PDA

Ver Versão Completa : Vela



César
07-12-16, 19:00
Fala galera, fiz uma viagem de 800km com a minha Fazer e o óleo baixou. Minha vela está normal?http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161207/2f58e687c152621a22df89eeec3808a5.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
07-12-16, 20:53
.
Partindo da premissa que o sistema FI está funcionando perfeitamente e portanto mantém a estequiometria da mistura dentro de uma faixa ideal. Contudo esta vela poderia estar com o aspecto levemente acastanhado na região do isolante de material cerâmico.

Provavelmente o motor deve ter trabalho em alto regime de rotação por períodos longos. Se a parte de força estiver em boas condições, como o aspecto da vela mostra estar. Baixar o óleo em motores de refrigeração a ar natural nesta faixa de cilindrada é normal, por ter sido altamente exigido.

2weels
07-12-16, 21:23
Tb acho que esta normal. Essas motos sem sonda devem estar sofrendo com mistura levemente pobre devido aos 27,5% de alcool na gasolina, acho que por isso a vela esta meio esbranquiçada.

César
07-12-16, 21:47
.
Partindo da premissa que o sistema FI está funcionando perfeitamente e portanto mantém a estequiometria da mistura dentro de uma faixa ideal. Contudo esta vela poderia estar com o aspecto levemente acastanhado na região do isolante de material cerâmico.

Provavelmente o motor deve ter trabalho em alto regime de rotação por períodos longos. Se a parte de força estiver em boas condições, como o aspecto da vela mostra estar. Baixar o óleo em motores de refrigeração a ar natural nesta faixa de cilindrada é normal, por ter sido altamente exigido.
Acertou, a viagem que fiz foi com galera de motos grandes então fui na fazer a 130-140 o tempo todo. Tava cheio e na volta em casa completei 400ml de óleo. Ela não tá fumando, ou pelo menos não dá pra perceber. Hoje troquei o óleo na yamaha e filtro como sempre faço. Acho que vou trocar essa vela por precaução. Quer dizer que pelo aspecto da vela a moto parece que não está queimando óleo, é isso?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

César
07-12-16, 21:48
A força dela tá normal

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
07-12-16, 22:07
Sim a vela está normal para um motor que trabalhou por longo período no limite. Se você retirar a vela depois de andar em percursos urbanos, isto é, em velocidades moderadas o normal é que a vela mostre um aspecto mais acastanhado.

Vulcan
08-12-16, 06:27
essa velocidade média explica o consumo de óleo. o que achei interessante é que se não soubesse que isso é uma vela diria que está congelada.

César
08-12-16, 07:46
O engraçado é que no grupo foi um amigo de tenere 250 que tá com 4 mil km é andou na mesma velocidade e o óleo dele não baixou

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Vulcan
08-12-16, 07:55
O engraçado é que no grupo foi um amigo de tenere 250 que tá com 4 mil km é andou na mesma velocidade e o óleo dele não baixou

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

interessante, qual óleo vocês usam? andei esticando o motor novo da biz e o óleo reduziu um pouco. to usando óleo de motor de carro pra amaciar/lavar o motor (a embreagem nova modificada não mostra deslizar).

https://http2.mlstatic.com/oleo-mobil-super-original-api-sm-20w50-1-litro-D_NQ_NP_998301-MLB20309608904_052015-F.jpg

César
08-12-16, 07:59
Yamalube

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Vulcan
08-12-16, 08:13
Yamalube

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

mesmo óleo os dois? estranho, a fazer por ser de asfalto deveria fazer menos esforço pra manter tal velocidade...