PDA

Ver Versão Completa : Toda hora tenho que apertar a corrente, oque deve ser? XT 225



CaveiraSK8
01-01-16, 19:00
Bom dia pessoal,
Faz alguns anos que não posto nada por aqui, tanta coisa foi mudando que fui deixando de acompanhar o fórum
Lembro como se fosse ontem quando entrei pela primeira vez aqui em 2012 e criei um tópico pedindo dicas para a compra da minha primeira moto,nem habilitação eu tinha ainda kkkkkk
Aprendi a pilotar em uma Dafra Speed 150 que era do meu velho, depois comprei minha primeira moto, uma XT 225 ano 98 e recentemente vendi a mesma e comprei uma mais nova, ano 2005.
Enfim, minha dúvida é a seguinte, comprei essa moto na terça feira passada 28/12 e percebi que tenho que apertar a corrente toda vez que vou sair com ela, pois ela sempre afrouxa! Sei que não estou fazendo nada errado pois sempre aperto os dois lados da roda.
Uma coisa que eu percebi e acredito que não seja normal, é que existe uma leve folga na engrenagem ( aquela que liga a corrente à coroa )
Gostaria de uma opinião do que poderia ser para eu não ir no mecânico totalmente cego

Valeu!

chiccoli
01-01-16, 22:12
Bom.., corrente basicamente é:
Moto com suspensão de curso maior, bros, xtz e o restante que vc imaginar, regula-se com o piloto em cima, se andar com garupa, os 2. Pois a movimentação da suspensão muda a folga da corrente.
Agora, se for desgaste, primeiro se da atenção ao tipo de lubrificação, seja oleo 90, 140, os chain lube da vida, ou graxa, se é que alguém ainda usa isso.
a 2ª, é a qualidade da corrente. Se não prestar eu sinto muito!

-Off
Uns tempos atras aqui meu pai resolveu trocar a relação da moto, o mecânico de confiança dele colocou uma tal de macoto, (nunca tinha ouvido falar). Eu lubrificava com oleo 140 misturado com molikote. A média que eu estipulei pro meu uso era, com corrente sem retentor, lubrificar a cada 1 semana, com retentor preferencialmente semanalmente tbm, mas não tem problema se ficar 2 semanas. Aquela infeliz daquela corrente dava conta de folgar no 8º dia exato ! Fora que o motor chegava perto do fim de giro, fazia um barulho esquisito, achei que era a corrente, mas acompanhava a rotação =S
Folgou a 1ª vez, ainda dava pra rodar, folgou a 2ª, estiquei, na 3ª a corrente escapou! :shock: E a partir dai começou a estralar, parecia corrente véia, 2 meses depois de comprada essa, eu comprei um kit vaz com corrente kmc com retentor, deixei essa tal de macoto dentro da caixa da vaz na frente da oficina do mexanico com um bilhetinho "Não vende mais essa bosta pra ninguém !!"

Vulcan
02-01-16, 10:22
Bom dia pessoal,
Faz alguns anos que não posto nada por aqui, tanta coisa foi mudando que fui deixando de acompanhar o fórum
Lembro como se fosse ontem quando entrei pela primeira vez aqui em 2012 e criei um tópico pedindo dicas para a compra da minha primeira moto,nem habilitação eu tinha ainda kkkkkk
Aprendi a pilotar em uma Dafra Speed 150 que era do meu velho, depois comprei minha primeira moto, uma XT 225 ano 98 e recentemente vendi a mesma e comprei uma mais nova, ano 2005.
Enfim, minha dúvida é a seguinte, comprei essa moto na terça feira passada 28/12 e percebi que tenho que apertar a corrente toda vez que vou sair com ela, pois ela sempre afrouxa! Sei que não estou fazendo nada errado pois sempre aperto os dois lados da roda.
Uma coisa que eu percebi e acredito que não seja normal, é que existe uma leve folga na engrenagem ( aquela que liga a corrente à coroa )
Gostaria de uma opinião do que poderia ser para eu não ir no mecânico totalmente cego

Valeu!

os esticadores estão OK?(se é que funcionam) a corrente estica por desgaste ou afrouxa mesmo?


Bom.., corrente basicamente é:
Moto com suspensão de curso maior, bros, xtz e o restante que vc imaginar, regula-se com o piloto em cima, se andar com garupa, os 2. Pois a movimentação da suspensão muda a folga da corrente.
Agora, se for desgaste, primeiro se da atenção ao tipo de lubrificação, seja oleo 90, 140, os chain lube da vida, ou graxa, se é que alguém ainda usa isso.
a 2ª, é a qualidade da corrente. Se não prestar eu sinto muito!

-Off
Uns tempos atras aqui meu pai resolveu trocar a relação da moto, o mecânico de confiança dele colocou uma tal de macoto, (nunca tinha ouvido falar). Eu lubrificava com oleo 140 misturado com molikote. A média que eu estipulei pro meu uso era, com corrente sem retentor, lubrificar a cada 1 semana, com retentor preferencialmente semanalmente tbm, mas não tem problema se ficar 2 semanas. Aquela infeliz daquela corrente dava conta de folgar no 8º dia exato ! Fora que o motor chegava perto do fim de giro, fazia um barulho esquisito, achei que era a corrente, mas acompanhava a rotação =S
Folgou a 1ª vez, ainda dava pra rodar, folgou a 2ª, estiquei, na 3ª a corrente escapou! :shock: E a partir dai começou a estralar, parecia corrente véia, 2 meses depois de comprada essa, eu comprei um kit vaz com corrente kmc com retentor, deixei essa tal de macoto dentro da caixa da vaz na frente da oficina do mexanico com um bilhetinho "Não vende mais essa bosta pra ninguém !!"

show!

CaveiraSK8
02-01-16, 11:24
Bom.., corrente basicamente é:
Moto com suspensão de curso maior, bros, xtz e o restante que vc imaginar, regula-se com o piloto em cima, se andar com garupa, os 2. Pois a movimentação da suspensão muda a folga da corrente.
Agora, se for desgaste, primeiro se da atenção ao tipo de lubrificação, seja oleo 90, 140, os chain lube da vida, ou graxa, se é que alguém ainda usa isso.
a 2ª, é a qualidade da corrente. Se não prestar eu sinto muito!

-Off
Uns tempos atras aqui meu pai resolveu trocar a relação da moto, o mecânico de confiança dele colocou uma tal de macoto, (nunca tinha ouvido falar). Eu lubrificava com oleo 140 misturado com molikote. A média que eu estipulei pro meu uso era, com corrente sem retentor, lubrificar a cada 1 semana, com retentor preferencialmente semanalmente tbm, mas não tem problema se ficar 2 semanas. Aquela infeliz daquela corrente dava conta de folgar no 8º dia exato ! Fora que o motor chegava perto do fim de giro, fazia um barulho esquisito, achei que era a corrente, mas acompanhava a rotação =S
Folgou a 1ª vez, ainda dava pra rodar, folgou a 2ª, estiquei, na 3ª a corrente escapou! :shock: E a partir dai começou a estralar, parecia corrente véia, 2 meses depois de comprada essa, eu comprei um kit vaz com corrente kmc com retentor, deixei essa tal de macoto dentro da caixa da vaz na frente da oficina do mexanico com um bilhetinho "Não vende mais essa bosta pra ninguém !!"

Valeu Chiccoli, não sabia que tinha que calibrar a corrente com o piloto em cima, vou experimentar esse método junto com uma boa lubrificação pra ver no que da.
Se isto não resolver, vendo esse seu relato, creio que possa ser a má qualidade da corrente , pois a minha fica dando uns estralhos esquisitos, parece que a qualquer momento vai escapar, e olha que o antigo dono me disse que trocou recentemente a relação hein
Aposto que deve ter pego da pior marca possível..



os esticadores estão OK?(se é que funcionam) a corrente estica por desgaste ou afrouxa mesmo?

Aparentemente os esticadores estão em bom estado, sempre que eu vou sair com ela preciso esticar a corrente, quando volto pra casa ela já está meio frouxa denovo.
Ou seja, é só andar com ela que afrouxa do nada. Isso me impede de fazer longas viagens pq ter que parar pra esticar a corrente a toda hora é um saco!
Vou seguir a dica do Chiccoli e se não resolver vou mandar trocar o kit de relação todo

Qual marca devo escolher para o kit de relação?

Valeu!!

chiccoli
02-01-16, 11:33
Coroa e pinhão eu gosto de vaz, riffel. Pra corrente kmc, riffel, se tiver num preço acessível eu prefiro de retentor apesar de terem as suas frescuras. Agora se tiver sobrando uma grana, tem a DID, tem um kit com corrente com retentor e aço temperado que é uma nota, mas se manter em ordem só o seu neto vai trocar ela.

Diey
02-01-16, 11:53
Boto fé. Meu kit DID sem retentor já tá rodando por 42 mil km. Quase ninguém acredita.
O segredo é manter sempre lubrificado. Minha receita é óleo 90 com grafite em pó.
Abs

pedromartins
02-01-16, 19:45
Voce está APERTANDO ou ajustando a corrente? porque se estiver apertando, esta condenando o eixo do motor, pinhao, corrente e coroa alem das buchas da balança.

CaveiraSK8
02-01-16, 20:00
Voce está APERTANDO ou ajustando a corrente? porque se estiver apertando, esta condenando o eixo do motor, pinhao, corrente e coroa alem das buchas da balança.

Estou ajustando, eu libero os parafusos dos dois lados , ajeito a corrente com aquela alavanca, depois aperto ambos os lados.

Levei no mecânico hoje e segundo ele a relação e o pinhão estão em bom estado, a corrente que talvez poderia ser o problema. Ele fez uma regulagem na minha moto e pediu pra que eu andasse assim durante um tempo. Caso viesse a afrouxar novamente seria melhor colocar uma corrente nova.
Fiz um role básico com a moto e estava aparentemente normal, a única coisa que ainda me incomoda são os estranhos quando vou com a moto para trás. Parece moto velha kkkk
Vou manter a corrente lubrificada e ver se apresenta melhoras.



Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Vulcan
04-01-16, 09:54
é mano, jaja chega no limite pra esticar a corrente e a corrente ja era.

galera por aqui usa DID, riffel, KMC e vaz. eu achei a vaz a mais fraquinha mas tem um bom custo benefício.

Davidson Braga
04-01-16, 11:23
é mano, jaja chega no limite pra esticar a corrente e a corrente ja era.

galera por aqui usa DID, riffel, KMC e vaz. eu achei a vaz a mais fraquinha mas tem um bom custo benefício.

Tô correndo de vaz... Meu kit já tá na hora de trocar (rodei uns 12k com ele só). Próximo kit será KMC com certeza.