PDA

Ver Versão Completa : Montagem de discos e ajuste de embreagem YBR



luiz89
28-04-15, 12:50
Recentemente tive de trocar os discos de embreagem de minha ybr.

O motivo foi descuido, já que a moto possui apenas 30.000 km.
Mantive óleo Super Duty que recomendaram para motos e viajei, completando 1500 km com este óleo.
Além disso, durante um tempo usei mini manetes que tinham o curso da embreagem muito pequeno, ou seja, não deixava folga, o que acabou reduzindo e muito a vida útil dos discos.

Vamos ao que interessa.

Percebi que todos os mecânicos que não são da altorizada Yamaha, ou montam o conjunto errado, ou o manual de serviços da Ybr que está errado. Logicamente, podemos descartar essa segunda possibilidade.

http://i62.tinypic.com/ml48l2.png


Primeiramente, a instalação dos discos de embreagem indica claramente que a parte cortante é PARA FORA, bem como o padrão da fazer. Todos os vídeos no youtube ensinam a fazer errado, com o corte para dentro.

O segundo erro, é colocar os discos separadores TODOS apontados para a seta do platô. Está ERRADO, apenas o primeiro aponta para a seta, o restante é instalado defasado 90º no sentido horário em relação ao anterior.

Também lembremos do ajuste da embreagem, que costumam fazer no olho, e não verificando o ponto lá no acionador da alavanca, como mostra a imagem:

http://i61.tinypic.com/5y5lhx.png


A minha ybr está ajustada porcamente por terceiros, em breve abrirei para ver se ainda dá pra aproveitar os discos que são recentes.

Abraço.

Vulcan
28-04-15, 19:24
Aproveitando o papo de embreagem a minha que deslizava está "regenerando" e voltando a aderir depois que ajustei melhor o nível do óleo. Suspeito que tenha se formado uma camada de óleo queimado entre os discos.

29-04-15, 12:45
Boa!!, mais cuidado e precisão é sempre bom!!!

- - - Updated - - -


Aproveitando o papo de embreagem a minha que deslizava está "regenerando" e voltando a aderir depois que ajustei melhor o nível do óleo. Suspeito que tenha se formado uma camada de óleo queimado entre os discos.
Como você ajustou o nível Vulcan?

Vulcan
29-04-15, 13:15
Boa!!, mais cuidado e precisão é sempre bom!!!

- - - Updated - - -


Como você ajustou o nível Vulcan?

são 2 formas explicadas no manual das motos:
-por litragem que você manda pra dentro do motor
-pela medição da vareta

nos meus procedimentos resolvi revisar o manual e achei divergência de informações. antes fazia pelo metodo de litragem e colocava menos óleo do que o metodo da vareta.
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49840-Como-voce-mede-o-oleo-da-sua-moto

luiz89
29-04-15, 13:38
Pronto galera. Regulei a embreagem mas ainda acho que ela não tá 100%.

Como prova de que ela não estava bem regulada, havia um disco que estava queimando. O primeiro que fica em contato com o cubo, talvez por isso ela não esteja com muita força, com pressa, esqueci de medir a espessura com o paquimetro.

Mas o que valeu mesmo ter aberto o motor foi descobrir que a arruela de borracha que existe na tampa do motor direito (embreagem) estava deslocada !

Ela que encaminha o fluxo de óleo da tampa pro virabrequin, e de lá pra cima se não me engano !

Por isso muita atenção na hora de fechar a tampa, encaixar com muito cuidado e "de primeira"

luiz89
29-04-15, 15:18
Ah, mas anteriormente havia medido o comprimento das molas. Algumas estavam um pouco abaixo de 31mm, que é o mínimo. Talvez seja o motivo.

Vou viajar e passar 1 ano fora, quando voltar troco a embreagem toda.

Obs: Vocês acham que eu deveria vender ela ?
é uma 2011 ED comprada em 2012, com 30.000 km, novinha, nunca caiu e pá.

29-04-15, 21:38
são 2 formas explicadas no manual das motos:
-por litragem que você manda pra dentro do motor
-pela medição da vareta

nos meus procedimentos resolvi revisar o manual e achei divergência de informações. antes fazia pelo metodo de litragem e colocava menos óleo do que o metodo da vareta.
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49840-Como-voce-mede-o-oleo-da-sua-motobom sempre coloco 800 ml na minha biz 125 e verifico pelo método da vareta e sempre dá certo! Com o motor quente aguardo 3 a 5 minutos depois de desligar e coloco no cavalete central limpo a vareta e coloco sem rosquear e o nível vem quase no máximo. Rodo 4.000 km com mobil super moto 20/50w e não baixa não!

Vulcan
30-04-15, 11:00
bom sempre coloco 800 ml na minha biz 125 e verifico pelo método da vareta e sempre dá certo! Com o motor quente aguardo 3 a 5 minutos depois de desligar e coloco no cavalete central limpo a vareta e coloco sem rosquear e o nível vem quase no máximo. Rodo 4.000 km com mobil super moto 20/50w e não baixa não!

então ou o piso aqui é irregular ou minha vareta foi trocada :(
vou experimentar medir o óleo em outro local, dai posto o resultado. porém so pra complementar, desde que fiz a ultima troca com óleo extra o motor ta bem de boas e a embreagem melhorando (eu acho... pode ser o inverno que ajude ela a grudar).

- - - Updated - - -

ah, e to quase chegando na proxima troca dos 4000 km. na vez anterior que abri o motor, bom ele tava limpando. tem topico no forum que da pra ver ele por dentro.