PDA

Ver Versão Completa : Pisca Alerta com botão direto - Sem usar a seta



badymmb
21-11-13, 21:54
Boa noite galera do PN.

Aprendi muito aqui nesse fórum e agora chegou minha vez de agregar conhecimento à comunidade.

Vim trazer aos senhores um pisca alerta num unico botão, sem a necessidade de acionar o botão e dar seta/pisca para o lado.

Precisaremos de:
- 1 Botão simples, 2 ou 3 polos. (usaremos apenas 2)
- 2 ou 4 Diodos de 1A, qualquer modelo. (não testei com 2. vão ver mais a frente)
- Fio. 1 metro da e sobra. O ideal era usar 2 ou 3 cores diferentes.

É um esquema simples, usando DIODOS de 1A, que aguenta cerca de 8~10W, usei 2 em paralelo apenas por precaução, porque caso ele não aguentasse eu teria que desmontar tudo e fazer de novo.

Só tenho foto do botão, e não dele instalado. Caso queiram do resto eu abro, tiro e posto.

A instalação é simples e fiz dentro da chave de seta mesmo. Só pro fio ficar menor e não precisar ficar passando pelo guidão até o farol.

No polo central do botão vai o 12V. Pode pegar do pós chave dentro da chave de seta, que é o pino central (Vide esquema, abaixo). Caso queira que o pisca alerta funcione mesmo com a chave desligada, pode puxar direto da bateria.
No outro polo vão sair os 4 diodos. De 2 em 2, em paralelo. Com a listra virada pro lado da chave de seta. A foto segue abaixo para facilitar o entendimento.
http://imageshack.com/scaled/640x480/607/i2e7.jpg
De cada fio que sai dos diodos em paralelo, cada um vai pra um pisca, que instalei dentro da chave de seta mesmo. O diodo impede que a energia passe pro lado contrario dele. A listra indica o lado que passa. Ou seja, quando o botão esta ligado, a energia passa pelo botão e pelos diodos até as setas. Sem a necessidade de dar seta, ele mesmo liga o pisca alerta. Com ele desligado, quando da seta, a energia não passa pelo diodo, não fechando a ponte entre as setas. Por isso, não interfere em nada no funcionamento normal das setas. Segue "esquema":

http://imageshack.com/a/img41/1058/ao45.png


Então, é isso. Qualquer dúvida é só postar que eu tento responder. ;)

_PACHECO
21-11-13, 23:56
po cara muito interessante, agregou valor!

acarloscf
22-11-13, 18:18
muito bom amigo
vou ver se faço na minha

Eduardo Toda
22-11-13, 19:39
Muito bom..muito bom..o meu pisca é aquele que tem de acionar uma chave e depois a seta para fazer piscar. Essa versãoé bem melhor..

aryperna
28-01-14, 13:30
Bem legal, também uso pisca só que acionando dois botões. Não conhecia esse diodo, tem como esplicar um pouco mais sobre essa amperagem dele? Isso vende de diversas amperagens?

Diey
06-02-14, 17:29
Gostei muito da explicação. Vou me aventurar a fazer.
Obrigado, irmão.

cesar.itabira
19-02-14, 14:49
legal a ideia, vou providenciar na minha

Ronei (hunter125)
01-06-16, 02:26
Oi galera boa noite a todos,eu aprendo muita coisa aqui no fórum com vcs brigadao mesmo
Agora eu queria fazer esse esquema do pisca alerta direto sem precisar usar a seta e sem ter q virar a chave na ignição,quase entendi a explicação mas as fotos não estão mais abrindo,alguem poderia me ajudar ,não entendo quase nada de pólos positivos negativos e fiquei com medo de ligar e fazer besteira obrigado gente