PDA

Ver Versão Completa : Freio traseiro no pé, e não na mão (?)



williansgoo
15-11-16, 05:59
Galera, primeiramente saudações.

Eu tenho uma dúvida sobre o freio da moto traseiro ser no pé e o porque não ser na mão. Pesquisei sobre na net, mas não vi muita coisa esclarecendo o motivo, apenas dizendo que pode ser feita adaptações (normalmente é feito em motos de trilhas).

A questão é que, me parece bem mais comodo o freio na mão.
Outro dia passei por uma situação chata em uma cg 125. Fui tentar subir uma ladeira, e a moto não aguentou subir em certo ponto. Tentei colocar o pé no chão e freiar o freio da frente, porém o freio da frente não segurava a moto e ela continuava deslizando para baixo da ladeira derrapando o pneu da frente... Eu tive que ficar um pouco descansando segurando o freio de atrás para depois ir descendo bem devagar de costas até chegar ao inicio da ladeira de novo, segurando aos poucos o freio da frente e deixar comer o pneu mesmo hahaha

Enfim, queria só por curiosidade entender o porque de não ser como nas bicicletas, que até auxilia em curvas, podendo apoiar o pé enquanto freia, no caso da moto só dá virando pra esquerda né..
Ah, outra observação, é que pelo menos o freio da frente poderia então freiar as duas rodas, isso já ajudaria bastante, me parece!

É isso aí, abraço!=D

Ctrl-Alt-Del
15-11-16, 08:02
Willians,

É só uma questão de costume para se habituar com o freio traseiro no pé. Como as bicicletas não tem embreagem o freio traseiro costuma ficar na mão esquerda. Na moto a coordenação motora envolve mãos e os pés. Que eu me lembre só os ciclomotores como uma Mobilete que eu tive quando menino tinha os dois freios nas manetes.

Ademais o que segura mesmo é o freio dianteiro o freio traseiro é só para complementar. Freio traseiro se usa mais em manobras devagar quase parando ou ziguezagueado por entre os caros com o trânsito parado por entre os carros. Porque facilita a agilidade nas manobras.

Vulcan
15-11-16, 10:13
complementando, além da questão da embreagem ocupar o espaço que poderia ser freio traseiro usar somente uma manete para os dois freios reduziria a segurança em caso de dano.

se por qualquer motivo perder um dos freios, ainda fica com algum freio pra conseguir se deslocar até um local para manutenção. com a chegada dos freios hidraulicos que ficou mais simples de usar um comando pros dois freios, porém se manteve a tradição do freio traseiro no pé.

em questão de pilotagem essa é uma diferença entre os comandos de 'motos' e 'scooters', raramente existindo alguns meiotermos muito menos populares. o segredo pra segurar a moto em subida assim seria usar o motor (queimando embragem) até equilibrar pra usar o freio traseiro. na biz tem um segredo: com marcha engrenada, pise no pedal de partida e deixe voltar devagar indo para traz com a moto até o pedal retornar a posição inicial. para soltar é só acelerar norma ou trocar de marcha.

williansgoo
15-11-16, 11:01
Amigo Vulcan, obrigado a atenção! Realmente, o jeito então é só queimar a embreagem mesmo né hahaha Bom, deve ter a ver com questão de costume de fabricação então né, não tem realmente algum motivo como eu tinha pensado. Pois a embreagem poderia de alguma forma ser acionada no pé, não sei se teria como por causa da posição, mas obrigado pelas informações! Abraço

Grilocolt
16-11-16, 00:46
Acionar a embreagem com o pé só dificultaria mais as coisas, visto que seria fácil seu cérebro confundir os pés do cambio e da embreagem. E vc tbm disse que o freio na mão ajudaria a fazer curva e frear, só que não se freia em uma curva, a menos que seja uma emergência. Vc freia e reduz marcha, se for necessário, antes de entrar na curva, ai só vai controlando a velocidade e sai acelerando.

Vulcan
16-11-16, 09:31
Amigo Vulcan, obrigado a atenção! Realmente, o jeito então é só queimar a embreagem mesmo né hahaha Bom, deve ter a ver com questão de costume de fabricação então né, não tem realmente algum motivo como eu tinha pensado. Pois a embreagem poderia de alguma forma ser acionada no pé, não sei se teria como por causa da posição, mas obrigado pelas informações! Abraço

na biz a embreagem fica no pé e vai por mim... seria horrível. o que salva é a segunda embreagem centrífuga.

williansgoo
16-11-16, 10:08
Agradeço a todos pelas informações. Interessante conhecer esses pontos de vistas, pois eu realmente nunca tive experiência com alguma moto com a embreagem no pé ou algo parecido. O jeito é mesmo se aprimorar e habituar com esse sistema hahaha Em subidas de barro por exemplo deve ser bem complicado se manter na moto! Abraço galera

Zoom5201
17-11-16, 16:49
Acionar a embreagem com o pé só dificultaria mais as coisas, visto que seria fácil seu cérebro confundir os pés do cambio e da embreagem. E vc tbm disse que o freio na mão ajudaria a fazer curva e frear, só que não se freia em uma curva, a menos que seja uma emergência. Vc freia e reduz marcha, se for necessário, antes de entrar na curva, ai só vai controlando a velocidade e sai acelerando.

Disse tudo sobre confundir os pés, imagina... vish... kkkkk