PDA

Ver Versão Completa : Preparação: Desempenho X Durabilidade



Vtrpira
21-07-15, 11:56
Saudações, pessoal do PN!

Estou pensando em preparar minha Fan 150 (2015) mas sempre esbarro na questão da durabilidade do motor. Pego estrada toda semana e ando bastante com ela, durabilidade é essencial. Porém, como todo amante de motos, adoro correr também.

Sempre que o assunto é preparação, somos admoestados sobre o risco da durabilidade do motor diminuir. O que eu gostaria de propor com esse tópico é reunir informações a respeito que QUANTO essa durabilidade vai diminuir em função das alterações feitas. Dependendo, compensa.

Minha intenção é aumentar um pouco o torque a velocidade final, mas priorizo o torque. Sou realista, não espero que minha moto ande como uma Twister, só quero dar uma melhorada.

Tenho em mente 2 alterações possíveis e gostaria de saber como a moto se comportaria:

1) Filtro de ar esportivo + escape esportivo
2) Aumento de cc para 175 + Filtro de ar esportivo + Escape esportivo


Obrigado.

irai
21-07-15, 12:20
Qualquer preparação vai reduzir a vida útil do motor, é difícil fugir disso, mas uma preparação bem feita não vai te deixar na mão no meio da estrada, o motor vai apresentar desgaste mais cedo, só isso. Aumentar um pouquinho a cc, até 175-190cc, trocar comando, filtro, vela e escape, e ajustar a I.E. com um Fuel Controller ou equivalente, deve dar um bom resultado, sem comprometer demais a durabilidade.

Vtrpira
21-07-15, 12:34
Supomos que uma fan 150 dure 100.000 km, como dizem nas concessionárias. Quanto duraria uma moto preparada seguindo todas essas precauções?

irai
21-07-15, 16:16
Cara, definir isso é um tiro no escuro, a durabilidade do motor depende de muitos fatores, de como o serviço foi feito, do teu estilo de pilotagem, e claro, da tua sorte. Pode durar muitos milhares de quilômetros, ou quebrar na primeira semana, o negocio é ver que garantia o mecânico te da.
A CG é uma moto muito conhecida, e qualquer preparador bom mexe nela de olhos fechados, sabe exatamente o que fazer para conseguir o resultado que tu pediu, diferente da minha Next, com um motor desconhecido, meu mecânico está quebrando a cabeça pra deixar ela como eu pedi, kkk

Vulcan
21-07-15, 18:15
Considerando pro mesmo uso que a moto tem, se calcula em percentual o tanto de torque a mais e o mesmo valor percentual se reduz da estimativa de vida.

Essa referência só é valida quando se aumenta cilindrada sem piorar o filtro de ar, sem piorar o R/L e mantendo os mesmos lubrificantes, materiais e tratamentos de revestimentos dos componentes de movimento.

Caso se faça um UP violentíssimo (ainda sem trocar motor), da pra ganhar torque e potência sem grandes perdas na durabilidade do motor, mas aí ja afeta a durabilidade dos outros componentes como relação final e quadro

Vtrpira
27-07-15, 13:52
Muito interessante saber disso. Obrigado, pessoal!

Pretendo começar de leve e ir deixando do meu gosto.

Valeu!

brunogtecno
31-12-15, 06:26
Procura em São Bernardo do Campo um mecânico chamado Guina.. Ele faz preparação perfeita...

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Vtrpira
02-01-16, 15:20
Descobri um cara que faz aqui perto da minha cidade. Ele trabalha com oficina há muitos anos e faz uma ótima preparação. Dizem as más línguas que a 125 dele é um capeta, pega 160Km/H. Segundo o que me disseram, a garantia que ele dá é que a moto "não explode na sua mão". Pois a realidade sobre preparar um motor é que ele vai pro saco mais cedo, invariavelmente. Portanto, não explodir enquanto você pilota é uma grande vantagem. Fica aí de aviso pra quem deseja preparar. ;)

Agradeço a atenção dos membros em sanar minhas dúvidas. Cheguei à conclusão de que não vou mexer, no máximo um escape.

Acho interessante deixar o tópico aberto para quem quiser trazer mais informação e dúvidas. É sempre útil.

brunogtecno
02-01-16, 15:28
Também não mexo no motor não ... É um gasto muito alto pra poucos kms de alegria.. A minha com escape ixil topa 140 sem mexer em nada... Depois olha aí no fórum escape ixil e titan Dragão.. Valeuuuu

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk