PDA

Ver Versão Completa : DT 180 com sistema Y.E.IS???



leonoronha
12-02-06, 14:08
AI pessoal eu aqui em meu estudos sobre os 2T li algo sobre isso q diz q existem uns modelos de DT180 q a YAMAHA deu tchan especial na criança q e esse sistema Y.E.I.S(Yamaha Energy Induction System), q e um sistema q funciona redimensionando as janela de admissao do motor da bagaça sendo assim melhorando consideravemento o torque da criança alguem sabe sobre isso??? Alguem ja viu ??? Funciona mesmo como e que e essa parada me expliquem nao achei muita coisa a respeito.

Celso Pin
12-02-06, 14:10
é a mesma coisa que o YPVS (Yamaha Power Valve System) da 350...

Alan
12-02-06, 15:09
é a mesma coisa que o YPVS (Yamaha Power Valve System) da 350...

Não tem absolutamente nada a ver, o sistema aplicado a 2 tempos que pode ter relação são as palhetas de torque, porém elas atuam num só sentido, fechando a admissão no contra fluxo...

O YPVS redimensiona a janela de escape, otimizando o funcionamento do motor em função da rotação, não vou me alongar na explicação dele pq não é o objetivo do tópico...

Para entender o YEIS vc tem que entender um pouco do funcionamento de um motor 2 tempos. A câmara de expansão do escapamento, dependendo da rotação, faz contra pressão ou suga os gases, gerando assim uma ressonância de ondas negativas/positivas. O YEIS atenua esse efeito, deixando o fluxo mais uniforme, pois ele absorve o contra fluxo e, estando assim cheio, pode fornecer mistura quando a câmara de expansão sugar...

Em outras palavras, e de maneira bem simplista, quando a moto for engasgar por excesso, ele absorve, e quando for dar falta numa acelerada rápida ele fornece a mistura, os principais benefícios dele são sentidos no torque em baixa...

A DT 180 tem YEIS, dá uma olhada ali perto do coletor que vc vai ver uma mangueira saindo...

http://www.motosclassicas70.com.br/Fotos/Y_DT180_2.jpg

Eu coloquei sistema YEIS na minha RX, essa é a foto do coletor:

http://img98.imageshack.us/img98/5603/prep022sb.jpg

http://www2.yamaha-motor.fr/actu/IMG/jpg/ym50_doc_p-21-tech02.jpg[/img]

Alan_Ricardo
12-02-06, 16:29
É isso aí xará!

Sabe bem o que está falando.

FabricioFabuloso
12-02-06, 16:37
O Alan falou ta falado, explicado e entendido... vlw


Abraços

gargamel
12-02-06, 19:00
Alan,

Falou tudo, a parada não tem nenhuma peça movel, é como um balão d plastico rigido e atua bem mais na baixa da moto, sem ele a marcha lenta fica uma bost@ !!

leonoronha
12-02-06, 19:09
Humm entendi bacana valew pela Explicaçao realmente ele funciona diferente do YPVS bacana legal e impressionante o quanto a Yamaha revolucionou os a arquitetura dos motores 2T so outra perguntinha o YEIS e feito pra arquitetura dos motores da DT180 mas sera q e possivel intruduzir uma numa RD135 pois o mesmo possui uma arquitetura parecida??? Sera q o o pistao o cilindro da mesma aguenta a força gerada por ele??? pois como o YPVS o YEIS e foi feito pra da um TCHAN a + no torque em baixas rotaçoes Por favor me corrija se eu estiver errado e que eu to dando uma pesquisada nos motores 2T pois futuramente pretendo pegar uma maquina 2T.

pessoa
19-05-06, 22:03
Alan e pessoal,
meu mecânico tirou meu YEIS porque tinha um furo no reservatório. Ele disse que entra ar através daquele furo prejudicando o funcionamento do motor. Ele tirou a mangueira e o reservatório e fechou a saída no coletor com uma gambiarra. Queria saber se tem problema tirar o YEIS, se esse papo de entrar ar é verdade ou ele está me enrolando? Abraço e obrigado a todos!

Alan
19-05-06, 22:58
Fala cara,

O mecânico não te enrolou não, se tiver um furo entra ar mesmo. Tem muita moto com a saída que vai pro reservatório fechada. Pode andar sussa sem...

Se vc quiser eu arrumo um reservatório original de DT pra vc por uns 15 conto aqui...

pessoa
20-05-06, 00:13
Alan, quanto a comprar um novo, depende se o YEIS realmente vale a pena. De qualquer forma vou tentar achar aqui no Rio (aqui está difícil achar peças, originais mais ainda). Como ela está sem o YEIS no momento, se eu instalar vou ter que regular o carburador novamente? Tô colocando a foto. O furo está bem onde fica a junção com a abraçadeira. Abraço e muito obrigado por sua disponibilidade!

uedaa
20-05-06, 03:38
será que dá pra adaptar na titan strada?fica bom? pena que esse negocio é meio grandinho...

leonoronha
20-05-06, 08:24
será que dá pra adaptar na titan strada?fica bom? pena que esse negocio é meio grandinho...

Esse sistema e so pra motores 2T.

casali
20-05-06, 09:44
tenta fazer uma solda pra fechar o furo,
os cara que consertam parachoque com certeza arrumam isso pra ti

loucura
20-05-06, 10:52
cheguei tarde falaram tudo já hauhuauhaha é isso mesmo existe até projetos de yeis em tamanhos diferentes para 2T que mexe com o tamanho largura e altuda desse sistema..

leonoronha
20-05-06, 13:29
veio funilero arruma essa tranca ai pra vc eles socao aquela massa la de arruma lata de carro e deixa file de novo!!!! Estou quase comprando uma RDZINHA 135 ja vou averiguar onde arrumo uma paradinha loca dessa pra fazer adptaçao e tentar colocar nela se alguem saber algo se e viavel fazer isso por favor !!!! hahahaahhaahahha

pessoa
20-05-06, 18:44
Leonoronha,
acredito que dê para adaptar essa parada na RD tb. Se é que ela hjá não tem, não sei... Mas várias motos tem e já existe várias idéias de adaptação... Dê uma pesquisada por "YEIS" no forum www.trintaecinco.com.br que é o fórum das poderosas rd 350. Vc vai achar alguns tópicos falando sobre isso. Se não me engano até algumas XT tem essa parada, já outras tem tipo um tampa na saída desse coletor. Dê também uma olahda no forum www.xt600.com.br. Abraço. Me diz uma coisa, a emnsagem acima é pra mim? Não enteni nada...

Alan
21-05-06, 19:11
As RDzinha já tem YEIS de fábrica, a maioria delas pelo menos, não sei extamente os anos que não tem...

Minghe
22-05-06, 18:57
o YEIS foi lançado nas RDZ-125 e DT-180 ambos final de 1982, e continuaram em todas as séries deste modelo, tiveram também nas RD125 inicio em 1986 até o final.

o YEIS atua da admissão ao contrário do YPVS que atua na saida