PDA

Ver Versão Completa : Aditivo / octanagem



Wendell Moura
24-10-13, 13:58
Olá, usar aditivo para aumentar a octanagem da gasolina pode prejudicar o motor? Independente das respostas resolvi testar por conta própria na minha Bros.

Resultados:

A moto liga mais fácil (partida elétrica)
Resposta mais rápidas na retomadas
Redução da vibração
Respostas mais rápidas ao acelerar
Melhor desempenho em altas velocidades

Resultados que não me agradarão:

A moto fica mais dura ( Como se o pneu estivesse um pouco baixo)
Mudança no barulho do motor / escape (mais grave e menos barulhento eu gosto do barulho original)

nando correa
24-10-13, 14:42
taxou o motor? é bastante diferença hein!!

dbastos
24-10-13, 15:29
Sua bros é flex? normalmente motores flex tem taxa de compressão maior que um motor a gasolina, para poder conseguir fazer com que o alcool entre em combustão. Talvez por isso tenha melhorado um pouco o rendimento como vc falou.

Porém um aditivo desse pode não servir num motor só a gasolina e que não tenha uma taxa de compressão alta.

Se danifica o motor, eu acredito que não desde que se use numa proporção ideal.

Agora uma curiosidade, que aditivo é esse que aumenta a octanagem? nunca ouvi falar.

wilson forps
24-10-13, 16:07
http://www.leandrinistore.com.br/leandrini/Assets/Produtos/Gigantes/am_208_l_stp_octane_booster_12oz_12pc_454.jpg

Ta ai amigo o octane booster da stp mai é caro hein !!!!!!!!!!!

- - - Updated - - -

http://www.jornaloffroad.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=8233&id_noticia=804 tem esta da bardahl tambem !!!

Cachorro
24-10-13, 17:37
Efeito Placebo.

Abs,

Blaze
24-10-13, 18:01
também acho placebo... usei isso aí uma vez na minha antiga YBR e não virou em nada... tem gente que na espectativa de encontrar alguma diferença acaba achando que rolou mesmo alguma melhora

salviano
24-10-13, 19:50
talvez até haja alguma melhora por esse Octane Booster também ter na sua formula detergentes e dispersantes, acaba agindo como uma gasolina aditivada de qualidade e limpando as sujeiras deixadas no motor pela gasolina, em geral octanagem maior não aumenta potencia, e sim evita a pré ignição em motores de alta taxa de compressão

dbastos
24-10-13, 20:37
também acho placebo, como Salviano falou, ate da uma diferença, mas deve ser tão irrisória em motos urbanas que o efeito é mais psicológico rs, ou então o piloto tem uma sensibilidade muito apurada pra perceber.

wilson forps
24-10-13, 20:51
Os que são usados para limpeza de bicos e carburadores estes são mais efetivos, são ate recomendados por muitos fabricantes, agora estes octanes tambem não acredito em milagres, este da foto é recomendado pela ford, ele em seu estado puro limpa até carburador residuos de velas, é muito bom e tipo um solvente para ser diluido em grandes proporções, um deste dá para 50 litros de gasolina, eu divido ele em 3 partes, e uso uma a cada 2 tanques cheios!!!!

http://www.lojanetscar.com.br/octopus/design/images/73/products/b/Onyx%20descarb%20tanque.jpg

Limabl
24-10-13, 21:19
Aumentar a octanagem do combustível em motores com taxa abaixo de 11:1 é perda de tempo !!

wilson forps
24-10-13, 21:26
Aumentar a octanagem do combustível em motores com taxa abaixo de 11:1 é perda de tempo !!

Eu te digo até que abaixo de 10:1 já não vai adiantar de nada !!!

Limabl
24-10-13, 21:33
Eu te digo até que abaixo de 10:1 já não vai adiantar de nada !!!Depende muito da eficiência de refrigeração do motor e avanço da ignição !!

wilson forps
24-10-13, 21:37
Esses cdi xexelento com que as motos são equipadas que depois de uns 6 e 1/2, 7 mil giro começa a perder o avanço ja viu !!!

Limabl
24-10-13, 22:22
Esses cdi xexelento com que as motos são equipadas que depois de uns 6 e 1/2, 7 mil giro começa a perder o avanço ja viu !!!Nem me fale rsrs...eu tenho um programa bacana aqui que que mostra a telemetria dos de varias motos,e a que tem o melhor avanço depois do pico de potência máxima é o cdi da ybr que depois dos 7,800rpm ela mantem a curva reta mas não cai igual nas cgs tw e etc..

caso vc queira é só mandar uma MP !!

FELIPEOLIVEIRA
25-10-13, 10:56
Ou seja só serve pra limpar.

_PACHECO
25-10-13, 11:57
Serve pro dono do posto tomar um 12 anos nas nossas custas...

Wendell Moura
25-10-13, 13:46
Acredito que não é efeito placebo, realmente há uma melhora porque até o combustível misturado entrar em combustão não se percebe nada realmente, porem com alguns metros a diferença é notável. O aditivo é este: X tuning para motos ( http://www.aut.com.br/ ).

Carlos Henrique
25-10-13, 13:48
Olá, usar aditivo para aumentar a octanagem da gasolina pode prejudicar o motor? Independente das respostas resolvi testar por conta própria na minha Bros.

Resultados:

A moto liga mais fácil (partida elétrica)
Resposta mais rápidas na retomadas
Redução da vibração
Respostas mais rápidas ao acelerar
Melhor desempenho em altas velocidades

Resultados que não me agradarão:

A moto fica mais dura ( Como se o pneu estivesse um pouco baixo)
Mudança no barulho do motor / escape (mais grave e menos barulhento eu gosto do barulho original)
http://im.tech2.in.com/gallery/2013/jul/facepalm_121651241738.jpg

wilson forps
25-10-13, 19:07
Eu ja trabalhei em cc da fiat, chevrolet e atualmente ford nem uma destas marcas recomenda este tipo de produto somente o descarbonizante via tanque e uma vez a cada 6 meses !!!!!

Limabl
25-10-13, 19:46
Acredito que não é efeito placebo, realmente há uma melhora porque até o combustível misturado entrar em combustão não se percebe nada realmente, porem com alguns metros a diferença é notável. O aditivo é este: X tuning para motos ( http://www.aut.com.br/ ).
Se alguém colocasse no seu tanque sem seu conhecimento vc não perceberia nada amigo,a única coisa que muda em aumentar a octanagem de um combustível é a é a proporção da mistura que geralmente fica um pouco mais gorda,e o que vc citou sobre o efeito parecido com o pneu baixo é perda de desempenho !!

DanRenault
24-12-13, 18:13
O manual da honda diz para abastecer apenas com gasolina comum (ou álcool), sob pena de danificar o motor ou outras peças. Claro, acredito que eles não tenham testado com outras coisas, mas sim por terem testado apenas com gasolina comum e só poderem garantir com isso né!


Via iPad

salviano
24-12-13, 18:24
O manual da honda diz para abastecer apenas com gasolina comum (ou álcool), sob pena de danificar o motor ou outras peças. Claro, acredito que eles não tenham testado com outras coisas, mas sim por terem testado apenas com gasolina comum e só poderem garantir com isso né!


Via iPad

isso é falha de tradução e tem em vários manuais de vários veículos, em outros paises indicam a gasolina "regular" que é vendida nos EUA, que se trata de uma gasolina aditivada, mas sem chumbo na composição, pode ocorrer danos ao motor (principalmente ao catalizador que tem nas motos atuais) se por gasolina com chumbo, mas no Brasil essa gasolina com chumbo só é vendida para uso em aviação (avgás), o que faz com que não se precise se preocupar com danos no motor ao usar uma gasolina comum ou aditivada que temos no Brasil, no Brasil trocaram o chumbo pelo etanol como aumentador de octanagem (e um nivel acima do necessário pra vender mais etanol anidro e melhorar a vida dos usineiros)

DanRenault
24-12-13, 18:29
O manual da honda diz para abastecer apenas com gasolina comum (ou álcool), sob pena de danificar o motor ou outras peças. Claro, acredito que eles não tenham testado com outras coisas, mas sim por terem testado apenas com gasolina comum e só poderem garantir com isso né!


Via iPad

Bom saber disso! Peguei minha primeira moto agora (coisa de quem lê manual rs).


Via iPad

wilson forps
24-12-13, 18:30
Na verdade o etanol ou o chumbo são os antidetonantes do combustivel, e como o chumbo é cancerigeno trocaram ele pelo alcool !!!

salviano
24-12-13, 18:41
Na verdade o etanol ou o chumbo são os detonantes do combustivel, e como o chumbo é cancerigeno trocaram ele pelo alcool !!!

uma pequena correção: são antidetonantes (evitam a detonação do combustivel por compressão antes da faisca)
o chumbo aumenta mais o IAD (indice anti detonante) do que o etanol, mas por ser cancerigeno foi restringido o uso apenas a aviação no Brasil

mdorigon
25-12-13, 10:28
uma pequena correção: são antidetonantes (evitam a detonação do combustivel por compressão antes da faisca)
o chumbo aumenta mais o IAD (indice anti detonante) do que o etanol, mas por ser cancerigeno foi restringido o uso apenas a aviação no Brasil

Verdade...mas bem que eles podiam fazer a gasolina de melhor qualidade. A pódium leva o mesmo tanto de alcool anidro e tem mais octanagem, pois o refino dela é melhor. Alias grande parte da europa é assim, não socaram qq outro componente para melhorar a octanagem, mais desenvolveram o refino. Ta certo nos anos 80 de uma hora para a outra não tinha muito o que fazer...mas ja se foram mais de 20 anos e ainda não se mexeram pra resolver isso...interesses dos usineiros com certeza. Só agora a gasolina vai ter menos enxofre...coisa que na europa ja se tem a disposição a mais de 10 anos. A pódium realmente é uma tremenda gasolina em alguns aspectos...eles deveriam olhar com carinho os parametros dela, tirando o preço kkkk

Limabl
25-12-13, 14:23
Na verdade o etanol ou o chumbo são os detonantes do combustivel, e como o chumbo é cancerigeno trocaram ele pelo alcool !!!

Não seriam antidetonantes ???

wilson forps
25-12-13, 20:23
Não seriam antidetonantes ???

Essa mania de escrever correndo, ta certo amigo antidetonante !!!!