PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre pneus de moto



andersonpg
08-12-16, 16:08
Amigos motociclistas,

Gostaria da ajuda de vocês para poder entender e conhecer melhor as coisas.

Uma outra dúvida que tenho é em relação aos pneus para motocicletas, sobre automóveis eu já tenho minha opinião formada e não mudo, por exemplo, pneus bons são Bridgestone (caros) Michelin, Goodyear, Continental, Pirelli, Kumo, hankook, Dunlop dentre outros, depois tem as segunda linha dessas marcas, Kelly 2 linha da Goodyear, entre outros.

No carro eu até pensaria em econômia, e se a diferença de preço for considerável, coloco um pneu segunda linha, porém até hoje à diferença sempre foi de algo em torno de 50 reias, o que não compensa.

Pneu Remold jamais, mesmo no carro que tem 4, e mesmo sendo certificado pelo Inmetro, não uso, acho que não vale a pena.

Porém, quanto as motos, vi que tem Pirelli, Michelin, não sei se tem Goodyear, e as outras grandes marcas Continental e Bridgestone não sei se fazem pneus para motos.

Porem o que tenho visto muito nas oficinas de motos são marcas que não conheço, por exemplo: Rinaldi, Meltzer, Levorin (esse eu conhecia das bicicletas).

Então vos pergunto:

Essas marcas são boas? Quais são as melhores marcas?
Mais ainda que no carro, não pretendo economizar com pneus, já que na moto considero estes indispensáveis para segurança. Sei que em cada marca existem pneus melhores e piores, carro não é diferente. Mas pergunto em relação ao fabricante, o que é confiável e tem tecnologia e o que não vale a pena?

Robson#663
08-12-16, 16:36
pirelli é pirelli né hahahaa, em motos de cross uso rinaldi e na pratica nao vejo diferença entre eles e os pirelli, acho q a maior questao pra pneus de moto é maciez x km !

eu particularmente prefiro pneus macios e não ligo pra quilometragem q eles dao , entao nesse caso escolho os michelin e pirelli, mas eu uso pneus 17, rodo distancias curtas e to mais preocupado c a tocada e a diversao do que com a economia da moto.

um pneu bom que usei e achei barato foram os cst, achei um pouco mais barulhento q o pirelli mas foi um bom pneu dianteiro.

quando tinha uma biz e rodava varios km/dia utilizava levorin e maggion pelo preço msmo e nunca vi muita diferença alem de estetica, no caso da biz acho q nem interefere na moto

tem o pneu da bridgestone tb o batlax, atualmente to usando ele na traseira da minha supermoto e acho um pneu bom pra traseira ouvi falar q ele da uma quilometragem legal e segura bem nas curvas por ser bicomposto, mas nao sei se ele existe na largura 130 ou 140

Ctrl-Alt-Del
08-12-16, 17:12
Segundo as publicações especializadas em motocicletas um dos melhores pneus do mundo - para motos - são da Metzeler. A Pirelli parece que assumiu o controle da Metzeler e passou a fabricá-lo no Brasil também. E o preço pelo que pude ver está campeão.

Mas pneu eu não compro por marca, eu compro pela especificação que está no manual do veículo. Exemplo: 110/80 -17 M/C 60P.

Porque pneu é uma commodity com qualquer outra, claro que há pneus melhores que outros na mesma especificação. Não existe almoço de graça véio. Você recebe pelo o que você paga, é simples assim.

O que ocorre é que alguns fabricantes acertam em um determinado modelo/especificação mais que outros fabricantes. E nem todos os fabricantes produzem todas as especificações.

Marcas boas e conhecidas de pneus fabricados no Brasil para "motos" são: Levorin, Pirelli (lógico né), Metzeler (da Pirelli se for fabricado aqui), Michelin (no Brasil fabricado pela Levorin), Maggion, Rinaldi e a Technic correndo por fora. Tem a Vipal do sul mas não tenho referências para opinar sobre.

Para escolher pneu eu sou do tipo que é do contra hehe. Porque tem aquele ditado: quem faz fama deita na cama. Em outras palavras depois da fama que o nome da marca pega, você pode estar pagando mais pela fama do que realmente pela qualidade. E também pagando agregado nos preços pelas verbas de marketing de valores estratosféricos que alguns fabricantes "investem".

Agora pneu remold pra motocicleta é pracabá, só se o cara for motoboy e andar sempre abaixo dos 60 km/h.

andersonpg
08-12-16, 17:48
Pois é, a Michelin, que deve ser o maior ou estar entre os maiores fabricantes de pneus do mundo comprou a Levorin, que éra uma empresa 100℅ brasileira.
Fui pesquisar isso depois do que tu escreveu.

Quanto as medidas, sim o ideal é que sejam iguais a original, largura, altura, índice de carga e velocidade, podendo é claro o índice de carga e ou de velocidade serem maiores.

Na minha moto está com um Pirelli Sport demon na frente e um Pirelli Sport dragon na traseira, ambos de medidas originais.

Estranho é que eu vi em sites de vendas e até em fóruns o pessoal falando que estes pneus são com câmara, porém neles está escrito "sem câmara" e "tubeless" que significa sem câmara em inglês.

2weels
08-12-16, 17:48
Os pneus Metzeller brasileiros sao fabricados pela Pirelli, na Teneré veio com os Tourance e tava gravado no pneu o endereço do site da Pirelli.

Mas os pneus importados da Metzeller sao fabricados na Alemanha, comprei um ME888 e veio tudo escrito em ingles e gravado Made In Germany.

No outro forum que participo, bastante gente teve problema com o Tourance original da Tenere 250, inclusive em alguns casos chegou a soltar blocos de borracha, coincidentemente quando levei a Tenere fazer a primeira revisao na Yamaha tinha uma pessoa reclamando sobre isso. Mas isso nao condena a marca, pois os Tourance das motos 600cc+ nunca soube desse tipo de problema, mas o preço é sensivelmente mais alto apesar das medidas parecidas.

Nos dias de hoje se trabalha muito com outsourcing nas empresas, um produto pode ser fabricado por ela, outro no concorrente, outro importado da china ( quem manda pra o produto 100% pronto como se fosse fabricado aqui, inclusive com o logo da empresa e escrito em portugues ). Até a marca Pirelli ja nao é mais dos Italianos e sim da ChemChina, que comprou-a no ano passado.

andersonpg
08-12-16, 18:11
E a Metzeler é uma empresa da Pirelli a muitos anos... Que coisa.

Quando tiver que trocar os meus acho que vou experimentar o Pirelli diablo Rosso 2. Os pneus da Pirelli são fabricados a uns 20km da minha casa. Ainda não pesquisei os preços, mas acredito que deve ser bom.

- - - Updated - - -

Offtopic agora, mas esse "quem faz fama, senta na cama" me lembrou de uma experiência recente com aparelho de barbear. Sempre usei Gillette, pois as outras era impossível usar. Um dia comprei Bic 3 lâminas por engano e para minha surpresa, estão melhores que gilete, passaram na frente, sendo que Bic a muito tempo atrás éra um porcaria em termos de lâminas de barbear.

- - - Updated - - -

Ah, e pelo o que eu li esse diablo Rosso é bi composto também.

- - - Updated - - -

E uma dúvida, a Goodyear não fabrica pneus para motos né?
Para carros considero uma das melhores, junto com Michelin, e a Bridgestone a top, só que está ultima com preços muito altos.

Robson#663
09-12-16, 07:38
to pensando em testar esse diablo rosso tb, uso o supercorsa q é otimo em piso seco, mas é pneu de pista, pra rua parece q o mais proximo é esse diablo rosso, mas como rodo pouco demoro trocar pneu

Vulcan
09-12-16, 12:05
to pensando em testar esse diablo rosso tb, uso o supercorsa q é otimo em piso seco, mas é pneu de pista, pra rua parece q o mais proximo é esse diablo rosso, mas como rodo pouco demoro trocar pneu

se anda pouco pode pegar pneu de pista que gruda mais e gasta mais rápido. daí é só ficar ligado com o tipo de água que o pneu é indicado: asfalto seco ou molhado.

eu que ando muito escolhi um mandrake KM+ com 5mm de sulcos auehauheuaheuahe

andersonpg
09-12-16, 12:35
se anda pouco pode pegar pneu de pista que gruda mais e gasta mais rápido. daí é só ficar ligado com o tipo de água que o pneu é indicado: asfalto seco ou molhado.

eu que ando muito escolhi um mandrake KM+ com 5mm de sulcos auehauheuaheuahe


Falando em sulco, como é baixo o twi desses pneus da Pirelli, o Sport Dragon e o Demon. Quando chegar no TWI ja deve estar completamente careca.

Vulcan
10-12-16, 17:17
Falando em sulco, como é baixo o twi desses pneus da Pirelli, o Sport Dragon e o Demon. Quando chegar no TWI ja deve estar completamente careca.

seriam pneus esportivos? eles são mais macios pra grudar mais porém acabam por durar menos...

NiveaC
10-12-16, 18:32
bão : Pirelli (intermediário), Michellin (macio) e Metzeler (duro) **não é regra, tudo depende do modelo do pneu tbm, mas pneus de modelos semelhantes são mais ou menos por aí

maggion, vipal, rinaldi, são marcas meia boca, vale a pena pra quem faz uso moderado da potência da moto, pra quem corre mais é melhor um das melhores marcas

andersonpg
10-12-16, 21:04
bão : Pirelli (intermediário), Michellin (macio) e Metzeler (duro) **não é regra, tudo depende do modelo do pneu tbm, mas pneus de modelos semelhantes são mais ou menos por aí

maggion, vipal, rinaldi, são marcas meia boca, vale a pena pra quem faz uso moderado da potência da moto, pra quem corre mais é melhor um das melhores marcas

Michelin para carro é muito bom. O melhor que já usei, e não são tão caros como Bridgestone.

Se achar Michelin vou pesquisar o modelo também pra ver.

Vulcan
10-12-16, 23:10
Michelin para carro é muito bom. O melhor que já usei, e não são tão caros como Bridgestone.

Se achar Michelin vou pesquisar o modelo também pra ver.

tem dois principais: pilot sport e pilot street. eu ja usei os dois e o pilot sport é um pouco mais grutento no seco e tem sulcos mais fundos que o pilot street. o pilot street parece mais fino e duro, em questão de quilometragem comigo renderam bem parecidos e a maior diferença mesmo foi na chuva: pilot sport também se saiu melhor mesmo ambos sendo pra asfalto seco e uso 'comum'.

atualmente uso pirelli meltzeler meia vida + pilot street no fim de vida. meltzeler é muito bom!

irai
11-12-16, 10:53
Os Pilot Street radiais são pneus fantásticos tanto na chuva quanto no seco, tem uma geometria mais ovalada, que torna a pilotagem mais leve, a moto inclina mais rápido e fica mais estável nas curvas de raio longo, cortam bem os bolsões de água e seguram bastante nas frenagens antes de escorregar em piso molhado. São os melhores pneus que usei pra motos pequenas/medias (usei na Next e na GS), a durabilidade também é bem boa. O mais próximo da Pirelli é o Diablo Rosso II, mas não alcança o mesmo desempenho, nem no seco e nem no molhado.

Os Pilot Sport são uma linha mais para motos pequenas, muito bons em pista seca, realmente aderem bastante e tem desgaste bem regular. O problema é na chuva, são bem ruins de chuva mesmo, perdem muita aderência. Nessa linha os Pirelli são melhores.

Os Metzler são muito bons também, usei o Enduro 3, e gostei bastante do comportamento deles. Apesar do desenho agressivo, fazem menos barulho que o esperado, não fazem feio no asfalto e tracionam muito bem na terra. Ate que duram bastante, mas ficam quadrados rápido, isso é um mal de quase todos os pneus de uso misto, o que se salva desse mal é o Anakee, embora esse seja muito mais de asfalto que de terra.

Ctrl-Alt-Del
11-12-16, 16:27
.
A propósito, quais pneus para piso molhado 90/90-18 M/C 57P e 2.75-18 M/C 42 a 48P vocês usaram e sentiram mais firmeza? Porque no seco é sussa, mas no molhado a coisa muda bastante.

Os pneus que estão na Factor são originais Levorin Matrix com 17.000 km, que peguei com 11.000, acredito que passem dos 21.000 antes de chegar no TWI. São resistentes e sinto firmeza no seco com eles, no molhado nenhum pneu proporciona aderência que eu possa confiar.

Para mim o que importa é aderência no molhado e resistência as crateras que aparecem no caminho. Não adianta o pneu durar 35.000 km e eu me sentir na chuva como se estivesse no circo andando sobre uma corda bamba. O que tem que durar muitos quilômetros sou eu, ahahuah.

Vulcan
11-12-16, 22:06
.
A propósito, quais pneus para piso molhado 90/90-18 M/C 57P e 2.75-18 M/C 42 a 48P vocês usaram e sentiram mais firmeza? Porque no seco é sussa, mas no molhado a coisa muda bastante.

Os pneus que estão na Factor são originais Levorin Matrix com 17.000 km, que peguei com 11.000, acredito que passem dos 21.000 antes de chegar no TWI. São resistentes e sinto firmeza no seco com eles, no molhado nenhum pneu proporciona aderência que eu possa confiar.

Para mim o que importa é aderência no molhado e resistência as crateras que aparecem no caminho. Não adianta o pneu durar 35.000 km e eu me sentir na chuva como se estivesse no circo andando sobre uma corda bamba. O que tem que durar muitos quilômetros sou eu, ahahuah.

pneu pra chuva acho que os mistos são bons, conforme uns relatos aí (ainda to procurando pneu misto aro 14 kkkkk)

eumemopq
12-12-16, 10:38
sobre os pneus Metzeler, eu tenho na minha Fazer, coloquei com 69mil km..
hj estou com 113mil km e ainda estou com eles (ou seja mais de 40mil km)..

Achei eles otimos.. o Modelo eh o ME Speed.
Coloquei 110/70-17 na frente e 140/70-17 atras (mais largos q os originais)

Até hoje, não tenho o q reclamar deles.
gostei tanto no seco, qto no molhado.

irai
12-12-16, 17:29
Uma opção para conseguir mais aderência no molhado seria o Dura Tradiction. Existem duas versões dele, se não me engano, procure pela com garras menores. Vale procurar também pelo Michelin M45, é um pneu antigo, mas muito bom em pisos com baixa aderência, e escoa bem a água.
O pior pneu pra chuva que usei foi um Maxis, parecia feito de sabão aquele troço, e não escova nada de água, aquaplanava com muita facilidade. Aliás, ele era ruim no seco também, extremamente duro, sem aderência e muito quadrado, desde novo.

Ctrl-Alt-Del
12-12-16, 19:05
sobre os pneus Metzeler, eu tenho na minha Fazer, coloquei com 69mil km..
hj estou com 113mil km e ainda estou com eles (ou seja mais de 40mil km)..

Achei eles otimos.. o Modelo eh o ME Speed.
Coloquei 110/70-17 na frente e 140/70-17 atras (mais largos q os originais)

Até hoje, não tenho o q reclamar deles.
gostei tanto no seco, qto no molhado.


Boa dica eumeano. Obrigado pela informação, vou pesquisar se minha memória não me trair o ME Speed não tinha na medida 90/90 18 57P.

Ctrl-Alt-Del
12-12-16, 19:56
sobre os pneus Metzeler, eu tenho na minha Fazer, coloquei com 69mil km..
hj estou com 113mil km e ainda estou com eles (ou seja mais de 40mil km)..

Achei eles otimos.. o Modelo eh o ME Speed.
Coloquei 110/70-17 na frente e 140/70-17 atras (mais largos q os originais)

Até hoje, não tenho o q reclamar deles.
gostei tanto no seco, qto no molhado.


Boa dica eumeano. Obrigado pela informação, vou pesquisar se minha memória não me trair o ME Speed não tinha na medida 90/90 18 57P.

- - - Updated - - -

Se
Boa dica eumeano. Obrigado pela informação, vou pesquisar se minha memória não me trair o ME Speed não tinha na medida 90/90 18 57P.


Uma opção para conseguir mais aderência no molhado seria o Dura Tradiction. Existem duas versões dele, se não me engano, procure pela com garras menores. Vale procurar também pelo Michelin M45, é um pneu antigo, mas muito bom em pisos com baixa aderência, e escoa bem a água.
O pior pneu pra chuva que usei foi um Maxis, parecia feito de sabão aquele troço, e não escova nada de água, aquaplanava com muita facilidade. Aliás, ele era ruim no seco também, extremamente duro, sem aderência e muito quadrado, desde novo.

Ótimas dicas Iraí, o da Pirelli quê citaste deve ser o Duratraction, ele tem 90/90 18 no mercado à venda e não é caro. Vou depois conferir o coeficiente de carga. Na página da Pirelli não aparece relacionado. O M45 Michelin vou pesquisar om mais tempo.

Penso que o caminho das pedras como o Vulcan comentou são os pneus de uso misto mesmo. Porque eu não vou ralar saboneteira no asfalto mesmo hehe.

blaugusto
12-12-16, 20:27
Usei o ME na Fazer.
É um pneu bom, mas quem pra quem bota muita carga não recomendo.
O meu ficou destruido após uma viagem ao RJ com a patroa e as malas.

Pirelli e Michellin para as pequenas são o que há de melhor. São muito seguros.

Eu particularmente penso assim:
Se dura muito não gruda. Se não gruda não é seguro.

eumemopq
13-12-16, 07:44
Uma opção para conseguir mais aderência no molhado seria o Dura Tradiction. Existem duas versões dele, se não me engano, procure pela com garras menores. Vale procurar também pelo Michelin M45, é um pneu antigo, mas muito bom em pisos com baixa aderência, e escoa bem a água.
O pior pneu pra chuva que usei foi um Maxis, parecia feito de sabão aquele troço, e não escova nada de água, aquaplanava com muita facilidade. Aliás, ele era ruim no seco também, extremamente duro, sem aderência e muito quadrado, desde novo.
Bem parecido com esse seu relato foi um que tinha na yes, qdo peguei, era um technic, nao lembro o modelo, mas qdo eu freava, a moto ia ateh mais rapido.. muito sabão, e era meio quadrado tbm.

WillShaks
13-12-16, 08:32
Bom dia!
Meltzer é de confiança sim (veja http://www.metzeler.com/site/br/)
Rinaldi estou usando agora na traseira da YBR, não senti diferença em relação ao anterior, um Pirelli Mandrake Duo, a qualidade parece ser a mesma à um custo menor, e a marca é muito utilizada em competições. Quando for trocar o dianteiro colocarei Rinaldi também.

Abraço!

Vulcan
13-12-16, 10:40
(...)
Eu particularmente penso assim:
Se dura muito não gruda. Se não gruda não é seguro.

se não é seguro, "não dura"!
(e criamos um ciclo! uahauhauhauhahua)

joãomaller
13-12-16, 11:37
A quanto tempo nao via BLAUGUSTO por aqui [emoji106] [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

mad_b
25-09-17, 10:29
Alguém falou em Metzeler nacional soltar blocos de borracha. Pois então estou com um Metzeler de 17000km e 1,5 anos de uso, que rodaria mais uns 10000 km (traseiro, YES), e estou percebendo sequencia (não é um só) de bolhas debaixo de gomos do pneu, numa faixa entre o centro e a lateral esquerda. Deve ter umas 8 bolhas em sequencia e alternadas, com sequencia de gomos sem bolhas... Só no asfalto, minha moto não passa de 105k/h e nunca pus mais de 33 libras ou esteve com menos de 24 - algumas ocasioes onde fiquei 3+ semanas sem calibrar. Já consultei o revendedor sobre garantia mas vou ter que trocar o pneu meio logo que está do tipo que a qqr momento vai estourar ao menos uma das bolhas. Acho que vou experimentar rinaldi ou technic já que não faço track-day com a moto.

Vulcan
27-09-17, 15:21
Alguém falou em Metzeler nacional soltar blocos de borracha. Pois então estou com um Metzeler de 17000km e 1,5 anos de uso, que rodaria mais uns 10000 km (traseiro, YES), e estou percebendo sequencia (não é um só) de bolhas debaixo de gomos do pneu, numa faixa entre o centro e a lateral esquerda. Deve ter umas 8 bolhas em sequencia e alternadas, com sequencia de gomos sem bolhas... Só no asfalto, minha moto não passa de 105k/h e nunca pus mais de 33 libras ou esteve com menos de 24 - algumas ocasioes onde fiquei 3+ semanas sem calibrar. Já consultei o revendedor sobre garantia mas vou ter que trocar o pneu meio logo que está do tipo que a qqr momento vai estourar ao menos uma das bolhas. Acho que vou experimentar rinaldi ou technic já que não faço track-day com a moto.

interessante é que alguns pneus com câmara que não mostram tai bolhas... :(

SuzukiMHS
29-09-17, 17:40
Technic são muito baratos com excelente aderência (seco e molhado), porém de baixíssima durabilidade. E JAMAIS use espátulas neles, montar somente em máquinas, caso contrário soltará toda borracha da banda de rodagem.

Maggion, Rinaldi e Levorin são intermediários embora no barro fiquem "grudados" no pneu.

Metzeler Tourance tem uma aderência fantástica (seco e molhado) composto duro de alta durabilidade.

Enviado de meu K012 usando Tapatalk

Isac-RJ
29-09-17, 18:55
Na titan que tive, Technic duravam no máx 12kkm, na Fazer o technic já está com 12kkm e aparenta durar no mínimo o dobro disso. Obs: pneus traseiros.