PDA

Ver Versão Completa : Moto parada estraga o motor?



Sam_2006
09-02-06, 18:50
Eu uso moto somente nos finais de semana. Se for um final de semana frio ou chuvoso, nem uso, o que significa dizer que a moto chega a ficar 15 dias sem sequer dar a partida no motor (deixo-a em um estacionamento, já que não tem mais vaga na garagem do meu prédio).
Isso pode acarretar problemas para o motor?

Celso Pin
09-02-06, 18:57
sim!

e não só no motor... a bateria pode ir embora também...

o ideal é não ficar mais que 3 dias sem ligar... porque o óleo, por melhor que seja, desce e na partida ela ficará sem lubrificação no cilindro desgastando uma barbaridade...

passa lá pelo estacionamento 2 x por semana e liga e dá uma volta (ficar funcionando em marcha lenta também é péssimo para o motor)

wgr
09-02-06, 19:22
Tem que desconectar o borne negativo da bateria e uma serie de outros cuidados q nao me lembro agora...
Eu vou e volto a pe pro trampo entao eu me obrigo a dar um roll diario de 10km com a minha pra manter os sistemas deslizando legal...

BrunoDias
09-02-06, 20:06
da um pqueno role nela de uns 3 em 3 dias e ta tranquilo

Sam_2006
10-02-06, 12:58
Usar apenas gasolina aditivada ajuda a conservar melhor o motor de uma moto que fica mais parada do que anda?

agm2112
10-02-06, 13:05
Minha moto tb só roda no fim de semana ... Mas não tem grandes problemas .. é pouco tempo entre uma semana e outra. O ideal mesmo seria usar todos os dias.
O que aconteceu uma vez com a ML de um amigo meu que ficou vários meses parada, foi colar a embreagem. Mas a provável causa disto foi guardar ela com óleo velho no motor.

Outras coisas que estragam: Pneus, Gasolina(!) - O ideal é guardar com o tanque cheio - , bateria, óleo do motor, carburador - principalmente juntas, diafragma e bóia -

agm2112
10-02-06, 13:07
Usar apenas gasolina aditivada ajuda a conservar melhor o motor de uma moto que fica mais parada do que anda?

Eu diria que sim. Talvez remova alguma porcaria que fique grudada no carburador. Mas ajuda 0,01%

jecastro
10-02-06, 13:23
Eu só ando fim de semana, e não são todos, nunca tive problema algum por isto, a moto tem mais de 2 anos e faz 2 semanas que levei no meu mecânico para fazer revisão e tirar 2 juntas do motor que estava com 3, ele olhou o comando de válvulas e estava tudo limpo como novo.

leonoronha
10-02-06, 14:15
hahaahhaahha a minha fica as vezes 1 mes paradoda ate sabado passado ja tava fazendo quase 2 meses q ela tava paradona la em ksa tive um ultra sacrificio para liga-la a sorte e que a batera nao tinha ido pro saco ainda mo sorte, ja perdi 2 baterias nessa historia dela fica parada e a bateria da criança e cara pra KCT 250 conto afffffff to sentindo a facada ate agora.

agm2112
10-02-06, 14:57
Este é o único momento em que eu fico feliz por minha moto não ter partida elétrica ...
Minha moto não reclama de ficar parada... geralmente na segunda ou terceira pedalada ja liga !

agm2112
10-02-06, 14:58
hahaahhaahha a minha fica as vezes 1 mes paradoda ate sabado passado ja tava fazendo quase 2 meses q ela tava paradona la em ksa tive um ultra sacrificio para liga-la a sorte e que a batera nao tinha ido pro saco ainda mo sorte, ja perdi 2 baterias nessa historia dela fica parada e a bateria da criança e cara pra KCT 250 conto afffffff to sentindo a facada ate agora.

Paguei menos q isso numa bateria Impact de 80A pro carro ... e olha q o troço é grande !

Celso Pin
10-02-06, 16:38
O ideal é guardar com o tanque cheio

não seria vazio... lembrem-se a gasolina dura de 30 a 45 dias, depois perde as propriedades... se vc não usa um tanque nesse período, melhor drenar o tanque e colocar gasolina nova!

Stone
10-02-06, 16:57
A minha bolinha fica ás vezes duas ou tres semanas paradas, nunca deu problema, nem descarregou a bateria, áhh, ela num tem bateria hehehehehe :D

Sam_2006
10-02-06, 17:34
A Cruise tem tanto partida elétrica como a pedal, então, não me preocupo tanto com a bateria, minha preocupação é mais com o motor mesmo...
Poxa, eu não sabia que a gasolina estragava tão rápido assim!
Só dura 45 dias?

Celso Pin
10-02-06, 18:03
assim diz no sítio da petrobras www.br.com.br
e 45 dias vamos tomar como máximo... eu não usaria gasolina com mais de 30 dias...

ou seja, gasolina é como cerveja e garapa: deve ser consumida no dia que é feita!

pppocos
10-02-06, 18:45
quando eu cai a minha tw ficou 40 dias desligada...mais sem gasolina...

depois quando fui vender comprei 2 litros...colokei...ela demorou pra ligar..mais ligou e fumou por uns 5 segundos...mais depois parou

Sam_2006
11-02-06, 11:34
É, esse final de semana pelo jeito a minha motinha vai ficar no estacionamento, não pára de chover em São Paulo... :d

fernanet
11-02-06, 16:49
oh vc liga ela em cima do cavalete e engata a 1º deixa funcionando uns minutinhos q jah tah bom, e qndo desligar naum se eskece de desligar o registro do combustivel, pq pode dar calso hidraulico.

Volverine MF
08-01-08, 02:25
Sofri um acidente e to com a moto parada em casa.

Meu pai da umas voltas com ela as vezes, mas é menos que uma vez por semana e eu não posso andar com ela.

Não posso esgotar a gasolina e nem o óleo (que é novo e de ótima qualidade) porque as vezes meu pai a usa.

Sendo assim, como devo proceder para melhor conserva-la?

Devo dar uma partida todo dia com ela no cavalete e deixa-la em marcha-lenta?
Devo dar uma partida todo dia com ela no cavalete e dar umas aceleradas parada mesmo?
Devo dar uma partida todo dia com ela no cavalete e dar umas aceleradas com alguma marcha ou várias engatadas?
Devo dar uma partida todo dia com ela no cavalete e dar umas aceleradas com alguma marcha ou várias engatadas com um ventilador soprando o motor pra não deixar ele esquentar demais?

Ou devo deixar ela parada mesmo.

Ps.: Ressucitei o tópico porque o assunto é bem parecido.

jecastro
08-01-08, 08:03
Se ele da uma volta a cada 15 dias esta ótimo, só lembre de desativar o alarme para não ficar sem bateria.

Diego.fcs
08-01-08, 09:20
Exato, a minha só uso de fim de semana, nunca tive problemas, deixa ela no cavalete com a torneira fechada, pelo menos 1 vez por semana funcione ela e deixe ela ligada um pouco, engata primeira e deixa rodando um pouco no cavalete e desliga. Não esgote o óleo e deixa o tanque sempre cheio, tanque vazio enferruja muito fácil. Evite ficar acelerando muito com ela parada por causa da refrigeração e parece que o escape fica amarelado na curva...

motoka 99
08-01-08, 12:08
vc tem q dar pelo menos 1 partida por semana para não causar o resecamento dos vedadores de valvula senao logo logo toda partida a frio ela vai queimar oleo :-/