PDA

Ver Versão Completa : Problemas no carburador da Factor



emersonyamamoto
17-04-16, 19:53
Fala, galera do Pequenas Notáveis!

Estou com um problema na minha Factor (2012/2013 com carburador Mikuni à vácuo), mas com sintomas bem definidos. Gostaria de compartilhar com vocês para tentar encontrar mais precisamente a origem do problema.

A marcha lenta da minha moto foi regulada e estava perfeita. Ficou por algum tempo perfeita. Porém, de uns tempos pra cá, toda vez que eu coloco ela no descanso lateral, ligada, ela morre. Fica um tempo, começa a oscilar a lenta e morre. Além disso, há algum tempo, ela começou a vazar gasolina pelo ladrão do carburador. Vazou por um tempo e depois parou. Agora começou a morrer toda vez que é inclinada, além de estar oscilando um pouco a marcha lenta. Pelo que pesquisei, esses sintomas têm a ver com a bóia e a agulha da bóia, mas queria a opinião de vocês.

Muito obrigado.

pedromartins
17-04-16, 20:14
Sim, isso é com certeza problema com agulha e boia. O fato de inclinar e morrer é a altura da boia, se esta vazando é porque alguma sujeira esta obstruindo. Uma boa limpeza resolve.

emersonyamamoto
17-04-16, 20:19
Sim, isso é com certeza problema com agulha e boia. O fato de inclinar e morrer é a altura da boia, se esta vazando é porque alguma sujeira esta obstruindo. Uma boa limpeza resolve.

Oi, Pedro. O problema é que esse carburador já foi limpo várias vezes. Não acredito que esteja sujo, pois a última limpeza foi recente. O vazamento aconteceu há alguns meses, hoje não acontece mais. O que está acontecendo agora é a oscilação da lenta e morrer com a moto inclinada. Só citei porque sei que são problemas que tem relação. Obrigado pela sua contribuição.

guerralander
17-04-16, 22:17
esse carburador não tá torto não?

Diey
18-04-16, 00:10
Tive Factor por mais de 3 anos.
Vou te falar sobre o que posso dizer que é a respeito da irregularidade da marcha lenta.
O carburador mikuni é excelente. Mas de vez em nunca a minha moto também oscilava na lenta e até chegava a morrer.
Certamente era sujeira. Mas meu carburador nunca foi aberto. Para resolver isso eu passava a andar somente com gasolina Aditivada.
Resolvia. Mas eu rodava muito com a moto. Quase não parava gasolina no tanque...
Sua Factor tá nova demais pra dar problema. Peça um mecânico de confiança para te ajudar a investigar isso.
Abraços

emersonyamamoto
18-04-16, 02:33
esse carburador não tá torto não?
Fala, guerralander. Então, cara, não sei se está torto, mas pode ser uma opção. Agora a dúvida é: se a bóia estivesse boa, não era pra ele funcionar bem, mesmo estando torto? Se estiver torto, é pouco, porque não consegui perceber. Amanhã vou reparar melhor e ver se pode ser isso. A curiosidade é a moto morrer logo após ser colocada no descanso lateral. E o motor pode até estar quente, inclinou, ela oscila e morre rapidinho. Detalhe: andando não há problema algum, a moto desenvolve tranquilamente. Agradeço sua contribuição.


Tive Factor por mais de 3 anos.
Vou te falar sobre o que posso dizer que é a respeito da irregularidade da marcha lenta.
O carburador mikuni é excelente. Mas de vez em nunca a minha moto também oscilava na lenta e até chegava a morrer.
Certamente era sujeira. Mas meu carburador nunca foi aberto. Para resolver isso eu passava a andar somente com gasolina Aditivada.
Resolvia. Mas eu rodava muito com a moto. Quase não parava gasolina no tanque...
Sua Factor tá nova demais pra dar problema. Peça um mecânico de confiança para te ajudar a investigar isso.
Abraços
Fala, Diey! Cara, eu ando bastante com gasolina aditivada. Ultimamente tenho colocado comum, mas em outros tempos também usei comum e não tive esse problema. Só abasteço no posto Ipiranga ou BR, e sempre nos postos que considero de confiança da minha cidade. Não acredito muito que seja problema da gasolina, não. Exatamente por esse fato curioso dela morrer quando inclinada. Algo tem a ver com a bóia do carburador, agora não se se direta ou indiretamente. Obrigado pela sua contribuição.

pedromartins
18-04-16, 08:44
Carburador torto? nao tem como, o carburador da Factor só entra em uma posicao pois tem um guia no coletor de admissao.

brunocg150sport
19-04-16, 18:43
A minha cg sport tá do mesmo jeito....
Deixa te pergunta esse carburador não tem a valvula d3 corte d3 ar? Ela também pod3 influência na lenta.

pedromartins
19-04-16, 18:57
Carburador da Factor nao tem valvula de corte de ar; alias que valvula é essa?

brunocg150sport
19-04-16, 19:12
É um diafragma pequeno q tem nos carburador de twister,pop,biz 125

Vulcan
20-04-16, 10:38
É um diafragma pequeno q tem nos carburador de twister,pop,biz 125

http://i.imgsafe.org/bebe45d.png

pedromartins
20-04-16, 11:05
Isso não é válvula de corte de ar, é o injetor de combustivel. Ele serve pra injetar gasolina no corpo do carburador pra evitar a falta de combustível numa aceleração brusca. Quem usa esse artifício no carburador é a XTZ ja a Factor não tem, tanto é que na montagem do carburador o local do diafragma não vem usinado.

guerralander
20-04-16, 21:51
Isso não é válvula de corte de ar, é o injetor de combustivel. Ele serve pra injetar gasolina no corpo do carburador pra evitar a falta de combustível numa aceleração brusca. Quem usa esse artifício no carburador é a XTZ ja a Factor não tem, tanto é que na montagem do carburador o local do diafragma não vem usinado.
mês passado levei a xtz pra trocar a agulha e sede do carburador e o imbecil do mecanico além de trocar as peças, inventou de desmontar todo o carburador.
a moto não passava de 50 por hora, voltei lá 3 vezes pra resolver e nada, me estressei e trouxe pra casa.
No dia seguinte com a ajuda da galera do xtz forum club desmontei o carburador em casa e conferi peça por peça e refiz a montagem.
conclusão: na hora de montar o diafragma o pistonete tem de ser empurrado para cima, e então parafusa a tampa do diafragma.
a moto voltou a ser o que era. Só tem uma coisa que tá me incomodando, na partida de manhã, ela pega de primeira mas quando acelero ela dá uma engasgada como se tivesse faltando combustivel e aí sobe a rotação com tudo, tô desconfiado que pode ser esse Injetor de combustivel ou valvula presa(o mecânico imbecil regulou). Quando remontei eu tirei essa peça pra olhar e aparentemente tudo ok, existe algum macete ou detalhe que deve ser observado?

bruno almeida
20-04-16, 22:14
na ilustração aí em cima isso aí é a válvula de corte de ar, cuja função é enriquecer a lenta em desacelerações no intuiuto de evitar estouros no escape
nenhum carburador de moto usa "válvula de máxima", artificio que é usado em carburadores de carro
alguns carburadores usam injetores para aceleração como os ECCO, bura de Strada e tantos outros

pedromartins
20-04-16, 23:48
na hora de montar o diafragma o pistonete tem de ser empurrado para cima, e então parafusa a tampa do diafragma.
a moto voltou a ser o que era.

Esse é o metodo correto de montar esse carburador... se nao deixar o diafragma acionado enquanto monta, ele nao consegue subir.


na ilustração aí em cima isso aí é a válvula de corte de ar, cuja função é enriquecer a lenta em desacelerações no intuiuto de evitar estouros no escape
nenhum carburador de moto usa "válvula de máxima", artificio que é usado em carburadores de carro
alguns carburadores usam injetores para aceleração como os ECCO, bura de Strada e tantos outros

Valvulas de corte de ar atuam cortando o fluxo de ar no venturi, é impossível uma valvula de corte de ar que nao passa ar e somente combustível, onde passar ar nessa valvula? Minha moto nao tem isso e nao estoura quando reduzo bruscamente... e aí? O nome dessa valvula é valvula compensadora.

bruno almeida
21-04-16, 00:00
essa válvula de corte de ar corta o fluxo de ar do respiro do gicle de lenta, a Honda adota esse nome, a Yamaha chama de válvula compensadora
pegue um carburador desse e examine, não há passagem de combustivel nenhum por esse sistema

guerralander
21-04-16, 09:55
mas sim, esse meu problema de engasgar e então subir a rotação, quando é a primeira partida do dia com motor frio, alguém já teve ou sabe o que pode ser?
quando o motor fica quente, bem quente esse problema desaparece.

brunocg150sport
21-04-16, 11:46
Troca de carburador que resolve......

joãomaller
21-04-16, 12:16
Motor frio carburado e gelado FALHA MSM,espera ums minutos e chama que vai embora

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

brunocg150sport
21-04-16, 14:23
Depende pois tem moto q não pode deixa 1hora parada q fica ruim de liga,minha moto de manha não falha mais é sempre bom deixa uns minutos esquentando

joãomaller
21-04-16, 15:19
[emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk