PDA

Ver Versão Completa : Colocação de LED nas luzes do painel.



Grilocolt
10-04-16, 18:42
Eu comprei aqueles LEDs SMD T10, com 8 ledzinhos em cima, pra colocar principalmente na luz do velocímetro, que tinha uma iluminação sofrível. Bem, 1 mês dps, e luz começou a falhar, só ficando acesa msm com a moto na marcha lenta. Hj desmontei o painel e troquei ela, que está no estado da foto. Alguém sabe dizer o pq dela ter ficado assim com pouco mais de 1 mês de uso?

https://s25.postimg.org/81qf1znkv/2016-04-10+17.47.41.jpg (https://postimage.org/)upload png (https://postimage.org/)

irai
10-04-16, 18:52
Aconteceu muito parecido comigo, coloquei 2 leds no painel da GS, mas não durou 1 semana o do velocímetro pifou, agora o do conta giros está falhando também, eu buzino e ela volta a acender, eheh.... Ainda não desmontei pra ver.

marchetti87
10-04-16, 19:12
Você tem que colocar um resistor para o LED funcionar sem problemas em 12V, senão torra mesmo.

Grilocolt
11-04-16, 00:38
Você tem que colocar um resistor para o LED funcionar sem problemas em 12V, senão torra mesmo.

Comprei ele como sendo 12v, acho que se a energia fosse excedente, ele não teria durado tanto, visto que fica ligado direto.

marchetti87
11-04-16, 18:18
Então isso aí só pode ser aquecimento causado pelo espaço pequeno dentro do painel. Posso estar enganado, mas esse tipo de LED esquenta um pouco, basta ver aquelas lâmpadas de LED para moto que possuem até dissipador. Tenho uma lanterna com apenas um LED SMD e ela já esquenta, imagina 8 LEDs juntos? Por que você não tenta usar um LED tradicional de alto brilho? Uma dica é lixar a cabeça do LED até ficar plana, assim a luz fica mais difusa e espalha mais.

magrao tk
11-04-16, 22:25
Que moto é? Led pra funcionar direito tem de ser pela corrente da bateria, se for uma CG ou Bros, YBR, etc que o farol só acende com o motor ligado tá mandando corrente alternada pro led, isso diminui a vida dele.
Alem disso eles esquentam mesmo, e geralmente são pra 12v mas como a moto tem picos de até 14,5v... se por exemplo pegar uma BR onde fica 99% do tempo em alta rotação ele recebe nesse tempo todo os 14,5v em vez dos 12v que deveria. Apesar que se eles são vendidos pra uso em moto deveria ser levado isso em consideração no projeto.

Diey
11-04-16, 22:38
Que moto é? Led pra funcionar direito tem de ser pela corrente da bateria, se for uma CG ou Bros, YBR, etc que o farol só acende com o motor ligado tá mandando corrente alternada pro led, isso diminui a vida dele.
Alem disso eles esquentam mesmo, e geralmente são pra 12v mas como a moto tem picos de até 14,5v... se por exemplo pegar uma BR onde fica 99% do tempo em alta rotação ele recebe nesse tempo todo os 14,5v em vez dos 12v que deveria. Apesar que se eles são vendidos pra uso em moto deveria ser levado isso em consideração no projeto.
Magrao, vi no Facebook que você colocou Led em todas as lâmpadas das suas motos.
Você teria um tutorial que nos ajude a fazer essa instalação?
Desde já agradeço!
Abraços

brunogtecno
11-04-16, 23:16
Também já coloquei mas não durou muito ... Voltei as lâmpadas normais

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

magrao tk
12-04-16, 00:54
Magrao, vi no Facebook que você colocou Led em todas as lâmpadas das suas motos.Você teria um tutorial que nos ajude a fazer essa instalação? Desde já agradeço! AbraçosTutorial eu não tenho ainda, porque do jeito que eu resolvi fazer não ficou uma coisa muito prática. Tem que ter um pouco de noção de eletronica, alem de não ser uma coisa padrão pra fazer igual em todas as motos. E não ficou simples de reverter tambem, caso queira voltar a moto ao original. Tipo, pra uma CB, uma Twister, uma Yes, é só tirar a lampada e por a led. No meu caso confeccionei os leds pros piscas e lanterna, sendo que já tem prontos e encaixam no soquete original. Nessas motos não precisa mexer na elétrica, não tem muito segredo. Já numa CG ou YBR ou no caso da minha RX tive que alterar o chicote. E varia um pouco de moto pra moto os detalhes a mudar. Dá pra fazer um tutorial até, mas fica muito vago se eu generalizar, e muito complicado de entender se for detalhar cada situação.Vou mudar a elétrica da TDR180 pra por leds como eu fiz na RX tambem. Mas como nessa moto eu não quero mutilar nada que seja original vou fazer tudo de um jeito mais fácil pra todo mundo, que seja mais plug and play e reversível. Aí sim quero tentar fazer um ou mais tutoriais.

Grilocolt
12-04-16, 01:30
A moto é uma Fan 125 KS. Voltar pro original não é nada desejável, visto que a noite é praticamente impossível enxergar o velocímetro com ele.

magrao tk
12-04-16, 21:58
Grilocolt, com jeito e algumas ferramentas tu faz um painel bem iluminado pra ela. Tutoriais no Youtube tem de penca! Só escolher um do seu agrado. Dá pra fazer com fitas de led que é mais prático e com led comum tambem.

Esse é o painel que fiz na minha Titan125 uns 5 anos atrás. http://www.4shared.com/photo/Tesl9Qfrce/25__2_.html
Fiz a ligação direta, virou a chave eles ligam. Como o consumo é insignificante não tem problema nenhum em deixar assim. Usei leds 5mm azuis, nem lembro quantos, acho que tem uns 5 ou 6 ali na parte do velocímetro. Mas quanto mais obviamente mais forte fica. E pela bateria alem de mais legal evita de queimar. Até hoje tá perfeito.

Grilocolt
13-04-16, 11:57
Achei alguns aqui Magrao, vou analisar e ver o que minha capacidade permite fazer kkkkkk

Grilocolt
18-04-16, 16:08
Grilocolt, com jeito e algumas ferramentas tu faz um painel bem iluminado pra ela. Tutoriais no Youtube tem de penca! Só escolher um do seu agrado. Dá pra fazer com fitas de led que é mais prático e com led comum tambem.

Esse é o painel que fiz na minha Titan125 uns 5 anos atrás. http://www.4shared.com/photo/Tesl9Qfrce/25__2_.html
Fiz a ligação direta, virou a chave eles ligam. Como o consumo é insignificante não tem problema nenhum em deixar assim. Usei leds 5mm azuis, nem lembro quantos, acho que tem uns 5 ou 6 ali na parte do velocímetro. Mas quanto mais obviamente mais forte fica. E pela bateria alem de mais legal evita de queimar. Até hoje tá perfeito.

Magrão, acabei de comprar fita de LED, 10cm, que vão ser o suficiente. Vc poderia me passar o esquema de ligação dela?

magrao tk
19-04-16, 13:26
Magrão, acabei de comprar fita de LED, 10cm, que vão ser o suficiente. Vc poderia me passar o esquema de ligação dela?
Desculpe a demora. É uma Fan125 né? Bom provavelmente ela já use o sistema com 2 fios na chave de ignição. Tu vai abrir o farol e observar se existe um conector com 2 fios, um vermelho e um vermelho com listra preta, que sobem para a chave de ignição do painel. O vermelho é o fio que vem da bateria, o vermelho com preto vai ser o fio que tu vai ligar os leds, pro painel acender quando ligar a chave de ignição.

Dentro do painel quando tu for instalar os leds tu vai poder escolher se puxa os fios direto dos leds para fazer a ligação ou vai usar os próprios fios do soquete das lampadas, que vão ser um verde (negativo) e um marrom (positivo das lampadas do painel.) eu prefiro usar fios próprios para os leds e apenas tirar as lampadas do soquete, deixando a fiação original.

Nesse caso tudo que se tem a fazer é ligar um fio do negativo da barra de leds a um fio verde do chicote (lembrando que verde é a cor da referencia negativa da moto). Ou se preferir pode ligar direto a algum parafuso que faça contato com o chassis da moto que dá no mesmo.
Já o positivo da barra de leds tu puxa um fio até aquele fio vermelho com listra preta que mencionei antes. Pode tanto ligar o fio direto no conector como pode descascar a capa desse fio em alguma parte dele pra fazer a ligação. O importante acima de tudo é depois isolar muito bem! Pois estará mexendo com os 12v diretos da bateria após ligar a chave, fazer algum curto ali não é uma boa ideia.

Grilocolt
20-04-16, 02:23
É, uma Fan 125 KS 2013. Comprei fio de 1mm pra fazer as ligações, a idéia é soldar os fios na fita de led e colocar a outra ponta direto junto com os fios do conector. Acha que é uma boa?