PDA

Ver Versão Completa : Trabalho do pinhão: seco ou lubrificado os prisioneiros de fixação pinhão/eixo



ailton_azul
03-08-16, 13:08
Galera, tive de férias e fiz uma manutenção preventiva de corrente+coroa+pinhão. Desmontei a corrente para lavar e banhar em óleo, aproveitei e lavei com querosene misturado com solvente o compartimento do pinhão que tinha muitos detritos de graxa. Só que eu observei que tava lubrificado só os dentes do pinhão e acabei lubrificando um pouco os 3 parafusos que prendem o pinhão (tavam justinhos). É correto uma lubrificação ali, já que tavam meio vermelhos de pó de ferro. Ou eles trabalham secos, por aguentar o atrito forte da tração? Agradeço antecipadamente.

JeanLima
03-08-16, 13:25
Creio que quanto maior a lubrificação, melhor! Na minha eu tiro o pinhão e sempre dou uma limpeza bacana nessa região. Utilizo desengripante (mais conhecido como WD, WD-40) em toda a área onde fica o pinhão, dentro onde entram os parafusos e nos parafusos também. Se você ler no rótulo de um produto desse, você verá que é muito eficiente, ajudando em muitas coisas para manter sempre em um estado bom.

Uma dica! Use corrente com retentor (o'ring - anéis de borracha entre as junções da corrente). Retém mais a graxa ou óleo na corrente e a durabilidade da mesma é sem comparação com uma normal, você rodará o dobro ou mais. Mantenha sempre lubrificada e seja feliz. Eu lubrifico a minha a cada 3 dias, às vezes 5, depende de você olhar e verificar se está muito seca.

Espero ter ajudado. Abraço! :)

- - - Updated - - -

Pesquisando na internet, achei um pouco do que vem escrito no rótulo, se não tudo.

Óleo Desengripante/lubrificante Wd-40 300mlÓleo desengripante 300ml WD-40 WD-40 é um produto muito conhecido por ter diversas utilidades e máxima eficiência, pode ser usado no trabalho, no automóvel, em aviões, em casa, na indústria, no lazer, no esporte, no escritório etc.
Eficiente na lubrificação de equipamentos, ferramentas e ferragens em geral.
A ação super penetrante do WD-40 liberta e solta as peças travadas, emperradas ou enferrujadas.
Feito para conservar carros, motos e aviões, WD-40 protege desde as dobradiças até o motor, também facilita a retirada de parafusos, revigora plásticos e as áreas cromadas.
Pode ser usado em todo tipo de veículo sem agredir borrachas e a pintura. Após a lavagem, aplique WD-40 no motor e nas partes móveis, ele mantém o seu veículo longe da ferrugem.
Vantagens:
Elimina a umidade
Libera mecanismos travados
Protege metais
Limpa e lubrifica sem contaminar
Não é condutor de eletricidade
Protege todo tipo de superfície metálica contra a umidade
A película formada é eficiente contra a oxidação, ferrugem ou corrosão de metais, garantindo-lhes uma proteção duradoura Remove graxas e alcatrões
Não possui agentes corrosivos e não é pegajoso
Após a aplicação, as peças trabalham suavemente.
Uso em Emergências:
Evita curto-circuito em aparelhos de cozinha e tomadas de panelas elétricas molhadas
Remove água de equipamentos elétricos atingidos por enchentes
Mantém quadros de luz livres da umidade.

Lembrando que não é apenas o WD-40 que faz isso, há muitos outros que fazem a mesma coisa e ainda são mais baratos. Aqui no RJ o pessoal na hora de comprar é acostumado a perguntar "tem aqueles WDs aí?". Há vários outros desengripantes, uns de R$7,00 outros de R$20,00. WD-40 por ser mais "famoso" é mais caro (perto dos R$20,00). =D

Vulcan
03-08-16, 16:06
lubrificação na fixação é só pra conservar, ja nas engrenagens e corrente é necessidade do funcionamento mesmo.

ailton_azul
03-08-16, 16:42
Então fiz muito bem dar uma xiringada de óleo na fixação!

Depois que descobri que corrente com retentor (o caso da moto Dunna) dura bem mais, e "existe" de trocar o elo de emenda que é o ponto fraco, ganhei um sossego por um bom tempo. E alívio no bolso.
Na verdade, sou muito zeloso com a corrente, pois já ouvi caso de rompimento da mesma nas Marginais da gloriosa Castelo Branco, levando a óbito. Valeu

ailton_azul
09-08-16, 21:53
Vejam😊http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160810/e8dc1efc35350710a5ea36805ea95a15.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160810/5cccf88aac581a43cf73bfd475d85aa6.jpg

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk

Vulcan
09-08-16, 22:41
Vejam��http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160810/e8dc1efc35350710a5ea36805ea95a15.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160810/5cccf88aac581a43cf73bfd475d85aa6.jpg

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
tem óleo em tudo, menos onde deveria ter... 8(

- - - Updated - - -

amanhã posto um da minha biz auheuaheuaheuaheu

2weels
10-08-16, 10:27
Olhando esse pinhao parece um sistema parecido com o da Sahara, onde o pinhao desliza no eixo estriado e uma trava é usada com as estrias "desencontradas" para fixar. Nesse tipo de sistema eu nao acho legal lubrificar a rosca dos parafusos de fixaçao nao, pois so vai facilitar eles se soltarem. Esses parafusos nao fazem esforço algum senao manter a trava do pinhao no seu lugar, o torque do motor é transmitido direto do eixo estriado para o pinhao, que também é estriado.

ailton_azul
10-08-16, 10:36
Valeu a dica. Como não foi absurdo de qt de lubrificação não tem problema. Agora vendo na net opções para pinhão para a moto XT660 eh diferente. A Sahara entrou em minhas possibilidades. Gostei de terem visto as fotos, achei q não tinham uploaded😁. Tô testando tapatalk.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk

2weels
10-08-16, 10:54
Sahara tem um problema sério nesta fixaçao. O eixo tem estrias finas e é recomendado trocar a trava a cada 2 trocas de pinhao. Acontece que muitos, por acharem que sabem mais do que os engenheiros que projetaram e testaram o sistema, ignoram essa recomendaçao. Consequencia? Apos alguns anos, a trava antiga nao se fixa mais direito e o movimento vai "comendo" a parede externa do alojamento da trava. Em determinado ponto, a trava começa a sair do alojamento. Aconteceu comigo a 110km/h e so nao caiu tudo na pista porque a tampa nao deixou, mas os parafusos da trava comeram a tampa. Se for comprar Sahara, cuidado com isso, a minha como muitas outras usava um anel elastico de aço no lugar da trava, porque a trava nao para mais. Apesar que depois que coloquei o anel, nunca mais tive problema.

ailton_azul
10-08-16, 12:40
Olhando esse pinhao parece um sistema parecido com o da Sahara, onde o pinhao desliza no eixo estriado e uma trava é usada com as estrias "desencontradas" para fixar. Nesse tipo de sistema eu nao acho legal lubrificar a rosca dos parafusos de fixaçao nao, pois so vai facilitar eles se soltarem. Esses parafusos nao fazem esforço algum senao manter a trava do pinhao no seu lugar, o torque do motor é transmitido direto do eixo estriado para o pinhao, que também é estriado.
Vou tentar ao máximo comprar peça original, só mudando se for ganhar mais final. Mas obrigado pela referência da Sahara. Só relembrando eu na antiga kasinski fiz um upgrade na relação usando da Yamaha Factor, pois eu procurava mais final.

Vulcan
11-08-16, 22:34
Vejam��http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160810/e8dc1efc35350710a5ea36805ea95a15.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160810/5cccf88aac581a43cf73bfd475d85aa6.jpg

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
pronto, como prometido, atrasado mas ta aqui =D
http://i.imgsafe.org/d26e64bb67.jpg