PDA

Ver Versão Completa : Frenagem estrema: efeitos no equilibrio, na moto e nos freios



Vulcan
25-10-15, 12:46
Galera inicio esse topico pra falar sobre efeitos do freio extremo, melhor falando, do freio dianteiro quando usado em 100% de potência.

tem bastante gente por aqui querendo dar um up basico no freio, instalando kit ou aumentando o disco de freio, porém quando se fala de freiar forte mesmo uns dizem que daria cambalhota ou que a roda da frente deslizaria levando o condutor ao chão mas o que venho aqui solicitar seria justamente identificar o 'momento pré-chão'

além dos efeitos de pneu e cambalhota, a suspa dianteira mergulha, pode bater fim de curso e etc porém e o equilíbrio? e as bengalas? ja vi por aí que a bengala que segura a pinça/sapata entorta virando a roda afetando a direção que a moto está indo, incluindo o equilíbrio.

alguem ja sentiu algo parecido? ao freiar com força a moto puxar pro lado mas quando inspeciona ta tudo alinhadinho?

chiccoli
25-10-15, 14:23
Já ouvi falar, mas nunca aconteceu comigo. O limite do que o sistema de freio pode frear é o que a suspensão aguenta. A exemplo, Twister subindo a traseira a mais de 100km/h e Fazer levantando a traseira e dançando a bunda pros lados mesmo com garupa, ou a Titan 150(2009~13) gosta mais de travar a roda dianteira do que de subir a traseira.3 situações que já aconteceram comigo. Mas também tem exemplos tipo de uma cg125 89 que eu tive, se passar de 80km/h e precisar parar de uma vez, é necessário pelo menos 1 quarteirão pra parar, vc pode colocar patim da Cobreq, Fischer, Facreck, Diafrag fazer desenhos no cubo pra jogar o pó pro lado de fora, pode colocar os pés no chão igual fazia com bicicleta, quando os freios ficam bons, as 2 rodas travam, mas a moto não para! num tem diabo que para aquilo la não !! kk

Vulcan
26-10-15, 00:02
Já ouvi falar, mas nunca aconteceu comigo. O limite do que o sistema de freio pode frear é o que a suspensão aguenta. A exemplo, Twister subindo a traseira a mais de 100km/h e Fazer levantando a traseira e dançando a bunda pros lados mesmo com garupa, ou a Titan 150(2009~13) gosta mais de travar a roda dianteira do que de subir a traseira.3 situações que já aconteceram comigo. Mas também tem exemplos tipo de uma cg125 89 que eu tive, se passar de 80km/h e precisar parar de uma vez, é necessário pelo menos 1 quarteirão pra parar, vc pode colocar patim da Cobreq, Fischer, Facreck, Diafrag fazer desenhos no cubo pra jogar o pó pro lado de fora, pode colocar os pés no chão igual fazia com bicicleta, quando os freios ficam bons, as 2 rodas travam, mas a moto não para! num tem diabo que para aquilo la não !! kk

é mano, tenho realizado alguns testes com o freio e suspa da biz e a bengala ta pedindo arrego, não sei se ainda é defeito que veio do acidente (ainda não foi completado o reparo) ou se é o limite da peça.

mas ja ouvi falar que a bengala que segura a pinça/sapata sofre maior torção do que a outra, confere?

chiccoli
26-10-15, 03:46
é mano, tenho realizado alguns testes com o freio e suspa da biz e a bengala ta pedindo arrego, não sei se ainda é defeito que veio do acidente (ainda não foi completado o reparo) ou se é o limite da peça.

mas ja ouvi falar que a bengala que segura a pinça/sapata sofre maior torção do que a outra, confere?

Na teoria sim, mas se ta envergando, alguma das peças deve estar ruim, ou não é feito pra isso. A titan 125, aquele ultimo modelo fazia isso(2001~2003/04), não sei como o pessoal resolvia, se é que resolvia. Eu acredito que era pq a suspensão dela é melhor no aproveitamento do freio dianteiro, e como o freio a disco segura, o cilindro sendo fino, se ferra. As ML tinham freio a disco, mas a suspensão não era tão boa pra freio, era mais fácil travar a roda do que parar, e fora que depois lançaram a titan 150 com cilindro de bengala mais grosso. Mas como eu disse, eu acredito que seja, não sou engenheiro mecânico pra te falar "foi isso!"

irai
26-10-15, 11:25
Sim, a bengala que segura a pinça de freio sofre maior torção, e como consequência a moto vai puxar pra esse lado numa freada com força total, não da pra evitar isso, é física, mas se a suspensão for bem dimensionada e estiver em ordem, o efeito é mínimo, ainda assim, por conta desse efeito as motos de alto desempenho costumam ter um disco de cada lado, apenas um discão com certeza pararia a moto no mesmo espaço, mas os dois discos deixam a moto mais equilibrada nas frenagens extremas. Quanto ao efeito de escorregar a roda ou virar cambota, tudo depende da aderência dos pneus e do asfalto, pode ser que uma 250cc com,pneus Maxxis trave a roda dianteira e escorregue, mas quando equipada com um Diablo Rosso II (que tem muito mais aderência), acabe virando cambota, .as a geometria da moto influencia pra caramba nisso, jamais uma HD com a traseira pesadona vai "capotar" pra frente.