PDA

Ver Versão Completa : Exame do Detran - Dicas???



Lu Carvalho
21-06-05, 11:44
Oi Pessoal!
Semana que vem é meu exame no Detran, sou muito anciosa e nervosa, isso é o q me atrapalha!
Alguém aí tem alguma dica que possa me ajudar?
Obrigada!

alexandrecatani
21-06-05, 11:56
a unica dica é ter calma... tem q ir pensando q akilo é uma diversao ai da certo sim...

Guigo
21-06-05, 12:07
Pelo q o pessoal aqui do fórum já conversou, parece que os exames de direção são diferentes para cada região...
Vc já sabe como será o seu?
Vai ser como aqui no Rio, com cones, pranchão (linha reta), fazer o 8, etc.? Ou vai ser como em alguns outros locais, onde o exame é feito nas ruas mesmo??
Já vou adiantar...se for no circuito, o mais difícil é o pranchão...então o macete é apertar as pernas no tanque da moto para aumentar o equilíbrio e não ir muito devagar, pq senão a tendência é a moto tremer mais também...
O Detran agora aumentou a largura do pranchão para 30 cm e elevou 2 cm do solo, o q facilita bastante...
Boa sorte...e bem vinda ao fórum...

BrunoDias
21-06-05, 12:34
bom, muita calma nessa hora, eheh
serio, o nogocio e tentar ficar tranquilo, é mei dificil, mas tem q tentar

e o seguinte, se tomar pau, nao fique trinste nem desanimada, é assim mesmo, muitos dizem q a primeira ves é mais pra perder o medo, q da segunda vc ja ve q nao eh nenhum bixo de 7 cabeças e faz na boa

Alan
21-06-05, 13:08
Acho que quase todo mundo faz já...

Mas, só pra relembrar, deixa a marcha lenta da moto um pouco acelerada...

Assim ela não morre... e vc tem uma coisa a menos pra se preocupar...

Ewerton
21-06-05, 13:25
Oi Pessoal!
Semana que vem é meu exame no Detran, sou muito anciosa e nervosa, isso é o q me atrapalha!
Alguém aí tem alguma dica que possa me ajudar?
Obrigada!

Lú e ai tudo bem !! Demoro para vc se cadastra eih !! Olha de Cidade para Cidade muda muito o Circuito mais uma dica para a prancha aperta a perna bem no tanque acelera a moto e mante a velocidade dela apertanto o freio de leve assim o giro dela sobre mais ela fica devagar outra coisa aqui nao pode usa o freio da frente !!

T+ Ewerton

rato
21-06-05, 13:28
Pô gata eu já tomei 3 pau nos exames porque eu fiquei nervoso, eu rodo de moto tem 6 meses sem carteira aki em Belo Horizonte e tô com medo de fazer o exame denovo. os homi já me deram pulão 3 vezes.. no último exame eu tomei pau direto porque tava com a viseira aberta.... hahahha. então o macete é ficar calma mesmo... é isso aí

TRW
21-06-05, 15:28
he so ter calma o problema he esse, toma uma gelada antes que ta tudo resolvido heheheehhe

Guigo
21-06-05, 16:15
Eu tomei pau na primeira vez...saí do pranchão...
Passei na segunda na boa...

Fabian
21-06-05, 16:18
O meu foi em circuito fechado (oito, rampa, cones, redução de marcha, etc...) acho que você tem que seguir a dica do meu instrutor: "apenas faz como se fosse uma aula comum". Não se preocupe em errar ou não, quando mais calma estiver mais chance de tudo dar certo. Lembre-se que não precisa fazer tudo correndo então antes de sair faça uma lista de tudo que não pode esquecer (fivela do capacete, viseira fechada, setas, etc..)
Acho que é isso ...

Lu Carvalho
21-06-05, 16:36
Aqui são:
- O 8, com 1 parada obrigatória
- Labirinto
- Rampa (parar e levantar mão esquerda)
- Cones (são 8 cones)
- Outra parada obrigatória
- Pranchão
- Parada Obrigatória e fim!!
- Sem esquecer: 20 examinadores!!!

Fabian
21-06-05, 16:43
Uai!! 20 examinadores pra que? Aqui é apenas 1 e normalmente vem de fora da cidade. O cara não perdoa ... nem adianta fazer drama .. mas 20??

Coisas do Brasil!

Lu Carvalho
21-06-05, 16:50
Uai!! 20 examinadores pra que? Aqui é apenas 1 e normalmente vem de fora da cidade. O cara não perdoa ... nem adianta fazer drama .. mas 20??

Coisas do Brasil!É!
São 20 pra não deixar passar nada!
Por isso deixa agente nervosa!
E ainda por cima rola o preconceito contra a mulheres!

Fabian
21-06-05, 16:55
Putz ... Aqui tem uma técnica muito boa ... nosso instrutor fica distraindo o cara que avalia .. hahahaha. Fazem de tudo ... até fogos de artifício na esquina ... hahaha.
A CNH pra carro sim que aí vai um deles junto e não tem como.

pppocos
21-06-05, 16:57
é bom ter bastante examinadores pq ai se vc fizer algo errado la vc so vai ter q fazer denovo....

se vc fazer algo errado no transito n tera a mesma sorte.... :skull: :^-^:

:beleza:

Igor
21-06-05, 17:04
Eu tomei pau na primeira vez...saí do pranchão...
Passei na segunda na boa...


Q q eh o pranchao q eu tipo totalmente perdido????

Fabian
21-06-05, 17:09
Mas vamos concordar, ali é uma avaliação burra. Andar na rua é de longe muito mais complicado que num circuito ... o ideal mesmo era simular o real, isto é, instrutor vai num carro atrás e acompanhando você num trajeto dentro da cidade. Veja bem: teóricamente quem nunca andou de carro ou moto, faz 15 horas de aula prática, "decora" como fazer o percurso e se aprovado pode encarar uma BR 101 ou uma auto estrada sem problemas? Eu aprendi praticamente a dirigir e no 3º dia que estava com a minha carteira de moto fui de Porto Alegre a Torres dirigindo (uma irresponsabilidade eu sei, mas eu andava no máximo a 80km/h :blink:) Essa avaliação do Detran é furada. É apenas uma solução burra que não ajuda em nada a melhorar os motoristas. A educação deveria vir já desde o 2º grau e a avaliação do aprendizado o mais perto do real possivel...

Se deixar apagar o carro duas vezes é INCAPAZ DE DIRIGIR! Mas se não deixar acreditam que você pode andar a 100 km/h com o carro carregado numa autopista (isso não é avaliado por eles)

É a minha opinião...

Guigo
21-06-05, 17:27
Eu tomei pau na primeira vez...saí do pranchão...
Passei na segunda na boa...


Q q eh o pranchao q eu tipo totalmente perdido????

É uma linha reta q fica uns 2 cm acima do solo e com (agora) 30 cm de largura...vc tem q andar certinho em cima dela...se sair lateralmente está reprovado...

Lu Carvalho
21-06-05, 17:34
é bom ter bastante examinadores pq ai se vc fizer algo errado la vc so vai ter q fazer denovo....

se vc fazer algo errado no transito n tera a mesma sorte.... :skull: :^-^:

:beleza:

Mas o pior q pilotar na rua, não tem nada a ver com o pista de exames!

wqmartins
21-06-05, 17:37
cara aqui em sampa reprovei 2 vezes no detran, 1 por causa que o cara falou que tirei o pé da pedaleira "insinuando colocar no chão " a outra vez eles disseram que balançei a moto na prancha. na terceira vez hehehehhe "molhei o bico" $ dos cara. e passei na boa....

Roberval2005
21-06-05, 18:36
O segredo é ter muita calma mas nao conta pra ninguem...

BrunoDias
21-06-05, 19:23
ow, vc falou ai em nao contar pra niguem
lembrei aqui como fiz

eu no dia do exame so o pessoal aqui de casa sabia q eu eia fazer, pra tipo, os amigos e tal nao ficarem botando pressao, nsa verdade neiguem sabia q eu tava fazendo as aulas, so soubreram quando eu tava com a cnh na mao

faz assim, nao conta pra niguem nao, amigos e tal, eles tentam dar força, mais acaba h botando mais pressao

Eric_biz
21-06-05, 21:27
concordo com o Bruno , achu q vo fazer o mesmu quandu eu tiver com o exame marcado !
os amigos sabendu fazem uma pressao psicologica na gente de ser obrigado a passar , imagina todos sabendu q vc vai pra prova e dpois vc ter q voltar contandu q n passo ... maior vexame , intaum eh melhor ninguem saber e n ter q dar satisfaçoes a ninguem !

BrunoDias
21-06-05, 21:44
é isso ai

EeK
21-06-05, 22:23
Lu, olha só, também sou de BH. Você vai fazer a prova no Adailton, no bairro Palmares, certo?

Se for, fica esperta. Entra lá e observa bem a galera, porque vai ter muita gente fazendo a prova, mas a maior parte peca por ficar muito nervoso e esquece o básico. E observando o erro dos outros é que você se dá bem...

Viseira fechada, fivela bem amarrada e nada de deixar a sobra dela ficar balançando. Farol ligado, nada de usar setas, NUNCA ponha o pé direito no chão e lembre-se de subir e descer da moto pelo lado esquerdo. Talvez o nervosismo maior fica na hora de preparar a moto pra sair, onde muita gente engata primeira sem apertar a embreagem... cuidado.

No mais, confie em você mesma que tudo dá certo!

GataMotociclistaRJ
22-06-05, 02:01
Oi Lú seja bem vinda!

Bem tirei a minha Habilitação tem menos de um mês...e não tem maçete. Vc está treinado e no dia da prova é só fazer o que faz no treino, o problema é controlar o nervosismo é ele que atrapalha tudo. Meu instrutor sempre dizia: "todos que vão fazer o exame estão prontos mas ficam reprovados por causa do nervoso" e é verdade.
Na 1ª vez que fiz o exame fiquei reprovada pq deixei a moto morrer no final de tudo...tava muito nervosa e depois de fazer tudo por anciedade dei mole, mas ja na segunda foi melhor tava sim nervosa antes de fazer mas prestei muito mais atenção no exame e deu tudo certo.
Tente não ficar muito nervosa, preste atenção em todos os detalhes como disseram lembre de tudo que tem q ser feito...vi um monte de rapazes ficarem reprovados por nao abaixarem a viseira ou levantar o descanço.

Ah outra coisas issu que os meninos falaram de não contar pra ninguem tb é valido...aki só falei para p famila msmo, já é muiiita pressão da nossa parte para ter a dos outros.

Beijos e boa sorte.

Lu Carvalho
22-06-05, 08:28
Lu, olha só, também sou de BH. Você vai fazer a prova no Adailton, no bairro Palmares, certo?

No mais, confie em você mesma que tudo dá certo!

Não! O Adailton é pertinho do meu trabalho, mas vou fazer na Regional (depois do Barreiro).

Valeu!

BrunoDias
22-06-05, 08:33
bom, depois dessas discas todas, o q posso dizer é

BOA SORTE!!

AleDiener
22-06-05, 08:43
20 examinadores? Caraca!
O negócio é ter calma e não ficar nervosa em ver o pessoal antes de vc reprovando.

Boa sorte

kbsex
22-06-05, 17:01
vai com calma, nao liga se vc tiver demorando, eh normal....

eu fiz o meu recentemente e foi tranquilo, pasei d primera, quando parar na ffaixa antes d ir pra prancha, se ajeita de moto que vc fique abraçando o tanque com as pernas, bem colada nele mesmo, e o sjoelhos pressionando contra o interior da moto, faça a curva de 180º ja acelerando um pouco e abra bem .... ai quando estiver alinhada acelere gradativamente ate o meio da prancha e corte na embreagem.......

lembre-se de parar sempre uns palmos antes de cada faixa pq o fiscal vai tar longe, e pod ser q ele se "confunda" ....

fora isso eh tranquilo...

Lu Carvalho
22-06-05, 17:16
vai com calma, nao liga se vc tiver demorando, eh normal....

lembre-se de parar sempre uns palmos antes de cada faixa pq o fiscal vai tar longe, e pod ser q ele se "confunda" ....

fora isso eh tranquilo...

Obrigada pelas dicas!

Agora, longe o fiscal não vai ficar não! Tem 20!!!!

Igor
22-06-05, 17:39
Eu tomei pau na primeira vez...saí do pranchão...
Passei na segunda na boa...


Q q eh o pranchao q eu tipo totalmente perdido????

É uma linha reta q fica uns 2 cm acima do solo e com (agora) 30 cm de largura...vc tem q andar certinho em cima dela...se sair lateralmente está reprovado...


Ainda bem q aqui em curitiba so tem o labirinto,oito,cone,rampa e troca d marcha

guitar_tp
23-06-05, 00:46
Não contar pra ninguém??? qdo eu fiz o exame, um amigo meu fez junto comigo e ele contou só pra torcida do palmeiras que ia ter exame... acho q até a professora de primário dele foi no dia... eu tava tremendo... mas na hora baixou um espírito de monge e eu fiz tudo certinho... alívio...
qdo fui tirar de carro tb tinha uma torcida olhando... é soda... sem contar q o instrutur q foi comigo no carro falava mais que a Hebe Camargo... pra tentar distrair... mas ele não conseguiu! hehehehe

Lu Carvalho
23-06-05, 09:41
Ontem na moto escola foi uma simulação do exame!!!

Adivinhem??? Só perdi 1 pontinho!!!

Todo dia agora, a 1ª volta será uma simulação do exame, para irmos nos acostumando!

BrunoDias
23-06-05, 09:45
Ontem na moto escola foi uma simulação do exame!!!

Adivinhem??? Só perdi 1 pontinho!!!

Todo dia agora, a 1ª volta será uma simulação do exame, para irmos nos acostumando!
vai na fé q ta na mao

rulius
25-06-05, 08:24
Oi Lú... Olha só, não se intimide com os 20 examinadores não. Eles são muitos mas não ficam todos olhando para voce não... são 3 ou quatro para cada moto....
Também sou de bh... O que posso te dizer é o seguinte: Não ande muito depressa, porque se vc alcançar a moto da frente ela pode te causar surpresas que vc não está acostumada nos treinos (parar em lugar errado, por exemplo). Faça uma horinha na saída, confira os retrovisores com toda a calma do mundo...
Chegue cedo, assim vc tem tempo de se acostumar com aquela baderna que fica a pista no dia do exame e o seu nervosismo vai passar. Quando chegar o seu horário, vc terá 1 hora para entrar para a pista. Eu te aconselho entrar mos ultimos 20 minutos, pq aí a pista fica mais vazia (as moto escolas que levaram poucos alunos já saíram).
Eu fiz meu exame no bairro marajó, no final do meu horário, e fiquei muito tranquilo, a pista só tinha umas 3 motos (contra cerca de 6 no começo do exame).

Boa sorte e dê notícias...

Rulius
Intruder 125 2005
BH

Lu Carvalho
27-06-05, 13:57
O meu exame saiu pro sábado!
O dia mais cheio!
Parece que todos os motoqueiros de BH marcam no calendário pra ir ver os exames, o lugar fica um inferno, e tem aqueles que levam a família inteira, mãe, tia, avó, primos, irmãos. E o povo fica gritando, desconcentrando os outros, é uma baderna!

Mas, tá nas mãos de Deus! O que Ele quiser que seja será!

Galera,
Valeu pelas dicas!
Obrigada!

Fabian
27-06-05, 14:10
Boa sorte Lu!

Wanderson
27-06-05, 14:17
Eu tenho um esquema para passar na prova de viseira aberta até... rs

Pergunte como?

Lu Carvalho
27-06-05, 14:23
Eu tenho um esquema para passar na prova de viseira aberta até... rs

Pergunte como?

Tô até com medo de perguntar!!! :<0>:
Mas diga lá: Como???
Pagando???

Wanderson
27-06-05, 15:41
Eu tenho um esquema para passar na prova de viseira aberta até... rs

Pergunte como?

Tô até com medo de perguntar!!! :<0>:
Mas diga lá: Como???
Pagando???

Yeppp, é só falar com a auto escola.
A de moto eu tirei na raça mas a de carro eu paguei, na epoca foi 200 reais, mas passei, rsss.
Agora falando serio, é só ter calma e não esquecer de abaixar a viseira e mandar bala, mas na rampa é complicado uma balançada e os caras te reprovam.
Aquilo é uma mafia, os caras ganham rios de dinheiro ali.
Mas sempre qndo é uma mulher bonita passa fácil, então acredito que vc passe de primeira.