PDA

Ver Versão Completa : Sobre aumento da taxa de compressão (preparação leve)



betocampana
29-05-15, 16:35
Em motos pequenas, as opções básicas de aumento de potência são: melhorias na alimentação/escape, aumento de cilindrada e aumento na taxa de compressão.
Dentre essas, aumentar a taxa de compressão é a modificação mais simples e de baixo custo que conheço.

Considerando que as fábricas no brasil produzem motos com uma taxa de tolerância para variações de temperatura e combustível, pesquisando em geral, cheguei a conclusão pessoal de que rebaixar o cabeçote até uns 0,5mm produziria uma taxa de compressão aceitável para uso com gasolina, sem diminuir significativamente a durabilidade e melhorando o rendimento do motor. Inclusive com uma possível melhoria no consumo de combustível.

Considerando apenas motos pequenas (abaixo de 400cc), este pensamento estaria correto, na visão de vocês?


Li também sobre o caso de instalação de turbocompressores em carros, desde que com uma pressão baixa, não diminui abruptamente a durabilidade de um motor. Algo como 0,5 de pressão teria um bom efeito no desempenho, e uma muito pequena perda de durabilidade no motor.
São conceitos diferentes, porém são motores expostos a mais desempenho :p

** apenas uma discussão de fim de trabalho da sexta a tarde, mas é algo que estive pensando pra melhorar o desempenho de motos em geral, com baixo custo, especialmente monocilíndricas.

joãomaller
29-05-15, 18:00
Eu to querendo taxar um pouco a minha twister, o que os amigos me dizem sobre isso,
ABRAÇOS

- - - Updated - - -

Marcc
29-05-15, 22:22
Aumentar a taxa nunca vai melhorar o consumo, esqueçam isso. Aumento de taxa = mais combustível e mais ar pra queimar.
Se vc ja tem um escape esportivo e um filtro esportivo, taxar é apenas o "segundo" passo da brincadeira. Provavelmente terá o mesmo efeito de trocar o comando, pois nada mais faz do que admitir mais ar e mais gasolina para o motor. Mais ar e mais combustível = mais potência. Pra melhorar ainda mais a bricadeira, ideal é mandar aumentar o diâmetro dos dutos do cabeçote, isso daria mais torque. Aumentar muito a taxa pode gerar pre detonação da mistura, o que prejudica o motor.
Atenção para carburação, pois apenas mexer no parafuso da mistura pode não ser suficiente. Toda essa modificação pode pedir a troca do giclê de alta.

Se eu tivesse grana sobrando eu adoraria mexer no motor da minha hehehehhehe

Moderação, favor mover o tópico para a área correta.
Vlw

Vulcan
30-05-15, 09:45
Em motos pequenas, as opções básicas de aumento de potência são: melhorias na alimentação/escape, aumento de cilindrada e aumento na taxa de compressão.
Dentre essas, aumentar a taxa de compressão é a modificação mais simples e de baixo custo que conheço.

Considerando que as fábricas no brasil produzem motos com uma taxa de tolerância para variações de temperatura e combustível, pesquisando em geral, cheguei a conclusão pessoal de que rebaixar o cabeçote até uns 0,5mm produziria uma taxa de compressão aceitável para uso com gasolina, sem diminuir significativamente a durabilidade e melhorando o rendimento do motor. Inclusive com uma possível melhoria no consumo de combustível.

Considerando apenas motos pequenas (abaixo de 400cc), este pensamento estaria correto, na visão de vocês?


Li também sobre o caso de instalação de turbocompressores em carros, desde que com uma pressão baixa, não diminui abruptamente a durabilidade de um motor. Algo como 0,5 de pressão teria um bom efeito no desempenho, e uma muito pequena perda de durabilidade no motor.
São conceitos diferentes, porém são motores expostos a mais desempenho :p

** apenas uma discussão de fim de trabalho da sexta a tarde, mas é algo que estive pensando pra melhorar o desempenho de motos em geral, com baixo custo, especialmente monocilíndricas.

sobre taxa de compressão, teóricamente melhora a queima e isso aumenta (um pouco) a potência. pra evitar a "batida de pino" ou pré-ignição (dependendo da taxa, refrigeração/temperatura e combustível usado) costuma-se enrriquecer a mistura até o limite junto com o aumento da taxa no motor em questão. isso faz aumentar o consumo em nome de desempenho porém se trabalhar com menor giro, (não é certeza) é possível economizar combustível pelo melhor rendimento do motor.

mas essa economia seria a diferênça de desempenho (rendimento térmico) antes e depois do motor taxado... as vezes pouca coisa.

o efeito negativo mais visível no aumento da taxa, além da batida de pino, é uma menor vida útil dos aneis do pistão. item ignorado na maioria das vezes que se prepara o motor de pistão de qualquer coisa.

sobre turbocompressores também ja li que se colocarem 0,5 bar "num da nada", pois só seria uma ajudinha pro motor colocar ar dentro do cilindro, sem graaaaandes diferenças na parte de peças a serem trocadas e consumo, porém com grande ganho de potência. mais pressão que isso tem que ter muito mais controle, trocar peças e colocar mais peças como o intercooler...

outr detalhe é que taxa alta e turbo compressores não combinam.

mas juntando as duas bagaças, quer um exemplo do que acontece quando se coloca turbo num motor que gira mais que a pomba gira?
repara no RPM dessa desgraça que sem turbo tem pra lá de 120hp...

https://www.youtube.com/watch?v=WRYY3LKjruQ

irai
30-05-15, 12:44
Nos últimos tempos eu também tenho me interessado sobre a instalação de turbocompressor em motocicletas. Sempre quis ter uma moto preparada, mas fuçar muito no motor não é uma coisa que agrade, viajo bastante de moto e não quero perder confiabilidade, então sempre deixei o motor stock, e como só trocar escape/filtro não costuma ter um resultado relevante, também nunca mexi nisso.
Quanto à instalação do turbo, o que tenho visto é que só funciona direito em motos injetadas, nas carburadas a coisa fica muito estúpida, com variações abruptas de potência, costuma ficar um lixo em baixa e quando abre o turbo a moto dispara desembestada.
E mesmo numa moto injetada, o tamanho da turbina costuma ser um problema, mesmo a turbina do Gol é grande demais para uma 250~300cc, ela só vai encher com giro lá em cima, mas em compensação, dá pra fazer um ajuste fino bem melhor com a I.E. Será que existem opções de turbinas menores?
Pelo que tenho visto, dá pra ganhar uns 50% de potencia com pressão de 0.5~0.6 e isso mexendo só no mínimo necessário para instalar o turbo, isso faria, por exemplo, minha Next ficar pau-a-pau com uma Ninjinha 300, o que é bem interessante...

Ainda não tenho uma ideia de custos, vi muita variação de preços, então teria que pesquisar mais sobre esse mercado. E tem também a questão da legalização, parece possível, mas não faço ideia de por onde começar.

Sobre taxar o motor, aí já não tenho muita ideia dos resultados, se for pouca coisa, creio que não seja um grande problema, e o resultado é bem interessante.

chiccoli
30-05-15, 12:56
Marcc (http://www.pequenasnotaveis.net/members/38346-Marcc), bom, citando o que vc disse, "Aumentar a taxa nunca vai melhorar o consumo, esqueçam isso. Aumento de taxa = mais combustível e mais ar pra queimar." - Aumentando a taxa, não aumenta o ar dentro da câmara, mas a sua pressão sobre ele, pode sim melhorar a economia, pois existe uma margem de combustível que não é queimada, e o aumento da taxa de compressão melhora a eficiência térmica. Os problemas começam quando a taxa é demais pra refrigeração do motor, precisando assim de mais combustível pra refrigerar a câmara, e a bobina de ignição não tem força pra faísca atravessar o ar com a sua densidade aumentada no momento da ignição. então não existe uma formula magica, gasolina não suporta mais de 10,5 de taxa de compressão, pode ser aumentada, conforme a tecnologia implementada no motor pra melhoria de rendimento.

"Se vc ja tem um escape esportivo e um filtro esportivo, taxar é apenas o "segundo" passo da brincadeira. Provavelmente terá o mesmo efeito de trocar o comando, pois nada mais faz do que admitir mais ar e mais gasolina para o motor. Mais ar e mais combustível = mais potência. Pra melhorar ainda mais a brincadeira, ideal é mandar aumentar o diâmetro dos dutos do cabeçote, isso daria mais torque. Aumentar muito a taxa pode gerar pre detonação da mistura, o que prejudica o motor.
Atenção para carburação, pois apenas mexer no parafuso da mistura pode não ser suficiente. Toda essa modificação pode pedir a troca do giclê de alta."
- Sobre carburador, dutos e tal, já foi comprovado que se vc aumentar demais os diâmetros dos dutos vc pode perder a velocidade dos gases, acabando em não melhorar nada o motor, além de piorar, tem inclusive uma empresa americana que reduzia os dutos pra aumentar a potência dos carros. Mexer em motor é um conjunto de modificação de um projeto, não existe uma formula magica, um motor é feito pra suportar dezenas de possíveis situações em centenas de ambientes, o que a gente pode fazer é melhorar pro nosso. Um exemplo, no Sul de vez em quando a gente vê alguém falando que colocou oleo 10w30 e o motor ficou bom, mais leve pra rodar, e nunca mais volta pro 20w50, aqui em sp, o 10w30, da mesma marca, o motor parece que ta com um chocalho dentro depois que esquenta, mas as temperaturas e ambientes são bem diferentes, muda quase 20ºC dependendo da época do ano, o que da pra ser melhorado la em algumas coisas, nunca poderão ser melhoradas aqui. mas o "original" é feito pros 2 ambientes.

betocampana
30-05-15, 17:53
Então, acho que por melhorar a eficiência da explosão, aumentar a taxa de compressão não traria aumento de consumo, mesmo com a necessidade de enriquecer a mistura. Isso, é claro, considerando valores aceitáveis (levando até 10,0, 10,5).

E como foi lembrado pelo Chiccoli, a região onde se mora provavelmente é determinante nisso. Esqueci desse ponto, se for no nordeste ou norte, que a temperatura ambiente é alta o ano inteiro, aumentar a taxa de compressão pode trazer problemas. Aqui no interior de SP é mais tranquilo, um ou outro mês que fica mais quente. Na região sul deve ser bem mais tranquilo taxar o motor.

Citei o turbo só pra dar o exemplo dos carros, onde um aumento de potência não necessariamente levaria o motor a explodir em um mês hahah conheço nada a respeito de turbo pra moto, tô besta com esse video do Vulcan :shock: como que dirige isso?

Waltrick
30-05-15, 22:19
Beto a sua é uma 150?
Como dito por alguns acima o aumento de taxa aumenta o rendimento (até certo ponto não é milagre auhuahua) há três formas de você aumentar a taxa, seria:
1 rebaixando cabeçote , não sei se seria interessante no caso da cg que é com corrente, caso o conjunto esteja com uma certa km pode começar a bater corrente (pelo menos foi oq o mecânico de um colega meu falou, em conversa com ele).
2 pistão "cabeçudo" ao qual não sei se existe para sua moto.
3. Que seria o que eu faria, aumento de cilindrada pois aumentada a Cc sem mecher na câmara de combustão e com o pistão tendo a cabeça igual ao original a taxa irá aumentar.
no terceiro caso teria qua ver qual a taxa original e ver quanto aumentaria a cada mm a mais,meu sinceramente colocaria 1 ou 2mm de for uma 150 ficaria 155 ou 160cc respectivamente.

betocampana
31-05-15, 04:06
1 rebaixando cabeçote , não sei se seria interessante no caso da cg que é com corrente, caso o conjunto esteja com uma certa km pode começar a bater corrente (pelo menos foi oq o mecânico de um colega meu falou, em conversa com ele).
eu ia fazer isso HAHAH já ia dar ruim! É uma CG 150 sim, pensei que fosse possível ajustar a corrente, sei lá, por ser uma diferença bem pequena, ia perguntar pra mecânicos se poderia acontecer algo de errado, e então fazer (desmontar o cabeçote ou cilindro é facil, eu mesmo levaria no torno).
Tenho esse projeto de aumentar a cilindrada também, pra 190, no caso, com aqueles kits do mercado livre. Acho bem legal pra moto de cidade, que viaja pouco. Mas aí demanda um teco a mais de grana, os kits Athena pra 190 tão por volta de 300~400.

Mas acho que faria isso em qualquer moto com taxa abaixo de 9,5. Especialmente depois do aumento da porcentagem de alcool na gasolina, pra 27%, em março de 2015. Aparentemente taxas até 10,0 não tem um problema maior, além do pequeno aumento do desgaste do motor (se houver).
Na Yamaha XTZ 250 Ténéré eu não mexeria, pois ela já anda com taxa de 9,8:1.
Já a taxa de compressão da Falcon Nx4 é ridicula, 8,8:1. Esse motor pede um rebaixamento de cabeçote!

irai
31-05-15, 10:05
Vi que algumas motos esportivas tem motes com taxa de compressão na casa dos 13:1, o que me parece bem extremo para rodarcom gasolina. Qual é a magica desse esquema? Seria possível chegar nesses números em um motor "comum"?

Marcc
31-05-15, 10:37
chiccoli, um motor original com taxa, por exemplo 10:1, significa que ele comprime 10 partes de ar num espaço que, sem compressão, caberia apenas uma parte de ar. Aumentando a taxa para 10,5:1 ele comprime 10,5 partes de ar no mesmo espaço, então logicamente o motor vai puxar mais ar. Por favor explique pra gente como isso mlhora a eficiêcia da queima...
Já estudei bastante sobre isso, e o que pude perceber é que para melhorar a eficência é necessário mudar o desenho da cabeça do pistão e aumentar a potência da bobina. Mesmo assim, a economia de combustível é muito pequena.
Gostaria que vc debatesse mais e compartilhasse conosco seus conhecimentos sobre esse assunto, pois o material disponível sobre isso na internet é muito pobre.

Sobre o aumento demasiado dos dutos do cabeçote, vc deu a explicação perfeita!

Vlw!

chiccoli
31-05-15, 13:53
pq vc esta pegando o mesmo ar, ou menos, pois a câmara é reduzida ao rebaixar o cabeçote, e comprimida na proporção da "taxa de compressão". o ar puxado é o mesmo ou menos.
pela parte da compressão e melhoria de rendimento, até onde eu sei é que qt mais vc comprime o ar, em alta velocidade, o ar esquenta, fazendo com que todas as partículas de combustível queimem, reduzindo a gasolina não queimada que seria jogada pra fora pelo escapamento. e bobina de ignição, uma vez coloquei a do gol MI na minha twister, tinha bastante torque em baixa, quase uma cb300 pra andar, mas a mistura ficou pobre, tive que dar uma volta no parafuso do ar pra ajustar, e ai ela ficou com uma resposta mais rápida. mas exemplo, quem tem twister sabe que ela da umas falhadas em baixa rotação, que fica impossível andar a menos de 3 ou 4 mil rpm dependendo da marcha, com a bobina eu consegui andar em 6ª a 2 mil rpm, e se puxasse ela ia saindo devagar e progressivo. o problema é que depois de uns dias ela começa a querer ligar só com o farol desligado, e começa ai umas frescuras chatas. queria experimentar a cachimbina, mas não me sobrou 100, 150 reais ainda. e tenho medo do efeito ser o mesmo. ha.., consegui fazer uns 25,5 por litro tbm. antes era 22.

Marcc
31-05-15, 15:29
Cara, vc tem razão. Matutei um pouco e cheguei a mesma conclusão. vlw!

Waltrick
31-05-15, 16:41
Chicolli, estou que nem voce louco pra por a cachinbina do Stone, porem nao sobrou ainda $$, acho que ate final do ano fecho com ele kkkk, ja falei umas 5 vezes com ele e nao comprei ainda, mais final do ano compro o kit vela+ cachinbina auhauhauh

Vulcan
31-05-15, 17:52
Marcc (http://www.pequenasnotaveis.net/members/38346-Marcc)(...)um motor é feito pra suportar dezenas de possíveis situações em centenas de ambientes, o que a gente pode fazer é melhorar pro nosso. Um exemplo, no Sul de vez em quando a gente vê alguém falando que colocou oleo 10w30 e o motor ficou bom, mais leve pra rodar, e nunca mais volta pro 20w50, aqui em sp, o 10w30, da mesma marca, o motor parece que ta com um chocalho dentro depois que esquenta, mas as temperaturas e ambientes são bem diferentes, muda quase 20ºC dependendo da época do ano, o que da pra ser melhorado la em algumas coisas, nunca poderão ser melhoradas aqui. mas o "original" é feito pros 2 ambientes.

por isso que troquei o 20W50 por 15W50
se tivesse 10W50 mandava pra dentro da biz sem dó nem choro.


(...)

Citei o turbo só pra dar o exemplo dos carros, onde um aumento de potência não necessariamente levaria o motor a explodir em um mês hahah conheço nada a respeito de turbo pra moto, tô besta com esse video do Vulcan :shock: como que dirige isso?

novamente digo que preparação boa não quebra motor.

voltando ao turbo, se achou aquilo doido, imagina quando aparecer um corajoso pra colocar supercharger+turbo numa RD... (só turbo não funfa direito em motor 2T)
pra uma moto usar um turbo de carro 1.0, ela tem que ter no mínimo 600cc pra compensar a diferença de fluxo em giro do motor. menos que isso o turbo tem que ser muito pequeno ou "não vai encher direito".

original

https://www.youtube.com/watch?v=DZQf6rdSV84


Vi que algumas motos esportivas tem motes com taxa de compressão na casa dos 13:1, o que me parece bem extremo para rodar com gasolina. Qual é a magica desse esquema? Seria possível chegar nesses números em um motor "comum"?

esses motores geralmente tem injeção eletrônica e refrigeração líquida. trabalham no esquema VHC (igual o do celtinha 1.0)
também tem óleo com especificação muito alta (API SM+) sistema diferenciado de ignição e de vela para conseguir trabalhar com a alta taxa.

penso em fazer esse esquema na biz mas vou meter refrigeração a óleo com radiador de tornado, circuito analógico de controle de temperatura de 3 estagios (frio, normal e super-aquecido) e uma taxa de aprox. 11~11,5 compatível com a refrigeração. negócio é grana pois é a ultima etapa do projeto....

falando em motor VHC -> http://revista.webmotors.com.br/direcao-sustentavel/da-oficina-chevrolet-celta-e-o-polemico-vhc/1334080969791
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=485658

betocampana
01-06-15, 01:48
O Celtinha com taxa de 12,6:1 (carros normalmente são mais conservadores nisso) e a Falconeta com 8,8:1 :\

Tem um esquema de atrasar um pouco o ponto de ignição, caso comece a bater pino, como último recurso (se der ruim). Porém provavelmente não se faz mais isso hahah
A CG anda com 9,5:1 e a Fazer 150 com 9,56:1. As duas dão margem a um aumento pequeno. A Biz 125 anda com 9,3:1, acho que você pode aumentar um pouco ela sem esse radiador. Mas 11 ~ 11,5 :1 não dá margem a redução da durabilidade na biela, parte de baixo do motor, etc etc?


...bobina de ignição, uma vez coloquei a do gol MI na minha twister, tinha bastante torque em baixa, quase uma cb300 pra andar, mas a mistura ficou pobre, tive que dar uma volta no parafuso do ar pra ajustar, e ai ela ficou com uma resposta mais rápida. mas exemplo, quem tem twister sabe que ela da umas falhadas em baixa rotação, que fica impossível andar a menos de 3 ou 4 mil rpm dependendo da marcha, com a bobina eu consegui andar em 6ª a 2 mil rpm, e se puxasse ela ia saindo devagar e progressivo.
Caraca, bem interessante esse lance da bobina, nunca pensei em mexer nesse ponto da moto pra melhorar o rendimento. E o efeito é bem legal, pro meu uso. Raramente ando em giro alto, gosto da força em giro baixo mesmo.

2weels
01-06-15, 15:25
Não dá para comparar o Celta ( ou qualquer carro moderno Flex que usa alta taxa de compressão ) com essas motos que você citou por 2 simples motivos:

- Esses carros todos tem sensor de detonação, ou seja, a injeção fica escutando o motor atravez de uma especie de microfone que é parafusado no bloco com um torque determinado. Quando ela detecta algum som que segue o padrão de frequencia, duração e amplitude da detonação, ele determina atraso no ponto de ignição até que cesse a detonação.

- Extremamente importante: calor causa detonação. Carros usam refrigeração a liquido, diferente das motos citadas, onde o motor sofre grandes oscilações de temperatura. Nos carros, o conjunto bomba, radiador, eletroventilador, valvula termostatica e a propria circulação da agua no bloco mantem as oscilações e principalmente picos de temperatura dentro de determinados limites.

Pode ver que as motos esportivas chegam a taxas de 13:1, mas usam todos os recursos acima citados.

OBS: A detonação se apresenta com maior intensidade em rotações proximas a rotação de torque máximo e com acelerador 100% aberto. Se um motor começar a detonar numa subida, basta reduzir uma marcha que ela normalmente cessa.

irai
01-06-15, 18:18
Hum... Valeu 2Weels, era essa a explicação que eu estava procurando, não sabia que esse tanto de recursos influenciavam assim no sistema. Então deve ser bem difícil mesmo conseguir taxas mais altas nessas motos mais simples, de refrigeração a ar.

chiccoli
02-06-15, 02:00
taxa alta é só no alcool, E se o motor permitir, se vc pegar um projeto que não da pra rebaixar o cabeçote, correntinha atrapalha, pistão é fino.., a alegria acaba ai.

Stone
02-06-15, 08:34
Posso estar enganado, mas pelo que eu sei os carros populares não tem sensor de detonação.

Na gasolina comum pode chegar na casa dos 11:1 de taxa sem problemas, mas com os devidos acertos de carburação
Uma coisa que sempre aconselho a fazer é rebaixar o cilindro ao invés do cabeçote: um cilindro custa R$30 já um cabeçote....
Mas não é só mandar tornear, montar e sair moendo, tem que ver se o pistão não vai bater no cabeçote, se as válvulas não vão pegar no pistão, principalmente a de escape, se taxar muito é recomendável usar uma bobina mais potente pois quanto maior a compressão mais voltagem precisa pra ocorrer a centelha, etc.

É tudo um conjunto, se for feito tudo em harmonia se consegue ótimos resultados, caso contrário é perca de tempo

- - - Updated - - -

Posso estar enganado, mas pelo que eu sei os carros populares não tem sensor de detonação.

Na gasolina comum pode chegar na casa dos 11:1 de taxa sem problemas, mas com os devidos acertos de carburação
Uma coisa que sempre aconselho a fazer é rebaixar o cilindro ao invés do cabeçote: um cilindro custa R$30 já um cabeçote....
Mas não é só mandar tornear, montar e sair moendo, tem que ver se o pistão não vai bater no cabeçote, se as válvulas não vão pegar no pistão, principalmente a de escape, se taxar muito é recomendável usar uma bobina mais potente pois quanto maior a compressão mais voltagem precisa pra ocorrer a centelha, etc.

É tudo um conjunto, se for feito tudo em harmonia se consegue ótimos resultados, caso contrário é perca de tempo

edynho leal
02-06-15, 10:27
Ainda não tenho uma ideia de custos, vi muita variação de preços, então teria que pesquisar mais sobre esse mercado. E tem também a questão da legalização, parece possível, mas não faço ideia de por onde começar.

Sobre taxar o motor, aí já não tenho muita ideia dos resultados, se for pouca coisa, creio que não seja um grande problema, e o resultado é bem interessante.

irai,ontem mesmo no grupo da Next no Facebook um cara postou sobre a experiência de aumentar a potência e a cilindrada do motor da Next.
Pois bem,um cara com perfil chamado Maktork engenharia de motos meses atrás começou a postar fotos na comu,dizendo que estava desenvolvendo um kit 300cc para a Next,o qual não demorou para aparecerem os interessados em mexer em um motor que por si só já tem um ótimo desempenho.
Pois ontem,um outro rapaz postou alertando os demais membros do grupo que o motor preparado dele simplesmente desmanchou por dentro,moeu tudo.O perfil da Maktork,além de se autoexcluir da comunidade, até a noite não havia se pronunciado a respeito.
Para concluir com minha opinião pessoal,creio que não vale a pena gastar dinheiro com modificações em um motor que não foi projetado para determinada compressão e principalmente,que não incomoda.
Acho que a galera em geral,se quer mais potência,junte esse dinheiro que iria gastar,mais a moto atual e pega outra maior.

Ricardo Cazati
02-06-15, 13:00
irai,ontem mesmo no grupo da Next no Facebook um cara postou sobre a experiência de aumentar a potência e a cilindrada do motor da Next.
Pois bem,um cara com perfil chamado Maktork engenharia de motos meses atrás começou a postar fotos na comu,dizendo que estava desenvolvendo um kit 300cc para a Next,o qual não demorou para aparecerem os interessados em mexer em um motor que por si só já tem um ótimo desempenho.
Pois ontem,um outro rapaz postou alertando os demais membros do grupo que o motor preparado dele simplesmente desmanchou por dentro,moeu tudo.O perfil da Maktork,além de se autoexcluir da comunidade, até a noite não havia se pronunciado a respeito.
Para concluir com minha opinião pessoal,creio que não vale a pena gastar dinheiro com modificações em um motor que não foi projetado para determinada compressão e principalmente,que não incomoda.
Acho que a galera em geral,se quer mais potência,junte esse dinheiro que iria gastar,mais a moto atual e pega outra maior.

a questão é mexer, fuçar e você mesmo fazer o motor melhor, no aspecto que você quer,
fico muito perplexo quando abrem um tópico de preparação e modificação e vem alguém pra falar:
"invés de gastar dinheiro com isso, junta a grana e troca de moto"

edynho leal
02-06-15, 14:07
a questão é mexer, fuçar e você mesmo fazer o motor melhor, no aspecto que você quer,
fico muito perplexo quando abrem um tópico de preparação e modificação e vem alguém pra falar:
"invés de gastar dinheiro com isso, junta a grana e troca de moto"
Errado,a questão é saber a m&*$#@ que está fazendo por 1 ou 2 cv a mais de potência sem qualquer garantia que dará certo.
Mas vindo de uma pessoa que dias atrás declarou amor aos carburadores e contra tecnologias de segurança,não me admira tua "perplexidade"...

Vulcan
02-06-15, 14:17
http://geradormemes.com/media/created/nyu03g.jpg

Ricardo Cazati
02-06-15, 15:18
Errado,a questão é saber a m&*$#@ que está fazendo por 1 ou 2 cv a mais de potência sem qualquer garantia que dará certo.
Mas vindo de uma pessoa que dias atrás declarou amor aos carburadores e contra tecnologias de segurança,não me admira tua "perplexidade"...

como já disseram nesse tópico mesmo, preparação bem feita não quebra motor !
o que seu conhecido de dafrinha fez com certeza foi mal feito, mal calculado ou esquecido de alterar outros fatores,
tudo é um ciclo, especialmente nos motores, uma coisa depende da outra e tudo é assim nos motores,
se você mexe em uma coisa, consequentemente tem que mexer em muitas outras coisas,
e também tem o fato de, provavelmente, o motor da Next não aguentar o que os da Honda aguenta...

amo carburador, com certeza !
mas em momento algum eu disse que sou contra as tecnologias de segurança meu querido,
eu disse que na minha opinião todos devem saber dirigir sem as tecnologias, não que sou contra,
é uma coisa totalmente diferente, não é ?

outra coisa o tópico é sobre preparação e modificação de motores,
se você é contra ou acha desnecessário, porque comentar ?

irai
02-06-15, 15:30
Ja falei isso em outro tópico, e muitos concordaram comigo, a preparação de motores não é algo que valha a pena, pensando de forma racional e botando na ponta do lápis, não compensa, mas quem disse que precisamos ser racionais em 100% dos casos? Muitas vezes a vontade de ter uma maquina diferenciada fala mais alto que a razão pura e simples, e é aí que começa a brincadeira, vai ser complicado? Vai. Vai sair caro? Provavelmente. Da pra comprar uma moto melhor com a mesma grana? É bem possível. Mas o sorrisão dentro do capacete depois, muitas vezes compensa isso tudo.

Como falei há pouco, minhas motos sempre foram stock de motor, eu não mexeria para fazer algo meia boca, e uma preparação de primeira, dimensionando corretamente todos os componentes, sai mais caro do que eu estou disposto a gastar. Mas acho que ainda vou ter uma moto preparada no futuro, nem que seja uma segunda moto, só pra curtir.

chiccoli
02-06-15, 16:30
Bom.., depende de cada projeto de motor, o motores mais novo foram feitos pra suportar só o necessário, enquanto os antigos com 1001 limitações aguentavam 50% mais se bem ajustados.
Sobre o kit 300 da next, só se ver o motor desmontadinho que da pra saber qts cc que da pra aumentar, as vezes num da nem pra 285, como era pra twister no começo, o pessoal colocava 1,2 3 mm, os 293cc deram tão certo que hoje temos a cb300, mas roda a 1000rpm a menos. mas aumentaram o tamanho das valvulas, começou a trincar cabeçote. se tivessem só colocado dos sensores eu estraria andando de twister injeção hoje.

betocampana
02-06-15, 17:36
Sou do mesmo time que gosta de melhorar qualquer coisa que possa ser melhorada, seja uma moto, um celular (por isso prefiro Android ao iOS), computador, processos no trabalho, o arroz que eu faço todo dia..

Uma moto 4 tempos de baixa cilindrada realmente não vale a pena ser mexida, pra aumentar 1 ou 2 cv.. Iraí resumiu tudo que eu diria aqui, talvez seja pela área que sigo, quero sempre melhorar ou personalizar algo, ao invés de simplesmente aceitar o que me é entregue.
Talvez eu mude isso daqui algum tempo, talvez canse de fazer meu próprio almoço e escolha algum restaurante pra comer. Mas enquanto a vontade de conhecer e melhorar tudo ao meu redor estiver ativa, vou continuar querendo fazê-lo.

Há um trecho do livro "Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas" que fala sobre isso. Procurarei assim que estiver em casa, vai explicar bem o que quero passar.

Vulcan
02-06-15, 18:21
Falando na parte doida do custo da preparação, sou um que apoia os upgrades quando a oportunidade surge.

Motor da moto ta ruim? Original não te satisfaz? Coloca outro esquema melhor mesmo que saia mais caro. Pois a idéia e suprir as especificações do original ou ser melhor.

Trocar por algo mais fraco ou que não tenha durabilidade igual ao original é comparável a gambiarra. no caso do nível de competição vale quase qualquer coisa... Tanto que durabilidade não é o forte... Mas potência bruta!!

No nosso caso não estamos dispostos a sacrificar qualidades.

Stone
03-06-15, 08:28
Lembrando que certas preparações deixam o motor mais potente e mais durável que o original que sai da montadora (ainda mais nessas motos novas, injetadas, que o motor sai todo desregulado da fábrica). Tenho motor preparado rodando há cerca de 4 anos em trilhas e competições sem sequer ter sido trocado os anéis.

É uma questão de saber onde se quer chegar e saber o que está fazendo.

Um maluco com uma furadeira e uma pedra de retífica arrombando um cabeçote e montando um "kit" pronto definitivamente não é um preparador.

edynho leal
03-06-15, 10:20
outra coisa o tópico é sobre preparação e modificação de motores,
se você é contra ou acha desnecessário, porque comentar ?
Pelo simples fato de estarmos em uma comunidade,de diversas opiniões.O dia em que eu ofender alguém ou não puder me expressar aqui,peço dispensa à moderação.
Expressei meu ponto de vista em um comentário do irai,porque ele tem uma Next assim como eu,e sempre conversamos sobre as mesmas,e tu te ofendeu.Achei teu comentário diminuindo a Dafra e exaltando a Honda um pouco preconceituoso,mas já estou acostumado com isso,não vou alongar o assunto.

- - - Updated - - -


Ja falei isso em outro tópico, e muitos concordaram comigo, a preparação de motores não é algo que valha a pena, pensando de forma racional e botando na ponta do lápis, não compensa, mas quem disse que precisamos ser racionais em 100% dos casos? Muitas vezes a vontade de ter uma maquina diferenciada fala mais alto que a razão pura e simples, e é aí que começa a brincadeira, vai ser complicado? Vai. Vai sair caro? Provavelmente. Da pra comprar uma moto melhor com a mesma grana? É bem possível. Mas o sorrisão dentro do capacete depois, muitas vezes compensa isso tudo.
.
irai eu entendo teu ponto de vista. eu também fiz algumas modificações na minha moto,afinal,quem não faz?
Coloquei escapamento ,vela Iridium,cabo ibooster e troquei a relação.Apenas no motor eu não mexi.Já deu uma boa melhora.

2weels
03-06-15, 11:04
Stone,

Na metade da decada de 90 quando entrou em vigor a segunda fase da Proconve ( Promot de carros ), acho que foi em 1997, se extingiu tanto carburador quanto injeção monoponto. Desde essa epoca, quase todos os motores aumentaram a taxa de compressão, passaram a utilizar injeção multiponto, catalizador, sonda e sensor de detonação, tudo isso para conseguir cumprir as normas de emissão de poluentes já bastante apertadas para aquela época.

irai
03-06-15, 12:41
Edynho. Dessas modificações que tu fez, só não troquei o escape, me deu pena de tirar um escapamento inteirinho de inox, para botar um de chapa, ou alumínio. E realmente a moto da uma soltada principalmente com a relação mais longa, parece que com a original, a quinta marcha é muito curta, com 1 dente a mais no pinhão, a sexta não perde muita força, a quinta fica perfeita para ultrapassar ou manter a velocidade nos subidões, e a quarta também fica um pouquinho mais útil. Eu vi que tem gente usando coroa 32 na Next, mas ainda não vi pra vender, a hora que encontrar quero ver como fica, acho que longa demais, mas quero testar.

Vulcan
03-06-15, 12:55
só pra fazer sentido a treta:


Errado,a questão é saber a m&*$#@ que está fazendo por 1 ou 2 cv a mais de potência sem qualquer garantia que dará certo.
Mas vindo de uma pessoa que dias atrás declarou amor aos carburadores e contra tecnologias de segurança,não me admira tua "perplexidade"...

no caso das pequenas, é quase 20% a mais de potência. não acho que seja pouco e a chance de dar errado é conhecida por todos que topam se aventurar nessa área.


Pelo simples fato de estarmos em uma comunidade,de diversas opiniões. O dia em que eu ofender alguém ou não puder me expressar aqui,peço dispensa à moderação.
Expressei meu ponto de vista em um comentário do irai,porque ele tem uma Next assim como eu,e sempre conversamos sobre as mesmas,e tu te ofendeu.Achei teu comentário diminuindo a Dafra e exaltando a Honda um pouco preconceituoso,mas já estou acostumado com isso,não vou alongar o assunto.

sem mais.

- - - Updated - - -


Edynho. Dessas modificações que tu fez, só não troquei o escape, me deu pena de tirar um escapamento inteirinho de inox, para botar um de chapa, ou alumínio. E realmente a moto da uma soltada principalmente com a relação mais longa, parece que com a original, a quinta marcha é muito curta, com 1 dente a mais no pinhão, a sexta não perde muita força, a quinta fica perfeita para ultrapassar ou manter a velocidade nos subidões, e a quarta também fica um pouquinho mais útil. Eu vi que tem gente usando coroa 32 na Next, mas ainda não vi pra vender, a hora que encontrar quero ver como fica, acho que longa demais, mas quero testar.

casos em que provavelmente não vale a pena trocar a peça. ja pensou em fazer cirurgia nele?


- - - Updated - - -

só pra completar: me interesso por preparação por melhorar a mota sem torna-la um atrativo maior ao alheio e por estar fazendo a preparação planejada, tem contato maior com as peças e com isso ganha-se mais confiabilidade do que catar outra mota desconhecida usada ou até nova, situação em que deixaria de ser loteria e se tornaria custo direto.

agora o tunning visual em alguns casos transforma o veiculo numa atração ambulante. ja fui fâ desse tipo de coisa, agora sou sussi.

Stone
03-06-15, 20:16
Essa pra mim é nova, pensei que só carros mais "tops" tinham sensor de detonação

irai
03-06-15, 20:59
casos em que provavelmente não vale a pena trocar a peça. ja pensou em fazer cirurgia nele?

O que dá pra fazer? Talvez seja estragar a peça pra ganhar muito pouco, visto que mudar o escape serve para redimensionar o sistema em função de alguma outra alteração, que tenha alterado o volume de gases de exaustão, trocar o escape em uma moto com motor stock não muda muita coisa.

Ricardo Cazati
04-06-15, 01:36
enfim voltando ao tópico,
gosto pra caramba em acompanhar preparações, ainda mais as que são bem planejadas !

mdorigon
04-06-15, 08:14
Na minha antiga yes foi tirado quase dois milimetros do cabeçote e feito polimentos dos dutos de admissão escape. Tinha filtro na boca e escape sarachu e o carburador acertado com essas modificações. Melhora... melhora. Muito... não. De fato em giro baixo e medios ficou bem melhor, e mais economica andando normalmente, até pq tinha que acelerar menos que antes nessa situação, resumindo andando na cidade e em rodovias mantendo até uns 90 por hora foi legal o resultado. Depois de um tempo coloquei o kit cilindro e pistão e passei ela pra 157cc. Melhorou mais ainda o que eu disse antes... baixa e medias. Em alta mesmo, nunca mais consegui passar dos 11 mil giros quando era pra andar com tudo. Original eu cheguei na reta colocar o conta giros em 12 mil com a quinta engatada em algumas situações, mas isso só em extremos. Depois de taxar raramente consegui 11 mil. Agora depois eu nunca corri atras de melhorar o carburador original, dar um up no sistema de escape (voltei o original depois do kit 157cc pois o sarachu teimava em quebrar a solda do suporte traseiro com a danada da vibração da yes), ignição mais preparada... sei que ai teria uma ganho a mais. Em fim rodei com ela até 95 mil km e vendi, o kit cilindro pistão rodou uns 40 mil km na minha mão sem problemas. Parte de baixo original... essa moto pelo que to sabendo ja chegou nos 110 mil km.
Não foi uma preparação pesada... foi algo bem sutil o que fiz e como disse. Foi bem feito até aonde deixei o meu mec fazer. O que realmente vi de efeito colateral em tudo que fiz nela foi que não tinha jeito, babava um pouco de oleo pela junta do cabeçote e ficava sujo mesmo. Foi uma experiencia legal, gastei um pouco de dinheiro nessa brincadeira...e hoje em dia eu não tenho mais vontade fazer isso em uma moto que eu uso todo santo dia. Até faria em uma moto só pra ter como hobby e hobby geralmente é aquela parcela do seu dindin que voce fala : fodasse, vou é me divertir e que se dane e ai sas im eu vejo como justificar esse gasto. Mas eu sempre falo pra amigos que me perguntam se vale a pena fazer umas trapalhadas dessa : vai da sua vontade... pense bem se é a hora de fazer e se vai poder fazer direito. Se for pra fazer meio incompleto ou duvidoso não faça. Ainda mais no seu veiculo do dia a dia.

betocampana
05-06-15, 19:48
De fato em giro baixo e medios ficou bem melhor, e mais economica andando normalmente, até pq tinha que acelerar menos que antes nessa situação, resumindo andando na cidade e em rodovias mantendo até uns 90 por hora foi legal o resultado. Depois de um tempo coloquei o kit cilindro e pistão e passei ela pra 157cc. Melhorou mais ainda o que eu disse antes... baixa e medias. Em alta mesmo, nunca mais consegui passar dos 11 mil giros quando era pra andar com tudo. Original eu cheguei na reta colocar o conta giros em 12 mil com a quinta engatada em algumas situações, mas isso só em extremos. Depois de taxar raramente consegui 11 mil.
Em fim rodei com ela até 95 mil km e vendi, o kit cilindro pistão rodou uns 40 mil km na minha mão sem problemas. Parte de baixo original... essa moto pelo que to sabendo ja chegou nos 110 mil km.
Quase dois milimetros é até bastante perto do que pretendo de melhoria básica pra todas motos hahah mas deve aumentar bem a eficiência do motor esses 2mm. A Yes tem 9,2:1 de taxa né? Bem próximo aos 9,5:1 da CG150.

Você continuou com o cabeçote rebaixado depois de aumentar a cilindrada? Tenho um certo receio de misturar cabeçote rebaixado com aumento de cilindrada.
Li por aqui e acolá que realmente aumento da cilindrada não melhora grande coisa o desempenho em velocidade final, porém a moto fica mesmo mais gostosa de dirigir. O que li que melhora bem a velocidade final é a troca do comando.

mdorigon
08-06-15, 16:40
Sim, mantive o mesmo cabeçote. Nunca precisei mexer no grau termico da vela. Qto a aumentar velocidade final... resumindo fazer ela girar mais em quinta com uma relação mais longa (cheguei a usar pinhão 16 pra testar) acho que faltava um bura com melhor capacidade. Se tivesse isso mesmo no conjunto original de comando, acho que ficaria bom. Mas pra mi ja foi...

jorgetfs
21-06-15, 18:38
as turbos carburadas normalmente pra dar mistura legal em alta com turbo cheio tem que ta dando excesso em baixa, fica horrivel mesmo, com as fulltech essa historia muda um pouco, já vi umas 300cc turbo bem legais, na gringa existe muito e lá pela asia existem umas turbinas bem pequenas que aparecem nos videos mas nunca procurei a respeito, se liga nesse video, crf com motor de xre turbo

https://www.youtube.com/watch?v=7IE6p3veyjw