PDA

Ver Versão Completa : Qual a vantagem de aumenta ou diminuir o ponto de ignição?



brunocg150sport
08-07-16, 12:13
Meu cdi tem essa opção mais não sei se é vantajoso.

08-07-16, 12:46
cara o Stone explicou em um dos tópicos aí mas não lembro qual, vamos ver se ele o alguém que sabe do assunto aparece.

Saurus
08-07-16, 14:38
Bruno, o ponto de ignição é o momento em que a vela solta a centelha para queima da mistura estequimétrica ar+combustível (no caso da gasolina a mistura deve ser em torno de 14,8:1, ou seja, 14,8 partes de ar para uma 1 de combustível).

Atrasar o ponto de ignição causa perda de força no motor, ou seja, o motor não aproveita toda a compressão que é capaz de realizar e a mistura é queimada fora do ponto ideal para aproveitamento da energia da queima. Isso vai causar aumento de consumo e pouco rendimento do motor.

Adiantar o ponto significa ajustar o momento de centelhamento da vela para um momento antes de a mistura ar+combustível estar na compressão ideal ou total. Se o adiantamento for pequeno, o motor ganha um cadim a mais de força, mas vai trabalhar sobrecarregado em sua tarefa de girar o virabrequim, forçando bielas, casquilhos, pistão, camisas, anéis, tec.

O ponto ideal para o melhor rendimento de motor, aliado a melhor economia e aproveitamento energético é definido pelos engenheiros que projetaram o motor, através de uma série de cálculos e testes em bancada e montado.

Todo motor tem marcações no bloco e no virabrequim que, uma vez alinhadas, colocam o motor no PMS referente ao cilindro 1. Daí o sistema de ignição tem que receber o estímulo elétrico para liberar a centelha na vela desse cilindro. Os demais cilindros entram no ponto correto de ignição automaticamente assim que o cilindro 1 é ajustado (os cálculos de tempo de abertura de válvulas e de injeção são feitos e projetados pelos engenheiros também.

Meu conselho: Ajuste o ponto de ignição conforme manda o fabricante do motor. Um erro mínimo no adiantamento do ponto de ignição pode lhe custar bielas empenadas ou bielas e virabrequim partido/fraturado. Aí o prejú é de chorar...