PDA

Ver Versão Completa : Escova para Limpar Corrente



Zumbi666
14-12-16, 07:52
Olá,
Gostaria de saber se essas escovas para limpar corrente são boas ou é melhor fazer uma com duas escovas de dentes? Ou para uma limpeza mais eficaz, é melhor tirar a corrente fora e deixar em óleo diesel, depois lavar com água e sabão e recolocar na moto?

https://http2.mlstatic.com/S_605701-MLB20374424953_082015-Y.jpg

andersonpg
14-12-16, 08:27
Bah, eu uso escova de dentes mesmo, em ferragens existem para vender umas escovinhas um pouco maiores e com cerdas um pouco mais duras que escova de dentes....

Só não dá para escovar os dentes com ela depois. :D

Ctrl-Alt-Del
14-12-16, 08:52
Uma escova de dentes para limpeza da corrente no local ou quando fora da moto é o suficiente. Como uso o Diesel para limpar a balança, roda, cubo, motor e onde houver óleo. Isto é, quando lavo a moto.

Aproveito e dou uma limpada na corrente montada. Isso permite para motos urbanas estender o intervalo de limpeza com ela fora da moto.

Veja esse artigo sobre limpeza, lubrificação e lubrificante para correntes.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza

Zumbi666
14-12-16, 13:18
Obrigado turma.
Vou ficar na escova de dente mesmo, como sempre usei ...

Diego.fcs
14-12-16, 14:57
Na minha uso pincel tipo esse da foto, estreito com cerdas mais longas, acho mais prático.

http://www.lojadomecanico.com.br/imagens/31/350/3527/Pincel-VD700-de-1-Polegada-vonder-62417100001.JPG

Vulcan
14-12-16, 16:44
uma vez usei querosene e escova de dentes, ficou muito bom. depois nunda mais limpei. ahahhahaha

Zumbi666
14-12-16, 19:14
Valeu galera.

Eu sempre usei a escova de dentes e vou ficar com ela mesmo, ao invés de comprar a que citei, só que vou montar pra ficar assim

http://www.bttgps.com/wp-content/uploads/2014/02/escova-artesanal-corrente.jpg

Ctrl-Alt-Del
14-12-16, 20:48
Valeu galera.

Eu sempre usei a escova de dentes e vou ficar com ela mesmo, ao invés de comprar a que citei, só que vou montar pra ficar assim





Para limpeza escova de dentes usada é o que há. Cada pessoa encontra uma solução que entende ser mais prática. Depois para lubrificar, a melhor que encontrei foi usar uma almotolia que dura o resto da vida e também serve para outras lubrificações.

Com ela só coloco lubrificante onde é necessário. Depois o lubrificante sozinho recobre toda a corrente. No artigo que escrevi, há uma foto mostrando os pontos de lubrificação relevantes e a receita que uso de lubrificante . Com o método todo por 16 Temers eu lubrifico a corrente durante mais de 15.000 km, lubrificando a cada 150 km. Aí depende do coeficiente de "tô de saco cheio de lubrificar" de cada pessoa.

Check it out!

noznica
14-12-16, 21:03
Oleo diesel ataca mais as borrachad do que querosene, prefiro o segundo e enxague logo em seguida

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Zumbi666
15-12-16, 05:38
Para limpeza escova de dentes usada é o que há. Cada pessoa encontra uma solução que entende ser mais prática. Depois para lubrificar, a melhor que encontrei foi usar uma almotolia que dura o resto da vida e também serve para outras lubrificações.

Com ela só coloco lubrificante onde é necessário. Depois o lubrificante sozinho recobre toda a corrente. No artigo que escrevi, há uma foto mostrando os pontos de lubrificação relevantes e a receita que uso de lubrificante . Com o método todo por 16 Temers eu lubrifico a corrente durante mais de 15.000 km, lubrificando a cada 150 km. Aí depende do coeficiente de "tô de saco cheio de lubrificar" de cada pessoa.

Check it out!

Certo. Obrigado


Oleo diesel ataca mais as borrachad do que querosene, prefiro o segundo e enxague logo em seguida

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Mas será? Vixe...
Então vou passar a usar o querosene

andersonpg
15-12-16, 06:38
Oleo diesel ataca mais as borrachad do que querosene, prefiro o segundo e enxague logo em seguida

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Eu também gosto do querosene, e também não gosto de deixar querosene muito tempo "agindo", dou uma enxaguada em tudo logo em seguida.
Vi um estudo que o querosene e o wd40 foi o que menos atacou as borrachas, o estudo está nesse site: (não tem óleo diesel nesse estudo)

http://advrider.com/index.php?threads/chain-o-ring-wd-40-exposure-effects-study-and-results.345397/

E o próprio manual manda usar querosene, que sai bem mais barato que wd40.

Ah, lembrando que só confio no wd40 original, e que ele fala no rótulo que não ataca plásticos e borrachas, aquelas outras marcas não confio....

- - - Updated - - -

Mas não entendo muito de química, só sei que pelas minhas pesquisas, a única coisa que dizem não atacar borracha é silicone, mas mesmo assim também nao confio, pois os sprays tem um líquido de dispersão dentro que até pega fogo, eu sei pois uso na minha espingarda de pressão.

Zumbi666
15-12-16, 09:24
Eu também gosto do querosene, e também não gosto de deixar querosene muito tempo "agindo", dou uma enxaguada em tudo logo em seguida.
Vi um estudo que o querosene e o wd40 foi o que menos atacou as borrachas, o estudo está nesse site: (não tem óleo diesel nesse estudo)

http://advrider.com/index.php?threads/chain-o-ring-wd-40-exposure-effects-study-and-results.345397/

E o próprio manual manda usar querosene, que sai bem mais barato que wd40.

Ah, lembrando que só confio no wd40 original, e que ele fala no rótulo que não ataca plásticos e borrachas, aquelas outras marcas não confio....

- - - Updated - - -

Mas não entendo muito de química, só sei que pelas minhas pesquisas, a única coisa que dizem não atacar borracha é silicone, mas mesmo assim também nao confio, pois os sprays tem um líquido de dispersão dentro que até pega fogo, eu sei pois uso na minha espingarda de pressão.

Eu estava lavando com diesel por ser mais barato, pois o querosene aqui está custando 12,00
Depois que jogo óleo diesel na correte, coroa e pinhão, escovo bastante e depois dou jato de água forte, Depois venho com ssbão em pó e lavo novamente, para tirar o residuo do óleo diesel.
Mas vai ser o jeito mesmo.

joãomaller
15-12-16, 10:45
Sempre usei diesel e nunca tive problemas de borrachas ou plasticos "ZUADOS"

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
15-12-16, 12:53
.
É bom diferenciar solvente de diluente. Neste caso específico para uso automotivo. Estamos falando de produtos (compostos) para "limpeza" e como "desengraxante". Que possam ser comprados facilmente e de valor acessível.

Solventes

Solventes derivados de petróleo são mais poderosos para desengraxamento e limpeza. Mas são mais agressivos porque tem o poder de dissolver ou penetrar até para dentro de borrachas (nitrilicas) e inclusive atacar tintas e vernizes.

Esses solventes são apolares e tem baixo peso molecular evaporando com alta ou média facilidade. Exemplos práticos:

Gasolina (esqueçam por ora o etanol) - bom solvente e desengraxante para graxa e óleo. É barato e eficiente, como é solvente forte agride ou ataca pinturas plásticos e borrachas.

Vantagem - é barato e resolve por exemplo limpeza e desengraxe de corrente "SEM" retentores prestenção!

Desvantagem - meio fedida e inflamável, por isso que num manual nunca vão recomendar né!

Querosene - bom solvente, mas de menor poder que a dita gasosa. Também ataca tintas, vernizes, borracha plásticos.

Vantagens - não é inflamável facilmente, não evapora rápido como a gasolina nem fede tanto.

Desvantagem - o preço que é mais que o dobro da gasolina.

Diluente

É um produto (composto) apolar de maior peso molecular, menos volátil, com razoável poder de desengraxe mas bom para limpeza. No caso:

(Óleo) Diesel - o nome já diz: óleo! Ele é pouco agressivo a tintas, vernizes, plásticos e borrachas. Isto é, não que seja inerte, prestenção.

Vantagens - bom para limpeza, razoável desengraxante como é oleoso deixa pinturas brilhantes depois de lavadas com detergente neutro e água. Não é fedido, não inflamável e é relativamente barato.

Desvantagem - nada é perfeito é pouco agressivo mas deve ser lavado porque é pouco volátil.

Detalhe

Sobre a experiência do advrider, a experiência é clara declarando: in short time = no curto prazo. BC. É no médio e longo prazo que as borrachas sofrem o ataque e o lubrificante alojado vai sendo dissolvido.

Vulcan
16-12-16, 12:01
ah, sim, etanol/metanol eu ja tentei usar pra limpar essas coisas e não funciona direito.
gasolina deixa o ambiente e as roupas perfumadas. hahahahha

só não uso graxa pra lubrificar a corrente, é praticamente inútil...

- - - Updated - - -


Valeu galera.

Eu sempre usei a escova de dentes e vou ficar com ela mesmo, ao invés de comprar a que citei, só que vou montar pra ficar assim

http://www.bttgps.com/wp-content/uploads/2014/02/escova-artesanal-corrente.jpg

gostei da idéia

Zumbi666
16-12-16, 18:03
Obrigado amigos

betocampana
16-12-16, 21:49
Curti a foto das escovinhas também, já tou providenciando material pra fazer a minha hahah

E eu achei que óleo diesel nem causava impacto nas borrachas.. agradeço pela informação!
Querosene vez ou outra (duas vezes por ano) uso diluído na água pra lavar a moto, lavando novamente depois com sabão ou aqueles shampoos de lavar carro.

Ctrl-Alt-Del
17-12-16, 06:50
Curti a foto das escovinhas também, já tou providenciando material pra fazer a minha hahah

E eu achei que óleo diesel nem causava impacto nas borrachas.. agradeço pela informação!
Querosene vez ou outra (duas vezes por ano) uso diluído na água pra lavar a moto, lavando novamente depois com sabão ou aqueles shampoos de lavar carro.

Beto, saudações a Assis. Eita terra pra ter mulher bonita, hehe.

O Diesel, dos produtos para limpeza e desengraxar. Em termos de limpeza, lavagem externa da moto onde espirra óleo e cárter. Inclusive para fazer limpeza externa na corrente montada com o pincel ou com uma escovinha, já que o Diesel já está no jeito é o melhor produto diluente que encontrei e gastando pouco.

Já para lubrificar a corrente o melhor esquema que encontrei. Foi usar uma almotolia, porque não faz aquela lambuzeira em toda a corrente que mais serve para fazer o excesso que não entra nos elos espirrar em vários lugares. Ao passo que com a almotolia o lubrificantes só aplico onde interessa que são nos elos e roletes. É o mínimo do excesso já proteje o resto da corrente da oxidação.

É nois.

betocampana
20-12-16, 22:05
Almotolia. Eu não fazia ideia de como esse negócio chamava, muito menos onde comprar. Uso um pote de óleo singer (só o potinho, claro) com óleo de motor. Curti a receita também.

A briga atual é levantar a roda traseira dos 200 kg da moto (custom) pra ir girando a roda enquanto lubrifico. Na CG é mais simples pq tem o cavalete central, na custom ainda não consegui resolver, tem que lubrificar uma parte, andar 50cm com a moto pra corrente girar, lubrificar, andar...

Zumbi666
21-12-16, 05:25
Almotolia. Eu não fazia ideia de como esse negócio chamava, muito menos onde comprar. Uso um pote de óleo singer (só o potinho, claro) com óleo de motor. Curti a receita também.

A briga atual é levantar a roda traseira dos 200 kg da moto (custom) pra ir girando a roda enquanto lubrifico. Na CG é mais simples pq tem o cavalete central, na custom ainda não consegui resolver, tem que lubrificar uma parte, andar 50cm com a moto pra corrente girar, lubrificar, andar...

Eu também uso um frasco de Singer