PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre bateria



Zumbi666
07-07-16, 07:01
Olá, gostaria de saber se apenas deixar a moto funcionando por alguns minutos, carrega a bateria ou tem que rodar com a moto?

brunocg150sport
07-07-16, 07:58
Na cg,biz,pop,ybr entre outras só carega em movimento e mesmo assim não é la essas coisas.
Nas 200cc pra cima em marcha lenta já gera uns 12,13 volts.
Ou seja o auternador monofasico da cg é uma merda.

Saurus
07-07-16, 10:37
Zumbi, tem que manter o motor acelerado para o alternador/estator/magneto da moto gerar voltagem suficiente para o retificador retificar a bateria. Na marcha lenta isso não acontece.

Vulcan
07-07-16, 20:53
a maioria das motos (principalmente antigas) é acelerado... e a melhor maneira de manter acelerado sem esquentar a toa é andando.

detalhe: um multímetro e um carregador de lâmpada ja quebra um galho hein!

Zumbi666
08-07-16, 06:30
Obrigado. a todos. O que acontece se eu colocar uma bateria de maior amperagem na Factor, tipo 9 ah?

Eduardo Toda
08-07-16, 09:08
Obrigado. a todos. O que acontece se eu colocar uma bateria de maior amperagem na Factor, tipo 9 ah?

Na verdade ...nada, vc só vai gastar mais dinheiro se for aquelas baterias proprias de moto, se for bateria de no break ( eu uso um de 9 A de nobreak na minha Titan) tem se uma reserva de corrente

Saurus
08-07-16, 09:26
...O que acontece se eu colocar uma bateria de maior amperagem na Factor, tipo 9 ah?
Problema 1 --> O tamanho da bateria. Se ela couber no local onde fica a bateria, então sem problema.
Problema 2 --> Conjunto estator/magneto/retificador. Esse conjunto pode não estar dimensionado para recarregar uma bateria de amperagem maior. Em pouco tempo a bateria ficará sempre com carga menor que a especificada ou pode sobrecarregar o sistema de retificação.

Vantagem 1 --> Dependendo do CCA, as partidas ficam mais fáceis, fortes.
Vantagem 2 --> Aguenta mais partidas e mais consumidores.

Zumbi666
08-07-16, 10:51
Obrigado a todos. Meu primo vai passar uns 120 dias no exterior e deixou a bateria da moto dele comigo, uma Yuasa YT9B-BS (Tenere 660), para eu ficar dando uma carga... Dai pensei em deixar na minha moto. A bateria é maior e mais pesada que a da Factor e eu consegui uma caixa da bateria no ferro velho aqui por 15,00 e eu vou cortar para caber a da Tenere 660. Meu receio era danificar algum sistema da minha moto... Acho que a bateria é 8 amperes

Zumbi666
08-07-16, 12:26
Peguei essas informações no manual de serviços da Factor : Sistema de carga: Voltagem de carga: 14 - 15 V / 5000 rpm Corrente de carga: 0,6 - 1,0A / Sistema elétrico: Voltagem – capacidade: 12V 5,5 AH Será que vai dar certo e o sistema vai manter a bateria com carga boa?

Vulcan
08-07-16, 21:47
Peguei essas informações no manual de serviços da Factor : Sistema de carga: Voltagem de carga: 14 - 15 V / 5000 rpm Corrente de carga: 0,6 - 1,0A / Sistema elétrico: Voltagem – capacidade: 12V 5,5 AH Será que vai dar certo e o sistema vai manter a bateria com carga boa?

se ela ja estiver carregada, sim! =D

Zumbi666
08-07-16, 21:59
se ela ja estiver carregada, sim! =D Quer dizer se ela estivesse descarregada, o "sistema elétrico" da moto não iria ter capacidade para carregar? A Factor consegue manter a carga nessa bateria?

Vulcan
08-07-16, 22:13
Quer dizer se ela estivesse descarregada, o "sistema elétrico" da moto não iria ter capacidade para carregar? A Factor consegue manter a carga nessa bateria?

com ela descarregada a diferênça de potencial seria grande, a bateria iria fazer a voltagem cair e puxaria muito mais energia do estator. neste ponto que ele poderia não suportar a diferença grande de capacidade das baterias (podendo estragar);
mas se ela ja ta carregada ele irá manter carregada pois o que a moto consome ele repõe. :)

Zumbi666
09-07-16, 13:22
com ela descarregada a diferênça de potencial seria grande, a bateria iria fazer a voltagem cair e puxaria muito mais energia do estator. neste ponto que ele poderia não suportar a diferença grande de capacidade das baterias (podendo estragar); mas se ela ja ta carregada ele irá manter carregada pois o que a moto consome ele repõe. :) Obrigado pela ajuda.