PDA

Ver Versão Completa : Vale a pena comprar uma Twister usada para viajar?



lukinhsb
18-10-15, 12:49
Salve amigos,

Tenho uma Yamaha YBR Factor ED 09/10 125cc, estou querendo vendê-la para pegar uma Twister 07 ou 08, para poder viajar melhor.

Twister está uns 4k.
Fazer, uns 6k.

O que acham da Twister?

joãomaller
18-10-15, 13:20
Cara mesmo eu tendo uma TW ,eu iria de FAZER prq eu acho mais comfortavel e economica,de manutanção eu nao sei dizer

SpeedBit
18-10-15, 18:11
injeção é melhor, agora moto de 4k 6k... coloca mais uns 2k para ele ficar confiável....

Diey
18-10-15, 22:49
Também tenho uma Factor. Sempre viajo com ela. Até que não é ruim, mas tem que se respeitar as limitações da moto...
O up natural seria uma Fazer. Moto superior à Twister.

Schao.gs
19-10-15, 07:53
Fazer, não precisa nem pensar...

Só escolha com cuidado!

falooowww

tayano
19-10-15, 08:53
Fazer, e quando comprar faça uma revisão geral na moto, mesmo que pareça que a moto esteja impecável.
Quem roda sempre em estrada não pode brincar com manutenção.

irai
19-10-15, 09:08
A TW é uma moto confiável, com boa ergonomia, da pra viajar com ela tranquilamente, mas a Fazer é mais interessante, um pouquinho mais confortável e bem mais econômica. Eu iria de Fazer também.

betocampana
19-10-15, 09:13
Colocando aqui mais um voto para a Fazer, especialmente se for mais nova que a Twister. Porém, mesmo sendo do mesmo ano, prefiro a Fazer, pela confiabilidade e economia, com bom desempenho.

Piccoli
19-10-15, 10:30
Twister é moto boa para estrada pela potência suficiente e pela mecânica robusta e confiável. Mais confiável que CB 300 que deu dor de cabeça em muita gente.
Mas Twister é moto que saiu de linha em 2008.
Melhor partir para uma Fazer que tem a vantagem de ser injetada e existe no mercado até hoje.

edumrq
19-10-15, 13:01
Eu ia de Tw com esses dois mil de diferença, fazia documento, comprava uma boa jaqueta, um bom capacete e dava uma revisada na moto, enchia o tanque e acho que ainda sobra alguma coisa

tuliofone
19-10-15, 14:34
injeção é melhor, agora moto de 4k 6k... coloca mais uns 2k para ele ficar confiável....

Eu optaria pela Fazer, a não ser que a Twister estivesse bem inteira, fosse de um conhecido ou algo assim. A injeção dá menos trabalho do que o carburador, a moto sempre roda ajustada, o que pode não ser realidade na Twister (a não ser que goste de meter a mão na graxa, que é o meu caso! :D). Só que, como o SpeedBit falou, pode botar pelo menos mais uns 2 mil nesse orçamento, se não, qualquer uma que for, vai te deixar na mão. Twister boa começa a aparecer na faixa de 5,5 mil e Fazer a partir de uns 6,5 a 7mil...

jefferson.santiago
19-10-15, 14:51
Bom, eu tenho uma fazer 250 , 2011, com 30 mil km, peguei a minha no fim de 2013 com 5 mil km e i que posso te dizer... Bem cuidada ela anda pra onde for, vai para todo lugar com segurança que, na minha opinião, vem da injeção.
Faço pequenas viagens todos os fins de semana e a transmissão ainda é original , só troquei o pinhão por um de 16 dentes que eu recomendo fortemente (diminui o "erro" de leitura no painel e faz ela vibrar bem menos nos 100 km/h).

Outro detalhe importante, o modelo antigo tem um banco muito confortável , já a espuma do modelo novo é bem mais dura e cansa bastante o traseiro em trechos de mais de 50 km.

Obs.: Eu não faço a troca porque não seria um upgrade de motor, mas se fosse para comprar uma 250 hoje eu iria de tenere, andei em uma e a posição e conforto que o estilo entrega não está escrito, acredito que se a minha fosse a tenere eu ainda não pensaria em trocar de moto.

Marvila
08-11-15, 07:46
Por experiência própria e no meu caso, especificamente, digo que moto legal para viajar é aquela que lhe proporciona boa posição para pilotar. Admiro a turma que viaja nessas esportivas e com uma gata "deitada" às costas.
Depois de algumas centenas de kms rodados uma mínima inclinação do corpo para a frente (guidão baixo) faz diferença nos ombros ;).
Obviamente, não estou me referindo à cilindrada do equipamento pois o máximo que pilotei uma acima de 250cc foi numa voltinha e nada mais. E mesmo em se tratando de 250cc foram voltas na quadra ou um test-drive, Nada mais que isto. Então, não tenho lá tanta cancha para falar com segurança acima das 150cc :p.
Concluindo, penso que em viagens quanto mais na posição ereta no banco (tipo: sentado) e pedaleiras menos recuadas melhor. Mas pondere os meus verões e invernos...lá no avatar :mad:.

irai
08-11-15, 23:17
Realmente a posição de pilotagem manda muito no conforto, mas nem sempre mais ereto é melhor. Eu me sinto mais confortável na Next com guidão de GS500 (mais baixo) que com o original, pois as pedaleiras ja são meio recuadas e guidão mais baixo melhora a distribuição de peso do corpo, isso depende da ergonomia geral do conjunto.

Vulcan
09-11-15, 10:38
Realmente a posição de pilotagem manda muito no conforto, mas nem sempre mais ereto é melhor. Eu me sinto mais confortável na Next com guidão de GS500 (mais baixo) que com o original, pois as pedaleiras ja são meio recuadas e guidão mais baixo melhora a distribuição de peso do corpo, isso depende da ergonomia geral do conjunto.

eu também gosto de apoiar um pouco de peso nos braços, apesar de variar bastante a postura conforme manobra;

na pista reta procuro equilibrar costas/braço pra não tender a ficar corcunda e favorecer a aerodinâmica (apesar que na biz, metade da aerodinâmica é o tamanho do piloto heuhauehauhe)

marchetti87
09-11-15, 13:28
A Twister é apenas razoável para viajar, por conta da posição de pilotagem e da suspensão dura. Quando quero fazer um passeio pela região tenho que parar um pouco para esticar o corpo. Para o garupa é pior ainda, a traseira é bem dura. No mês passado a minha coluna travou com uma dor terrível, mal conseguia andar. A minha suspeita é de que a causa tenha sido a moto, já que passo muito tempo em cima dela. Quanto ao fôlego do motor não decepciona, mantém sem esforço 120 km/h de painel.

Ricardo Cazati
09-11-15, 15:07
não é porque tenho uma e sou fã da moto, mas eu iria de Tutu,
vi dizendo que carburador da mais problema que injeção, ONDE CARA ???
carburador você regula ele direitinho e vai usando gasolina aditivada, ou v-power (que eu uso) e pronto, vai dar problema quando ?
quando você abastecer gasolina com terra, mas ai a injeção não vai dar problema ? acho que vai dar e muito,
outra coisa a injeção pode não dar problemas frequentes, mas quando dá vale por 10 manutenções em um carburador,
sem contar que você fica restrito a alimentação original da moto, pra modificar a alimentação ou ignição pode desembolsar no mínimo 600 conto...

sem contar que a Tutu já anda bem mais que a Fazer sendo original e com algumas simples modificações nela, que você não vai gastar nem 500 reais,
você já aumenta o rendimento na pista em no mínimo 20km/h a mais gastando o mesmo (~22km/l) e ainda deixando as Fazer pra trás...

e durabilidade do motor ? cuide bem que sempre tem !
simples cara, sempre trocar o óleo corretamente, colocando a quantidade correta, não ficar cortando giro pra fazer graça e etc (cuidados que qualquer moto precisa)
você vai ter motor por muito tempo...

enfim é só a minha opinião, escolha a que VOCÊ mais gostar e achar que vai te satisfazer mais !
abraços

irai
09-11-15, 15:15
Acredito que a escolha da I.E. No lugar do carburador seja mais pela eficiência que pela manutenção, eu já tive moto carburada por mais 70.000Km, e se eu não soubesse previamente da existência de uma peça chamada carburador, continuaria sem saber, pois nunca me deu problema. Mas ainda assim, não da pra negar que a I.E. é mais eficiente.

Ricardo Cazati
09-11-15, 15:40
Acredito que a escolha da I.E. No lugar do carburador seja mais pela eficiência que pela manutenção, eu já tive moto carburada por mais 70.000Km, e se eu não soubesse previamente da existência de uma peça chamada carburador, continuaria sem saber, pois nunca me deu problema. Mas ainda assim, não da pra negar que a I.E. é mais eficiente.

foi exatamente o que eu quis ressaltar na diferença entre os dois,
sobre manutenção você já disse tudo... sobre economia é claro que a injeção será mais econômica,
ai vai do que ele quer, andar ~4km/L a mais ou andar 20km/h a mais haha (colocando de uma forma clara)

emerson merighi
10-11-15, 04:25
Eu não aconselho Twister pra viajar..a moto e dura e desconfortável, pró garupa e pior...o desempenho e medíocre e o consumo elevado considerando o conjunto...ela e uma moto urbana melhorzinha que uma utilitária.. E é só! Moto pra viajar aconselho uma big trail, ou pelo menos uma 600cc de quatro cilindros... E onde você encontra um maior conforto com desempenho satisfatório..

tuliofone
10-11-15, 08:29
Eu não aconselho Twister pra viajar..a moto e dura e desconfortável, pró garupa e pior...o desempenho e medíocre e o consumo elevado considerando o conjunto...ela e uma moto urbana melhorzinha que uma utilitária.. E é só! Moto pra viajar aconselho uma big trail, ou pelo menos uma 600cc de quatro cilindros... E onde você encontra um maior conforto com desempenho satisfatório..

Até porque, com R$4.000 a R$6.000 de orçamento, você encontra motos big trail ou 600cc em condições bem melhores do que uma Twister ou Fazer... Fora a manutenção de uma 600cc que é bem mais em conta.

Se for para viajar a 100, 110km/h, em estrada de asfalto, essas duas dão conta. Tem gente que vai pro Uruguai de Honda Biz, atravessa a América Latina em CG... A questão é conhecer a moto e saber os limites seus.

Ricardo Cazati
10-11-15, 08:52
Eu não aconselho Twister pra viajar..a moto e dura e desconfortável, pró garupa e pior...o desempenho e medíocre e o consumo elevado considerando o conjunto...ela e uma moto urbana melhorzinha que uma utilitária.. E é só! Moto pra viajar aconselho uma big trail, ou pelo menos uma 600cc de quatro cilindros... E onde você encontra um maior conforto com desempenho satisfatório..

pra quem ta em cima de uma Hayabusa é fácil falar,
não é qualquer um que pode comprar uma big trail ou uma 600cc e muito menos mante-las,
estamos falando aqui de compra de no máximo 6.000 reais e ele está saindo de uma Yamaha Factor !
você leu só o titulo ? parece...

outra coisa, viajei MUITO de CG 125 e minha esposa disse que a Twister é 100x mais confortável pra ela que esta de garupa,
não estamos comparando Harley, Big Trail ou 600cc pra viajar, estamos comparando Factor com Twister vs Fazer !

- - - Updated - - -


Se for para viajar a 100, 110km/h, em estrada de asfalto, essas duas dão conta. Tem gente que vai pro Uruguai de Honda Biz, atravessa a América Latina em CG... A questão é conhecer a moto e saber os limites seus.

tem um membro aqui do fórum que foi pra Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia com uma PCX 150 !

Schao.gs
10-11-15, 11:06
A moto que eu mais viajei até hoje foi a Twister, tive uma 2008 Amarela e NUNCA tive nenhuma reclamação com ela em viagens, sempre se comportou muito bem e sempre achei ela bastante confortável. Rodando a uma média de 100 Kms/H até o consumo era bom!

Mas... entre Fazer e Twister, eu fico com a Fazer, ou se puder gastar um pouco mais e estiver pensando muito em viagens, uma Ténéré 250cc seria excelente!

falooowwww

irai
10-11-15, 11:38
O Emerson sempre nas alturas, eheh... Tá, se o sujeito garimpar muito, acha Bandit 600 mais ou menos inteira pelo preço de uma 250cc nova, mas estamos falando de um orçamento mais modesto. Ainda assim, a ideia de uma Trail é de se considerar, Tornado e Lander tornan-se motos muito confortáveis com poucas alterações, é algo a se pensar.

SpeedBit
10-11-15, 11:59
Depois que se acostuma com a altura das Trail, você não voltariam para motinhas tipo CG.
Bom comigo foi assim.... pulei de uma FAN125 para uma Tornado, não aguentei e comprei uma XR200 para usar em estradas de terra... (Só para não sujar a Tornado. :-) )

Mais vou falar, fiz um testdrive com uma BMW GS1200, p*ta que pariu, queria vender meu rim, para ter uma dessas. Não que as ache bonitas, mais que motor...

Vulcan
10-11-15, 13:40
Depois que se acostuma com a altura das Trail, você não voltariam para motinhas tipo CG.
Bom comigo foi assim.... pulei de uma FAN125 para uma Tornado, não aguentei e comprei uma XR200 para usar em estradas de terra... (Só para não sujar a Tornado. :-) )

Mais vou falar, fiz um testdrive com uma BMW GS1200, p*ta que pariu, queria vender meu rim, para ter uma dessas. Não que as ache bonitas, mais que motor...

eu também achava isso até arrumar uma biz; não que desgoste das trail mas cada uma realmente é cada uma! :)

emerson merighi
10-11-15, 19:32
todo mumndo senta o pau em mim, PQP...kkkkk....so porque existe um louco que viajou pro fim do mundo numa cinquentinha, nao quer dizer que faremos isso tambem, nao e?.... afinal o topico e sobre ter conforto, nao sofrimento! se quer sofrer, e facil...vai a pe puxando a miue e bagagem num carrinho de rolima......

tuliofone
11-11-15, 08:10
todo mumndo senta o pau em mim, PQP...kkkkk....so porque existe um louco que viajou pro fim do mundo numa cinquentinha, nao quer dizer que faremos isso tambem, nao e?.... afinal o topico e sobre ter conforto, nao sofrimento! se quer sofrer, e facil...vai a pe puxando a miue e bagagem num carrinho de rolima......

Ué, nessa lógica não é melhor ele viajar de avião e alugar um Fusion quando chegar lá? É muito menos sofrimento que viajar de Hayabusa, tomando sol na cabeça ou chuva na cara, arriscando nas BRs da vida... Desenhando: um tópico é um comparativo entre Fazer e Twister, para viagens (ou uma moto equivalente). O cara já colocou um orçamento de R$6.000,00, não adianta falar "Compra uma Gold Wing que você vai viajar muito mais confortável".

Também é uma **** ignorância achar que cilindrada é que te leva à algum lugar. Uma 250 faz tranquilamente 100km/h nas estradas, o que é mais que o necessário para viajar. Certamente uma Virago 250 é mais confortável que uma CBR1000RR pra viajar.

jefferson.santiago
11-11-15, 08:14
todo mumndo senta o pau em mim, PQP...kkkkk....so porque existe um louco que viajou pro fim do mundo numa cinquentinha, nao quer dizer que faremos isso tambem, nao e?.... afinal o topico e sobre ter conforto, nao sofrimento! se quer sofrer, e facil...vai a pe puxando a miue e bagagem num carrinho de rolima......


Afinal o forúm inteiro é de pequenas ahahhahahaha
Só para não perder a zoeira...
Sobre o tópico acho que não tem muito o que discutir, dentre as pequenas de 250 a teneré é a que tem tudo que uma bigtrail oferece menos o motor . Posição acertada, bolha, tanque grande para autonomia. e uma mecanica confiavel.
Mas nem todos tem 10 mil para dar, abaixo disso acredito que é a Fazer que oferece um bom custo beneficio nas usadas.
se é para comprar uma moto pensando em viajar sou um pouco contra as 150, mas acredito que quando eu tiver uma 500 vou pensar a mesma coisa das 250

Lucas TXS
12-01-16, 10:48
Salve amigos,

Tenho uma Yamaha YBR Factor ED 09/10 125cc, estou querendo vendê-la para pegar uma Twister 07 ou 08, para poder viajar melhor.

Twister está uns 4k.
Fazer, uns 6k.

O que acham da Twister?

Cara,

1º) Twister 2008 por 4 pila não existe em bom estado. Nessa faixa de preço só 2004 pra baixo.

2º) Estou com a mesma situação tua, só que entre uma Twister +- 2004 (+- R$ 4.400,00) e Fazer +- 2007 (+- R$ 6.000,00).

Como o pessoal já falou aí, também acredito que a Fazer é melhor em alguns aspectos, mas a Twister é mais barata, até pela idade dá pra encontrar umas com preço melhor, visto que a Fazer só de 2006 pra cima.

Se tu está sem grana, ou quer guardar pra investir em outra coisa, como eu, creio que uma Twister já dá pro gasto e tu volta menos grana. E depois se não quiser mais o mercado é bom também.

Só uma coisa não varia: Procura uma em bom estado!

Vulcan
12-01-16, 12:44
acrescentando, se for comprar pra revender, tenta modificar o mínimo possível em qualquer coisa, e nos acessórios pra viagem mantenha o foco em algo removível e reaproveitável em outras motos.

carr1jo
12-01-16, 17:01
Eu ficaria com a Fazer 250, nunca andei em uma, mas sempre dizem que ela é bem mais equilibrada que a Twister e bem mais econômica.
Reforçando, é o que sempre vejo por aí :)

Aguetoni
23-01-16, 11:19
Tive uma Fazer 250 Limited Edition 2007/2008, rodei com ela 30 mil km, a grande maioria em estrada (trabalho em cidade vizinha). Mais recentemente tive uma Blueflex 2014/2015, rodei 15 mil km com ela, mas apareceu um imprevisto que tive que me desfazer dela e fiquei usando a Factor 125 do meu pai, mas já estou querendo voltar pras 250cc.

Nunca andei em TW, até pensei em experimentar e considerei a compra de uma, pelo menor valor.
Imagino que a sexta marcha seja uma grande vantagem dela, sempre senti falta dessa na Fazer.
Acho ela muito bonita (com exceção dos piscas kkk, colocaria um cristal na medida original), tem um painel mais moderno que a primeira geração da Fazer, e acredito que na região onde eu moro, tem um comércio melhor.
Como desvantagens, acho ela mais "comum" (gosto de algo mais diferente), mais visada pra roubo, exige mais revisões (por ser carburada), consome de 10 a 30% mais gasolina, e tem aquele barulho chato na relação (ouvi dizer que relação com retentor faz o barulho sumir ou diminuir bastante, mas não sei se é verdade, nunca vi de perto).

Ao ler as opiniões nesse tópico, e lembrando dos bons tempos que passei com as minhas ex-Fazers, também penso que vale a pena investir um pouco mais e pegar uma destas.
Não tive nenhuma dor de cabeça com as minhas motos, manutenção foi o básico (pneus, relação, óleo+filtro, regulagem de válvulas, lubrificação, etc), só precisei trocar uma bateria da mais antiga pouco antes de vendê-la (já tinha 50 mil km e quase 5 anos de idade), lâmpada do farol, cabo da embreagem (não quebrou, foi verificado o desgaste numa revisão e trocado preventivamente) e um caninho do lado direito do motor que tinha um pequeno rachado e estava umedecendo um pouco de óleo (não lembro o valor, mas não foi nada absurdo, acho que uns 80 reais).

Consumo varia de acordo com o ritmo, vou relatar os que tinha na minha 2007/2008.
Andando na faixa de 120 km/h quase constantes, normalmente ficava nos 27-28 km/l.
Com um pouco mais de pressa, esticando a 130-135 e alguns picos de 140-150 km/h, cerca de 23-24 km/l.
Puxando tudo que ela podia, esticando marchas e segurando cabo enrolado, mantendo 140 km/h na maior parte do tempo e cortando aos 155 nas descidas, só caindo pra 120 nas subidas, chegou a fazer 19 km/l.
E, numa estrada bem tranquila, trânsito a favor, mantendo 80-90 km/h chegando a 100 no embalo rs, sem nenhuma pressa, fiz 37 km/l.
Minhas médias não são de uma única viagem, são de cerca de uma semana andando dessa forma, eu completava o tanque, e andava no mínimo até atingir a reserva, as vezes chegando aos 50 km de F-Trip.

Com a Blueflex 2014/2015, o trajeto foi outro. Pelos meus cálculos, na minha região compensava usar álcool, então desde nova ela usou este combustível.
As médias variaram entre 17 e 23 km/l. Tinha impressão de maior torque e talvez um mínimo de mais potência, mas a velocidade final ficava limitada a 144 km/h, acredito que por economia no projeto, onde o bico injetor que supria totalmente a capacidade de injeção de gasolina não era capaz de injetar a quantidade necessária de álcool para atingir a velocidade máxima da moto.
Rodei apenas um tanque com gasolina, senti a moto mais xoxa e acabei compensando no acelerador, andando bem fiz 25 km/l (e comprovei que ela não corta nos 144 com gasolina no tanque, mas demorava mais pra atingir essa velocidade e não chegou nos 155 como a antiga), talvez melhorasse consumo e desempenho após uns 2 tanques, dizem que a injeção se adapta ao combustível.

Enfim, recomendo demais a Fazer, esperava ouvir mais elogios à TW que penso ser uma boa moto também, mas que não supera a Yamaha e não é a melhor compra.
Eu particularmente acho lindas as Limited Edition, tem um visual bem estiloso, parece até ser maior, acho que se encontrar uma dessas em bom estado com preço justo, fará uma excelente compra.
Boa sorte!

- - - Updated - - -

Apenas um complemento, a única modificação que fiz nas minhas motos foi usar velas Iridium.
Muda o comportamento dela com motor frio, fica com um funcionamento mais liso, talvez melhore 0,5 a 1 km/l.