PDA

Ver Versão Completa : Farol baixo nos carros - Farol auxiliar em moto



ailton_azul
09-07-16, 09:15
Eu desde quando tinha moto menor, com geração no magneto menor, já usava farol auxiliar, pois visibilidade é muito importante para evitar acidente. Dos milhas com halógenas H1, passei para lâmpadas em LED com controle e efeitos (bem menor consumo corrente/Watt). Meu conjunto de LED pifou há uns dias e agora refiz um conjunto Farol auxiliar + Lâmp Halógenas H1 55w X 2, + Relê auxiliar (acréscimo considerável descarga bateria/Watt), inclusive é o mesmo que guardei da 150cc quando recolheram ela. Funcionou perfeitamente na 600cc. Alguém usa, é contra ou a favor. No carro ou em moto, sempre uso, e eu mesmo instalo. É interessante o momentohttp://viagensmotodunna600.blogspot.com.br dos carros, onde em Rodovias Estaduais e Federais tornou obrigatório acionar farol baixo.

Vulcan
09-07-16, 17:55
por questões assim que troquei a lâmpada do farol da minha biz por LED, agora abriu portas para multa... de restou ficou 100% bom!

irai
09-07-16, 19:17
Eu uso faroletes de Led 2x15w na Gs, e já usava na Next. Definitivamente não fico mais sem esse acessório, salvo se pegar uma moto muito boa mesmo de luz.
Na Intruder 125 eu cheguei a usar farolete com lâmpadas convencionais, mas 2x35w não iluminava muito e 2x55w matou a bateria.

ailton_azul
10-07-16, 05:19
Difícil é pegar moto com conjunto ótico bom. Mas pra chegar num acessório bem montado protegido com fuser precisei fazer umas gambiarras. Hj acho q tá bom, só não deixar muito ligado quando a moto tiver desligada.

guatura
11-07-16, 07:30
Eu uso farol auxiliar da Givi, modelo S310. São duas lâmpadas de 55w cada, muita coisa pra Crosser (Yamaha), mas na estrada em alto giro nunca tive problemas.
Já usei bastante numa Tenere 250, o mesmo farol auxiliar, por cerca de 3 anos.. Sem necessidade de sequer trocar a bateria

guatura
11-07-16, 07:31
Gostaria de trocar a lampada do farol principal (h4) por leds, mas como viajo muito evito..
É certeza de encrenca com a policia rodoviaria

Diego.fcs
11-07-16, 15:26
Sempre quis fazer isso em minha CG bolinha, mas como ela gosta de queimar lâmpadas, acabei desistindo por isso.

Vulcan
12-07-16, 07:52
Gostaria de trocar a lampada do farol principal (h4) por leds, mas como viajo muito evito..
É certeza de encrenca com a policia rodoviaria

se quiser trocar mesmo, pode colocar em documento '-'

guatura
12-07-16, 23:33
se quiser trocar mesmo, pode colocar em documento '-'

Caro, complicado, burocrático...
Resumindo: inviável

Vulcan
13-07-16, 07:31
Caro, complicado, burocrático...
Resumindo: inviável

abre solicitação -> faz vistoria -> troca a lampada -> faz vistoria de novo -> se aprovado é só pegar documento novo.

hbrasil
13-07-16, 08:27
Fico me perguntando: por que não adaptar umas lanternas táticas como farol auxiliar? Nesse caso, é só trocar a bateria (ou recarregar, dependendo da lanterna) quando acabar.

Vulcan
13-07-16, 16:03
Fico me perguntando: por que não adaptar umas lanternas táticas como farol auxiliar? Nesse caso, é só trocar a bateria (ou recarregar, dependendo da lanterna) quando acabar.

não sei na moto de vcs, mas a lanterna tatica não iria iluminar muita coisa além do farol, exceto uam boa lanterna, aí o custo/benefício de um compensa o outro e tals...

ailton_azul
14-07-16, 10:20
Acho que a vibração da moto não daria vida longa à lanterna (LED). Tenho lanternas em casa e ao cair no chão, apaga uns LEDs. Cai de novo, apagão e perda do instrumento.
Uma vez pus uma lanterna de emergência filamentada dessas que se vendia em mercado para ligar na bateria 12v para emergências noturnas em trânsito. Andei 3km e queimou. E realmente não ilumina.

Saurus
14-07-16, 11:31
Tem várias marcas e potências de faróis específicos para bike, inclusive suporte para guidon. Tem aos montes à venda no ML, e-bay, alibaba, etc. Já pensei em colocar na moto. Só não fiz porque a FZ6S não tinha onde colocar (se pusesse fixa no guidon, o facho de luz ia iluminar a carenagem e não a pista). Quando tinha a XT600E não havia mais espaço no guidon para colocar (já tinha suporte do GPS, antena corta-linha de pipas, suporte do parabrisa, etc).

No Lead não tem também onde colocar, a carenagem envolve também o guidon.

Mas para quem não tem tanto penduricalho já instalado no guidon, acho que tem como colocar fácil. Inclusive tem como fazer uma tomada 12V para manter a bateria do "farolete" sempre carregada.

Alguns desses "faroletes" de bike iluminam até melhor que farol de 99% dos carros.

Diego.fcs
14-07-16, 14:15
Fico me perguntando: por que não adaptar umas lanternas táticas como farol auxiliar? Nesse caso, é só trocar a bateria (ou recarregar, dependendo da lanterna) quando acabar.

Recentemente estava pensando nisso, como a parte elétrica das CG bolinha não é muito confiável (queima muita lâmpada) pensei em ter umas dessas de reserva, e usar na pilha mesmo, no caso de emergências.

Vulcan
14-07-16, 16:43
na motowilli aqui no bairro vizinho tem farois auxiliares de led por uns 350 pila :O

2weels
15-07-16, 09:13
Acho legal Xenon nos auxiliares, mas moto é foda, nao tem muita sobra de energia e forçar os componentes do sistema eletrico é algo que nao me agrada muito...

ailton_azul
18-07-16, 14:06
Acho legal Xenon nos auxiliares, mas moto é foda, nao tem muita sobra de energia e forçar os componentes do sistema eletrico é algo que nao me agrada muito...

Não sei, acho que sou das antigas:\, por isso sempre gostei dessa coisa de relé (pouco fazendo muito). Por isso voltei a ele nos auxililiares que clareia um bocado. O resto é só usar com parcimônia, economia... Ligar mais à noite, vez por outra desligando.

guatura
24-07-16, 23:49
Não sei, acho que sou das antigas:\, por isso sempre gostei dessa coisa de relé (pouco fazendo muito). Por isso voltei a ele nos auxililiares que clareia um bocado. O resto é só usar com parcimônia, economia... Ligar mais à noite, vez por outra desligando.

Rele = pouco fazendo muito?

2weels
25-07-16, 07:07
Nao entendi tb... rele é uma simples chave eletromagnetica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
25-07-16, 08:20
acho que ele aciona o relé pela energia do farol, pra pegar energia direto da bateria e acionar os farois auxiliares (acho)

pedroabni
25-07-16, 08:25
acho que ele aciona o relé pela energia do farol, pra pegar energia direto da bateria e acionar os farois auxiliares (acho)
na titan eu nao consegui usar o sinal positivo do farol pra acionar um relé, numa strada eu fiz e deu certinho, fiquei com a duvida na cabeça, pensei q era pelo fato do farol oscilar e o da strada ser daqueles tipo que ja sao ligados direto, tipo tw falcon etc ... ( nao sei os nomes certo, continua ? alternada ? ac ? dc ? ... sei la)

ailton_azul
25-07-16, 08:29
Entendo pouco de eletrônica, cof, cof, só tusso com o ferro de solda, cof...
Sem relê (LED)
https://4.bp.blogspot.com/-cByQjA3C5N0/V4DparUKUZI/AAAAAAAACkY/lMbVVecJ5gYbkmSxJyYgMFhnFejDfhTywCLcB/s1600/13256155_972670142801140_1260088057925145570_n.jpg

Voltando com o conjunto relê auxiliar:
https://1.bp.blogspot.com/-eSyPyNL6MVU/V4DrAW1GjiI/AAAAAAAACkw/EQfB_GgBWUoAx71Q3KvXOR5ra-_Ps7aqACLcB/s1600/20160709_083622.jpg

2weels
25-07-16, 08:36
Entao o correto para chavear um dispositivo de corrente alta, tipo farol, é usar rele mesmo, ligar direto no fio do punho pode sobrecarregar pois ali nao foi projetado para tanta corrente. Agora rele é uma dispositivo "binario", ou esta ligando ou desligado, se a tensao cair abaixo da tensao de corte dele ele desarma mesmo. Mas minha preocupacao principal ao instalar farol auxiliar não é como ligar e sim o conjunto alternador/retificador/regulador nao dar conta de alimentar tudo. E sim, quanto mais carga vc põe num alternador, mais pesado de girar ele se torna, isso vai influenciar em potencia e consumo de combustivel também, principalmente se modificar ele para gerar mais corrente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

ailton_azul
25-07-16, 08:37
na titan eu nao consegui usar o sinal positivo do farol pra acionar um relé, numa strada eu fiz e deu certinho, fiquei com a duvida na cabeça, pensei q era pelo fato do farol oscilar e o da strada ser daqueles tipo que ja sao ligados direto, tipo tw falcon etc ... ( nao sei os nomes certo, continua ? alternada ? ac ? dc ? ... sei la)

Eu puxo energia direto da bateria, protegendo com fusível 20A.. para 2 faróis 55w, sendo que agora tirei um farol, ficando só com um, o outro por enquanto é enfeite... Como as BM:shock:, farol assimétrico, menos consumo bateria, :D. Valeu. Abaixo a dica do cara é boa...
https://youtu.be/sBJXMgcYDxY

pedroabni
25-07-16, 08:43
Nao vi video mas em que moto vc fez ?

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

ailton_azul
25-07-16, 08:48
Entao o correto para chavear um dispositivo de corrente alta, tipo farol, é usar rele mesmo, ligar direto no fio do punho pode sobrecarregar pois ali nao foi projetado para tanta corrente. Agora rele é uma dispositivo "binario", ou esta ligando ou desligado, se a tensao cair abaixo da tensao de corte dele ele desarma mesmo. Mas minha preocupacao principal ao instalar farol auxiliar não é como ligar e sim o conjunto alternador/retificador/regulador nao dar conta de alimentar tudo. E sim, quanto mais carga vc põe num alternador, mais pesado de girar ele se torna, isso vai influenciar em potencia e consumo de combustivel também, principalmente se modificar ele para gerar mais corrente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O alternador da minha moto gera 330w, tá no manual. Se eu fizer as continhas aritiméticas, diminuindo inclusive os 55w do farol desativado, ou somando-o, acho que não chega nos 330w. Apesar uso com econonia o farol auxiliar, não vivo businando, etc.

ailton_azul
25-07-16, 09:25
Nao vi video mas em que moto vc fez ?

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk
Foi na moto Traxx Dunna 600. Carreguei um vídeo no youtube onde pode até ouvir o ronco do motor.
https://youtu.be/hCwFmyt_Zh4

2weels
25-07-16, 10:19
Bastante potente o alternador da sua moto. A titulo de comparacao, da Teneré gera apenas 153w e ainda tem todo o sistema eletrico, incluindo bomba e injecao eletronica para alimentar. E diferente das motos pequenas, onde existe uma fase do alternador para o Cdi, na Tenere se acabar a bateria e faltar capacidade do alternador, a moto para.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

ailton_azul
25-07-16, 17:52
2weels, vi no manual só pra certificar: são 330 watts a 5000 R.P.M. A bateria é de 14Ah, que me dá uma folga também. Abraço.

Vulcan
25-07-16, 18:43
(...)E sim, quanto mais carga vc põe num alternador, mais pesado de girar ele se torna, isso vai influenciar em potencia e consumo de combustivel também, principalmente se modificar ele para gerar mais corrente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

um exemplo: minha biz tem um motor com capacidade de uns 7kw, o alternador suga uns 60w pra fazer eletricidade.
é mais fácil ficar sem bateria do que sem gasolina/potência...