PDA

Ver Versão Completa : Mudar o escapamento, prós e contras?



Fernando
12-02-06, 14:18
Eae rapaziada.

To pensando em trocar o escapamento da minha moto por um Torbal modelo "Estraladinho".

Um amigo meu tem um desse na moto dele (Titan 97) e disse que melhora bastante o desempenho da moto mas que aumenta um poquinho o consumo dela também. Segundo ele a moto dele faz 26 km por litro e na estrada pega 130 na reta (e pega mesmo porque eu já vi e peguei a moto dele também hehehe, aquele titanzinha é um canhão).
Mas ele não soube me dizer quantos km's a moto fazia com 1 litro antes dele trocar o escapamento porque já faz bastante tempo que ele trocou...

Então queria saber se alguém daqui tem mais informações sobre esse escapamento e se colocando na balança o desempenho X consumo vale mesmo a pena trocar o escapamento da moto.

É isso... abraço!

Guigo
12-02-06, 17:10
Qualquer coisa que vc faça para melhorar o desempenho da sua moto, também acarretará no aumento de consumo...não existe milagre...
Quanto maior a força, maior o consumo...
Mas acho que estes escapamentos são muito mais estéticos do que outra coisa...

Celso Pin
12-02-06, 17:55
não vamos esquecer a mudança do ronco... :lol: :lol:

na verdade a mudança do escape pode aumentar no máximo 1cv (se for extremamaente bem dimensionado)...

1cv em uma moto com 14 é cerca de 7%...

supondo que seja esse o aumento de potência, isso não quer dizer 7% a mais de final, pode aumentar 2 ou 3 km/h na final... na melhor da hipóteses! algo semelhante a variação da pressão atmosférica sobre o motor...

pppocos
12-02-06, 18:29
se ajustar a carburação ela vai ganhar arranque....final vc nem vai sentir...

na strada eu colokei um coyote pra testar, regularam o carburador...

senti muito melhor em alta rotacao....o arranque fico bom...a final nao consegui ver mais nao aumenta muito nao...

só q mandei tirar pq ficava "desconfortavel" andar daquele jeito...

se vc andar muito com a moto nao poe pq doi ouvido cabeca e etc....

a moto vibra mais tb

Furious VIPER
12-02-06, 20:59
Cara... eu viajei um bom pedaço de chão atrás do DJ Piuí... q tem um Pro-tork na Biz dele... cara... é muito alto na estrada, parece q ecôa... eu não me importo pq não ando perto dele todo dia... mas pergunta pra qm tem... deve encomodar se fica mto tempo rodando com ele!! Eu não axo q valha a pena não... axo bonito o ronco, esteticamente fica legal... mas eu não colocaria!!

LuiZão
12-02-06, 21:08
Ja ouvi falar que esse torbal estralador berra pacas a moto da até um arrojada.

juncker
12-02-06, 21:45
Eu só não troquei o escapamento da minha moto ainda pq estão pedindo absurdos nas ponteiras para Hornet.. A mais barata que achei, Jeskap, custa R$ 600,00..

Muito caro.. Minha prioridade é mudar primeiramente a posição de pilotagem substituindo meu guidon original por um Semi-guidon

jrvalmir
12-02-06, 22:23
esse lance de fazer barulho...


bem.. estudei q o som se propraga em materia
e andando de moto o ar fica se deslocando, entao eu particulamente nao escuto tããão alto o meu escape. so quando tou parado e arranco. mas quem ta atraz escuta bastante.


entao nao acho desconfortavel o lance de botar um escape. por encomodar pelo barulho.

a moto vibra do mesmo jeito acontesse q o cara se empolga com o barulho e sobe o giro

tem tb o lance de vc ser percebido melhor.. vc ta do lado de uma velha manca, ela no seu carro.. quem sabe ela fosse mudar de faixa e acabar esbarrando em vc, ela nem ia olha no retrovisor.. mas com aquele baralho ela se toca e percebe q tem uma motinha la, entende.. isso tb serve para as preferenciais, ok?

abraços!!

jrvalmir
12-02-06, 22:32
esqueci dos contras..

tem o fato de aumentar o consumo

tem o fato de alguns guardinhas encherem o saco

Editei pra vc, pq tava escrito "esqueci dos prós"!!
Ass: Furious VIPER!!

henrique
12-02-06, 23:09
eu uso estralador da roncar na minha ybr e na dream um pro-tork reto.. o esquema é esse.. o som fica pra quem tá atrás mesmo.. pra mim nem atrapalha tanto e já viajei assim e só é ruim pra quem for atrás da moto mesmo.

Carlos_Biker
13-02-06, 00:11
Eu não gosto muito de escapamento com som alto, principalmente em viagens, pois além do som do vento, o barulho ritmado do motor cansa. Na moto dos outros acho bacana... :D
Quanto ao aumento de desempenho, além do que o pessoal já postou, tem também o efeito psicológico, pois com um barulho maior dá a sensação de maior desempenho, automaticamente você acaba enrolando mais o cabo...

Titanico
13-02-06, 18:37
minha moto aumentou 5 km de final depois que coloquei meu Roncar Aluminum, que por sinal estou vendendo.... mas, se vc tem uma moto e não usa ela pra trabalhar, um ronco é o mehor investimento... to sentindo muita falta do meu Aluminum... :d :d :d

Alan_Ricardo
13-02-06, 18:54
Falar, todo mundo fala.

A parte ruim do escape barulhento, é para quem mora numa rua que seja movimentada de motos, carros.

Diferença de desempenho para uma 125, é mísero. Isso se não piorar.
Quando melhora, é apenas um pouquinho mais de força nas subidas.

A moto só vai beber mais se vc acelerar para escutar o barulho.

Demetrio
13-02-06, 19:27
aproveitando o topico,o escape sarachu é bom???????

Furious VIPER
13-02-06, 19:59
minha moto aumentou 5 km de final depois que coloquei meu Roncar Aluminum, que por sinal estou vendendo.... mas, se vc tem uma moto e não usa ela pra trabalhar, um ronco é o mehor investimento... to sentindo muita falta do meu Aluminum... :d :d :d
Bah... vc regulou afú o seu carburador, hein?!?!? ganhar 5km/h de final só com o escape... bah.. loucura... já ouvi gente dizendo q perde final pq ganha bastante em arrancada... ma ganhr 5km/h de final??? Não sei não!!
As velocidades (antes e depois do escape) foram medidas nas mesmas condições?? pistas, vento, tempo, vácuo, qqr coisa assim??

gargamel
14-02-06, 07:58
Pois eu ando na minha Toni com um MA q é alto pra kct, boto na estrada e não m incomodo !

Sem contar q a segurança no transito aumenta muito, é so colocar e reparar nos retrovisores dos carros, todos ja t veem bem antes d vc chegar perto !!

Quanto a andar, so da sensação d estar mais livre mesmo, não da muita diferença não, ja o consumo... :d

agm2112
14-02-06, 15:08
Putz... eu detesto barulho ... ontem eu rodei 160km com minha XLX q está com o escape original ... cheguei em casa com dor de cabeça. No início é divertido, mas depois enche o saco.

Eu sou bastante desconfiado quanto a mudança de desempenho com escape esportivo ... acho que grande parte da melhora é psicológica. A barulheira aumenta, e somos induzidos a achar que o motor está mais forte ... sei lá ..

agm2112
14-02-06, 15:09
Qualquer coisa que vc faça para melhorar o desempenho da sua moto, também acarretará no aumento de consumo...não existe milagre...
Quanto maior a força, maior o consumo...
Mas acho que estes escapamentos são muito mais estéticos do que outra coisa...

Nem sempre... o aumento da taxa de compressão e polimento de dutos do cabeçote pode trazer até uma redução no consumo. A única coisa que aumenta além do desempenho é o risco de quebra.

Roberval2005
14-02-06, 17:01
Pró:

som fica mais forte as vezes, depende da moto

Contra:

barulho doi os ouvidos com o uso muito frequente, tenho impressao q to ficando surdo do lado direito pra piorar minha moto tem 2 escapes

ja to pensando seriamente em voltar o original

Luigi
14-02-06, 17:34
Eu usei + de um ano um torbal na minha ex-XTZ nunca me encomodei com o barulho, quem que fica do lado que sofre.

danilo-japa
15-02-06, 00:29
quanto ao consumo... receio dizer que nao senti diferença!
estou tirando a média e irei publicar assim que ficar na rua sem gasolina
huauhhuahua

até agora andou 440km.. e o tanque da 150 é de 14L aprox..... vamo ve ateh onde vai.. hueuhae