PDA

Ver Versão Completa : Moto que anda até com água do Tietê faz 500 km por litro



FGo_
25-06-15, 10:11
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/06/25/moto-que-anda-ate-com-agua-do-tiete-faz-500-km-por-litro.htm#fotoNav=4


Andar até 500 quilômetros sem uma gota de gasolina. E, ao reabastecer, conseguir encher o tanque de graça, em qualquer torneira. Não, não se trata do sonho de um motoboy. Esse é o resultado de um sistema, desenvolvido pelo funcionário público Ricardo Azevedo, 56, capaz de fazer com que motocicletas utilizem o hidrogênio obtido através da água como combustível.
Nomeado Moto Power H²O, o sistema utiliza os princípios da propulsão por hidrogênio, já conhecido da indústria automobilística. A inovação foi fazer o sistema ser acoplado a uma motocicleta. "Essa tecnologia pode ser adaptada em caminhões, ônibus, carros, enfim, qualquer veículo. E é muito eficiente", ressalta ele.
Azevedo, que já foi mecânico e preparador de motos de corrida, desenvolveu seu produto na garagem de casa, em Itu (SP), onde mora, em momentos de folga, especialmente nas madrugadas. Ele explica que o sistema é composto por um reservatório de água, colocado na parte traseira da moto. Esse reservatório é ligado, por um cano, a um recipiente que fica ao lado da roda traseira onde Azevedo acoplou uma série de placas metálicas negativas e positivas, com canais de diferentes diâmetros e ranhuras intercalados.
As placas são alimentadas por uma bateria de carro, acoplada próximo à roda traseira. Com a eletricidade, ocorre a separação do hidrogênio da molécula de água. Através de um outro cano, o hidrogênio, altamente explosivo, é enviado a um outro recipiente, acoplado por Azevedo próximo ao reservatório, que envia o combustível para o carburador da moto, onde ocorre a combustão.
"Eu utilizei um craqueador, que separa as partículas de hidrogênio e de oxigênio da água. O hidrogênio vai para o carburador e, de lá, é utilizado pelo motor como combustível. Já o oxigênio é liberado para a atmosfera", disse ele, ressaltando que o hidrogênio tem um poder de combustão quase três vezes superior ao da gasolina.
O inventor explica ainda que, embora o hidrogênio seja um gás com alto poder de combustão, o fato de a produção de hidrogênio ser utilizada imediatamente pela moto, sem o armazenamento, diminui a chance de explosão.
Diferenciais
Entre os diferenciais do sistema está a não emissão de poluentes, já que apenas o vapor d'água é eliminado pelo escapamento. Além disso, a economia em relação à gasolina é outro diferencial, já que Azevedo relata que é possível fazer até 500 quilômetros com um único litro de água. As motos convencionais raramente fazem mais de 50 quilômetros por litro.
Segundo Azevedo, ele gastou, até o momento, R$ 6 mil no projeto, que começou a ser desenvolvido há seis meses. Ele informou ainda que, para uma possível utilização industrial, o projeto ainda precisa de adaptações, mas que considera que "70% do produto está desenvolvido". "Mas usei muita coisa que quebrou, materiais que, se fosse fabricar hoje, não seriam usados. O custo para fazer um sistema desses, hoje, seria bem menor", disse.
Azevedo conta ainda que esperou um estágio adequado de evolução de suas pesquisas para divulgar os resultados que conseguiu. "Eu testei na minha moto, uma NX 200 cilindradas, e ando com ela sem problemas. Trabalho em São Paulo, e viajei todos os dias com essa moto, movida a água, durante o desenvolvimento do produto", conta.
Desenvolvimento
O sistema foi desenvolvido em parceria com o filho dele, Gabriel, que é químico. "Eu cuidei da parte de mecânica e meu filho acrescentou conhecimentos de química que eu não tinha. Fizemos tudo com um grande embasamento científico", disse.
Azevedo informa ainda que não precisou modificar o motor da motocicleta, que pode funcionar, também, com gasolina. "Pode rodar só com a água ou um híbrido, que aceita os dois combustíveis. A estrutura do motor é a mesma, não altera, só muda o combustível", disse.
Qualquer água
Embora tenha ressaltado que a utilização de água destilada dá maior eficiência ao sistema, Azevedo informa que qualquer fonte de água pode ser utilizada. Ele afirma que já chegou a abastecer a moto com água do rio Tietê, que corta a cidade.
"Toda água, por mais poluída que seja, é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Então, a moto pode ser abastecida em qualquer torneira", disse.
Azevedo informou ainda que está à procura de investidores que possam se interessar em participar do projeto. "Eu faço isso de acordo com minhas possibilidades, e sou funcionário público. Claro que um parceiro poderia acelerar muito o desenvolvimento", disse.

É incrivel, ja existe a tecnologia, é só fazer em escala industrial, vai fazer bem pra humanidade, e por causa de lobby de governos e empresas petroliferas, nunca veremos esse sonho realizado, a menos que cada um de nós aprendermos a fazer nosso próprio propulsor a H2O

betocampana
25-06-15, 11:58
A Tesla Motors faz um trabalho pra convencer as pessoas de que é possível produzir e manter carros elétricos.
Sabemos que carros elétricos não são a solução para o problema do petróleo (resolve um problema e causa outro) mas só de ver que até mesmo grandes empresas estão tendo dificuldade pra convencer as pessoas, a gente já percebe que a batalha vai ser grande.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tesla_Motors

Ricardo Cazati
25-06-15, 12:15
Governo diz: se andar com o veículo assim é apreensão, no documento ta dizendo que qual é o combustível ?...

o cara é funcionário público e mecânico de motos, o filho dele é químico e conseguiram fazer esse projeto,
você acha mesmo que os engenheiros fudidos da honda e etc já não sabem fazer algo assim ? é claro que sabe,
mas vai ver se a MERDA do governo deixa um projeto desses ir pra frente, o importante é o dinheiro no bolso dos petrolíferos...

Vulcan
25-06-15, 12:18
rapaz, minha conclusão de curso foi sobre essa bagaça aê, pode crer que não adianta muita coisa não...
a conversão da enetricidade em hidrogênio depois em força motor depois em eletricidade denovo gera tantas perdas que mesmo sendo fácil fazer, não rende.

espia o vídeo que fiz na epoca pesquisando sobre corrozão, amperagem e massa movimentada/depositada, também descobri anos mais tarde que essa coisa marrom é hidroxido de sódio kkkkkk


https://www.youtube.com/watch?v=aWuNkPxBUFw

- - - Updated - - -

vish, meu nome aparece no vídeo kkkk

chiccoli
25-06-15, 13:14
vai acontecer que nem aconteceu naquela base do exercito aqui no brasil nos anos 70 .., carro elétrico já é outra história, do jeito que ta subindo a energia, não vai compensar abastecer em comparação com a gasolina. fora que é bom pra cidade e viagens curtas, se for muito longe demora muito pra ficar carregando.

mdorigon
25-06-15, 15:31
Se um dia esses geradores de hidrogenio forem eficientes vai ser uma boa pelo lado da poluição que não sera mais emitida...mas temo que a agua vire artigo de luxo com isso e cause problemas piores do que o petroleo. Em fim... sempre teremos um problemão.