PDA

Ver Versão Completa : Mudanças no sistema de carga RX125 - Resultados finais



magrao tk
11-12-15, 20:20
Alguem aí sabe a tensão AC que gera a bobina de luz da CBX200 Strada? (tensão sobre os fios amarelo e rosa).
Queria saber o valor mínimo e o máx. , no caso em marcha lenta e tambem em aceleração. Pra eu ter uma noção do que o regulador da Strada precisa pra manter carga na bateria desde a marcha lenta, e tambem a variação máxima na tensão que ele suporta.

http://www.4shared.com/download/BHrFtDY7ce/fgfgfg.jpg?sbsr=31ec279ca6074717ee9a2b7e19c55b3095 d&lgfp=3000

13-12-15, 07:13
de certeza não sei não mas deve beirar os 70 volts em alta sem regular. Não tem uma cbx aí não pra fazer o teste?

Vulcan
13-12-15, 08:47
cara, a exeplo da minha biz... na lenta ela não carrega a bateria pois fica perto de 6V (desliga sozinho sem bateria), acelerando um pokinho zera consumo e chega aos 13v, se acelerar no giro de sair andando varia dos 13v aos 14,8v.

isso medido com elétrica ligada normal, regulador cortando em 13,8v e sem bateria.

chiccoli
13-12-15, 10:46
Eu tenho uns arquivos de motos que o Stone compartilhou com a gente uma vez, nele tem o manual de serviços da cbx200, tem que dar uma lida pra ver se tem alguma coisa sobre isso.

http://www.4shared.com/rar/cf-ZAQQq/XR_200R_NX200_CBX200s_Manual_d.html?

magrao tk
23-12-15, 20:33
Bom, não tenho uma Strada aqui pra testar aqui infelizmente. Lembrei que aqui no fórum tem alguns membros que tem ou tiveram ela.
No manual eu já tinha pesquisado, mas só consta o teste de resistencia das bobinas, o valor em AC não especifica.

Acontece que to a fim de tentar modificar o sistema de carga de mono para bifásico, como na CBX Strada. A ideia seria rebobinar a bobina original da minha ignição e deixar com os 2 terminais ''flutuantes'' ou seja, isolados to negativo aí usar o retificador bifásico da Strada. Mas não sei o quanto o regulador suporta de pico. E como o meu motor é 2t o giro vai a quase 12mil rpm.

A moto é a RX da foto, mas a ignição que uso e quero melhorar é a da DT180 que é monofásica >> bobina ao negativo, um enrolamento é pra carga da bateria que gera só pra luz de stop, piscas e buzina, e outra saída. Outro enrolamento é pro farol e lanterna, que varia intensidade com o giro. Quero então fazer a bobina simples com toda corrente que pode geral indo só pra bateria e com o farol e toda a elétrica ligado nela. Pra isso a bobina tem que gerar mais forte desde baixas rotações, já que essa mono em baixa mal vai a 6 ou 7v e pouca corrente que se ligar o farol derruba a voltagem mais ainda.

Pretendo usar toda iluminação em leds, já to estudando os melhores leds mais eficientes pra montar tudo, porque sei que mesmo com essa modificação o sistema de carga não vai nunca ser igual ao original da Strada, mas se manter um farol em led dos bons na bateria já me dou por satisfeito.

Enfim, continuo a procura do valor AC da bobina de luz da Strada\XR200\NX... etc.

Vulcan
23-12-15, 21:48
Bom, não tenho uma Strada aqui pra testar aqui infelizmente. Lembrei que aqui no fórum tem alguns membros que tem ou tiveram ela.
No manual eu já tinha pesquisado, mas só consta o teste de resistencia das bobinas, o valor em AC não especifica.

Acontece que to a fim de tentar modificar o sistema de carga de mono para bifásico, como na CBX Strada. A ideia seria rebobinar a bobina original da minha ignição e deixar com os 2 terminais ''flutuantes'' ou seja, isolados to negativo aí usar o retificador bifásico da Strada. Mas não sei o quanto o regulador suporta de pico. E como o meu motor é 2t o giro vai a quase 12mil rpm.

A moto é a RX da foto, mas a ignição que uso e quero melhorar é a da DT180 que é monofásica >> bobina ao negativo, um enrolamento é pra carga da bateria que gera só pra luz de stop, piscas e buzina, e outra saída. Outro enrolamento é pro farol e lanterna, que varia intensidade com o giro. Quero então fazer a bobina simples com toda corrente que pode geral indo só pra bateria e com o farol e toda a elétrica ligado nela. Pra isso a bobina tem que gerar mais forte desde baixas rotações, já que essa mono em baixa mal vai a 6 ou 7v e pouca corrente que se ligar o farol derruba a voltagem mais ainda.

Pretendo usar toda iluminação em leds, já to estudando os melhores leds mais eficientes pra montar tudo, porque sei que mesmo com essa modificação o sistema de carga não vai nunca ser igual ao original da Strada, mas se manter um farol em led dos bons na bateria já me dou por satisfeito.

Enfim, continuo a procura do valor AC da bobina de luz da Strada\XR200\NX... etc.

pode copiar meu projeto da biz, fabricando o proprio regulador de acordo com o sistema.

25-12-15, 07:48
pode copiar meu projeto da biz, fabricando o proprio regulador de acordo com o sistema.
Já enrolei o estator da titan 150 e coloquei o retificador de strada, mas não sei se a quantidade de bobinas é diferente do seu. Na 150 são 8 bobinas e coloquei 65 coltas em cada.

Vulcan
25-12-15, 08:41
Já enrolei o estator da titan 150 e coloquei o retificador de strada, mas não sei se a quantidade de bobinas é diferente do seu. Na 150 são 8 bobinas e coloquei 65 coltas em cada.

acho que não era pois são 8 bobinas e não me lembro se fechei mais de 70 voltas, porém colocar mais voltas deve gerar mais energia (matematicamente falando) o problema é espaço. eu me referia ao regulador, pois o que fiz da pra fazer dissipar toda potência gerada. depende só da quantidade de peça$ usada$.

magrao tk
26-12-15, 17:09
O problema aqui não é o regulador, antes dele tem a capacidade do gerador. Se a bobina não entrega corrente suficiente pra ele retificar já começa mal e não tem milagre a fazer.

Infelizmente no meu caso a coisa é pior ainda, porque não é um estator padrão como das Titans, Biz, etc com várias bobinas bonitinhas formando uma peça redondinha que acredito que tenha mais espaço e mais recursos. A bobina de luz do meu sistema é essa porcariazinha aqui que fica ali num cantinho da mesa já quase raspando nos ímãs do magneto.
https://www.planetaduasrodas.com.br/arquivos/PRODUTOS/9951373568992416572/5740_M_Bobina_De_Luz_Yamaha_DT_180_12V_Magnetron.j pg

Vou tentar rebobinar ela com um fio mais grosso se o espaço permitir, e com mais algumas voltas de fio.
Como ela é uma bobina dupla (um enrolamento pro farol e outro pra carga) acredito que tirando tudo terá espaço pra um só enrolamento que preciso, usando um fio mais grosso.
Fio mais grosso aumenta a corrente (Ampéres)... mais espiras de fio aumenta a tensão da bobina (Volts).

O que tenho que aumentar acima de tudo é a corrente. A voltagem só fazer no valor que o sistema precise pra funcionar bem em baixos rpm, em torno dos 14v.

Acontece que quando a corrente é pouca num sistema desses, se medir na bobina por ex. sem nada ligado nela vai ter tensão suficiente. Mas quando liga algo que consome como uma lampada forte ou bateria descarregada aí essa tensão cai. E quanto menos corrente mais a tensão é derrubada com carga.

Se melhorar a corrente a tensão vai se manter com cargas mais fortes ligado nela.
Já vi gente que só enrola mais fio e diz que melhora. Na verdade assim a tensão aumenta sem carga, e assim dá pra ligar cargas maiores que o tanto que cair fica no valor que a moto precisa. Só que essa derrubada forçada da tensão é uma perda que se transforma em calor, a bobina vai esquentar muito. Por isso o fio mais grosso é mais importante que mais voltas de fio.

O retificador depois sim, tem que ser um que acompanhe tudo isso. Mas se ele for de corrente alta e o que chega nele não for... na saida cai a tensão do mesmo jeito, ele não tem como criar energia.

Vulcan
26-12-15, 23:40
O problema aqui não é o regulador, antes dele tem a capacidade do gerador. Se a bobina não entrega corrente suficiente pra ele retificar já começa mal e não tem milagre a fazer.

Infelizmente no meu caso a coisa é pior ainda, porque não é um estator padrão como das Titans, Biz, etc com várias bobinas bonitinhas formando uma peça redondinha que acredito que tenha mais espaço e mais recursos. A bobina de luz do meu sistema é essa porcariazinha aqui que fica ali num cantinho da mesa já quase raspando nos ímãs do magneto.
https://www.planetaduasrodas.com.br/arquivos/PRODUTOS/9951373568992416572/5740_M_Bobina_De_Luz_Yamaha_DT_180_12V_Magnetron.j pg

Vou tentar rebobinar ela com um fio mais grosso se o espaço permitir, e com mais algumas voltas de fio.
Como ela é uma bobina dupla (um enrolamento pro farol e outro pra carga) acredito que tirando tudo terá espaço pra um só enrolamento que preciso, usando um fio mais grosso.
Fio mais grosso aumenta a corrente (Ampéres)... mais espiras de fio aumenta a tensão da bobina (Volts).

O que tenho que aumentar acima de tudo é a corrente. A voltagem só fazer no valor que o sistema precise pra funcionar bem em baixos rpm, em torno dos 14v.

Acontece que quando a corrente é pouca num sistema desses, se medir na bobina por ex. sem nada ligado nela vai ter tensão suficiente. Mas quando liga algo que consome como uma lampada forte ou bateria descarregada aí essa tensão cai. E quanto menos corrente mais a tensão é derrubada com carga.

Se melhorar a corrente a tensão vai se manter com cargas mais fortes ligado nela.
Já vi gente que só enrola mais fio e diz que melhora. Na verdade assim a tensão aumenta sem carga, e assim dá pra ligar cargas maiores que o tanto que cair fica no valor que a moto precisa. Só que essa derrubada forçada da tensão é uma perda que se transforma em calor, a bobina vai esquentar muito. Por isso o fio mais grosso é mais importante que mais voltas de fio.

O retificador depois sim, tem que ser um que acompanhe tudo isso. Mas se ele for de corrente alta e o que chega nele não for... na saida cai a tensão do mesmo jeito, ele não tem como criar energia.

da pra fazer uma gambi violenta e montar com mais uma bobina não?

http://s16.postimg.org/p3t6ogmol/index.jpg

magrao tk
27-12-15, 11:20
da pra fazer uma gambi violenta e montar com mais uma bobina não?

http://s16.postimg.org/p3t6ogmol/index.jpg
Talvez até dá, mas essa mesa da esquerda é a original da DT200. Se não me engano uma bobina é só de luz e outra é só de carga da bateria. Mas a DT200 é a mesma droga de sistema da 180: farol variando a luz conforme o giro. Uma moto desse porte, com essa tecnologia que na época era coisa top... refrigeração líquida, disco na traseira, YPVS... e ainda assim um sistema precário desses na iluminação dela.

E pra adaptar essa mesa tem que modificar tambem a ignição. Uma das bobinas grandes toma o lugar da bobina de pulso na 180. Dá certo só usando o cdi da Mobilete, que não precisa do sinal dessa bobina.
Mas a sugestão é boa pra analisar, não tinha pensado nela não. :)

magrao tk
04-01-16, 00:27
Atualizando...
Antes de mexer no estator da RX fiz umas medições pra ter uma referencia do que ia mudar e o que deveria mudar.

Medi a tensão AC que sai da bobina - pontas do aparelho nos fios de entrada pro retificador/regulador.

----------------------------------------------------

Primeiro teste: situação normal - retificador plugado, farol e lanterna tras. ligados e bateria conectada.

No fio branco que é a carga da bateria deu:
9v na marcha lenta
12v a 2600 rpm.

No fio amarelo que é o fio do farol deu:
7v a 2600 rpm (nem medi lenta)
12v só atingiu acelerando bem, de uns 6 a 7000 rpm em diante.

-----------------------------------------------------

Segundo teste: bobina sem carga, totalmente desligada do circuito (a tensão que eu precisava saber na Strada pela qual abri esse tópico)

No fio branco
12v a 3000 rpm
acelerando a moto foi a uns 50 a 60v

No fio amarelo
12v a 3800 rpm
acelerando foi a uns 45 a 50v

-----------------------------------------------------

Terceiro teste: peguei uma lampada de 60w e liguei direto na saida da bobina. Ajustei a marcha lenta até chegar em 12v sem carga, e liguei a lampada pra ver pra quanto ia cair.

No fio branco
De 12 caiu pra 5,6v

No fio amarelo
De 12 caiu pra 7,4v

------------------------------------------------------

Fiz tambem é claro a medição sobre a bateria, na primeira condição: tudo ligado. Que deu:
Da marcha lenta até uns 3000 rpm: 12,3v (a tensão que já tinha na bateria)
De 3000 rpm até uns 5000 rpm: 13 ~14v

------------------------------------------------------

Agora começa a modificação:

A bobina de luz do estator de DT180 como já apareceu em fotos aí no tópico é uma bobina só, mas com 2 enrolamentos.
No caso são 2 bobinas enroladas no mesmo núcleo, uma sobre a outra.

Desmontei uma bobina velha aqui pra rebobinar, deixei a que tava no estator. Já que tá boa não quis estragar. Apesar que quando desmontei essa bobina percebi que ela já tinha sido enrolada, tinha até uma emenda. Mas a espessura do fio e a grossura dela batiam com a original. Enfim...

A estrutura dela é assim:
O enrolamento de baixo é o maior, com 4 camadas, cada camada com uma media de 40 espiras = 160 espiras.
O enrolamento de fora é menor, 2 camadas = 80 espiras.

E a ligação na moto é assim:
O ''começo'' da bobina é no terra
O fio de carga de bateria usa as 2 bobinas em série. No caso 0 + 160 + 80.
De 0 a 160 sai o fio pro farol.

Ou seja: o farol usa 160 espiras e a bateria 240 espiras.

----------------------------------------------------------

Agora vem a modificação: fazer uma bobina única e usar as 2 pontas pra retificar.

Na primeira tentativa tentei usar um fio mais grosso, o original era 19, tentei o 18.
A coisa se complicou pelo espaço muito apertado. Fiz uns cálculos meio no chute do espaço que ia ocupar, arrisquei.
Acabou cabendo só 170 espiras, e bem espremido.

http://www.4shared.com/download/bl4U_cuwba/12491784_1051994871523747_6276.jpg?sbsr=2bb530d95b 96dbe2d3377f29be5c691c960&lgfp=3000

http://www.4shared.com/download/L9MjLU6pba/12484726_1051995254857042_6572.jpg?sbsr=0437ae20bf c09e7d7c24b1cbc888229a960&lgfp=3000





Na moto acabou dando o mesmo resultado praticamente em volts que o enrolamento do farol (já era de se esperar.)
Mas o que me desanimou é que mesmo com o fio mais grosso, fazendo o mesmo teste de carga, onde caiu de 12 pra 7,4v antes agora caiu pra 5,6v.

Acabei desenrolando a bobina novamente e fiz a segunda tentativa: usar o mesmo fio 19 mas com mais espiras.

Fiz então o seguinte: enrolei a primeira bobina de 160 espiras normal, e na segunda em vez de 80 espiras usei mais 2 camadas dando tambem 160 espiras. Liguei as 2 no meio e puxei as extremidades pra fora (sem aterramento na mesa estatora.)

Dessa vez a coisa melhorou!
Em marcha lenta, lenta bem baixa mesmo... já deu 13 ~14v. Ajustando a uns 1500 rpm já foi a uns 16 ~17v. Com uns 3000 rpm chegou a dar 25 ~30v, e acelerando vi dar picos de 75v, mas deve ter sido mais porque o aparelho digital pisca e atualiza muito devagar enquanto acelera. Teste feito sem carga nenhuma, bobina solta.

O teste de queda com a lampada é que não me deixou feliz. Com os 14v que deu na lenta ligando a lampada baixou pra quase 6v. Talvez porque muito na lenta o campo magnético do magneto girando tão devagar é fraco demais. Eu não cheguei testar acelerando com a lampada, já que sem estabilização tive medo de queimar ela.

Agora é seguir com outros testes, vou ligar uma ponte retificadora e uma bateria, pra ver como se comporta. Mas ainda pretendo usar o retificador\regulador da Strada. Esse pico de tensão de 75v por ser sem carga... com a moto em condição normal com farol ligado e tal acho que ele vai aguentar o tranco.
Se não uso uma ponte retificadora potente e tento ligar na entrada do regulador de CG que já uso nela. Tudo são testes... se alguem teve paciencia de ler tudo isso e tiver sugestões, comentar, criticar, tudo é bem vindo!

Vulcan
04-01-16, 09:39
cuidado com o retificador original, quando modifiquei a minha biz o retificador regulava a voltagem de meia onda apenas... por isso tive que criar outro retificador do zero.

magrao tk
04-01-16, 12:11
cuidado com o retificador original, quando modifiquei a minha biz o retificador regulava a voltagem de meia onda apenas... por isso tive que criar outro retificador do zero.

Sim, mas a ideia é primeiro retificar em ponte como tem que ser, e depois jogar o sinal retificado não regulado (fio azul na imagem) na entrada do retificador\regulador monofásico que uso, pra jogar os 12v estabilizados na bateria.
Por ele ser meia onda acredito que vá passar apenas por um diodo e chegar ao circuito que estabiliza a tensão, que é o que eu quero. Vou no máximo perder uns 0,7v passando por esse retificador interno da peça.
O lado bom é que esse regulador que tenho é de Titan, e eu tava vendo que a bobina de carga dela gera quase 100v. Então esse reguladorzinho vai suportar de boa. Alem do mais já percebi que ele é bom, nunca queimei nenhuma lampada depois que instalei ele na RX, e trabalhava frio. Espero que de certo.

http://www.4shared.com/download/cfudrH46ce/-bobina-de-forca-12v-honda-cg-.jpg?sbsr=c835ca34770155a5891aac49988e850d960&lgfp=3000

Vulcan
04-01-16, 21:53
kct pq eu não pensei nisso antes??? auheuaheuaheuhaeuahe

05-01-16, 13:10
caraca que boa idéia:shock:

magrao tk
09-01-16, 20:21
Atualizando...
Falei que ia testar uma ponte retificadora, e ligar a saída retificada ao regulador/retificador de Titan125 que tenho aqui.
Pra ser mais comodo fiz os testes aqui na mesa, com um transformador de microsystem que tenho com uma saida de 15-0-15 AC no lugar de usar no estator.

Usei uma lampada em série na entrada do trafo, pra em caso de algo errado não explodir nada rsrs e na saída da ponte retificadora liguei um capacitor eletrolítico de 3300uF x 63v, e pra fazer carga usei uma resistencia de torneira elétrica, que pelos cálculos deu em torno de 20w de carga.

Usei as pontas do trafo, 30VAC, que retificando e filtrando sem carga ''vazio'' foi lá pra 40 e tantos Volts. Mas ligando a resistencia como carga baixou pra 26v (e a resistencia esquentou que fedeu) kkkkkk

Mas até agora nada é novidade. O teste que queria ver era ''se'' entrando corrente contínua e tensão elevada no retificador - sairia regulada.
E..............
Não funcionou. Ao menos não como deveria.

Liguei o regulador ao circuito, primeiro sem nada na ''saida'' dele. Mantive a resistencia onde estava ou seja, antes dele.
Sem carga na saída Entrou os 26v e sairam 15v. Bom, nada mal.

Aí passei a carga pra saida dele, que é o que importa. Pois é ali que vai ficar pendurado toda a elétrica da moto que consome a energia do conjunto.

Só que aí em vez de derrubar um pouco mais esses 15v que deu em vazio na saída dele como eu esperava... deu o inverso. A saida aumentou pra uns 17, 18v. Eu acho que o circuito tem um compensador que detecta um consumo maior e joga mais ''força'' pra não haver queda n a saida. Só que foi meio exagerado, não rolou. Deixa pra lá então. :sad:

Já que tava protegido pra não explodir nada fiz outro teste: ''Passei'' pelo outro terminal do regulador/retificador, que recebe o VAC que vai pro farol originalmente na moto, que no caso só regula mas não retifica. Ali só dei uma ligada no fio pra ver se daria queda, e...... não deu. Nesse caso não deu nada.

O lado bom é que ao menos aqui nada aqueceu, o regulador se tivesse funcionado bem ia trabalhar sem muito aquecimento, e a ponte tambem não deu nada. Tambem, usei uma ponte de 50A. Só o que aqueceu foi a resistencia. kkkkkkkk

Conclusão: valeu o teste, mas vou ter que abrir a guaiaca e gastar uns pilas num regulador/retificador de Strada, e torcer que que ele trabalhe de acordo.

Ah! outro teste que lembrei de fazer: tinha por acaso aqui na mesa uma bateria de alarme/nobreak de 7A que é a mesma que uso na moto. Estava com uns 10v, lembrei: vou testar nela, ligando ainda na lampada em série a entrada do trafo, e só a ponte retificadora com o capacitor. Mas nesse caso eu passei a ligação do trafo pra metade, do 0-15 pra retificado dar uns 21v sobre ela.

Aí concluí uma coisa que esses tempos tive a impressão:

Essas baterias gel de alarme NÃO servem pra estabilizar a tensão do estator. Numa bateria comum de moto tu joga 20v retificados nela e mede, fica com no máximo 14,5v. Mesmo que acelere, suba pra 30, 40v... depois do retificador na bateria e até nas outras saidas da bobina do estator, tudo fica com media de 13 a 14v. A CG Bolinha é assim, a RX na configuração original é assim... elas só tem um diodo retificador, quem segura as pontas pra não dar picos de queimar todas as lampadas é... a bateria.


Essa bateria de gel, liguei os 21v sobre ela, ela ficou com 17v, depois de uns segundos 16 e parou ali. Se ligasse uma lampada em cima talvez queimaria, não quis arriscar. Por isso mesmo que preciso urgente do retificador/REGULADOR... se não metia só a ponte retificadora, mas não vou trocar de bateria.

Quem aguentou ler e tiver acompanhando a história e tiver algum palpite toda ajuda é bem vinda.

Vulcan
10-01-16, 00:19
jogar excesso de voltagem numa bateria chumbo ácida vai consumir água... isso significa ficar sem bateria mais rápido. o manual bosh indica no maximo 14,5v para 'carga rápida' e 13,5v para 'carga normal' e manutenção de carga.

segue imagem do meu regulador de voltagem:
http://i.imgsafe.org/9d6f54b.jpg
e uma do meu estator sendo enrrolado, sendo 4 um enrrolamento e outras 4 bobinas (ainda enrrolando) o outro enrrolamento. saindo dele 2 pares de fios pra cada enrrolamento:
http://i.imgsafe.org/9d80450.jpg

o lado bom desse regulador é:
quando o diodo zenner (que é a peça que regula a voltagem) acabar estragando, ele causa um curto que queima o fusível.

o diodo comum de saída impede que ocorra consumo de energia da bateria pelos capacitores quando tudo estiver desligado. isso pode ser adaptado com relé ou algo do estilo, depende só de quem for montar pra ganhar mais 0.8V do estator.

o aterramento do regulador é opcional porém é indicado. no desenho ta duplamente aterrado, um exagero. na pratica eu fiz um aterramento capenga, o suporte do regulador não ficou bem aterrado e precisei ligar no fio negativo do chicote e outro desvio pro polo negativo da bateria.

magrao tk
10-01-16, 09:15
jogar excesso de voltagem numa bateria chumbo ácida vai consumir água... isso significa ficar sem bateria mais rápido. o manual bosh indica no maximo 14,5v para 'carga rápida' e 13,5v para 'carga normal' e manutenção de carga.

segue imagem do meu regulador de voltagem:
http://i.imgsafe.org/9d6f54b.jpg
e uma do meu estator sendo enrrolado, sendo 4 um enrrolamento e outras 4 bobinas (ainda enrrolando) o outro enrrolamento. saindo dele 2 pares de fios pra cada enrrolamento:
http://i.imgsafe.org/9d80450.jpg

o lado bom desse regulador é:
quando o diodo zenner (que é a peça que regula a voltagem) acabar estragando, ele causa um curto que queima o fusível.

o diodo comum de saída impede que ocorra consumo de energia da bateria pelos capacitores quando tudo estiver desligado. isso pode ser adaptado com relé ou algo do estilo, depende só de quem for montar pra ganhar mais 0.8V do estator.

o aterramento do regulador é opcional porém é indicado. no desenho ta duplamente aterrado, um exagero. na pratica eu fiz um aterramento capenga, o suporte do regulador não ficou bem aterrado e precisei ligar no fio negativo do chicote e outro desvio pro polo negativo da bateria.


Mas onde tu conseguiu esse zener de alta potencia aí? Consegue-se fácil? Se sim é uma boa, ele deve segurar as pontas tranquilo.

Pensei em fazer um regulador desse modelo.
Na verdade ele é originalmente trifásico, editei no paint pra fazer em ponte como preciso.
No caso de D2 D3 D5 e D6 uso a ponte retificadora de 50A que já tenho aqui. Monto só o regulador separado, com o zener e os SCR.

http://www.4shared.com/download/Fzu4Ya9Yba/regulador_bifasico.jpg?sbsr=616eecb14badcdd3e83661 ba8894af0a961&lgfp=3000

magrao tk
10-01-16, 13:54
Complicou minha situação. :sad:

Voltando umas casinhas na história... a base da minha melhora no sistema elétrico era acima de tudo o estator. Usei uma bobina de fio mais grosso como comentei esses dias que não deu certo. Desmanchei ela e rebobinei com o fio do diametro que tinha, mas enrolei mais espiras.
De 2 enrolamentos originais, com 160 em um e 80 em outro, fiz novos enrolamentos, os dois com 160 espiras.
No total aumentou de 240 espiras pra 320.

Pela lógica deveria ter aumentado a tensão e mantido a corrente, já que o fio é o mesmo e eu mantive os detalhes do enrolamento como era.
A tensão aumentou mesmo. O problema é que só aumentou com circuito vazio (sem ligar nada nela.) Fui ligar uma lampada nela e pra minha surpresa a queda na tensão foi gigante! Tava dando uns 40 e poucos no teste e ao ligar uma lampada de 35w despencou pra miseráveis 6 (SEIS!!!) volts! E não adianta acelerar, a desgraçada mal vai a sete volts, não vai porque não vai! E agora?

O regulador da Titan descobri o por que dos testes esquisitos, mas nem vem ao caso agora. Se eu conseguir dar um jeito nesse maldito estator testo o regulador no sistema em ponte e comento depois sobre ele. Agora é ver o que faço. Vou ter que voltar a bobina original, que por sorte não mexi, usei uma bobina velha pra rebobinar.

Vulcan
10-01-16, 14:51
magrão, sobre seu estator eu indico tentar algo com o fio mais grosso ou fazer igual a eu que usou 2 bobinamentos paralelos... tem que alcançar amperagem pra tensão não cair.

sobre o diodo zenner os que comprei são de baixa potência (me disseram não existir mais zenner de grande potência por atualmente ser mais comum usar transistor pra regular), dissipam no máximo 5w cada, porém comprei 12 unidades e liguei em paralelo permitindo dissipar até 60w. no total gastei uns 45 pila.

magrao tk
10-01-16, 19:27
magrão, sobre seu estator eu indico tentar algo com o fio mais grosso ou fazer igual a eu que usou 2 bobinamentos paralelos... tem que alcançar amperagem pra tensão não cair.

sobre o diodo zenner os que comprei são de baixa potência (me disseram não existir mais zenner de grande potência por atualmente ser mais comum usar transistor pra regular), dissipam no máximo 5w cada, porém comprei 12 unidades e liguei em paralelo permitindo dissipar até 60w. no total gastei uns 45 pila.

Mas eu cheguei usar fio grosso, mas pelo pouco espaço foram menos espiras, o que deu no mesmo.
Pra fazer algo forte mesmo só fazendo uma mesa do zero, pra modificar ou acrescentar bobinas. Essa original já vi que não tem santo que faça um milagre.

Mas uma coisa que descobri depois que me deixou menos frustrado é que sei lá de onde surgiu uma lampada de 60w no meio das minhas de 35. Tenho umas lampadas de farol com uma fase queimada que guardo aqui. Fui pegar uma de 35w sem conferir e pego justo uma de 60.
Liguei uma de 35w e o comportamento da bobina já não foi tão ridículo como antes. Mesmo assim, ainda não atinge tensão suficiente pra carregar a bateria desde a lenta.

Sobre o regulador da Titan é o seguinte: eu ontem tava fazendo os testes usando a entrada e a saida do retificador, que imaginei eu que tambem teria ligação com o regulador, e que teria que sair retificado e regulado na saida dele.

Só que non.
Hoje em outro teste liguei o fio da bobina ao pino dele que regula a corrente alternada (sem retificar) para o farol.
Liguei a lampada direto na bobina, e liguei esse pino e o pino negativo do regulador em paralelo com a lampada. Daí sim, limitou normal tem CA.

Depois tirei a lampada, e no lugar liguei a ponte retificadora, e mantive o regulador regulando CA. Liguei a lampada na saida da ponte retificadora, e um capacitor de 3300 x 63v pra fazer a vez da bateria na filtragem. E é assim que eu tava testando.

Mas mesmo usando o regulador assim não vai dar certo. Assim como os outros reguladores trifásicos parece que ele precisa de uma amostra da saida retificada. Com essa parte do regulador desligada ao acelerar ele dá uma queda pra uns 10v, como acontece com os outros quando se tira a bateria do circuito. E como pra essa etapa do regulador precisa do negativo da moto, e a parte do regulador CA tambem, não tem como ligar, porque a bobina pra retificar em ponte tem que ser isolada, Enfim, ele é muito bom mas é monofásico e ponto final.

Vulcan
10-01-16, 22:42
ok, então temos mais uma gambitech na manga: http://2.bp.blogspot.com/_qdi8IuduwC8/TAu2f4aVE2I/AAAAAAAACew/FwpG3VY641E/s400/dobrador_tensao.jpg

Vulcan
16-01-16, 08:59
nessa semana fazendo testes com filtro de ar e trocando a Lâmpada do farol que faleceu (denovo), acabei por queimar meu regulador de voltagem...

vou iniciar testes com regulador de carro ou de CBX200. preferencia pro de carro pela maior capacidade.

17-01-16, 08:11
Blz, aguardando ansioso o resultado8(

Vulcan
17-01-16, 13:51
regulador de carro não consegui fazer funcionar, acho que ele regula pela armação do magneto (não sei o nome direito, mas essa parte é eletrificada)

comprei um regulador de CBX200 e liguei preto+vermelho no positivo da bateria, verde no negativo da bateria, rosa e amarelo nas fases. ta regulando bem, carregando lenta a bateria mas aí não sei se a bateria morreu...

meu estator ta gerando 80v no máximo. se colocar o bobinamento em série chega aos 160.
bobinamento em série não segura voltagem, quando liga no sistema a amperagem é baixa e a voltagem não passa de 11 com giro alto.
bobinamento em paralelo funcionou 'normal'. sem carregar na lenta mas ao menos funciona.

magrao tk
23-01-16, 20:42
Hoje depois de um tempo sem mexer nisso fiz mais uns testes no sistema de carga que to modificando. Aproveitei e filmei um pouco.

Atualizando...
Tinha colocado de volta a bobina de luz original da DT180 na sua mesa, e isolei a bobina do terra usando os 2 enrolamentos dela em série e puxando as extremidades pra ligar no retificador em ponte.

Com isso faltava um jeito de estabilizar a tensão. A princípio o certo era comprar um retificador/regulador de CBX200 Strada por exemplo, que retifica a tensão alternada assim, em ponte, só que internamente. O jeito que to fazendo ali é como se tivesse dividido as funções de regulador e retificador da peça, e cada peça ali está fazendo uma coisa.

E o que me surpreendeu é que me parece que o regulador da Titan dá conta sim! O video mostra bem, a tensão vai pouco mais de 14v e não passa disso. Outra coisa interessante é que não esquenta. A ponte retificadora esquenta mais que ele.

Em vez da bateria usei um capacitor eletrolítico pra filtrar sem camuflar a tensão na saída (apesar que nos videos nem testei a saida CC, medi direto em CA na bobina somente.)

Amanhã vou colocar a bobina que modifiquei novamente, pra ver como tudo se comporta, daí faço mais medições. Mas a princípio com a bobina original já ficou bom, com 35w na saida e a 3000 rpm já tem 13v na bobina.


https://www.youtube.com/watch?v=fsPT7V3x_Ds



Nesse video desliguei a lampada pra ver como o regulador se comporta sem carga. Depois desliguei ele tambem deixando a bobina em vazio, sem carga nem limitador. Com isso acelerando tudo deve ir a uns 70v.


https://www.youtube.com/watch?v=OM470aE6mOE

magrao tk
31-01-16, 18:26
Novidades!!


Fiz os últimos testes que queria. A bobina modificada não rolou, não sei qual o mistério da bobina original da DT, mas nem a bobina com mais espiras, e nem a bobina de fio mais grosso que havia enrolado ganharam dela na capacidade de manter a tensão com cargas ligadas nela. Deixei ela mesma no fim das contas.


Então o resumo das adapiteichons elétricas é:


-Bobina de luz da DT180 isolado o terminal do terra e ligado ele e a outra ponta do enrolamento diretamente a entrada AC do retificador
-Ponte retificadora de 50A, pra ter retificação de onda completa e não de meia onda como no sistema original, que desperdiça metade dos pulsos e por isso não aguenta nem a pau farol pela bateria.
-Regulador da CG Titan/Fan125, usando apenas a entrada que regula a luz do farol. Como o farol da CG é corrente alternada, usei a peça pra regular a corrente alternada que entra na ponte retificadora.
-Farol, lanterna, pisca, freio, painel, buzina, gato, cachorro, papagaio... tudo alimentado pela bateria como sempre foi meu maior sonho na vida kkkk :D

E assim ficou o sistema elétrico da RX
http://www.4shared.com/download/dsPJIQyoba/motores-partes-en-acessorios-m.jpg?sbsr=886efe90f1bedac368f8b392a7f60009964&lgfp=3000Gravei um video com a bateria da TDR, com pouca carga, pra ver se no teste com as lampadas nela ia derrubar a carga de vez ou manter. Nesse teste rápido se manteve, com 20w das 2 lampadas de pisca mais uma lampada de 35w


https://www.youtube.com/watch?v=1FcwfVJw4ig&feature=youtu.be


No video são 55w de consumo, e deu média de 12,4v a 3000 rpm.
Fiquei pensando: será que é suficiente pra carregar a bateria?

Aí coloquei a bateria de volta na TDR, e liguei ela acendendo a luz do freio, que são 2 lampadas de 21w ou seja, 42w. E medindo a carga nela, que tá original e que carrega normalmente não passou de 11,7v. Então resolvi acreditar que na RX vai funcionar.


Hoje montei a RX e fui ao teste na prática. Fiz uma ligação provisória no chicote dela pra funcionar tudo na bateria. Amarrei o multímetro entre o painel e o farol pra medir em tempo real as tensões. Vai que dá um curto em alguma coisa, se eu ver que marcou coisa errada eu paro na hora, não vou esperar pegar fogo kkkk

Sai nela não muito confiante. Mas fui reparando as medidas, foram sempre dando 12,4v 12,5v, mais ou menos nessa base. Só caia mesmo quando apertava o freio. Mas aí eu tava desacelerando e ao mesmo tempo somando 21w ao consumo. Soltando o freio voltava aos 12,4v.

Outra coisa é que a bateria da RX já tem uns 2 anos, percebi que não tá muito boa porque deixei a noite toda carregando, e ligando as luzes nela a tensão ficava em 11,8v, mas não descarrega, isso que é estranho. Enfim, o que importava era ver se andando eu ia ter farol normal ou aí ela iria arriar.

Andei 1 hora exato dentro da cidade pra lá e pra cá. Andei devagar em ruas de paralelepípedo a giro baixo, e em vezes estiquei até uns 10 mil rpm pra ver. Nenhuma surpresa ruim, nenhuma mesmo!

Cheguei em casa, desliguei a moto e fui conferir a ponte e o retificador, os 2 estavam praticamente frios. Virei a chave pra ver a quantas estava a bateria, deu a mesma medida que deu quando eu sai de casa: 11,8v !!!

O que me deixou feliz é que esse teste foi um teste extremo, vou usar leds e não lampadas. Então se o sistema funcionou bem com maior consumo, é porque deu tudo certo.
Próximo passo é comprar os leds e fazer as montagens. Mas esse vai ser um novo capítulo.

Fotos da RX com o motor desligado. Quem diria?

http://www.4shared.com/download/pRqVgMBhce/20160131_145208g.jpg?sbsr=74778b5de8b2fc92a9969861 1b84e524964&lgfp=3000


http://www.4shared.com/download/DFZCQ-wqba/20160131_145348.jpg?sbsr=0e47828db0bb28668ecbb3646 a941abb964&lgfp=3000

http://www.4shared.com/download/rkq7VLUbba/20160131_145318.jpg?sbsr=c0660b5061cd2e15bb0329d20 f937195964&lgfp=3000

- - - Updated - - -

Ah lembrei de uma hipótese que explica essas tensões todas baixas. Talvez esse meu multímetro xing ling esteja marcando errado. Porque tanto a bateria que aparenta estar boa, mede abaixo de 12v, como a carga da moto que todos dizem que vai de 13v a 14,5v pra ser o certo, dá no máximo 12,5v. Faz sentido né?

Stone
01-02-16, 08:12
Tenta trocar a bateria dele, pode ser que esteja fraca

Diego.fcs
01-02-16, 09:45
Sempre quis melhorar o sistema elétrico da minha bolinha, é complicado, esses dias saí e tive que voltar pra casa, pois queimou o farol, aí fui usar a buzina e queimou também, queria achar um jeito de colocar tudo ligado na bateria e usar lâmpadas LED, e claro, dar um jeito de instalar um retificador.

magrao tk
01-02-16, 12:35
Sempre quis melhorar o sistema elétrico da minha bolinha, é complicado, esses dias saí e tive que voltar pra casa, pois queimou o farol, aí fui usar a buzina e queimou também, queria achar um jeito de colocar tudo ligado na bateria e usar lâmpadas LED, e claro, dar um jeito de instalar um retificador.
Mas dá certo tambem Diego, a CG bolinha e a RX tem praticamente o mesmo sistema elétrico, o funcionamento é o mesmo. Então se fizer nela as modificações que eu fiz aqui vai dar.

O básico pra melhorar esse sistema é desligar a bobina de luz do aterramento da moto, e usar as 2 extremidades do enrolamento, puxando os 2 fios pra fora pra poder usar numa ponte retificadora.

Eu fiz assim com essas peças porque eu já tinha elas aqui, mas como dá pra ver no início desse tópico a ideia era usar o regulador/retificador da CBX200 Strada. No seu caso se fizer essa modificação na bobina de luz e ligar na entrada do retificador da Strada já fica boa, depois é só mudar a ligação do fio que alimenta o farol pra usar pelos 12v da bateria. vai ficar como é na CBX Strada e sem tanta gambiarra como eu fiz aqui kkk pois como eu disse só aproveitei peças.

Qualquer coisa se quiser fazer isso qualquer dia me fala que te dou uma ajuda.

- - - Updated - - -

Aliás tá aqui o esquema de ligação pro retificador da Strada na Bolinha, já com as cores correspondentes a cada função, praticamente é só isso.
A parte mais difícil mesmo é tirar a bobina de luz pra fazer a mudança nos fios dela.

http://www.4shared.com/download/X3K6Cz98ba/motores-partes-en-acessorios-m.jpg?sbsr=f1a787be4db56337f86fd52cb60615ab964&lgfp=3000

02-02-16, 06:07
Ia falar a mesma coisa que o magra falou do retificador de STRADA!

Vulcan
02-02-16, 15:03
cara, que excelente!!!

só um detalhe, o retificador de strada eu to usando assim ó: http://i.imgsafe.org/2934aec.jpg

Diego.fcs
03-02-16, 14:16
Magrão, muito obrigado pelas dicas, no momento estou sem tempo de mexer na motoca, mas quando der vou fazer esse esquema aí. Outro problema da bolinha é que não cabe uma bateria dessas maiores.

04-02-16, 13:12
Realmente o espaço é muito pouco:sad: