PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre contra esterço



andersonpg
04-12-16, 14:29
Pessoal, sou um recem habilitado na Cat A

Tentei realizar o tal do contra esterço e não consegui.

Ainda sou meio duro para fazer a moto desviar da trajetória em velocidades mais altas.

Isso é uma coisa que pega com o tempo?

Também tenho notado a moto querendo chimar com um pouco mais de velocidade, tipo acima de 60km/h mas se eu faço um pouco mais de força empurrando os braços para frente, como que empurrando o guidão parece que melhora, será que é só questão de prática? Ou a moto tem algum problema?

andersonpg
04-12-16, 18:37
Na verdade a questão de chimar só notei com o asfalto levemente irregular e também tinha bastante vento lateral, acho que éra mais por causa disso.

- - - Updated - - -

Tô andando com a moto, acho ela um pouco lenta na arrancada, não é mais rápido que um carro 1.6 ou 1.8.

E tenho medo de passar dos 60km/h.

Mas também não passei dos 5.000 giros.

maverickint
04-12-16, 20:21
Isso é questão de tempo Anderson, fique tranquilo e continue andando.

andersonpg
04-12-16, 21:15
Entendo, vou continuar praticando.

Outra dúvida: de quanto em quanto tempo precisa ajustar a corrente? Ou melhor dizendo, quantos km leva para a corrente esticar 0,5 cm ?

Outra coisa, caso fure um pneu, é só levar em uma borracharia qualquer que eles fazem aquele conserto "macarrão"?
Precisa tirar a roda? E caso precise, o borracheiro vai saber ajustar a corrente certinho?
Vale a pena comprar aquelas vacinas de pneu? Aquilo é bom? Alguém usa?

E pneu de moto costuma furar mais fácil que pneu de carro? Pergunto isso pois o composto de borracha me parece ser bem mais macio que o de um carro, porém a moto é mais leve...

No carro eu estou com um jogo de pneus à mais de 60.000 km e só um pneu entrou um prego, mas não chegou a furar, só perdia mais pressão com o tempo.

maverickint
04-12-16, 22:22
Essa da corrente e outra variável dependo muito do uso, o normal se não estou enganado e checar é caso necessário a cada 1000km.

Se a moto em questão não for com cardam borracheiro sabe desmontar e montar mas não confie no ajuste de corrente feito por eles.

Se for pneu sem câmara de ar não é preciso tirar o pneu mas é bom retirar para verificar se o "macarrão" ficou bem vedado mas muitos colocam sem tirar o pneu.

Esse de pneu de moto furar mais facilmente lhe digo com toda certeza que sim, uma história minha na tornado que uso para trabalho: estava com um pneu meltzeler (acho que se escreve assim) está já no ponto ideal para pintura de tão liso dai comprei o par para troca coloquei outro zerado no outro dia quando estava voltando aqui da roça em Lost o pneu murchou quando olhei tinha um prego de cerca de arrame farpado já bem encaixado nele e foda.

E pneu de moto normalmente é 1/4 a 1/5 de duração dos de carro se não for menos.

pedroabni
05-12-16, 07:59
cara, vou te passar minha experiência, a regulagem da tensao da corrente nao se perde ao retirar a roda, se for remendo tipo macarrão, nao precisa tirar roda nem pneu, se for vulcanizar ai sim precisa tirar ..... se o borracheiro não for um completo idiota ele nao mexe nos reguladores da tensão da corrente ....

ah não ser que ele ache que esteja com mta folga e queria "esticar" pra ganhar uma caixinha .... ai eh questão de vc ficar de olho ....

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Robson#663
05-12-16, 08:18
andersonpg , no manual da moto tem o tempo de conferir essas coisas, nessa correria da vida é complicado ficar anotando todas essas coisas pra olhar haahaha, eu mesmo só me lembro do km pra troca de oleo e da gasolina no tanque!! esse é um do motivos que gosto de pelo menos umas 2x por mes lavar a moto. vc deixa ela limpinha e bonita e aproveita a ocasiao pra conferir e lubrificar corrente, altura do freio, verifica se tem vazamentos, raios soltos, empeno na roda, algum parafuso caindo, etc. eu ja verifiquei muito problema na moto durante a lavagem, que poderiam ter me deixado na mao.se é novo nas motos te tigo, borracheiro é tenso, 90% deles são bem ruins de serviço, uma vez ou outra vc tem q morrer na mao de um desses. se o pneu da sua moto for com camara, sempre tem q tirar a roda p remendar ela.o shimmy a essa velocidade eu achei estranho, nao ta com pneu deslocado ou alguma coisa torta ai nao??quanto a segurar o guidom relaxa, segure o suficiente p ele nao sair da sua mao, procura sustentar o peso nas pernas, o centro de massa da moto ta ali, vc deve ser capaz de tirar as duas maos da moto e se manter equilibrado, se vc transferir peso pro guidom e manter costas e braços tensos fazendo força nao sai o contra esterço msmo nao hahaha. os movimentos partem da perna, do corpo. juízo, nao vai cair sem equipamento ein

andersonpg
05-12-16, 08:24
Acho que o "shiming" éra mais porque eu estava nervoso, e o vento lateral que estava bastante forte. E também as ondulaçoes do asfalto, pois só notei isso sempre no mesmo trecho. Ainda preciso relaxar em cima da moto, é igual carro, dirigir tenso só te atrapalha.

Eu conferi tudo, não tem folga nas rodas, e parece tudo bem alinhado... A verdade é que eu morro de medo de andar de moto, gosto mas tenho medo.

E andar em paralelepipedos é horrivel, principalmente se forem os que tem la perto da minha casa, que parece que um caminhão tombou e só espalharam as pedras.

Vulcan
05-12-16, 09:02
Acho que o "shiming" éra mais porque eu estava nervoso, e o vento lateral que estava bastante forte. E também as ondulaçoes do asfalto, pois só notei isso sempre no mesmo trecho. Ainda preciso relaxar em cima da moto, é igual carro, dirigir tenso só te atrapalha.

Eu conferi tudo, não tem folga nas rodas, e parece tudo bem alinhado... A verdade é que eu morro de medo de andar de moto, gosto mas tenho medo.

E andar em paralelepipedos é horrivel, principalmente se forem os que tem la perto da minha casa, que parece que um caminho tombou e só espalharam as pedras.

muito cuidado com pisos iregulares... quando as rodas começam a deslizar parece que a moto fica mais 'leve'; é aí que mora o perigo! sobre a corrente, faça a manutenção tranquila da tabela que vai longe, se limpar e tiver todos os mimos extras vai muito mais longe.

sobre o pneu, eu comecei a usar vacina depois de 2 pneus furados por besteira (furo pequeno de arame) e agora estão até perdendo menos pressão entre uma calibragem e outra.

andersonpg
05-12-16, 09:39
muito cuidado com pisos iregulares... quando as rodas começam a deslizar parece que a moto fica mais 'leve'; é aí que mora o perigo! sobre a corrente, faça a manutenção tranquila da tabela que vai longe, se limpar e tiver todos os mimos extras vai muito mais longe.

sobre o pneu, eu comecei a usar vacina depois de 2 pneus furados por besteira (furo pequeno de arame) e agora estão até perdendo menos pressão entre uma calibragem e outra.

E como faz para colocar essa vacina? É facil? Porque deve ser uma chateação do caramba furar o pneu da moto e ter que chamar um guincho. Carro é só pegar o estepe e trocar.

- - - Updated - - -

E nos paralelepípedos eu ando devagar, a 10km/h por hora, mas chacoalha tudo, acho que deve ser costume.

Vulcan
05-12-16, 15:14
E como faz para colocar essa vacina? É facil? Porque deve ser uma chateação do caramba furar o pneu da moto e ter que chamar um guincho. Carro é só pegar o estepe e trocar.

- - - Updated - - -

E nos paralelepípedos eu ando devagar, a 10km/h por hora, mas chacoalha tudo, acho que deve ser costume.

colocar a vacina é fácil (leia as instruções do rótulo), precisa ter pouca habilidade com o frasco mas é importante ter um compressor disponível durante o procedimento (eu fiz em um posto de gasolina) e uma chave de fenda pra empurrar o embolo. antigamente era indicado fracionar conforme tamanho do pneu mas agora indicam 1 frasco inteiro por pneu mesmo. funciona com roda sem ou com câmara.

considerando o preço da vacina, câmara nova (em alguns casos) sai muito barato. a durabilidade da vacina é igual a da câmara, normalmente só quando troca o pneu vai precisar comprar outra câmara e vacina. a vacina "entope" o furo quando ele ocorre, tem limite pro tamanho do furo mas ao menos não fica a pé por qualquer besteira. :)

sobre a vibração, deve ser costume. a fazer é moto de asfalto, só seria macia se fosse preparada pra isso. :)