PDA

Ver Versão Completa : Como converter Twister para andar no Alcoól?



FILIPESPM
05-04-16, 10:18
Pessoal, estou a semanas pesquisando em vários foruns na internet mas não achei nada certo, o pessoal faz mas não explica exatamente qual a medida dos giclês usaram para a moto ficar redondinha tanto em alta quanto em baixa.
Estou pedindo ajuda para quem já fez e sabe dizer a medida dos gigles e como fazer a regulagem do carburador para twister rodar no alcool.
Minha Twister é 2008 e esta toda original.

Desde já agradeço pela cooperação.

Por favor sem mimimi que isso pode estragar motor...... Estou ciente das consequências e desvantagens. :p

2weels
05-04-16, 19:17
Normalmente alcool pede 30 a 40% a mais de combustivel na mistura e mais avanço de igniçao.

Nunca fiz, mas pela relaçao estequiometrica de queima do alcool e da gasolina é mais ou menos isso. Estragar o motor acho dificil, uma vez que ele ja queima gasolina com 27% de alcool anidro, so nao pode deixar mistura pobre principalmente em alta.

Oque pode sofrer com o alcool é o tanque e o carburador.

joãomaller
05-04-16, 19:27
Acompanhando aqui [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Stone
06-04-16, 07:15
basicamente tem que aumentar a taxa pra cerca de 13:1 ou perto disso (pra ficar bom), adiantar o ponto de ignição cerca de 8~10 graus e regular a carburação.

Masssssssssss aí tem que ver se o motor de arranque dará conta de virar esse motor...

FILIPESPM
06-04-16, 08:49
Os gicles originais da minha moto são Baixa 45 e Alta 150 e o ar esta aberto 2,5 voltas.
Usando a regra dos 30 a 40% do 2weels:
Baixa entre 58,5 e 63
Alta entre 195 e 210

Pesquisando eu encontrei um post que o cara colocou o de alta 160, o de baixa 072 e o ar em 3,5. Funcionou mas não ficou estável e depois não postou se conseguiu a regulagem ideal ou não. :confused:

Stone, li algumas postagens que vi do pessoal que converteu outras motos (cg, strada, ybr...) eles não mexeram no motor, apenas no carburador, isso que me animou a tentar fazer tbm, mas se realmente precisar abrir o motor para ajustar eu vou deixar essa ideia de lado :sad:

Seria bom se tivesse alguem de bom coração que já fez isso e tem a "receita pronta" para compartilhar conosco e ajudar a economizar tempo e dinheiros, ainda mais pq eu vou comprar os gicles pela internet ter que pagar frete e aguardar...

betocampana
08-04-16, 20:43
O caso é que, na linguagem de um ~leigo.. o alcool permite uma maior taxa de compressão pra atingir desempenho. Colocando alcool em um motor que use 9,2:1 (9,5.. é a média de motores a gasolina) o alcool vai estar "explodindo com menos força" e empurrando menos o motor, o que levaria a gastar mais pra andar na mesma velocidade que se estivesse com gasolina.

Pra igualar (em consumo, potencia e custo benefício) é essencial aumentar a taxa de compressão. Manter uma taxa baixa é meio que jogar alcool fora, pq ele não vai explodir direito.

Ricardo Cazati
08-04-16, 21:09
O caso é que, na linguagem de um ~leigo.. o alcool permite uma maior taxa de compressão pra atingir desempenho. Colocando alcool em um motor que use 9,2:1 (9,5.. é a média de motores a gasolina) o alcool vai estar "explodindo com menos força" e empurrando menos o motor, o que levaria a gastar mais pra andar na mesma velocidade que se estivesse com gasolina.

Pra igualar (em consumo, potencia e custo benefício) é essencial aumentar a taxa de compressão. Manter uma taxa baixa é meio que jogar alcool fora, pq ele não vai explodir direito.

daora, essa eu não sabia kkkkk