PDA

Ver Versão Completa : Desempenho Dafra Apache



Pablo Peres
02-09-15, 10:51
Bom dia pessoal.
Estou trazendo a vocês um questão para debater um pouco, pois sei que o forum é repleto de pessoas que entendem do assunto.
Eu estava na rodovia com minha Apache quando inicia-se um aclive. Minha moto foi mantendo os 94 km/h com acelerador aberto.
Para minha surpresa, me ultrapassou uma Apache idêntica a minha, e parecia que estava a uns 105 km/h.
Fiquei muito impressionado porque o cara sumiu, e não consegui pegá-lo. Tanto a minha moto quanto a dele são originais (visualmente).
Fica a questão para vocês: como posso fazer para descobrir se minha Apache está rendendo menos do que poderia?
Agradeço a todos e aguardo os comentários!

Vulcan
02-09-15, 10:53
rapaz, acho que o zero a cem pode servir... fora isso só um dino mesmo.

Pablo Peres
02-09-15, 11:09
rapaz, acho que o zero a cem pode servir... fora isso só um dino mesmo.
Então, de 0 a 60km/h ela está fazendo em 6,1 s.
Não está tão ruim para a moto, pois o fabricante promete 6,2 s.
Acha que alguma regulagem no carburador pode fazer ela andar mais acima dos 90km/h?

irai
02-09-15, 13:06
Será que o cara não vinha esguelando a quarta marcha na subida? A diferença pode estar só na mar ha engatada...

Waltrick
02-09-15, 14:02
ate pq a cg (que é 150 tbm ja da pra ter uma noçao de conparação) pra vc subir um aclive acima de 100 na quinta tem que vir embalado ou meter uma 4ª quando ela ameaçar fouxar na 5ª, nao sei quanto a apache mais a cg da em torno d 115 na 4 entao esses 105 nao devem ser muito prejudicias.

Defeacer
02-09-15, 14:05
Pode ser a forma de pilotar. Se ele tiver esticado todas as marchas ate o talo e vc não, vc come poeira fácil.

Eu não me preocuparia com isso desde que a moto nao estivesse dando sinais de falha.

Fiote
02-09-15, 15:02
Você deve ser mais pesado que o outro cara? rssss... (brincadeirinha tá)

chiccoli
02-09-15, 15:13
Pensei no peso tbm, ainda mais por ser subida kkk, mas a exemplo, se a moto dele já estiver em alguma sobre medida de retifica, influência no torque tbm, exemplificando a cg 150 de novo, mas carburada. Se ela estiver std, numa subida que iria a 95 em 4ª, ou 80 em 5ª, se fosse no 0,50, ela estaria subindo a 98 em 4ª ou 105 em 5ª, mas não passaria muitos dos 125km/h no retão. Foi um caso que já aconteceu comigo.

Rixkzin
02-09-15, 15:28
Totalmente novato perguntando, mas a velocidade final em 4° é maior que em 5°??? Sou leiguissimo.

hbrasil
02-09-15, 15:35
Rixkzin, em subida, sim. Na reta, não. Depende muito.

chiccoli
02-09-15, 15:50
Totalmente novato perguntando, mas a velocidade final em 4° é maior que em 5°??? Sou leiguissimo.

se o toque for estrangulado pelos dutos de ar em vista do "aumento" de cilindrada, sim. por isso que o básico da preparação começa no blueprint.O que muita gente não segue.

Waltrick
02-09-15, 17:33
Chiccoli, deixa eu ver se entendi, vc pos um 0,50 na cg e ela perdeu final? ou esse 125 era o final antes da retifica tbm?

Vulcan
02-09-15, 19:44
Chiccoli, deixa eu ver se entendi, vc pos um 0,50 na cg e ela perdeu final? ou esse 125 era o final antes da retifica tbm?

Ele quis dizer que ganhou um pouco de torque e final nas subidas. No plano praticamente não teve mudança.

SpeedBit
02-09-15, 20:11
Será que não é somente, escapamento e filtro de ar, mais abertos?

Como estava o barulho da moto do cara?

Pablo Peres
07-09-15, 22:26
Será que o cara não vinha esguelando a quarta marcha na subida? A diferença pode estar só na mar ha engatada...
E aí amigo. A moto dele estava praticamente com mesmo barulho que a minha, então presumo que estivesse de 5ª marcha.


Você deve ser mais pesado que o outro cara? rssss... (brincadeirinha tá)
Rapaz, se não houver um modo de regular o carburador, acho que você tem razão na brincadeira hahaha


Pensei no peso tbm, ainda mais por ser subida kkk, mas a exemplo, se a moto dele já estiver em alguma sobre medida de retifica, influência no torque tbm, exemplificando a cg 150 de novo, mas carburada. Se ela estiver std, numa subida que iria a 95 em 4ª, ou 80 em 5ª, se fosse no 0,50, ela estaria subindo a 98 em 4ª ou 105 em 5ª, mas não passaria muitos dos 125km/h no retão. Foi um caso que já aconteceu comigo.
Estive pensando no peso mesmo. E minha jaqueta também, por ser quase um pára-quedas pois é grandinha.


Será que não é somente, escapamento e filtro de ar, mais abertos?

Como estava o barulho da moto do cara?
Ela estava original. Sem ronco anormal.

Pablo Peres
18-09-15, 23:39
Boa noite pessoal.
Troquei óleo da moto ontem e notei que o motor ficou um pouco mais silencioso, e também com um pouco mais de fôlego em alto RPM.
Alguém tem alguma explicação plausível do óleo novo estar dando este fôlego?
Agradeço a todos!

Vulcan
19-09-15, 10:35
Boa noite pessoal.
Troquei óleo da moto ontem e notei que o motor ficou um pouco mais silencioso, e também com um pouco mais de fôlego em alto RPM.
Alguém tem alguma explicação plausível do óleo novo estar dando este fôlego?
Agradeço a todos!

trocou filtro de óleo? pode ter mudado a pressão do sistema;
trocou a especificação ou viscosidade do óleo? pode ter relação com a viscosidade e aditivos;
demorou mais que o normal para trocar o óleo? podeter relação com sujeira mesmo;

Pablo Peres
20-09-15, 13:36
trocou filtro de óleo? pode ter mudado a pressão do sistema;
trocou a especificação ou viscosidade do óleo? pode ter relação com a viscosidade e aditivos;
demorou mais que o normal para trocar o óleo? podeter relação com sujeira mesmo;
Boa tarde amigo Vulcan.
Então, troquei o filtro de óleo sim, mas coloquei da mesma marca que já uso.
Com relação a especificação e viscosidade, não alterei, porém mudei a marca.
Ela estava com Yamalube (4T 20W50 API SL JASO MA) e decidi testar o Lubrax (4T 20W50 API SL JASO MA).
O pessoal do grupo ApacheRTR recomendou bastante o Lubrax, por ter as mesmas especificações e custar metade do preço.
Troquei o óleo com aproximadamente 2000km, mas notei que estava muiiittooo preto. De agora em diante vou trocar com 1500km.
O bujão da Apache é magnético, tinha uma sujeirinha agarrada que julgo ser metálica.
Abraço pessoal!

Vulcan
20-09-15, 15:47
Boa tarde amigo Vulcan.
Então, troquei o filtro de óleo sim, mas coloquei da mesma marca que já uso.
Com relação a especificação e viscosidade, não alterei, porém mudei a marca.
Ela estava com Yamalube (4T 20W50 API SL JASO MA) e decidi testar o Lubrax (4T 20W50 API SL JASO MA).
O pessoal do grupo ApacheRTR recomendou bastante o Lubrax, por ter as mesmas especificações e custar metade do preço.
Troquei o óleo com aproximadamente 2000km, mas notei que estava muiiittooo preto. De agora em diante vou trocar com 1500km.
O bujão da Apache é magnético, tinha uma sujeirinha agarrada que julgo ser metálica.
Abraço pessoal!

é mano, pode ser psicológico, a gasolina ou temperatura ambiente/pressão dos pneus (ideais no momento)... ou sua apache foi possuida igual a tantas outras motos por aí (brinks)
pode ser que a outra marca tenha alguma coisa diferente que passe da especificação SL mas não chegue na SM ainda;
http://s21.postimg.org/ehu72oq5x/tumblr_nb69t5_RNlz1rq7z94o1_400.gif
http://s17.postimg.org/86p9pgbml/bsb_mountain_jump_salto_moto_gif.gif
http://s18.postimg.org/bny4dym07/hm_J0_ZFx.gif
http://s11.postimg.org/5odru79ip/gif_moto_5.gif

Pablo Peres
21-09-15, 12:07
Boa tarde amigo.
Pior que estou achando que o problema é meu peso e resistência ao ar...
Porque a moto está redondinha.
No mais vou observando e postando algumas alterações.
Abraço!

JeffersonCGdS
09-01-16, 11:36
Ressuscitando o tópico.

Tenho também uma apache 2010/2011 que comprei usada e no caminho pra casa pego BR com aclive, declive e retão.

Acredito que você ficou para trás pelo mesmo motivo que eu fico nos aclives e em retas também.

Tenho 1,90 de altura e peso algo entre 100 e 110. Na subida ando sempre em 5ª decaindo de 90 para 70 baixando dos 8k RPM pra 6K RPM isso acredito que pelo meu peso já que fui passado várias vezes por uma guria magrela numa biz que faz o mesmo caminho que eu. Só consigo manter os 80/90 na subida se baixar a 4ª marcha e manter os 8 ou 9k RPM, coisa que não faço muito.

Em descida de peito aberto não passo de 117km por hora, nem a rotação chega aos 9k na 5ª onde começa a red zone, porém se eu deitar no tanque (o que é estranho já que pelo meu tamanho fico com a cara no painel) eu pego 120 e alguma coisa.

Pra garantir o teste pedi a um amigo para vir com a moto e eu fui no carro dele e ele bateu o top speed da moto 128km deitando no tanque na descida e ele estica bem as marchas.

Não sei o seu peso e o modo como você pilota, mas no meu caso fico para trás pelo meu peso, resistência do ar, não passar de 8k rpm.

Att

Jefferson

Vtrpira
14-01-16, 12:32
A grama do vizinho sempre é mais verde, hehe. As vezes encano quando uma CG passa a minha, também.

Pode ser que a moto do cara esteja mexida. Visualmente ela poderia estar normal, mas você certamente não viu dentro do motor. Veja sempre o que os manuais dizem sobre sua moto, se estiver nos conformes, não esquente a cabeça.