farol

edynho leal
23-10-13, 07:44
falando nisso, hoje recebi minha multa por andar com fones de ouvido: 89 reais

agora... porque é que nego pode andar de saveiro com a traseira lotada de som, incomodando todo mundo na rua e eu não posso andar de fones?
e não, do jeito que o pessoal aqui anda com som alto, eles também não escutam nada fora do carro

Uso fones também.Sei que está errado,mas partilho do mesmo pensamento teu,com relação aos playboys com sonzeira nos carros escutando Funk bem alto(ARGH!!!)sem serem multados.

- - - Updated - - -

Quanto aos fones de ouvido,não irá influir no som externo desde que o cara saiba se portar,até por uma questão de saúde.Tu não vai andar sempre com os fones enfiados no ouvido e com o volume máximo,além de estar correndo risco de acidentes,está também detonando tua audição.
Eu escuto em um tom moderado,em que ouço perfeitamente sirenes,buzinas,e quando alguém puxa assunto...

nando correa
23-10-13, 08:17
pessoas com surdez absoluta bilateral precisam ser examinadas por banca especial, mas podem dirigir uma vez respeitando a identificacao no veiculo da condicao especial (aquele adesivo azul).. daí se tira que, usar fones de ouvido, privando-se da boa audicao, é uma condicao especial e portanto, sem essa identificacao, constitui infracao.. mas a questao da viseira era absurda!! até porque, dependendo do clima, a maioria dos capacetes mais modestos embaçam a viseira se ela ficar totalmente fechada!!!

somniu
23-10-13, 08:43
acho pior quando ta aquele sereno.. fica impossível de enxergar.. a agua não escorre da viseira.. ai quando bate o farol dos carros esquece.. só de viseira aberta mesmo.. sem contar o quanto embaça

Blaze
23-10-13, 08:54
exatamente, eu não suporto mais carros com som alto chegando do meu lado e eu ter que ouvir a mesma porcaria que o sujeito, e tambem me deixa puto o fato de não ter nada que impeça que eles aumentem o volume à níveis absurdos, de uma forma que abafa o que ta acontecendo lá fora

NíveaC, não é igual ao som da caixinha do pc, é ensurdecedor tanto pra quem ta dentro quanto pra quem para do lado de um infeliz desses

- - - Updated - - -


acho pior quando ta aquele sereno.. fica impossível de enxergar.. a agua não escorre da viseira.. ai quando bate o farol dos carros esquece.. só de viseira aberta mesmo.. sem contar o quanto embaça

tem um produto que impede que a água pare na viseira do capacete, da uma olhada

http://www.abcmotoaventura.com.br/impermeabilizante-de-viseira-pro-vision.html

Vailson_Silva
23-10-13, 09:07
Em minha cidade esse negocio de som auto em carro não tem lei. Cada um bota seu som e sai pela cidade com aquela merd* a todo volume. Agora em questão do Capacete, sem duvida o melhor é deixar fechado ou mesmo semi abertos em dias quentes, comecei a andar com viseira abaixada depois q meu pai deu de cara com uma abelha q acabou ferroando o lado do olho, ficou 3 dias em casa...Mas os fones de ouvido eu não uso de jeito nenhum, quando andava de bike usava pra cima e pra baixo mas em moto a historia é outra, pois compromete totalmente nossa atenção no transito, o problema não é nem tanto os sons q não são escutados no transito mas sim q vc perde totalmente a noção de atenção tanto audição como visão, pois quem curte um som legal sabe como vc viaja nessa hora, e o pior da aquela vontade de da um esticadinha só pra acompanhar o ritmo da rock pauleira...hehe...:D

Blaze
23-10-13, 09:16
[...] o problema não é nem tanto os sons q não são escutados no transito mas sim q vc perde totalmente a noção de atenção tanto audição como visão, pois quem curte um som legal sabe como vc viaja nessa hora, e o pior da aquela vontade de da um esticadinha só pra acompanhar o ritmo da rock pauleira...hehe...:D


comigo não compromete em nada a atenção, to sempre olhando nos retrovisores e marcando cada carro ou moto que ta a minha volta e "prevendo" situações de risco, inclusive faço isso melhor quando estou pilotando com os fones

Vailson_Silva
23-10-13, 09:29
comigo não compromete em nada a atenção, to sempre olhando nos retrovisores e marcando cada carro ou moto que ta a minha volta e "prevendo" situações de risco, inclusive faço isso melhor quando estou pilotando com os fones

Então vc é uma exceção a parte amigo...Pois se é proibido o uso de fones é porq eles prejudicam a atenção do condutor da motocicleta...Não arrisco minha vida por causa de fones, uma hora ou outra a situação pode ficar ruim e esse fones nessa hora só iram atrapalhar...

NiveaC
23-10-13, 09:33
Blaze, me referia ao rádio num volume normal, sobre atenção, na época q saiu a lei seca, e infelizmente até hoje, existem pessoas q defendem a liberação de um teor baixo pois "quando bebo presto ainda mais atenção por saber do meu estado e dirijo até melhor", sei bem como é isso, uma vez acompanhei uma pessoa embriagada pq tinha certeza q ia acontecer alguma merda e queria estar lá se fosse preciso socorro, dito e feito, bateu o carro mas essa pessoa me disse inúmeras vezes q dirigia até melhor sob efeito do alcool, acredite, dirigir com fones, sono, sob efeito de drogas... são anos de estudo, é comprovado, da merda, é igual fone de celular, não pode falar no celular, é pior do q conversar com garupa/passageiro, distrai e ponto final, esteja com as mãos no celular ou usando fone

somniu
23-10-13, 09:51
exatamente, eu não suporto mais carros com som alto chegando do meu lado e eu ter que ouvir a mesma porcaria que o sujeito, e tambem me deixa puto o fato de não ter nada que impeça que eles aumentem o volume à níveis absurdos, de uma forma que abafa o que ta acontecendo lá fora

NíveaC, não é igual ao som da caixinha do pc, é ensurdecedor tanto pra quem ta dentro quanto pra quem para do lado de um infeliz desses

- - - Updated - - -



tem um produto que impede que a água pare na viseira do capacete, da uma olhada

http://www.abcmotoaventura.com.br/impermeabilizante-de-viseira-pro-vision.html

uma vez quando fui comprar um capacete a mina fico me empurrando um negocio desses.. mais fiquei na duvida se realmente funciona

Overboost
23-10-13, 09:53
Olha, na vinha viseira uso um produto do lado de fora para não deixar a água formar gotas, escorrendo, desde que esteja em velocidade e reaplicado a cada chuva. Na parte interna uso um outro que impede o embaçamento, mas nas épocas mais frias tem que repassar com frequência.

Blaze
23-10-13, 09:53
uma vez quando fui comprar um capacete a mina fico me empurrando um negocio desses.. mais fiquei na duvida se realmente funciona

esse que eu postei aí eu não testei ainda, mas esses aqui eu GARANTO que funciona, são os melhores

http://www.lojanetscar.com.br/cristalizador-de-vidros----mundial-prime---100ml/7898907527415/73/616

http://www.luxcar.com.br/2597-2

emerson merighi
23-10-13, 14:07
fones de ouvido é umas dez vezes mais inseguro que viseira levantada...vc deixa de escutar uma coisa obvia que pode te salvar a vida!

Liberato RJ
23-10-13, 15:21
Eu uso viseira fumê, como se pode ver na foto, pego sol na cara indo e voltando do trabalho, ainda mais agora com horário de verão, como não tenho capacete com óculos imbutido, gostei da nova resolução. Mas a questão da viseira levantada só quando paro no sinal ou um dedo aberto na chuva, hoje mesmo levei uma pedrada na viseira que me deixou bolado.