PDA

Ver Versão Completa : Quais os problemas "comuns" na Yamaha Fazer.



betocampana
16-05-15, 15:02
Quais seriam os problemas ~cronicos da Fazer 250, se é que existem. Li um sobre alguma mangueira do motor que ocasionalmente dava problemas, aparentemente resolvidos nas versões mais atuais. Este é o único problema da Fazer 250, ou existem outros?

O motor dela é o mesmo da Teneré? Por ser 250 e tal..

Pergunto porque estou tentando escolher o "próximo passo" depois da CG150, em motocicletas 2010 ou mais novas que ainda estejam em produção, porém não vejo muita escolha. A XRE 300 e CB 300 tem um motor que causa dor de cabeça, a Teneré apareceu como boa opção sem problemas graves e com boa durabilidade, embora um pouco cara, a Dafra 250 (custom) é bonita porém não está mais em produção (não sei como é pra encontrar peças dela, no interior de SP) e estou vendo a Fazer agora.

Então recorro a vocês pra verificar se a Fazer 250 seria uma boa escolha, ou se acabaria ficando na mão. Ou mesmo se existem melhores opções, de preferência uma 250 ou acima. Estou quase escolhendo uma Falcon mais antiga, por não ter encontrado muita coisa boa até uns 10mil reais, com ao menos 250cc.

O objetivo final é conseguir realizar pequenas viagens (200km, em média) com garupa, sem sofrer muito em subidas e com caminhões http://www.pequenasnotaveis.net/images/icons/icon12.png

renanperim
16-05-15, 15:09
Boa tarde

Eu tive 2 fazer e uma Tenere, então conheço um pouco delas.
fazer ano de 2006 a 2008 tem problemas que precisam de recall, se nao me engano eh trocado a balança e o link.
todas as fazer fazem um barulho chato da corrente batendo o protetor, o pessoal até faz umas gambi pra diminuir, mas qq trepidação vem o barulho.
somente isso, a Tenere 2011 teve alguns problemas nas mangueiras de oleo se nao me engano, nunca ouvi falar da 2012 com isso.
o motor eh ótimo e confiável, eu compraria outra sem problemas.

Marcc
16-05-15, 18:39
Cara, pode comprar sem medo. 2 amigos meus, um teve uma fazer 2006, vendeu com 76 mil rodado nunca deu nada de problema. O outro tirou uma tenere 250 zero e também só alegrias. Tenere 250, fazer 250 e lander 250 usam o mesmo motor. Andando tranquilo faz mais 30 km/l
Te muita informação nos fóruns específicos dessas 3 motos.
Seja feliz!

irai
16-05-15, 18:59
Cara, a Fazer 250 é uma das raras motos que simplesmente não tem problemas crônicos, claro que toda a máquina pode apresentar algum defeito eventual, mas não há nenhum componente na Fazer que demande alguma atenção especial.

Para passeios curtos, como tu quer fazer, ela serve muito bem, é leve, a posição de pilotagem é confortável e, em termos de economia de combustível, só perde para Next, mas a diferença é muito pequena. O que pode incomodar na estrada é a relação muito curta, o motor gira alto o tempo inteiro na estrada, nada que um pinhão com 1 dente a mais não resolva.

Alex-BH
16-05-15, 20:42
Fazer é top, colegas meus que tem a moto nunca se queixaram de nada, melhor moto da categoria 250~300 cilindradas.

betocampana
17-05-15, 19:47
Yamaha então acertou a mão? Perfeito!

Fico mais animado ainda em saber que é realmente o mesmo motor da Teneré 250, li no fórum dela que o motor é extremamente confiável. Saí procurando possíveis defeitos nas Yamaha 250, mas não encontrei nada que se repetisse, como encontrei no caso das 300 da honda. No caso, então é porque os problemas não existem mesmo hahah (claro que, como o Irai falou, as vezes tem problema, mas nada que se repita em todas).

Agradeço por compartilharem isso! Tava procurando uma moto legal nessa faixa de preço (~10.000), encontrei até uma Virago 250 por 9000 (muito bonita, porém ano 2000) e algumas Falcon na mesma faixa de preço, porém mais antigas, e queria uma mais nova (2012 + ) e a Fazer e Teneré encaixam perfeitamente no que quero, com vantagem de a Fazer custar em média 2.000 a menos :p

sergiotucano
18-05-15, 09:44
O objetivo é apenas viagem?

Eu pensaria mais na Ténéré 250.
Coloca uma bolha, dois alfojes e um baú... Fica show!

betocampana
18-05-15, 16:05
O objetivo é apenas viagem?

Eu pensaria mais na Ténéré 250.
Coloca uma bolha, dois alfojes e um baú... Fica show!
O meu uso é na cidade, com uma quilometragem diária bem pequena (15km por dia, um pouco mais no fim de semana) e pequenas viagens.
Tenho atualmente uma CG 150 ESD que me atende muito bem no uso em cidade, porém para as curtas viagens de final de semana (idas a Londrina, Presidente Prudente, Cornélio Procópio, nada além de 200km) com garupa, a CG vai no limite.

Imagino que uma moto na faixa de 250~400 cilindradas seja o suficiente, então tou procurando algo. Porém não queria gastar 20.000 em uma moto pra andar 120km hahah uma pequena notável já me atenderia bem. Tenho visto a Fazer 2012 ou mais nova por volta de 8mil a 10mil reais, e a Teneré 2012 ou mais nova entre 10~12 mil. Em termos de custo benefício, elas parecem ótimas.

Mas não estou descartando dicas. Um amigo tem a Kansas 250, parece uma boa moto, e na tabela Webmotors tá por volta de 7000, porém não encontro pra vender.
O estilo não importa muito, custom, trail, on/off, tanto faz. O fator determinante é ter ao menos 20cv/2kg de torque (pra manter uma velocidade regular na estrada, sem estar no limite do motor o tempo todo) e suportar pequenas viagens com garupa.

jefferson.santiago
18-05-15, 23:24
Cara eu tenho uma e estou muito feliz. Depois de ler muito e ver relatos de amigos que possuem existem dois problemas comuns mas que nem se comparam aos problemas da linha 300. Algumas tiveram problemas em uma curva no tubo de óleo fraca e a junta do cabeçote , caso o mecanico coloque muito óleo no motor pode passar a vazar .
Enfim ótima escolha , a minha está com 24 mil km e só apertei a corrente duas vezes.
Viagens todo final de semana e muitos km felizes.
Dois problemas que sao problemas pra mim :
banco ... Ainda procurando solução mas é muito duro para longos trajetos (100km)
Transmissão muito curta, resolvi com um pinhão de 16 dentes


Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Gabriel-SC
19-05-15, 11:57
vale a pena por aeroquip nessas motos (fzr, tené ou lander), ou não faz muita diferença?

jefferson.santiago
19-05-15, 16:35
vale a pena por aeroquip nessas motos (fzr, tené ou lander), ou não faz muita diferença?


Eu acho o freio da fazer muito borrachudo, é que nunca fui ver o que é necessário $$ mas deve melhorar muito

irai
19-05-15, 18:38
O Aeroquip sempre é vantagem sim, vai deixar a frenagem mais precisa, e não é uma coisa cara.

Marcc
19-05-15, 19:11
Ja vi gente colocar na Lander, mas na fazer é raro. Ja pilotei e achei o freio bom. Dependa da tocada. Quem tem tocada agressiva, vale a pena o investimento.

edumrq
19-05-15, 19:23
Teve aguns anos que a fazer/lander teve problema na biela (quebra), mas foi abaixo de 2010, qualquer usada que teve esse problema já deve ter tido a biela trocada, o freio da lander e tenere é borrachudo, muita gente poe aeroquip, semana passada andei em uma lander e o freio era bem ruinzinho mesmo, na fazer nunca vi reclamarem do freio, mas apesar de qualquer coisa a fazer é o melhor custo beneficio há alguns anos

betocampana
19-05-15, 22:20
Eu tava com dúvidas de o que é Aeroequip hahah (difícil essa "volta" pro mundo das duas rodas) então deixo aqui o tópico do fórum de Teneré: é basicamente uma melhoria nas mangueiras de freio (e no caso do tópico, acabaram discutindo sobre todas mangueiras)

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=28&t=324&sid=9fc545b6cf1f69c1f76d74f8f2a4a628

edumrq
20-05-15, 13:52
Uma duvida, será que da pra trocar o flexivel das landers e teneres pelo da xre?

por que isso?

1- É mais barato (metade do preço de um aeroquip
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-644503430-flexivel-freio-dianteiro-xre300-falcon-_JM

2- É bom

3- É mais bonito, ele passa por dentro das bengalas como as motos street, não fazendo aquela super curva por cima do painel

xre
http://i.ytimg.com/vi/ArPLGdoXgtU/maxresdefault.jpg

super curva lander
http://img10.imageshack.us/img10/8259/img0888arq.jpg

2weels
24-05-15, 13:19
As mais antigas geralmente tem problemas no anel de vedacao do tps ( no corpo de borboleta da injecao ). Peguei uma com problemas, troquei o anel ( comprei na cc ) e fiz o servico, regulei a lenta, ficou perfeita. Os sintomas de problemas ali sao lenta instavel, estouros no escape e comportamento estranho do motor em desaceleracoes.

2weels
24-05-15, 15:28
Ps: as primeiras Fazers também sofreram recall na suspensao traseira. Precisa ver se foi feito!

Inho
26-05-15, 12:09
Na minha humilde opiniao a melhor opção seria a fazer250. Assistencia, peças, preço e ausencia de dores de cabeça. Tive uma e era so alegria, e voltarei a comprar uma assim que sobrar uma grana. Usava em cidade, terrenos acidentados, estradas, br101, viajens a capital do rio de janeiro e niteroi, serra...perfeita pra tudo (com extrema exceçao para estradas de chao, ai sim ela e uma merda, realmente um perigo e uma maldade com a moto). O motor e muito bom e a moto e muito economica...andando comportado (entre 80 a 110) conseguia fazer as vezes 30 a 32 km/l, sem peso...ela e confortavel para o piloto e para a garupa (viajava direto de 100km a 350km) com bau e garupa e a moto ia de boa. Claro que tem que fazer paradas para o garupo, mas sozinho eu tocava direto...


p.s.: digo assistencia pq na minha regiao temos muitas opçoes boas de peças em lojas e por um bom preço que se equivale a da internet e a presença da yamaha na regiao em outras cidades...averigue a sua regiao...esqueci de citar isto...foi mal

andersonpg
18-12-16, 17:25
Na minha humilde opiniao a melhor opção seria a fazer250. Assistencia, peças, preço e ausencia de dores de cabeça. Tive uma e era so alegria, e voltarei a comprar uma assim que sobrar uma grana. Usava em cidade, terrenos acidentados, estradas, br101, viajens a capital do rio de janeiro e niteroi, serra...perfeita pra tudo (com extrema exceçao para estradas de chao, ai sim ela e uma merda, realmente um perigo e uma maldade com a moto). O motor e muito bom e a moto e muito economica...andando comportado (entre 80 a 110) conseguia fazer as vezes 30 a 32 km/l, sem peso...ela e confortavel para o piloto e para a garupa (viajava direto de 100km a 350km) com bau e garupa e a moto ia de boa. Claro que tem que fazer paradas para o garupo, mas sozinho eu tocava direto...


p.s.: digo assistencia pq na minha regiao temos muitas opçoes boas de peças em lojas e por um bom preço que se equivale a da internet e a presença da yamaha na regiao em outras cidades...averigue a sua regiao...esqueci de citar isto...foi mal

Pois é, em paralelepido eu acho a Fazer bem durinha, tem que andar devagar, mas muito boa em estrada.

Depois que endureci a regulagem do prolink então, ficou muito boa.

emerson merighi
20-12-16, 09:54
Fazer 250cc é excelente..Tive duas e é uma moto que eu recomendo...Hoje, estou com uma fazer150cc...Moto boa também, mas a 250cc é melhor.

Vulcan
20-12-16, 10:30
Pois é, em paralelepido eu acho a Fazer bem durinha, tem que andar devagar, mas muito boa em estrada.

Depois que endureci a regulagem do prolink então, ficou muito boa.

fazer com prolink?

andersonpg
20-12-16, 11:25
fazer com prolink?

Supensão mono amortecida ou prolink não é a mesma coisa?

2weels
20-12-16, 11:27
Meio dificil classificar uma suspensao. Tenho um exemplo de pro-link, a Sahara, que tem o jumelo e varios links. Da Tenere olhei, olhei, não é uma monoshock classica, onde o quadro elastico se liga ao amortecedor diretamente. Agora por curiosidade abaixei e dei uma olhada na suspensão da Midnight, é muito parecida com a da Teneré, tem jumelo, links, amortecedor, muito parecido com da Teneré, mas oficialmente é uma monoshock. Acho que quase todas monoamortecidas de hoje são uma especie de "prolink" modificada, igual carro, quase todos usam McPherson na dianteira, mas ja se tornou tao generico que ninguem mais chama pelo nome.

PS: Não se deve comparar uma moto de 18 anos com uma zero km, teria que trocar tudo por novo original para começar a ser viavel, mas a eficiencia da suspensao da Tenere250, no meu caso quando troquei, achei melhor que da Sahara. De novo, a Sahara tinha amortecedor velho ( mas que não vazou com 2500km como aconteceu com a Tenere ), jumelo, links, tudo velho, cansado e ja com folgas...

andersonpg
20-12-16, 11:36
Depois que eu endureci a suspensão traseira, a Fazer ficou quase igual a CB300,

Em paralelepípedos parece que estou andando de jegue, kkkkk


Sorte que eu sou meio pesado, se o sujeito pesa até uns 70kg deve ficar complicado.

Vulcan
21-12-16, 08:18
Supensão mono amortecida ou prolink não é a mesma coisa?

pro-link possui uma graduação maior na força da suspa, concedendo melhor desempenho em grande curso de roda.

mono-amortecida
http://s14.postimg.org/uv8rgc08x/thi5_021.jpg
pro-link
http://s7.postimg.org/zcqo3h6y3/bikepics_2501610_800.jpg
http://s7.postimg.org/qvr5sk297/honda_vfr_1200x_04.jpg

andersonpg
21-12-16, 08:20
Mas então a Fazer está mais para prolink do que para mono amortecida....

2weels
21-12-16, 09:59
Concordo. Mas o nome Pro-Link deve ter alguma patente.

Muitas motos usam o esquema da segunda foto, até motos de entrada como a Crosser e estradeiras como Midnight e agora vi que a Boulevard também, ou seja, ja deixou de ser suspensao de trail. A Bros, Twister e Xtz usam o primeiro esquema, sem links, diferente da Xre que ja usa links também.

Isac-RJ
21-12-16, 11:24
Se me lembro bem o nome pró link é patenteado pela Honda.

Vulcan
21-12-16, 11:52
não é um sistema único de motos offroad, ele faz o papel de mola com continuidade variável (igual a da duke 200 e 390 por exemplo) porém permite mais curso com a mesma mola/amortecedor. :)


Se me lembro bem o nome pró link é patenteado pela Honda.

sim, patenteado pela honda porém ficou conhecido por este nome... igual jetski.

as outras marcas usam nome de "uni-trak" (kawazaki) e "full-floater" (suzuki) com tecnologias iguais ou com mesmo efeito. o sistema pro-link é mais barato, fácil manutenção e menor.

andersonpg
22-12-16, 09:45
Igual jetski (moto aquática) coca cola (refrigerante de cola) cotonete (hastes flexíveis) bandaid (curativos adesivos) maizena (amido de milho) Insulfilm (películas escurecedoras)

andersonpg
23-12-16, 07:55
Garanto que hastes flexíveis vocês não sabiam o que éra. :D

joãomaller
23-12-16, 10:02
Garanto que hastes flexíveis vocês não sabiam o que éra. :D
Quem te enganou ? Kkk

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

dfazer
23-12-16, 16:49
a minha fazer tenho desde 2008, rodando todo dia para trabalhar, fds e viagens, nunca me deixou na mão, nada além da manutenção normal, troco o yamalube a cada 3mil, filtro de óleo a cada 6, vela a cada 9, está rodando suavemente, consumo varia entre 24 a 28km/l, está original (tirando as peças de manutenção), não tive nenhum gasto "alto" com ela nesses anos.

andersonpg
07-01-17, 14:11
Motor de arranque, nos modelos 2012 em diante. Nos modelos anteriores não sei.

A minha de vez em quando não batia o arranque. Desmontei e um imã havia soltado e moído lá dentro.

Fui em umas 30 mecânicas e autopeças, todos me falaram que é comum isso nas Fazers e Landers.

- - - Updated - - -

E o pior é que o arranque custa por volta de 1000 reias, um absurdo.

- - - Updated - - -

O motor dá XRE e cb300 é bem mais barato e igual, só o eixo que é maior.

Vi na internet uma cara que diz que troca a ponta, não sei se usa o induzido na carcaça do motor dá Honda, alguém sabe alguma coisa?