PDA

Ver Versão Completa : Pulando de uma biz 125 para uma 250cc ou 300cc



Sairus
25-12-15, 12:58
Bom dia e feliz Natal amigos motociclistas!

Desde o inicio do ano estou decidido a trocar de moto, atualmente tenho uma biz 125 2006 que tenho desde 2010, guerreira demais, só que já faz um tempo que ela não ta mais se adequando ao meu uso, seja pela dificuldade em carregar a dona onça na garupa, na baixa potência ou na adaptação à minha altura (tenho 1,84). No começo pensei em passar para uma Bros, procurei modelos mais recentes, 2013-2015, porém vi que o preço dela estava muito próximo de uma Fazer, Lander ou até mesmo de uma XRE usada, as vezes até do mesmo ano, daí vem a minha dúvida, qual dessas escolher?

Meu uso durante a semana seria de ir pro trabalho e depois pra faculdade, no qual passo por alguns trechos com paralelepípedos, com asfalto irregular e outros com bom asfalto, no total seria 50% trecho irregular e 50% de bom asfalto (trajeto total de 32km, ida e volta), e sair com a dona onça nos finais de semana, não costumo viajar de moto, mas talvez uma ou duas vezes por ano eu vá em alguns lugares próximos, no máximo uns 150km de distância. Moro em cidade, na região da grande Vitória - ES. Já li vários tópicos desse forum e de outros, estou inclinado a pegar a Lander, 2014 ou 2015, mas também olho na Fazer que partilha do mesmo motor, ou até mesmo a XRE, que embora seja um pouco mais cara, é uma moto muito bonita, mas ainda estou na dúvida.

Então, qual dessas seria a mais recomendada levando em consideração prós e contras?

renanperim
25-12-15, 13:06
Boa tarde e feliz natal Bom, a parte de asfalto irregular é padrão do Brasil, ou eu devo estar muito errado pq em todos locais que eu fui só tem asfalto ruim kkkkkk A XRE eu acho muito cara pelo que oferece e sem falar que é mais visada e se vc quiser colocar seguro vai pagar caro. Qualquer Yamaha com esse motor 250 vc estará bem servido. Lander é uma excelente moto e tem um preço bem legal. A Fazer é a mesma situação mas com o barulho chato da corrente batendo no asfalto ruim(ou seja a todo momento). Se puder pagar, Lander neles. Não esqueça da tenere :) Abraço!

irai
25-12-15, 19:29
A Lander é uma moto bem bacana, o banco não é dos melhores, mas em percursos curtos, a suspensão mais macia que a das concorrentes acaba sendo mais importante que o banco. Ela é bem leve e ágil para a cidade, econômica e confiável.

Schao.gs
25-12-15, 20:19
Feliz Natal!

Bom, minha opinião...

A família 300 da Honda eu não gosto, então descartaria de cara a XRE.

Falando das Yamaha's 250, de fato todas são excelentes, cada uma na sua proposta. A Fazer é mais Street (mas para trajetos curtos como é o seu caso, eu acho que atenderia 100 %), a Lander mais para off-road (banco estreito, suspensão alta, e para-lama dianteiro alto tornam ela excelente para o off, mas nem tanto para outras situações) e por fim a Ténéré que é o misto das outras duas, boa para viagens, boa na cidade...

Eu, no seu caso, na situação que você expôs, iria de Fazer!

falooowww

Vulcan
25-12-15, 21:00
com um orçamento e tamanho destes optaria pela lander X como tiro-e-queda.

curioso é que também to com uma bis 125 e nem sei o que vem do futuro de tão incerto auheauheuaheuhae

corsani
27-12-15, 07:29
Tirando as bicilindricas não é aquele bicho papão todo em potência mudar de uma 125 para uma 250 ou 300. Pela sua altura e condições que vc citou ideal mesmo seria uma XRE300 ou lander. Não é por eu ter uma mas se fosse vc daria uma pesquisada na lander X. Por ser motard encara muito bem o asfalto, não balança no vácuo e quando viajei pra serra do rio do rastro se comportou com esse pneu Sport demon em lama pesada melhor do que a bros 150 e xtz 125 que foram junto. Talvez até encontre uma tornado inteira que também é uma boa.

Sairus
27-12-15, 11:49
Eu tenho lido sobre a XRE, e sempre alguém fala dos problemas crônicos, e também dessa questão de ser mais visada, semana passada mesmo o irmão de um amigo teve a dele roubada no sinal, justamente no mês que ele não pagou o seguro, sorte dele que o cara que roubou a moto furou um sinal na frente de uma viatura da PM, só que ele caiu na fulga, aí embora tenha recuperado a moto, ficou num prejuízo de mais de 1500 só de carenagem, então XRE já ta fora da jogada. kkk

Agora ficou entre Lander e Fazer, a Teneré eu nem coloco ela na jogada por que não gosto muito do visual dela, fora que parece que se ela cair, aquela carenagem toda vai pro espaço kkk

Como o Vulcan e corsani falaram, eu a um tempo já olhei muito pra Lander X, seria perfeita pro meu uso, só que infelizmente ela parou de ser fabricada, e aqui ondo moro é difícil achar ela, e quando acha, ela já ta bem judiada, pro isso estou atrás de uma moto de 2014-2015, por 10k já achei tanto a Fazer quanto a Lander pouco rodadas e aparentemente em boas condições, como vou comprar a vista, talvez até consigo algum abatimento no preço.

Sobre a Fazer, sempre vejo muitas a venda, principalmente no Olx, mas fico pensando como ela vai se comportar em um trajeto com asfalto irregular, paralelepípedos ou até mesmo buracos, ta sendo traumático andar de biz, nem parece que ela tem amortecedor de tão seca que ela bate, principalmente quando estou com garupa, aí já pensei logo no extremo de pegar uma Lander, aí já não teria mais esse problema, só que Lander é uma moto que nunca nem andei, meus amigos são todos hondeiros, a única que já andei foi na Fazer do meu pai, modelo 2007, gostei de andar nela, só que ele teve uns problemas com a bateria dela e também fico na dúvida se ela vai se adaptar ao meu dia a dia, tá difícil escolher. :\

irai
27-12-15, 12:31
Cara, a Fazer é uma moto que encara bem qualquer indiada, ja andei com ela inclusive na terra, e a moto se comporta com muita neutralidade, ela absorve os impactos na medida do possível para o estilo dela, sem duvidas que para isso a Lander vai melhor. O inconveniente da Lander é o banco, que, como tu disse não pretender viajar com ela, não será um problema.

betocampana
27-12-15, 15:06
Eu iria de Fazer, mesmo com esse asfalto irregular. É uma moto que aguenta pancada, tem um banco melhor pra andar com sua namorada, e é potente o suficiente pra pequenas viagens. Moto trail on/off (XRE, Lander..) é legal pra andar sozinho, colocou alguém na garupa a traseira já vai abaixar e mudar toda a dirigibilidade. A Teneré 250 parece alterar menos com garupa, é testar pra ver.
Tem umas custom 250 chinesas que também oferecem um bom conforto, dá pra dar uma olhada nelas, se for o caso. Senão, é Fazer na certa!

As honda, embora vc já tenha descartado, tem o problema de o motor poder quebrar a qualquer momento. Embora digam que as 2014 melhoraram, eu não consigo acreditar que a Honda teria melhorado o motor pra logo em seguida tirar de linha (trocaram pela nova Twister 250).

Sairus
27-12-15, 15:46
E sobre o modelo, vi que existe a Fazer normal e a blueflex, alguém sabe se vale a pena?

Antigamente tinha aquela história de que motor flex bebe mais, isso ainda se aplica?

betocampana
29-12-15, 20:34
Imagino que o BlueFlex seja apenas o nome do sistema Flex. Li em um blog:
Fonte: http://www.motosblog.com.br/8580/yamaha-fazer-250-blueflex-teste-completo

Mas nesta versão Blueflex, a Yamaha foi mais longe e conseguiu fazer um ajuste incrível na injeção eletrônica. A maioria das pessoas (eu incluso), baseadas na experiência com os carros e com a Titan Mix, achava que a moto Flex seria menos econômica com gasolina do que a moto que não é Flex. Eu confesso que quando calculei a primeira média me surpreendi, pois também achava que a média seria pior, mas foi justamente o contrário: a moto ficou ainda mais econômica

Schao.gs
30-12-15, 07:59
Um amigo meu tem uma Blueflex e a moto faz as mesmas médias na Gasolina que as não Flex fazem, não vou me lembrar agora dos números exatos, mas conversamos muito a respeito exatamente desse assunto e ele me relatou isso!

falooowww

Ricardo Cazati
30-12-15, 09:05
eu de você iria de Fazer, é o melhor conjunto de conforto, estabilidade e suspensão pro seu uso !

Sairus
15-01-16, 18:50
Eae pessoal, decidi ir de Fazer mesmo, obrigado pelas informações que vocês me passaram. :D

Essa analise do motosblog eu já tinha lido a uns anos, só que tinha esquecido rsrs, eu acompanhava o blog, só que parei de olhar depois que o dono dele deu uma parada nas postagens.

Eu estou pelas minhas contas a 1 mês de pegar a moto, no próximo mês devo ter pelo menos 9k em mãos, andei pesquisando e achei uma Fazer 2014 com 16k rodados e manutenções feitas na concessionária, se não aparecer nada mais tentador, devo pegar ela.

No caso de compra de usada x 0km, eu vi que entre 9k~10k da pra achar boas opções 2014 ou 2015. Ainda não vi pessoalmente a 0km, mas pelo preço que vi no site, não sei se compensaria a diferença no preço dela, ainda mais pela desvalorização nos 2 primeiros anos. O que vocês acham, 0km ou usada?

Ah, se eu for pegar uma usada, no que devo ficar atento?

Edit: Desculpe pela demora na resposta, tô aproveitando as férias da faculdade pra conseguir um dinheiro extra fazendo umas horas extras, aí quase não to parando em casa. :)

irai
16-01-16, 08:32
Cara, moto 0km, financeiramente só vale a pena se tu precisar fazer um financiamento longo, que dificilmente é uma boa ideia, mas se o sujeito achar necessário, financiar uma 0Km é melhor que uma usada de mesmo valor.

Se a ideia é uma moto puramente funcional, eu não fugiria da linha da Yamaha, eles tem 3 motos 250cc muito versáteis e confiáveis, com bom nível de conforto, boa ciclistica, econômicas... Nenhuma delas tem muito apelo emocional, mas são ótimas motos. Se quiser a minha Next, tô vendendo, kkkk

betocampana
16-01-16, 09:56
Eu não compraria motos novas, exclusivamente por dinheiro. O fato de elas custarem muito pelo que oferecem, e o valor que perdem quando saem da concessionária me incomoda.

Porém, o fator emocional de ter uma moto zero km é divertido hahah de qualquer forma, tenho duas motos, e as duas comprei usadas, após pesquisar novas e usadas.

Sairus
17-01-16, 12:18
Então vou ficar de olho nas usadas mesmo. rsrs

Apareceram umas aqui, sempre na mesma faixa de preço, porém algumas muito mexidas, com xenon, setas mudadas, aro pintado, manetes diferentes e etc, quais modificações feitas eu devo fugir?

irai
17-01-16, 12:32
O Xenon, quando mal instalado pode danificar o sistema elétrico da moto, então, moto com Xenon pode ser furada. Setas e manetes são detalhes, é fácil e relativamente barato substituir, então é tranquilo, mas aros coloridos... Uma roda completa original pode ser bem caro, então se o cara não tiver a original guardada, fica complicado.
Eu também daria preferencia pelo escape original, a maior parte dos caras que gosta de dar pau na moto, acaba instalando escape esportivo, então um escapamento original é um leve indicio de que o antigo dono não esmirilhava a moto.

Sairus
17-01-16, 12:40
O Xenon, quando mal instalado pode danificar o sistema elétrico da moto, então, moto com Xenon pode ser furada. Setas e manetes são detalhes, é fácil e relativamente barato substituir, então é tranquilo, mas aros coloridos... Uma roda completa original pode ser bem caro, então se o cara não tiver a original guardada, fica complicado.
Eu também daria preferencia pelo escape original, a maior parte dos caras que gosta de dar pau na moto, acaba instalando escape esportivo, então um escapamento original é um leve indicio de que o antigo dono não esmirilhava a moto.

Isso que eu também penso, na verdade até tenho meio que um preconceito com motos muito mexidas, essa dos aros pintados já estava na ponta pra descartar. As únicas alterações que eu faria seria trocar os retrovisores pelo da fazer 2015, sobre o xenon, teria algum modelo que seria recomendado e outro que não? Em carro eu sei que um xenon forte demais pode até derreter a lente do farol, em moto acho que o estrago poderia ser até pior. :/

Marco Atropos
17-01-16, 14:56
Provavelmente uma trial sirva bem as suas necessidades, eu tambem iria de Lander ou Tenere, se vc ver varios videos no you tube vera proprietarios satisfeitos com o produto que tem em maos... A Fazer 250 sempre foi tida como a street mais confortavel da categoria na epoca da CB 300 e Cia... Eu mesmo tive oportunidade de andar em uma em um dos saloes de motos que fui, e me deixaram andar a vontade na epoca, e uma moto confortavel nao e tao dura quanto a CB 300 que tinha na epoca.
Ja a XRE300 alem do problema de cabeçote que cedo ou tarde vai surgir, ainda tem os problemas dos apagoes...e isso ja vi ate mesmo na 2015...

guatura
19-01-16, 00:39
Feliz Natal!

Bom, minha opinião...

A família 300 da Honda eu não gosto, então descartaria de cara a XRE.

Falando das Yamaha's 250, de fato todas são excelentes, cada uma na sua proposta. A Fazer é mais Street (mas para trajetos curtos como é o seu caso, eu acho que atenderia 100 %), a Lander mais para off-road (banco estreito, suspensão alta, e para-lama dianteiro alto tornam ela excelente para o off, mas nem tanto para outras situações) e por fim a Ténéré que é o misto das outras duas, boa para viagens, boa na cidade...

Eu, no seu caso, na situação que você expôs, iria de Fazer!

falooowww

perfeita colocação
O motor 300 da Honda é péssimo... o marketing dos 300 búfalos foi ótimo na época, mas não tem durabilidade nenhuma, se arriscar tem que aguardar o vazamento de óleo e o cabeçote do motor estourar, cedo ou tarde.. Fora que o acabamento é sofrível, já viu que os (péssimos) botões do guidão da XRE são da Titan (seta, buzina, etc)? O tanque é da Bros.. a Lanterna traseira e motor da CB300.. o farol é da falcon... o bagageiro da Bros, e por ai vai.. um verdadeiro frankstein.

A lander é uma moto excelente, divertida, mas sem nenhum conforto. Boa pra quem mora na roça mesmo.
O ideal pro seu caso seria a Tenere 250, dentre as opções que passou

Mas já que não viaja, por que não opta por uma Crosser 150, ou a Bros 160? Acredito que te atenderiam melhor, com menor custo de manutenção, sem contar que são projetos mais atuais.
A paz e economia de possuir uma 125/150 não tem preço.. Fora que zero é zero.

Eu atualmente estou com uma Crosser, mas também optaria pela Bros (da nova), o acabamento deu uma melhorada boa.

Sairus
08-02-16, 11:50
perfeita colocação
O motor 300 da Honda é péssimo... o marketing dos 300 búfalos foi ótimo na época, mas não tem durabilidade nenhuma, se arriscar tem que aguardar o vazamento de óleo e o cabeçote do motor estourar, cedo ou tarde.. Fora que o acabamento é sofrível, já viu que os (péssimos) botões do guidão da XRE são da Titan (seta, buzina, etc)? O tanque é da Bros.. a Lanterna traseira e motor da CB300.. o farol é da falcon... o bagageiro da Bros, e por ai vai.. um verdadeiro frankstein.

A lander é uma moto excelente, divertida, mas sem nenhum conforto. Boa pra quem mora na roça mesmo.
O ideal pro seu caso seria a Tenere 250, dentre as opções que passou

Mas já que não viaja, por que não opta por uma Crosser 150, ou a Bros 160? Acredito que te atenderiam melhor, com menor custo de manutenção, sem contar que são projetos mais atuais.
A paz e economia de possuir uma 125/150 não tem preço.. Fora que zero é zero.

Eu atualmente estou com uma Crosser, mas também optaria pela Bros (da nova), o acabamento deu uma melhorada boa.

Então, eu pensei muito em pegar uma Bros, só que se eu precisar de fazer uma viajem pra alguma cidade próxima, a Fazer vai me atender melhor, fora o preço da Bros 160 que ta bem fora da realidade de uma moto 160. Já a Crosser eu nem considerei por que não acho ela uma moto bonita.

Voltando pra Fazer, encontrei uma aqui na minha cidade, com 16.500 rodados, modelo 13/14 por 9.000, todas as revisões e manutenções feitas na concessionária, segundo o dono, ele tem todos os comprovantes no manua. Porém tem alguns pontos que tem que considerar, segundo ele, teve um acidente no qual ele bateu a moto em uma porta de vidro na casa dele, com isso ele teve que trocar o painel, punho, farol e fazer uma lanternagem pra tirar um arranhão, com isso o km da moto ta em 6.000 sendo que ele disse que antes tinha rodado 10.000 até esse acidente, ele disse que fez tudo isso na própria Yamaha e tem nota de tudo, fora isso ele disse que ta perfeita, uma coisa que vi é que o painel que foi colocado não é o branco da 2014 e sim o preto, que foi usado até a 2013, não sei se isso influencia muito, vai ser minha segunda moto e esse negócio do painel me deixou com dúvida. Aí pergunto aos amigos do forum, é uma boa? Vale a pena? É furada? O acham?

Diey
08-02-16, 22:51
O preço está ótimo por ser uma 13/14!
Eu no seu lugar iria sem medo, ainda mais que o cara tem tudo registrado e usou peças originais Yamaha.

Schao.gs
09-02-16, 11:48
Uma queda ou acidente não desabonam em nada uma moto, desde que o serviço tenha sido bem feito e tenham usado peças de boa qualidade.

E é justamente aí que eu tenho medo...

Eu particularmente não achei bom esse valor, faz uns 14 dias que um amigo meu pegou uma vermelha 2014 com 3000 kms se não me engano por R$ 9.500,00. Moto igual a zero, sem nenhum detalhe.

Se conseguir baixar o valor dela, acho que pode até compensar, mas observe ela com cuidado e se possivel leve a um mecânico de confiança. Se for por esse valor mesmo, eu acho que não vale a pena!

Falooowww

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk