PDA

Ver Versão Completa : Adaptar uma 50cc para viajar!



jujuanf
06-07-16, 00:10
Boa noite!
Sou novo aqui no fórum e tenho algumas dúvidas sobre minha moto.
Tenho uma Shineray JET 50 2016 (não tenho carteira)..

Fiz algumas modificações nela:
Adicionei Kit de 50cc para 90cc
Filtro Esportivo
Vela NGK Iridium + iBooster F3
Escapamento Boca 8 Papaléguas Pro Tork
Óleo 20W50 Motul Sintético (1.500km á 1.500km)
Lâmpada Phillips Super Branca
Gasolina Podium (desde sempre)

Ela não faz tanto barulho quanto parece, tudo foi instalado por um mecânico.

Tive uma enorme diferença na potência, mas o que me incomoda são os pneus, caso eu for trocar por pneus mais grossos eu preciso trocar algo a mais?
O que vocês acham dessas modificações? O que foi em vão?
Por mais incrível que pareça, eu preciso viajar com ela (sei que a lei não permite baixa cilindrada em rodovias), mas o que eu preciso fazer nela ainda, para que a torne mais confortável e segura para viajar? Em distâncias de 150km aproximadamente.

Estou totalmente aberto para conselhos construtivos..

hbrasil
06-07-16, 02:02
Meu primeiro conselho é procurar uma auto escola e tirar sua CNH categoria A

brunocg150sport
06-07-16, 07:57
Acho q não dá pra arisca não mesmo que esteja com tudo isso a moto não vai anda mais q os caminhão se vc colocar pneu mais largo vai ganha instabilidade e vai fica mais pesada quando uma carreta passar por vc ela vai te jogar pro acostamento nada legal.....

irai
06-07-16, 08:12
Cara, na estrada não dá, ou melhor, acho que até da, essa motinha é emplacavel se tu quiser, nesse caso, acho que ela poderia rodar legalmente na rodovia, mas tu vai precisar tirar a CNH, esse é o primeiro passo pra começar a pensar em melhorar a motoca.
Outra coisa, tu quase dobrou a capacidade cúbica do motor, tem grande chance de isso aí te deixar empenhado no meio do caminho.

SpeedBit
06-07-16, 08:26
A motinha tem documento?
Está escrito, motocicleta, motoneta ou ciclomotor, no documento?

Motocicleta e motoneta podem andar em rodovia, a diferença entre eles é motocicleta você vai montado e motoneta você vai sentado...
Agora se for ciclomotor, você pode também, porém só pelo acostamento....

Porém como o pessoal falou, para viajar com ela, só tirando carteira... é serio.

2weels
06-07-16, 10:08
SpeedBit, nao querendo te contrariar, so se tiver algum adendo na lei, porque a rigor, até bicicleta seria proibido trafegar em autoestrada, mesmo no acostamento. Em muitas rodovias a policia faz vista grossa mas na imigrantes por exemplo nao é permitido trafego de bicicletas e a caso a rodoviaria te pegue, te escoltara até a proxima saida da rodovia. Em um artigo diz que é proibido trafegar no acostamento, e em outro, trafegar a menos da metade da velocidade maxima sob a pista de rolagem, a menos que as condiçoes nao permitam.

Eu aconselharia o amigo caso va fazer a viagem documentar a moto, tirar cnh e ir com muito cuidado escolhendo bem onde vai passar, a menos que a viagem seja em estradas rurais, ai é mais tranquilo...

jujuanf
06-07-16, 13:32
Ela é emplacada, IPVA e DPVAT em dia.
Tenho carteira de carro, mas na minha cidade é impossível tirar categoria A por causa da extrema corrupção do Detran daqui..
Então, já que na minha cidade é legal andar em ciclomotores com menos de 49cc, não dá problema nas blitz.

Mas já que não vou tirar carteira tão cedo, estou pensando em adapta-la para pequenas viagens, o peso dela é de 110KG...
Penso que os pneus podem ajudar em estabilidade, curvas, etc. Mas na minha situação, continua valendo a pena investir nela??
Categoria A aqui não dá.

SpeedBit
06-07-16, 15:43
CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91797/ctb-lei-n-9-503-de-23-de-setembro-de-1997#art-57)Institui o Código de Trânsito Brasileiro.


Art. 57. Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

Parágrafo único. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.

Diego.fcs
06-07-16, 15:52
Após toda essa preparação que você fez, creio que este motor não seja confiável para uma viagem dessas, pois você sempre andará com o motor no limite, no giro máximo, mudar os pneus não vai resolver o seu problema, se quer fazer isso de uma maneira certa, tire a CNH antes de tudo, e depois compre uma moto que sirva para isso.

Vulcan
06-07-16, 16:43
Ela é emplacada, IPVA e DPVAT em dia.
Tenho carteira de carro, mas na minha cidade é impossível tirar categoria A por causa da extrema corrupção do Detran daqui..
Então, já que na minha cidade é legal andar em ciclomotores com menos de 49cc, não dá problema nas blitz.

Mas já que não vou tirar carteira tão cedo, estou pensando em adapta-la para pequenas viagens, o peso dela é de 110KG...
Penso que os pneus podem ajudar em estabilidade, curvas, etc. Mas na minha situação, continua valendo a pena investir nela??
Categoria A aqui não dá.

mano, rodovia = habilitação;
eu tenho uma biz e taquei pneu largão, achei que ficou muito bom por melhorar a aderência e efeito giroscópico. o contra é inclinação da pista que tem mais efeito em empurrar a moto. de consumo aumentou o mínimo.

na rodovia o consumo SUBIU MUITO de 36~40 km/l caiu pra 18~22 km/l. usei galão reserva...

sua moto tem o foco exclusivo em cidade, preparar ela mais que isso não deve valer a pena. mesmo com os 10 poneis da biz 125 mal chego aos 100km/h sendo 70km/h na subida (no velocímetro marca 120km/h com record nos 140 mas enfim)


CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91797/ctb-lei-n-9-503-de-23-de-setembro-de-1997#art-57)Institui o Código de Trânsito Brasileiro.


Art. 57. Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

Parágrafo único. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.



- - - Updated - - -


Após toda essa preparação que você fez, creio que este motor não seja confiável para uma viagem dessas, pois você sempre andará com o motor no limite, no giro máximo, mudar os pneus não vai resolver o seu problema, se quer fazer isso de uma maneira certa, tire a CNH antes de tudo, e depois compre uma moto que sirva para isso.

concordo neste ponto... preparação leve não muda muito o tipo de uso que a moto tem, se preparar mais que isso a coisa complica muito e tem que documentar.

betocampana
06-07-16, 22:22
- Você não tem habilitação;
- A moto é preparada demais (vai pifar se for mantida em giro alto, e é impossível não ser mantida em giro alto o tempo todo na estrada)
- A moto vai parar, a polícia rodoviária vai te prender e você vai colocar a culpa no azar/ na moto.

Não tem como dar conselhos construtivos. Uma 50cc, mesmo preparada (ou exatamente por isso) não é feita pra rodar 100/150km em rodovia, e você também não. É o clássico "tem coisa que até pode ser feita, mas não deve ser feita".

jujuanf
07-07-16, 00:59
Agradeço aos que reponderam se eu devia ou não pegar estrada, mesmo com as modificações.. Infelizmente não vai dar.
O negócio vai ser comprar uma moto e dirigir sem carteira mesmo, se pegar é só pagar né?
Aos que disseram "você não tem carteira", está escrito na postagem "não tenho carteira", sei das consequências jurídicas, tanto que falei em meus posts.

Obrigado!

Grilocolt
07-07-16, 01:02
Tenho carteira de carro, mas na minha cidade é impossível tirar categoria A por causa da extrema corrupção do Detran daqui..
Então, já que na minha cidade é legal andar em ciclomotores com menos de 49cc, não dá problema nas blitz.

Mas que corrupção é essa que ao invés de facilitar algo que é burocrático, o torna impossivel???

jujuanf
07-07-16, 01:20
Mas que corrupção é essa que ao invés de facilitar algo que é burocrático, o torna impossivel???

Auto escolas da cidade pagam propina aos delegados e aos agentes examinadores das provas práticas do Detran.
Cada reteste custa R$230,00, desse dinheiro R$170,00 é de lucro da auto escola e os R$60,00 é do Detran-MG (isso de cada aluno).
Acumulam dezenas de alunos pagando reteste, e a quadrilha de examinadores do Detran recebendo uma porcentagem das auto escolas. É um ciclo sem fim.
Ás vezes a corregedoria afasta alguns, mas nunca é como deve ser. A alternativa é pilotar sem CNH, e pagar os R$574,62 + uns picados do guincho/pátio caso parar em uma blitz. Ou subornar os examinadores para conseguir a CNH (é o que mais acontece).

irai
07-07-16, 11:28
Prova de moto não tem muito de subjetivo, tá todo mundo vendo, faz tudo certinho que tu vai passar.

Vulcan
07-07-16, 20:27
Mas que corrupção é essa que ao invés de facilitar algo que é burocrático, o torna impossivel???

um exemplo: minha carteira foi um c* pra tirar... tentei por meios legais e era impossível. tive que comprar senha, vaga em psicotécnico e bla bla bla... no final das contas paguei por fora pra DEIXAREM eu fazer os exames... muito escoto.

Marvila
17-07-16, 14:09
Ela não faz tanto barulho quanto parece, tudo foi instalado por um mecânico.
Tive uma enorme diferença na potência, mas o que me incomoda são os pneus, caso eu for trocar por pneus mais grossos eu preciso trocar algo a mais?
O que vocês acham dessas modificações? O que foi em vão?
Por mais incrível que pareça, eu preciso viajar com ela (sei que a lei não permite baixa cilindrada em rodovias), mas o que eu preciso fazer nela ainda, para que a torne mais confortável e segura para viajar? Em distâncias de 150km aproximadamente.

Estou totalmente aberto para conselhos construtivos..
Vou me ater ao tema do tópico.
jujuanf, decidi por responder seu post devido a um fato que ocorreu esta semana e fui testemunha ocular :shock:.
Aconteceu na BR110, que não tem grande fluxo de veículos (caminhões, ônibus, automóveis) porém muitos aclives, declives e curvas. Pois bem, estava em velocidade média (para uma 150cc) e ultrapassei uma 50cc, com garupa, literalmente "esgoelando". Logo atrás vinha um ônibus intermunicipal. Poucos metros após ultrapassar não é que a 50cc deu uma falhada como se a marcha tivesse escapado (e a cabra chegou a ter um desequilíbrio momentâneo) e por muito pouco não foi "atropelada"...
Estivesse vindo, naquele momento, algum veículo em sentido contrário não posso imaginar o que poderia ter acontecido. O motorista do ônibus mantinha certa distância mas não esperava aquela rateada e perda de velocidade repentina :\.
Investir na segurança é tudo. Se desejas viajar, pegando pistas estaduais ou federais, não hesite: planeje e adquirida uma cilindrada maior. Vá, no mínimo, de uma 125cc. Nossa vida é muito valiosa ;).

pedroabni
18-07-16, 10:59
Vou me ater ao tema do tópico.jujuanf, decidi por responder seu post devido a um fato que ocorreu esta semana e fui testemunha ocular :shock:.Aconteceu na BR110, que não tem grande fluxo de veículos (caminhões, ônibus, automóveis) porém muitos aclives, declives e curvas. Pois bem, estava em velocidade média (para uma 150cc) e ultrapassei uma 50cc, com garupa, literalmente "esgoelando". Logo atrás vinha um ônibus intermunicipal. Poucos metros após ultrapassar não é que a 50cc deu uma falhada como se a marcha tivesse escapado (e a cabra chegou a ter um desequilíbrio momentâneo) e por muito pouco não foi "atropelada"...Estivesse vindo, naquele momento, algum veículo em sentido contrário não posso imaginar o que poderia ter acontecido. O motorista do ônibus mantinha certa distância mas não esperava aquela rateada e perda de velocidade repentina :\.Investir na segurança é tudo. Se desejas viajar, pegando pistas estaduais ou federais, não hesite: planeje e adquirida uma cilindrada maior. Vá, no mínimo, de uma 125cc. Nossa vida é muito valiosa ;).concordo, até pq uma 50cc dessas ta custando mto caro, aq pelo menos custa no minimo 3 mil, com esse dinheiro vc pega uma cg 125 ou uma 150, ou até mesmo uma bis 125