PDA

Ver Versão Completa : Ajuste CO na Fazer pelo painel



andersonpg
05-12-16, 21:18
Pessoal, a Fazer a partir de 2012 tem um modo de diagnóstico pelo painel, aonde é possível ver temperatura, códigos de erro entre outros, bem como é possível ajustar a mistura.

O ajuste da mistura por padrão de fábrica vem em 0, eu coloquei em +1 após ver esse vídeo:

Será que com esse ajuste, mesmo tendo sonda lambda a injeção faz a moto trabalhar com a mistura um pouco mais rica?

www.youtube.com/watch?v=eVeNGC-oWFY

- - - Updated - - -

No vídeo o velhóte fala que o ideal é deixar em 0 ou +1 ou +2, mas nunca em negativo.

Bem, penso eu que:
Tô ligado que mistura pobre estraga o motor, e com os indices de emissões cada vez mais rigorosos, a regulagem de fábrica deve ficar "no limite", por isso eu enriqueci um pouquinho mais.

filipedonato
05-12-16, 22:41
Que interessante. Qualquer oficina que tenha um Scanner pode fazer esse ajuste ou só dá pra fazer com essa ferramenta própria?

andersonpg
06-12-16, 05:50
Que interessante. Qualquer oficina que tenha um Scanner pode fazer esse ajuste ou só dá pra fazer com essa ferramenta própria?

No caso das Fazer a partir de 2011, e creio que nas Lander também, da para fazer pelo próprio painel, entrando no modo de diagnóstico.
Bem como ver código de erros, temperatura motor, e várias outras coisas.

- - - Updated - - -

Olha esse vídeo: https://youtu.be/ZAqc4BI2i-4

Isac-RJ
06-12-16, 08:45
Só na Fazer blueflex que dá pra fazer isso,a minha é 2012 gasolina e não faz.

andersonpg
06-12-16, 08:47
Só na Fazer blueflex que dá pra fazer isso,a minha é 2012 gasolina e não faz.


Ah bom,pode ser.
Então no caso dos modelos somente a gasolina, precisa usar o aparelho do 1º video.

carr1jo
06-12-16, 15:14
Legal esta dica do diagnóstico, eu não tinha a menor ideia de que isso era possível na Fazer :) Vlw galera!!!

Vulcan
06-12-16, 15:50
mistura pobre estraga motor? só se o motor não foi feito pra mistura pobre neh... século XXI galera...

andersonpg
07-12-16, 00:32
mistura pobre estraga motor? só se o motor não foi feito pra mistura pobre neh... século XXI galera...

Voltei para o 0 novamente, meu medo é o catalisador. Mistura rica não faz bem para o mesmo.

Engraçado é que tem um parâmetro que ajusta a quantidade de álcool na gasolina, que é possível deixar 25 ou 50 ou 75 ou 100. A minha estava com 23, que é um ajuste fino q a injeção fez, mas nossa gasolina deveria ter 27℅ de álcool. Ou seja, ou a gasolina aqui está vindo com menos álcool, ou a injeção não está tão afinada assim.
Ajustei para 25% novamente, vamos ver. Ela estava com uma vela diferente da original, podia ser isso também.

Vulcan
07-12-16, 12:02
Voltei para o 0 novamente, meu medo é o catalisador. Mistura rica não faz bem para o mesmo.

Engraçado é que tem um parâmetro que ajusta a quantidade de álcool na gasolina, que é possível deixar 25 ou 50 ou 75 ou 100. A minha estava com 23, que é um ajuste fino q a injeção fez, mas nossa gasolina deveria ter 27℅ de álcool. Ou seja, ou a gasolina aqui está vindo com menos álcool, ou a injeção não está tão afinada assim.
Ajustei para 25% novamente, vamos ver. Ela estava com uma vela diferente da original, podia ser isso também.

vela de temperatura diferente pode refletir na temperatura errada do cabeçote que interfere na injeção se tiver um sensor alí, confere?

andersonpg
07-12-16, 12:09
vela de temperatura diferente pode refletir na temperatura errada do cabeçote que interfere na injeção se tiver um sensor alí, confere?

Sim, e também se a vela mudou o ponto de ignição, pode estar dando leitura errada na sonda, e já altera tudo.


A vela da Blueflex é diferente dos modelos a gasolina.


E a vela que estava éra vela de titan, mesmo grau térmico, mas não era resistiva...

2weels
07-12-16, 21:35
Mistura pobre nao estraga o motor em baixa ou media carga, a injecao faz um esquema chamado closed loop nessas condicoes, ela enriquece e empobrece repetidamente a mistura de acordo com a leitura da sonda, de modo a economizar e preservar o motor. Agora em regime de potencia, segura o motor com mistura pobre para ver seus pistoes criarem um furo adicional. Queima oxidante tem temperatura superior e pode derreter o pistao, levar o motor a detonação quebrando canaletas e aneis até provocar pré ignicao...

filipedonato
07-12-16, 22:10
Gente mas eu li que esse ajuste de CO só funciona até 2500rpm, não é a mistura ar/combustível. Mas seria muito bom se a Yamaha nos desse a opção de dar um ganho pequeno na mistura e dar uma melhorada no desempenho.

emerson merighi
08-12-16, 04:32
Mistura pobre é ruim pra qualquer motor... esquenta demais e maltrata a parte de força.. muito...a mistura um pouco rica é melhor..além de mais desempenho o motor trabalha mais frio... essas merdas de catalizadores que se lasquem..tira o cano original e coloca outro sem esta porcaria..depois, se tiver que fazer teste de poluição põe o original de novo..

Vulcan
08-12-16, 06:20
Sim, e também se a vela mudou o ponto de ignição, pode estar dando leitura errada na sonda, e já altera tudo.


A vela da Blueflex é diferente dos modelos a gasolina.


E a vela que estava éra vela de titan, mesmo grau térmico, mas não era resistiva...

vela não deveria mudar ponto de ignição... mas essa vela não-resistiva pode ter causado interferência na leitura da ECU.

andersonpg
08-12-16, 08:01
vela não deveria mudar ponto de ignição... mas essa vela não-resistiva pode ter causado interferência na leitura da ECU.

Muda por que o gap éra bem diferente. Bem mais aberto que o gap da Blueflex.

Vulcan
08-12-16, 08:20
Muda por que o gap éra bem diferente. Bem mais aberto que o gap da Blueflex.

é isso que não entendi, a centelha continua sendo no mesmo grau do virabrequim...

andersonpg
08-12-16, 08:58
é isso que não entendi, a centelha continua sendo no mesmo grau do virabrequim...

Quanto maior o gap,maior a faisca, isso aumenta/adianta a frente de chama, o que causa um efeito parecido com o avanço de ponto.

- - - Updated - - -

Ela estava com aquela vela DP8EA que serve para quase tudo quanto é moto, uma vela meio que coringa. Dizem que serve para Fazer, mas no catalogo da NGK bem como no manual a vela é outra, então sei lá, não vou discutir com os Japas.

Mas o que muda mesmo é o GAP, essa vela tem GAP 0,9 enquanto a vela correta pede 0,6 a 0,7 possivelmente um gap menor para queimar melhor o alcool, porem como eu rodo só na gasosa, não ia dar muita diferença.

http://www.americanas.com.br/produto/16820712/vela-de-ignicao-titan-fazer-250-cb300-cbr-450-nx-350-xlx-250-350-cbx-nx-xl-xr200-e-150-dp8ea9-ngk?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_am_todas_geral_gmv&gclid=CNLNibLE5NACFVcEkQodnsMBCw&opn=YSMESP&sellerId=3235290000140

andersonpg
27-08-17, 19:51
Testei hoje +2 no ajuste do CO. O padrão normalmente é 0.


Parece que só funciona na marcha lenta, ou em baixa rotação, faz sentido.
Achei a moto menos áspera na marcha lenta com a mistura mais rica, e com menos freio motor ao desacelerar repentinamente, nao da aquelas cabeçadas em baixa rotação ao soltar o acelerador.

Na Fazer vai do -100 ao +100. Em -100 a moto nem segura a lenta, morre.

Acho que esse recurso é uma carta na manga que a Yamaha deixou, pois a mistura vem cada vez mais pobre para passar nos testes antipoluição cada vez mais rigorosos.


https://youtu.be/eVeNGC-oWFY

Esse vídeo da própria Yamaha a partir dos 10 min. Fala sobre:


https://youtu.be/5YKv3HdyUr8?t=10m

- - - Updated - - -

E não é só Fazer Lander e Ténéré que tem esse recurso, R1, XJ6, fazer 600, supertenere e etc contam com esse recurso. Algumas pelo próprio painel, outras precisa do aparelho de diagnóstico da Yamaha.

andersonpg
28-08-17, 19:27
E mais uma coisa, a moto além de ficar mais esperta e mais dócil para pilotar, fez médias melhores com o co em +1. Creio que seja porque ela fica com mais resposta em baixas rotações.

Definitivamente o 0 que vem de fábrica não é o melhor, vem assim só para passar nos controles de emissões.

Vulcan
29-08-17, 00:02
E mais uma coisa, a moto além de ficar mais esperta e mais dócil para pilotar, fez médias melhores com o co em +1. Creio que seja porque ela fica com mais resposta em baixas rotações.

Definitivamente o 0 que vem de fábrica não é o melhor, vem assim só para passar nos controles de emissões.

regulagem interessante!

andersonpg
04-09-17, 12:22
Atualizando. Voltei o CO para +2

A moto ficou bem melhor, dirigibilidade excelente, muito mais dócil no acelerador, sem dar aquelas cabeçadas ao acelerar desacelerar.

Muito mais amigável para manobras em baixa velocidade, gostei do resultado. Não fiz médias ainda, mas creio que não deve mudar muita coisa, e mesmo que fique um tico menos econômica, ainda assim vale a pena.

andersonpg
04-09-17, 16:25
Rodei mais 30km agora, também parece que o ronco esta mais grosso, igual fica logo ao dar a partida com o motor frio, também notei que antes, quando o motor estava quente, ao acelerar a moto existia um barulho que parecia o motor "grilando". Agora esse barulho quase não existe mais. Isso comparando o ajuste de co 0 que é como vem de fábrica e +2 que é como eu deixei.

andersonpg
08-09-17, 07:55
Acho que descobri porque a moto fica mais econômica quando eu aumento o co assim enriquecendo a mistura em baixa rotação. É por causa do meu jeito de pilotar. Ando com o giro sempre entre 3 e 4 mil.
Com o co original de fábrica fica meio ruim de andar com giro baixo.

Vulcan
08-09-17, 09:17
Acho que descobri porque a moto fica mais econômica quando eu aumento o co assim enriquecendo a mistura em baixa rotação. É por causa do meu jeito de pilotar. Ando com o giro sempre entre 3 e 4 mil.
Com o co original de fábrica fica meio ruim de andar com giro baixo.

faz sentido

andersonpg
13-10-17, 22:13
Estava vendo hoje esse vídeo que fala que o trincamento de cabeçote dos motores 300 da Honda se deve também a mistura pobre que vem de fábrica...
Achei interessante postar aqui.
Minha Fazer agora só rodo com o CO em 2, é nítida a diferença de temperatura, motor trabalha um pouco mais frio.


https://youtu.be/6l6aTjpYdHw

- - - Updated - - -

Vocês podem se perguntar, é porque a Honda não ajustou a mistura de fábrica e resolveu os problemas? R: Por causa dos índices de emissões, as motos não passariam nos testes e não seriam aprovadas...

Vulcan
15-10-17, 00:04
Estava vendo hoje esse vídeo que fala que o trincamento de cabeçote dos motores 300 da Honda se deve também a mistura pobre que vem de fábrica...
Achei interessante postar aqui.
Minha Fazer agora só rodo com o CO em 2, é nítida a diferença de temperatura, motor trabalha um pouco mais frio.


https://youtu.be/6l6aTjpYdHw

- - - Updated - - -

Vocês podem se perguntar, é porque a Honda não ajustou a mistura de fábrica e resolveu os problemas? R: Por causa dos índices de emissões, as motos não passariam nos testes e não seriam aprovadas...

mais um ítem pra lista de fatores:
outra geometria do cabeçote: mais frágil
maior cilindrada, maior aquecimento, resfriamento deficiente (XRE é menos pior, quebrava menos)
donos ocasionalmente não sabiam cuidar do óleo
vela grossa ficava muito perto das válvulas
mistura pobre novo!