PDA

Ver Versão Completa : Andar com pneu mais baixo.



Zumbi666
19-06-16, 22:42
Turma, tem problema em deixar o pneu dianteiro 2psi mais baixo pra moto ficar mais confortável? Tipo, diariamente, no percurso para o trabalho, pego uns trechos muito ruins em que a moto sacode muito a frente e por isso estava pensando em diminuir 2 psi pra ver se reduziria os sacolejos. O que me dizem? Afetaria muito a estabilidade e o consumo?

brunogtecno
20-06-16, 08:40
Acho que desgasta mais rápido seu pneu

Vulcan
20-06-16, 09:07
eu testei varios tipos de pressão e passei a usar igual na traseira e dianteira.

também segui algumas dicas desses vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=NG4OF04MGJY

https://www.youtube.com/watch?v=yMbua1tX_EI

irai
20-06-16, 12:17
Se tu baixar a pressão pouca coisa, com tu quer, não deve haver problema, mas também não acho que sentirás alguma diferença no conforto.
Baixar mais que uns 5psi vai causar desgaste irregular e trazer problemas de estabilidade,, além do maior risco de danificar a roda em algum buraco.
No tu caso, o melhor seria tentar resolver o problema mexendo nas suspensões. Um fluido menos viscoso nas bengalas e uma pré carga mais leve na traseira, ou em último caso, um amortecedor mais macio, devem ser a melhor solução.

magrao tk
20-06-16, 19:51
O maior perigo de todos principalmente no caso da dianteira com menos pressão é o pneu e a camera (se for roda de camera) ''correr'' no aro. Se a válvula da camera estiver presa com a porca, a camera vai se movendo internamente no aro e a borracha esticando na base da válvula até que ela se rasga e o pneu esvazia de vez. É chão na certa! Meu pai já caiu por conta disso, por isso eu sei bem.
Uma coisa que pode fazer pra monitorar é deixar a válvula da camera com a porca sem aperto. Eu deixo ela quase na altura da tampinha, pois se o pneu e a camera correr vai perceber que a valvula vai ir inclinando, é o sinal que não convem usar o pneu nessa calibragem.

joãomaller
20-06-16, 20:22
Opa acho q 2 é valido,acho q até ums 5 pra um uso de boa acho q rola,estou testando algumas aqui na minha TW,ela ja é dura por natureza,vamos ver no q dá

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Zumbi666
20-06-16, 20:51
Obrigado turma. Os trechos que pego são com aqueles remendos altos no asfalto, nada de buracos. Desculpem, é minha primeira moto e antes perguntar do que fazer alguma cagada. Vou segurar a onda.

Ctrl-Alt-Del
20-06-16, 22:40
Um pneu é considerado murcho (subinflado) se estiver com menos de 25% da pressão recomendada pelo fabricante do modelo do veículo. A pressão abaixo, nesse nível torna a condução do veículo perigosa, porque compromete a dirigibilidade, estabilidade, aumenta o espaço de frenagem necessário para parar e aumenta o consumo de combustível, todos na proporção que a pressão está abaixo do ideal.

Admitindo que sua motocicleta seja uma moto de menor cilindrada. Usemos o exemplo da minha YBR. Que tem as pressões recomendadas para andar “sem garupa e sem peso de carga de”:
Pneu dianteiro: 25 lb/pol2
Pneu traseiro: 29 lb/pol2

Se reduzisse a pressão em 2 lb/pol2 (2/25x100) isso representaria 8% abaixo da pressão ideal recomendada. O que a priori não seria um fator de risco. Contudo haveria algum aumento do consumo de combustível e maior desgaste do pneu, isso podemos afirmar.

Pessoalmente eu fiz essa experiência. Com duas libras menos no pneu dianteiro a moto fica melhor para fazer curvas e o espaço de frenagem diminui um pouco. Contudo com a pressão 2 libras abaixo corre-se o risco de pegar um buraco maior e danificar ou entortar o aro.

É por isso que os motoboys costumam usar na dianteira por volta de 30 libras, porque se perde um pouco em conforto, mas melhora a resistência do aro da roda a buracos (crateras) e reduz-se um pouco o consumo. A desvantagem é que a moto fica mais dura e o pneu tende a gastar mais só no centro da banda de rodagem porque todo pneu sobre inflado não copia tão bem o asfalto como seria o ideal. A lógica para o pneu traseiro é análoga ao descrito para o dianteiro.

Agora se o cara é do tipo peso pesado, digamos que pese mais de 100 kg. Se eu fosse o cara colocaria uma libra a mais no dianteiro e umas duas na traseira.

Outros fatores pesam, para citar um, a distribuição de peso. Se a moto tem um guidão esportivo que deixa o piloto deitado sobre o tanque. A distribuição do peso muda e portanto as pressões dos pneus dianteiro e traseiro deveria mudar um pouco.

Zumbi666
21-06-16, 08:34
Um pneu é considerado murcho (subinflado) se estiver com menos de 25% da pressão recomendada pelo fabricante do modelo do veículo. A pressão abaixo, nesse nível torna a condução do veículo perigosa, porque compromete a dirigibilidade, estabilidade, aumenta o espaço de frenagem necessário para parar e aumenta o consumo de combustível, todos na proporção que a pressão está abaixo do ideal. Admitindo que sua motocicleta seja uma moto de menor cilindrada. Usemos o exemplo da minha YBR. Que tem as pressões recomendadas para andar “sem garupa e sem peso de carga de”: Pneu dianteiro: 25 lb/pol2 Pneu traseiro: 29 lb/pol2 Se reduzisse a pressão em 2 lb/pol2 (2/25x100) isso representaria 8% abaixo da pressão ideal recomendada. O que a priori não seria um fator de risco. Contudo haveria algum aumento do consumo de combustível e maior desgaste do pneu, isso podemos afirmar. Pessoalmente eu fiz essa experiência. Com duas libras menos no pneu dianteiro a moto fica melhor para fazer curvas e o espaço de frenagem diminui um pouco. Contudo com a pressão 2 libras abaixo corre-se o risco de pegar um buraco maior e danificar ou entortar o aro. É por isso que os motoboys costumam usar na dianteira por volta de 30 libras, porque se perde um pouco em conforto, mas melhora a resistência do aro da roda a buracos (crateras) e reduz-se um pouco o consumo. A desvantagem é que a moto fica mais dura e o pneu tende a gastar mais só no centro da banda de rodagem porque todo pneu sobre inflado não copia tão bem o asfalto como seria o ideal. A lógica para o pneu traseiro é análoga ao descrito para o dianteiro. Agora se o cara é do tipo peso pesado, digamos que pese mais de 100 kg. Se eu fosse o cara colocaria uma libra a mais no dianteiro e umas duas na traseira. Outros fatores pesam, para citar um, a distribuição de peso. Se a moto tem um guidão esportivo que deixa o piloto deitado sobre o tanque. A distribuição do peso muda e portanto as pressões dos pneus dianteiro e traseiro deveria mudar um pouco. Obrigado pelos esclarecimentos

2weels
21-06-16, 09:08
Parabens pela resposta, muitos fatores influenciam na calibragem. Eu sou o maior relaxado com isso, tanto no carro quanto na moto so calibro quando ta aquele barrigao, esses dias mesmo fui calibrar o carro e tinha um pneu traseiro com 9lb, mas pneu é segurança, tem que cuidar, principalmente pneu com camara existe o risco com pressao muito baixa de o pneu escorregar no aro e degolar o bico da camara.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

SickBoy
21-06-16, 12:15
Na bros o recomendado (no manual) é 22/22 sem garupa e 22/29 com garupa. Eu uso 25/25. Fica bem durinho, e bom de dirigir.

irai
21-06-16, 12:30
Vale lembrar que quem define a recomendação pra calibragem é na verdade o fabricante do pneu, e não dá moto, então aquela etiquetinha na balança só vale se o sujeito estiver usando o modelo de pneu original. Ao mudar o pneu, a calibragem pode mudar também. Minha Gs mesmo, prevê o uso de pneus mais antigos, e uma calibragem mais baixa. Hoje uso pneus radiais com uma recomendação de calibragem mais alta. Estou usando 40 no traseiro e 36 no dianteiro.

Ctrl-Alt-Del
21-06-16, 14:28
Vale lembrar que quem define a recomendação pra calibragem é na verdade o fabricante do pneu, e não dá moto, então aquela etiquetinha na balança só vale se o sujeito estiver usando o modelo de pneu original. Ao mudar o pneu, a calibragem pode mudar também. Minha Gs mesmo, prevê o uso de pneus mais antigos, e uma calibragem mais baixa. Hoje uso pneus radiais com uma recomendação de calibragem mais alta. Estou usando 40 no traseiro e 36 no dianteiro.

Sem dúvida quando se muda as especificações do(s) pneu(s) para outro(s) que não o(s) recomendando(s) pelo fabricante da motocicleta, inclusive por falta de disponibilidade do pneu recomendado. Caso o fabricante do veículo não se pronuncie a respeito. Em essência, saber a calibragem correta fica por conta de quem o fez.

Contudo sempre quem recomenda as pressões dos pneus definidos para o uso em determinado modelo de veículo, é o fabricante do modelo do veículo. Essa recomendação é responsabilidade do fabricante da motocicleta. O fabricante possui um departamento de engenharia de produtos que cuida inclusive desse detalhe.

Exemplo no sistema métrico: pneu 90/90 - 18 M/C, 57P, tubeless, Reinf, para pneu dianteiro pressão de x a Y...

A prática dos fabricantes de pneus é informar somente a pressão máxima admissível do pneu que ele fabrica para o usuário final, além das características pertinentes ao produto. Assumir ele, o fabricante dos pneus oficialmente, quais pressões específicas a usar no lugar do próprio fabricante do veículo. Implicaria em assumir para si responsabilidades legais de outrem inclusive por perdas e danos no evento de ser acionado judicialmente.

O fabricante do pneu com certeza informa ao desenvolvedor (fabricante do veículo) um intervalo de pressões na qual um pneu opera. Contudo caberá ao fabricante do veículo durante o desenvolvimento e testes do produto (modelo do veículo) definir as faixas de pressões conforme as situações e condições de uso. Através de testes intensivos inclusive de longa duração que custam muito dinheiro inclusive. Para depois publicar no manual do proprietário do modelo essas informações.