PDA

Ver Versão Completa : Colocando freio à disco em uma Titan 150 KS



Ghaleon
22-09-16, 16:02
Olá , amigos !
Então, venho novamente pedir a opinião dos senhores (:

Comprei um Kit Freio à Disco, dai liguei para uma oficina para ver o valor do orçamento para instalação, e ele me falou o seguinte:

- Pode dar problema, se não comprou original da moto nunca fica 100%. Tem que adaptar isso, aquiolo...

Enfim, ele botou mil e uma dificuldades e me cobrou R$150,00 de mão de obra.

A pergunta que faço é:

Tem como realmente dar problema por eu instalar um freio à disco em uma titan originalmente com freio à tambor ?

Agradeço a atenção !

Vulcan
22-09-16, 16:21
Olá , amigos !
Então, venho novamente pedir a opinião dos senhores (:

Comprei um Kit Freio à Disco, dai liguei para uma oficina para ver o valor do orçamento para instalação, e ele me falou o seguinte:

- Pode dar problema, se não comprou original da moto nunca fica 100%. Tem que adaptar isso, aquiolo...

Enfim, ele botou mil e uma dificuldades e me cobrou R$150,00 de mão de obra.

A pergunta que faço é:

Tem como realmente dar problema por eu instalar um freio à disco em uma titan originalmente com freio à tambor ?

Agradeço a atenção !

sinceramente, eu vejo de outra forma: funciona ou não funciona.

se não funciona, a roda fica raspando na pinça, disco raspando no cilindro externo, espaçadores forçam o garfo a fechar ou abrir... aí é pedir pra morrer mesmo.

pra ter uma idéia de até onde vai a capacidade de uma adaptação, eu mesmo to colocando na minha biz um kit de titan com pinça de twister (mandei fazer os flanges hj). =D
concentração nas medidas e não deixar montar errado são as regras.

Ghaleon
22-09-16, 16:24
Obrigado por responder, brother !

Então, cara. Uma coisa que ele falou e me passou confiança foi:

- Cara, este vai ter que deixar a moto aqui o dia todo pq esse tipo de coisa tem que ser feito com calma se não da merda.

Acho que vai da bom então, só o pessoal fazer com capricho ^^
Se der certo o cara posta aqui pra compartilhar :P

brunogtecno
22-09-16, 21:14
Companheiro não vejo esse problema todo ai que ele diz, eu tinha uma Titan ESD 2008 e o a borracha do flexível dilatou e a pinça apresentou folga e ficava batendo e não encontrava o reparo da pinça ...

Solução: Comprei um aerokip pra substituir o Flexível e comprei a pinça da Scud com adaptador pois a pinça era de pistão duplo das novas titans..

Resultado: Fiquei muito satisfeito pois o produto era excelente..

Essa de deixar a moto o dia todo achei estranho, mas se vc comprou cubo, raios , canela direita , vai dar um pequeno trabalho e o preço tá bom, o seu mecânico vai ter que cortar os raios , enraiar o cubo novo, depois desmontar as bengalas e trocar a direita colocando novo óleo e retentores.. montando a pinça e colocando o burrinho de freio

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Ghaleon
22-09-16, 21:45
Companheiro não vejo esse problema todo ai que ele diz, eu tinha uma Titan ESD 2008 e o a borracha do flexível dilatou e a pinça apresentou folga e ficava batendo e não encontrava o reparo da pinça ...

Solução: Comprei um aerokip pra substituir o Flexível e comprei a pinça da Scud com adaptador pois a pinça era de pistão duplo das novas titans..

Resultado: Fiquei muito satisfeito pois o produto era excelente..

Essa de deixar a moto o dia todo achei estranho, mas se vc comprou cubo, raios , canela direita , vai dar um pequeno trabalho e o preço tá bom, o seu mecânico vai ter que cortar os raios , enraiar o cubo novo, depois desmontar as bengalas e trocar a direita colocando novo óleo e retentores.. montando a pinça e colocando o burrinho de freio

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Valeu, mano !
E me diz uma coisa, das peças trocadas, o que eu posso levar de volta e guardar em casa?

Manete (vai ter que trocar), Bengala ? Algo mais ?

brunogtecno
22-09-16, 21:52
Tudo, tudo que vc não for usar , o espelho do cubo, o cubo dianteiro, a canela da bengala, a manete de freio e o manicoto.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Ghaleon
22-09-16, 21:58
Tudo, tudo que vc não for usar , o espelho do cubo, o cubo dianteiro, a canela da bengala, a manete de freio e o manicoto.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Obrigado, brother ! Pergunto pq os caras são malandros, dono de só trocar as peças e dar sumiço nas que estavam na motoca.

Ghaleon
23-09-16, 19:20
Bom, gurizada. Peguei a motoca hoje, ta instalado o freio, diz o cara que ta 100% (Só não pude instalar os manetes que havia comprado pq são uma porcaria e ele disse q não deu freio).

Bom, eu andei bem pouco com ela assim, mas sinceramente me sinto um pouco decepcionado... Eu ando a uns 40 ~ 60 km/h aperto de leve/um pouco mais forte e a moto não era pra já parar rapidão ?
Ou eu que to iludido ?

Veio por meio deste tentar descobrir se a instalação foi meio chinelona ou se ta tudo certo e eu to lokão.
Agradeço novamente a atenção !

brunogtecno
23-09-16, 19:25
Calma... O desgaste natural leva a uma frenagem melhor , nem gastou as pastilhas ainda nem assentaram no disco... Se tivesse perguntado sobre as manetes teria economizado, comprei um par pra fazer na época e são um lixo, as boas são mais de 150 reais

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Vulcan
23-09-16, 19:26
Bom, gurizada. Peguei a motoca hoje, ta instalado o freio, diz o cara que ta 100% (Só não pude instalar os manetes que havia comprado pq são uma porcaria e ele disse q não deu freio).

Bom, eu andei bem pouco com ela assim, mas sinceramente me sinto um pouco decepcionado... Eu ando a uns 40 ~ 60 km/h aperto de leve/um pouco mais forte e a moto não era pra já parar rapidão ?
Ou eu que to iludido ?

Veio por meio deste tentar descobrir se a instalação foi meio chinelona ou se ta tudo certo e eu to lokão.
Agradeço novamente a atenção !

aí depende dos equipamentos instalados. não é simplesmente mudar do tambor pro disco que vai melhorar tudo, provavelmente seu KIT é o original e neste caso seria 'borrachudo'.

o ganho real que pode ter tido é maior estabilidade de resposta (menos fading e travadas aleatórias) e manutenção mais fácil e menos frequente.

faça um teste: segure a mangueira de fluido e aperte a manete com força, a mangueira deve se dilatar (vai ser possível sentir);
verifique também a pinça, as pastilhas devem estar bem proximas do disco (coisa de 1mm de folga cada);
um serviçinho chato adicional que pode fazer é a sangria. tem tutorial no redtube explicando bem facím. :)

Grilocolt
24-09-16, 00:44
um serviçinho chato adicional que pode fazer é a sangria. tem tutorial no redtube explicando bem facím. :)

Olha, que eu sabia, nesse site o tutorial é da sangria de outro equipamento..... kkkkkkkkk

Vulcan
24-09-16, 11:56
Olha, que eu sabia, nesse site o tutorial é da sangria de outro equipamento..... kkkkkkkkk

auhreauhruhauehuhaerauheruhare

https://www.youtube.com/red

zuera, é o youtubo memo :)

Ghaleon
24-09-16, 15:33
Entendi, novamente agradeço.

Uma última dúvida:

Quando eu tento girar a roda (com moto no cavalete), da um barulho de algo raspando, e a roda fica dura pra girar, ela não gira direito. Tem que por força... O disco já está com algumas partes preta.
Alguma ideia do que pode ser? é grave? posso me matar por isso ?

Aqui, fiz um vídeo mostrando o problema:


https://www.youtube.com/watch?v=2hC1vvoTH9s

Vulcan
25-09-16, 17:36
Entendi, novamente agradeço.

Uma última dúvida:

Quando eu tento girar a roda (com moto no cavalete), da um barulho de algo raspando, e a roda fica dura pra girar, ela não gira direito. Tem que por força... O disco já está com algumas partes preta.
Alguma ideia do que pode ser? é grave? posso me matar por isso ?

Aqui, fiz um vídeo mostrando o problema:


https://www.youtube.com/watch?v=2hC1vvoTH9s

1- respondido no outro tópico
2- sim
3- sim, dependendo da velocidade e tempo que andar

Samvar
23-10-16, 23:47
Pode ter envergado o garfo? Vixe! Tem que ter cuidado para comprar um de qualidade? Pretendo fazer a mesma alteração.

Vulcan
24-10-16, 12:02
Pode ter envergado o garfo? Vixe! Tem que ter cuidado para comprar um de qualidade? Pretendo fazer a mesma alteração.

nesse caso do tópico não envergou o garfo.
dizem que a silverst é a marca de garfos originais (cilindro externo ao menos), não sei se procede (comprei um e ainda não montei).
a parte mais chata é a sangria... se não ficar boa o freio fica ruim (borrachudo, raspando, etc).

Samvar
24-10-16, 12:25
Existe risco de queda com um freio ruim ou por conta do garfo (copo da suspensão)?

Robson#663
24-10-16, 13:30
acho q o pior dos perigos é o freio travar, ou o eixo da roda se soltar, mas as chances sao bem pequenas. adaptações podem ser boas de verdade, tao boas e confiáveis quanto as originais, geralmente ai no caso do amigo se montou um conjunto que já existe tipo bengala pinça e roda da 150, a menos q o mecanico tenha feito uma cagada o freio fica bom sim, aconselho trocar os flexiveis q os paralelos sao ruins demais.

Samvar
24-10-16, 13:38
Bem então se a bengala for muito ruim o eixo se soltará Por ela entortar? E o freio travaria pela montagem errada? Ou pela qualidade ruim das peças?

Robson#663
24-10-16, 16:54
o eixo solta apenas por falta de aperto, mas não precisa apertar ate sair água, o torque certo e pronto, n se vê por ai acontecer esse tipo de coisa, mas se falando em adaptação o eixo de uma pode ser um pouco menor assim ter rosca insuficiente pra apertar. bengala entorta com pancada, em batida, em uso "normal" nunca vi uma empenar. o freio pode ficar pegando se for montado errado ou se soltar e fazer uma merda se nao for apertado corretamente, mais um vez só o torque suficiente e uma trava quimica, n tem segredo tb, não é coisa q acontece c frequencia. mas geralmente por serviço porco do mecanico nao pela peça ter pouca qualidade. o risco de acontecer um acidente no meu ponto de vista é minimo mas pode acontecer, é bom rodar c cuidado nos primeiros km , fazer um teste,

Ghaleon
24-10-16, 19:54
Eh normal fazer barulho em dia de chuva / muita umidade ?
Já troquei do tambor pro freio por que dia de chuva o tambor é quase nada...
Agora em dia de chuva, faz barulho na hora de frear e não freia com tanta eficiência. Eh normal ?

Zoom5201
24-10-16, 20:35
Eh normal fazer barulho em dia de chuva / muita umidade ?
Já troquei do tambor pro freio por que dia de chuva o tambor é quase nada...
Agora em dia de chuva, faz barulho na hora de frear e não freia com tanta eficiência. Eh normal ?

Cara, minha Twister tem freio a disco... então, dia de chuva ela não apita não, e já peguei chuva pesada com ela, mas se eu lavar ela apita até frear umas duas vezes [emoji848]

Já minha yes, se chovesse ela ia parecer uma calopsita, gritava tempo todo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ghaleon
24-10-16, 21:12
Cara, minha Twister tem freio a disco... então, dia de chuva ela não apita não, e já peguei chuva pesada com ela, mas se eu lavar ela apita até frear umas duas vezes [emoji848]

Já minha yes, se chovesse ela ia parecer uma calopsita, gritava tempo todo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valeu, brother. Acho que vou ficar com a motoca do jeito que ta (não ta 100%, mas ta muito melhor do que com tambor) e juntar uma grana pra pegar uma 250 >.<

Samvar
24-10-16, 22:55
Galeon. Você que migrou para freio a disco como pretendo qual a marca de seu kit?

Ghaleon
25-10-16, 00:16
Galeon. Você que migrou para freio a disco como pretendo qual a marca de seu kit?

aqui o link de onde comprei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696991422-kit-freio-disco-titan150-200408-pinca-150mix-pisto-duplo-_JM

Samvar
25-10-16, 01:03
O kit da 2008 cabe na 2009?

Zoom5201
25-10-16, 18:03
Valeu, brother. Acho que vou ficar com a motoca do jeito que ta (não ta 100%, mas ta muito melhor do que com tambor) e juntar uma grana pra pegar uma 250 >.<

Eu fiz isso com a Yes, foi minha primeira moto, gostei dela pra caramba, não era visada, andava "bem", peças era fácil arrumar (se bem que da Twister também é), único problema é que fazia 26 km com litro heheh.

Aí começou minhas dores de cabeça, frente dela batia tudo, ela me largou na rua porque o freio traseiro travou, tinha dia que ela não queria pegar.
Resumindo, criei um anúncio na olx de 2.400 nela (era 2006/7) e um cara apareceu e levou embora.

Fui no meu antigo mecânico (ajudou na yes e cagou na Twister) e ele tava com ela parada lá.
Conversei com o dono e peguei ela por 4.000 (2008/8).

Agora pouco a pouco vou arrumando ela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk