PDA

Ver Versão Completa : [dicas] pedaleira flutuante do passageiro biz 100/125



Vulcan
13-05-15, 14:07
recentemente instalei pedaleiras flutuantes para passageiro na minha biz e compartilho aqui algumas dicas e informações pra ajudar (bastante) quem quiser fazer a mesma adaptação.

o modelo que instalei foram as pedaleiras de titan. elas (modelo 2000 pra frente) tem a mesma base para encaixe (comparando uma com a outra no olho) mudando apenas o visual da pedaleira. acho que a da sport também cabe porém sobra o apoio do estribo do piloto que serviria pra mais alguma outro MOD na motoneta, não foi meu caso.

as pedaleiras yamaha são bem mais planas e não tem lugar pra fixar na parte de baixo, teria de ser feito um suporte extra só pra pedaleira, caso que não acontece com o modelo honda titan que possui uma curva para fixar em local mais escondido.

bom, vamos as etapas da instalação conforme meu experimento:


1-tem que trocar o parafuso da balança por um mais longo, o original não cabe. usei barra rosqueada inoxidável. pra não roçar muito na rosca da barra, enrrolei arame zincado nas frestas.
2-tem de usar uma bucha/apoio de barra rosqueada pois o parafuso da balança de CG é mais grosso. usei uma bucha não-sei-o-que de barra roscada que tinha na loja.
3.1-na fixação do lado esquerdo é preciso fazer um rombo no suporte flutuante pra passar uma barra que segurava a tampa antiga. se fizer no formato certo, ja segura o novo suporte. no meu caso eu tive sorte, nem ferramenta certa eu tinha.
3.2-no lado direito é só fazer o novo furo na nova posição e usar arroelas/calço com um parafuso novo e mais longo.
3.3-o suporte do escape precisa ser refeito, no meu caso foi utilizado uma chapa grossa de aço inoxidável com 3 furos, 2 fixando escape e 1 fixo na pedaleira. precisa tirar um pouco de material na pedaleira pra ter espaço pros parafusos do escape, mas nada demais. o parafuso que segura a chapa tem o tamanho igual ao calço do barafuso inferior que segura a pedaleira, então recomendo parafuso pequeno ou fixar em um lugar mais livre na propria pedaleira.
4-o suporte antigo fica esbarrando, o ideal é tirar fora. não foi meu caso, deixei um pedaço caso queira voltar a usar, é só refurar e fixar uma pedaleira não-retrátil.
5-arruelas a gosto para ajustar a distância do corpo da moto e do suporte flutuante novo. usei uma de cada lado para não atrapalhar a porca auto-travante. tudo inoxidável.
6-as pedaleiras antigas encaixam no suporte da titan, porém tem que usar outro pino. no meu caso instalei um parafuso com porca auto travante e mais uma arroela gigante na propria pedaleira pra não deixa-lo frouxo (fazendo barulho) porém não está na foto.

minha mulher gostou, ela disse que "parece estar flutuando, tem muita diferença".
custo total: aproximadamente 120 pila. comprei pedaleiras paralelas pois as originais são uma facada. vieram simplemente 2 peças de alumínio fundido, nada especial.
FOTOS!!! (ou nunca aconteceu).

http://s9.postimg.org/r73iesvla/DSC_4630.jpg
http://s9.postimg.org/cf3e17f1q/DSC_4629.jpg
http://s9.postimg.org/8jzzymvvy/DSC_4628.jpg
http://s9.postimg.org/r8dg87xf2/DSC_4627.jpg
lixei as pedaleiras pra melhorar o acabamento. veja diferença abaixo:
http://s9.postimg.org/i1v5kxs6m/DSC_4599.jpg

atualmente ja pintei de preto o suporte antigo pra finalizar acabamento. posto as fotos depois...

Defeacer
13-05-15, 14:57
Conheço isso como bacalhau.

Ricardo Cazati
13-05-15, 17:13
Ficou show Vulcan !
é igualzinha a pedaleira da Sky kkkkkkkkkkkkk

Vulcan
13-05-15, 17:56
Conheço isso como bacalhau.

É a variação de nome, tipo girabrequim, virabrequim e árvore de manivela...

- - - Updated - - -


Conheço isso como bacalhau.

É a variação de nome, tipo girabrequim, virabrequim e árvore de manivela...

Guino
14-05-15, 13:02
Caracas.... isso é uma obra de arte.... parabens ficou bacana..

Vulcan
14-05-15, 13:12
Caracas.... isso é uma obra de arte.... parabens ficou bacana..

obrigado, podia ficar melhor. :)

betocampana
14-05-15, 16:00
Ficou bem legal, e depois de lixada ficou linda!

E adoro esse tipo de mecânica, pratico muito:

se fizer no formato certo, ja segura o novo suporte. no meu caso eu tive sorte, nem ferramenta certa eu tinha.

14-05-15, 19:09
Ficou muito bom Vulcan, parabéns cara!

jorgetfs
15-05-15, 14:20
deve ter ficado muito show mas as fotos estão offs aqui :/
essas pedaleiras na balança.. meu deus do ceu que troço ruim, da pra sentir tudo que acontece no chão kkk
abraços

hugobci
26-05-15, 08:32
Ficou show de bola esse bacalhau! Pensa em por pedaleira retrátil pro piloto no lugar do estribo?


Enviado usando Tapatalk, erros de digitação e ausencia de acentuacao são frequentes

2weels
26-05-15, 11:23
Nunca tinha reparado que o pedal do garupa era na suspensao na Biz, **** aparencia de gambiarra como vem de fabrica.

Ficou muito bom na sua.

Vulcan
26-05-15, 18:23
Ficou show de bola esse bacalhau! Pensa em por pedaleira retrátil pro piloto no lugar do estribo?


Enviado usando Tapatalk, erros de digitação e ausencia de acentuacao são frequentes


Retratil, talvez. Mas penso em por um outro conjunto de pedaleira que possa usar freio hidraulico e outra alavanca de cambio talvez com articulação no estilo das carenadas...

Mas isso não é prioridade e so vou mecher depois de preparar os freios, pois na biz se ocorre frenagem muito intensa, você tende a escorregar no banco pois não tem tanque pra segurar se seu pé não der conta. Coisa que não ocorre com os freios de batuque.