PDA

Ver Versão Completa : Relação dafra Speed na Pop 100



IB-Rick
11-09-15, 08:13
oi amigos tenho uma pop 100 tem 1000km que fiz o motor esta otimo, naun era acostumado a pegar estrada com ela mais to tendo que pegar esses dias, ela naun e uma moto muito boa pra fikar pegando estrada mais axo que porque sou leve ela tem um bom desempenho e consegue ate se manter nos 100km/h mais quando e um subida minima a sua velocidade desce e ultrapassar e quase impossivel.
a relação dela e original 14x35 vi videos que a galera coloco o pinhão 15 e ela correu um pouco mais, mais axei uma relação a da dafra speed que e 15x38 que naun seria um almento absurdo como vi pessoas colocado o da crypiton 15x40 mais ao mesmo tempo seria um almento.
sera que vale apena? sera que ela vai ganhar velocidade total ?
sera que ela vai perder arrancada e força nas ladeiras ?
queria saber de vcs se essa mudaça minima afetaria muito?
obs: um amigo meu fez isso numa cinquentinha ele falou que conssegue bater 90km/h nela agora..

Vulcan
11-09-15, 10:27
relação final é um ajuste que pode ser feito conforme necessidade, no seu caso pular de 14x35 pra 15x35 alonga a relação (reduz força e aumenta vel. final máxima atingível) porém mudar para 15x38 ou 15x40 reduziria a relação colocando menos vel. final e mais força.

a unica solução é tabelar e ir testando!
(quanto maior o resultado, mais força e menos final)
15x40 = 2,66666_
15x38 = 2,53333_
14x35 = 2,5
16x38 = 2,375
15x35 = 2,3333_
16x35 = 2,1875 (uso esse na biz 125 e ta meio overdrive a quarta marcha, a moto não empina mais nem de primeira)

IB-Rick
11-09-15, 10:50
vc esta satisfeito com o resultado de sua biz ?
quando vc bota de top speed nela ? com essa relação e quanto botava com a relação original ?

Vulcan
11-09-15, 13:27
vc esta satisfeito com o resultado de sua biz ?
quando vc bota de top speed nela ? com essa relação e quanto botava com a relação original ?

teste de aceleração eu fiz numa reta proximo de casa, com a original e a nova fica marcando o mesmo tempo na mesma distância;
com a relação antiga da pra acelerar mais rápido porém perde tempo trocando de marcha, coisa que equilibra com pinhão maior (sendo que a diferença é apenas 1 marcha);
de consumo tem que saber usar a nova relação, ficou muito longa e a quarta virou overdrive. não da pra acelerar na quarta se não pegar vácuo ou descida.

antes o topspeed era 110~115, agora top speed ficou perto de 125km/h reais no limite do motor com tudo favorável mas na prática chega lá pelos 90~100 em condições neutras.
em subida sem garupa da pra pegar 70~80, com garupa e carga difícilmente passa dos 70. basicamente a mesma coisa que antes (mesma marcha também) com o porém do motor girando menos (interessante pra mim)

consumo é conforme minha assinatura, na estrada (antigamente) fez 18km/l, uma desgraça pra uma biz mas enfim, depois do "carinho" deve estar bem melhor agora porém não andei ainda.