PDA

Ver Versão Completa : Diário de novo motociclista - Experiências, Consumo, Recomendações



jvgjunior
29-07-15, 16:03
Fala galera, sou novo aqui. Bom, abri esse tópico com objetivo de postar minhas experiências até agora, até com pontos básicos para quem tem a mesma intenção que eu, que, enquanto pesquisava, não pude encontrar muitos detalhes então vou relatar algumas informações sobre as minhas condições e etc.

Meu objetivo para a primeira moto: deslocamento de casa ao trabalho, ida e volta para economizar.

Meu percurso: Sumaré - Campinas (com garupa) - Campinas - Vinhedo (sozinho) e a volta, Vinhedo - Campinas (sozinho) e Campinas - Sumaré (com garupa), totalizando ai seus 130km de média/dia sendo 95% do tempo em rodovia

Moto: Titan ESDI 150 Flex 2012 com 32.000km

Acessórios: Baú de 33L

Especificações passageiros: Eu (1,78m e 95kg) e minha esposa (1,62m e 57kg)

Experiência moto: Trilha, muita trilha! Sem experiencia urbana.


Bom dados os fatos, ficou claro que meu objetivo é economizar porque rodar tudo isso de carro todo dia e ainda pagar pedágio quebra as pernas de qualquer um. Essa é a minha segunda semana de moto, então ainda não tem muito o que relatar, mas o que tenho, vou postando:

Aquisição: 02 semanas - em 17/07/2015

Equipamentos: Em 18/07 comprei 02 capacetes e o baú


Primeira semana tranquila, enchi o tanque na segunda-feira com alcool (eu gosto de alcool). Terça pegou normal, quarta tambem, quinta tive de abastecer de novo.

1 Tanque: 10,25L de alcool a R$1.95
2 Tanque: 10,75L de alcool a R$1,95 - média 22,3 km/l
3 Tanque: 12,37L de alcool a R$1,69 - média 24,7 km/l

Até agora foram apenas 03 abastecimentos sendo o 3 realizado ontem a noite, 28/07.

Partida no alcool: perfeita, segurando levemente o acelerador, a moto pega e fica estabilizada, sem dificuldades e andando no alcool puro.

Contras: Frio.

Até agora só isso, eu nao comprei nenhum equipamento de motociclismo, tenho umas jaquetonas semi-impermeáveis que estou utilizando, tanto eu quanto minha esposa, segura o vento tranquilamente.
Ontem comprei uma luva pois de manha, rodovia, a mão chegava a doer de frio.
Por baixo da meia social, uma meia de lâ garante que o pé nao fique gelado tambem.

Bom, é sabido que temos que dirigir principalmente pelos outros, ja me deparei com os zés ruelas que mudam de faixa do nada, sem avisar, sem seta, que aceleram quando voce está ultrapassando etc... entao, ultrapassagens somente quando é certeza que a motoquinha vai dar conta, caso contrario, fico na direita quietinho.

Velocidade de Rodovia: Consigo manter os 100km/h sem grandes esforços chegando a atingir 120km/h, o que deixa a moto bem menos estável. Somente com garupa, em subida que tem que forçar um pouco mais porque cai para 90 a 80k/h, no entanto nessa velocidade voce sente a moto extremamente estável e segura.

Manutenções: Estou arriscando andando sem ter feito nada na moto ainda. JA agendei manutenção geral na Honda, desde a mesa, troca de rolamento da mesa, troca de oleo e retentor das bengalas dianteiras, troca oleo, filtro, revisao suspensão e balança traseira, revisão geral, até a injeção. Orçamento: R$360,00 com peças
Não achei caro visto outra oficina (onde levava a moto de trilha) ter ficado R$300,00 sem falar da mesa e colocando freios ainda (que na Honda ja falaram que estão perfeitos). Logico, tem as oficinas que cobraram de R$80,00 a R$100,00 por uma "revisao geral" que entendo que so trocam filtros e oleos e lubrificam a moto, eles julgam desnecessario trocar oleo de suspensão. -> Aqui peço a sugestão de voces!


No mais, estou contente, R$20,00 ando 2 dias ou mais, eu gastava mais que o dobro disso por dia de carro.

A não ser que amanheça chovendo, Titanzinha está sendo usada todos os dias!

Vou colocando mais atualizações com o decorrer dos dias e aceito sugestões, comentário, opiniões!

Matheus_Haack
29-07-15, 19:34
Opa! Parabéns pela moto. Tu vai ver que é só questão de tempo e ja começa a prever as fechadas dos motoristas. O frio só com o tempo para acostumar, depois nem vai mais ligar tanto assim.

hbrasil
29-07-15, 20:11
Parabéns pela motoca. Lembre-se: nunca faça nada que POSSA dar errado.

jvgjunior
30-07-15, 09:40
Acabei de deixar a motoca na Saga de Valinhos para a revisão. Como estou apertado, mandei fazer tudo menos a troca de oleo de suspensão, retentores e rolamentos da mesa, o resto, vai fazer a moto toda, R$207,00 ficou! A tarde veremos a diferença!

Schao.gs
30-07-15, 10:58
Bacana o que você está fazendo, pegou a moto e já mandou fazer uma revisão! Isso é o que todo mundo deveria fazer quando compra uma moto usada, mas praticamente ninguém faz, aí ficam empenhados e a culpa é da moto!

Se usar Gasolina na motinho, posta aqui a média de consumo!

Infelizmente aqui é meio proibitivo usar Álcool...

Tudo de bom com a motoca!

faloowww

SheBarros
30-07-15, 14:30
Junior, seja bem vindo ao PN!
Achei bacana a sua ideia de "diário de bordo"... muito legal!
Estaremos aqui acompanhando...

jvgjunior
30-07-15, 16:33
Busquei a motinho.

Fez a revisão geral, deu um banho e aquele talento na possante 8(
Troca de fluido de freio, revisao dos freios, lubrificação geral (balança, cabos, pedais etc), troca óleo e filtro de ar etc...

Resultado.... o filtro de ar aparentemente era o original ainda, 32.000km.... imagine, parecia um pedaço de carvão de tão preto que estava!

Senti a moto mais suave.... vou perceber quando sair do trabalho e pegar estrada pra casa... amanha posto as mudanças na estrada!

jvgjunior
31-07-15, 13:35
Testado na estrada ontem. Senti a motoca mais livre, mais solta, nao precisando mais segurar acelerador no máximo para manter velocidades, logo estou certo que gastará menos!

- - - Updated - - -

Objetivo próximo: Ninja 300cc

Schao.gs
31-07-15, 17:08
Opa!

É isso aí, mal começou e já está pensando no Upgrade, acho que todos nós somos assim! O único lado ruim é que isso nunca tem fim... hehe

faloowww

jvgjunior
03-08-15, 12:14
Hehehhe verdade.... a Ninjinha desde quando lançou a 250 ja era apaixonado nela, andei em 2....

Bom, relatos do dia!

Percepção da moto depois da revisão.... preciso acelerar muito menos para manter velocidade na rodovia.... acelarar 100% somente em longas subidas, e dificilmente reduzindo para 4.... ficou mais facil manter velocidade sempre em 5.... gostei!

jvgjunior
21-08-15, 09:02
Bom galera.... mais uma atualização.

Pela primeira vez abasteci com Gasolina, nao sei se foi impressao mas parece que ficou melhor na estrada - cheguei a 140km/h no painel cortando giro em 5a, apenas 1x na descida, sendo q o maximo que havia chegado foi 130km/h.

Enfim, estou enfrentando muito vento nesses dias e dificuldade de andar a 100km/h o que esta me incomodando, nao sei se porque ja acostumei com ela e to achando muito xoxa, mas tem horas que manter 90km/h é um sacrificio.

Ai surgiu a questão.... um cara quer trocar comigo a Fazer 250 ano 2007 dele na minha Titan 2012.... e agora? Pelo que vi, a Fazer andar a 100-120km/h é muito ttranquilo e faz mais de 25km/l.... ou seja, mais segura para rodovia.... mas pegar uma moto 5 anos mais velha? E revenda? Enfim, duvidas e mais duvidas!