PDA

Ver Versão Completa : Barulho de plástico batendo na Bros 160



Deadlift
03-01-17, 20:25
Fala, pessoal! Há algum tempo acompanho o fórum, mas hj decidi fazer minha primeira postagem pra tentar tirar uma dúvida.

Tenho uma Bros 160 2015, recém adquirida, com 8 mil km rodados, e de uns alguns dias pra cá percebi que quando ando em ruas de paralelepípedo, ou de algum outro tipo, mas com buracos pequenos, ela faz um barulho como se fosse algum plástico batendo, um toc toc toc rápido e contínuo, e o barulho é meio baixo. Já tirei todas as carenagens pra ver se era de alguma delas, e o barulho persistiu.
A impressão que eu tenho é que o barulho vem de algum lugar próximo ao motor, ou do tanque, sei lá... Não parece ser o problema que alguns reclamam, que são uns batidos na suspensão dianteira.
Há alguns dias dei duas "cepadas" com ela em dois buracos no asfalto, que não vi, mas não lembro se o barulho começou depois disso ou já existia.

Desculpem aí a pergunta besta, mas qualquer coisa fora do comum nas motos que já tive sempre me preocuparam pra carai. xD

Valeu!

Ctrl-Alt-Del
03-01-17, 21:11
Olá Dead

Eu tive um problema semelhante na Factor. Para resolver o mistério gastei 0,44 Temers, um pedaço minúsculo de borracha e um pedaço de arame que achei na rua ahuahuah.

Pegue o desenho de montagem em vista explodida do tanque e tomadas de ar. Poste o desenho que eu te dou as possibilidades. Ou aguarde eu postar o tutorial noutro forum, porque estou redigindo. Com o princípio de resolver a coisa.

As motos podem ser diferentes mas os princípios são analogos.

Deadlift
03-01-17, 21:42
Olá Dead

Eu tive um problema semelhante na Factor. Para resolver o mistério gastei 0,44 Temers, um pedaço minúsculo de borracha e um pedaço de arame que achei na rua ahuahuah.

Pegue o desenho de montagem em vista explodida do tanque e tomadas de ar. Poste o desenho que eu te dou as possibilidades. Ou aguarde eu postar o tutorial noutro forum, porque estou redigindo. Com o princípio de resolver a coisa.

As motos podem ser diferentes mas os princípios são analogos.
Aí você falou grego comigo, meu brother! hahahaha
Pense num cabra leigo em mecânica... sou eu!
Vou esperar esse seu post de outro fórum, e espero conseguir resolver essa bagaça só usando essa orientação. hahah

Deadlift
04-01-17, 22:59
E aí, galera, mais alguma solução, além do tutorial que o amigo vai postar?

Ctrl-Alt-Del
06-01-17, 20:54
.
Dead

Entendo que este tutorial embora não seja específico para a Bros pode adiantar bastante o teu lado. Porque permite auxiliá-lo a compreender o que faz um componente fazer barulho. Usando vossa inteligência e resolver o problema. O princípio é o mesmo, acabei de postar.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t5002-eliminando-ruidos-das-tomadas-de-ar-carenagem-tampa-lateral#126800

Deadlift
09-01-17, 12:16
.
Dead

Entendo que este tutorial embora não seja específico para a Bros pode adiantar bastante o teu lado. Porque permite auxiliá-lo a compreender o que faz um componente fazer barulho. Usando vossa inteligência e resolver o problema. O princípio é o mesmo, acabei de postar.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t5002-eliminando-ruidos-das-tomadas-de-ar-carenagem-tampa-lateral#126800

Muito obrigado, irmão! Vou dar uma olhada nele e retorno com o resultado.

fellpz
04-02-17, 20:47
Cara, sou novo no fórum e achei seu tópico por acaso.
Tenho uma Bros 160 2015 há menos de 2 meses e também percebi esse barulho de plástico batendo. Sendo minha primeira moto, não tenho muita experiência nem um "ouvido apurado" pra achar o problema. Achei que fosse folga na carenagem, mas estava tudo OK. Depois achei que o problema fosse na placa, realmente havia uma folga entre o final da placa e aquela elevação de apoio no final, coloquei uma cola-quente ali pra preencher, mas o barulho continuava. Depois, achei que poderia ser folga na corrente, mas a corrente estava OK.

Até hoje não descobri de onde vem o barulho. O que sei é, que além desse barulho de plástico há um barulho feito na corrente da moto, esse barulho fica evidente quando a 3ª marcha está engrenada. Você percebe esse barulho também?

andersonpg
04-02-17, 22:40
Moto é uma coisinha barulhenta em piso irregular né?
Eu não estava acostumado e sou chato para barulhos, mas até larguei um pouco de mão.
Heheheh.

Deadlift
04-02-17, 23:26
Cara, sou novo no fórum e achei seu tópico por acaso.
Tenho uma Bros 160 2015 há menos de 2 meses e também percebi esse barulho de plástico batendo. Sendo minha primeira moto, não tenho muita experiência nem um "ouvido apurado" pra achar o problema. Achei que fosse folga na carenagem, mas estava tudo OK. Depois achei que o problema fosse na placa, realmente havia uma folga entre o final da placa e aquela elevação de apoio no final, coloquei uma cola-quente ali pra preencher, mas o barulho continuava. Depois, achei que poderia ser folga na corrente, mas a corrente estava OK.

Até hoje não descobri de onde vem o barulho. O que sei é, que além desse barulho de plástico há um barulho feito na corrente da moto, esse barulho fica evidente quando a 3ª marcha está engrenada. Você percebe esse barulho também?
Rapaz, tava até esquecido desse tópico! Perdão aos demais pela falta de resposta!

fellpz, depois de algum tempo descobri que o barulho de plástico batendo provavelmente vem do choque que a corrente provoca entre aquele protetor de plástico e a balança. O protetor da balança é feito de um plástico meio duro, não de borracha, e a corrente se choca com ele, que se choca com a balança, ocasionando o barulhinho chato. Depois que percebi isso fui pesquisar novamente e vi que é muito comum acontecer nas yamahas, principalmente na Fazer, mas o barulho nelas parece ser muito maior, já que o plástico parece ser bem mais duro.

Ainda tentei fazer uma gambiarra pra evitar esse choque, mas todo material que coloquei fazia o protetor raspar na corrente, e isso desgastaria os dois. Por fim, desencanei e já me acostumei com ele. Se a corrente estiver bem regulada, não estiver muito frouxa, diminui a quantidade de vezes que ele aparece.

Esse barulho na corrente enquanto tá na 3ª marcha eu desconheço, mas será que você não tá usando a 3ª marcha em velocidades muito baixas, ao invés de usar a 2ª? Quando se faz isso, a moto fica trepidando bastante, quase estancando, e a corrente é o que trepida mais, principalmente se estiver folgadinha. Pode ser também que a sua corrente esteja muito apertada, o que faz ela (ou o pinhão, sei lá, nunca reparei direito) estalar bastante, principalmente quando se está indo de uma rotação mais baixa pra uma mais alta.

- - - Updated - - -


Moto é uma coisinha barulhenta em piso irregular né?
Eu não estava acostumado e sou chato para barulhos, mas até larguei um pouco de mão.
Heheheh.
Pois é, mas à medida que o cara vai se apegando mais com a motinha, começa até a achar até um charme os barulhos que ela faz. hahahaha

fellpz
05-02-17, 00:06
fellpz, depois de algum tempo descobri que o barulho de plástico batendo provavelmente vem do choque que a corrente provoca entre aquele protetor de plástico e a balança. O protetor da balança é feito de um plástico meio duro, não de borracha, e a corrente se choca com ele, que se choca com a balança, ocasionando o barulhinho chato. Depois que percebi isso fui pesquisar novamente e vi que é muito comum acontecer nas yamahas, principalmente na Fazer, mas o barulho nelas parece ser muito maior, já que o plástico parece ser bem mais duro.

Bacana. O barulho parece vir mesmo daquela região, creio que estejamos falando do mesmo barulho. Bom saber que isso não vá afetar prejudicialmente a moto.




Esse barulho na corrente enquanto tá na 3ª marcha eu desconheço, mas será que você não tá usando a 3ª marcha em velocidades muito baixas, ao invés de usar a 2ª? Quando se faz isso, a moto fica trepidando bastante, quase estancando, e a corrente é o que trepida mais, principalmente se estiver folgadinha. Pode ser também que a sua corrente esteja muito apertada, o que faz ela (ou o pinhão, sei lá, nunca reparei direito) estalar bastante, principalmente quando se está indo de uma rotação mais baixa pra uma mais alta.

Quanto a isso, tenho certeza que não. Talvez a corrente possa estar um pouco apertada, mas o barulho já me incomodava antes do aperto que dei. O que posso dizer é que amanhã farei uma limpeza nela, junto com a lubrificação da relação.


https://youtu.be/DnMz3oIqv3U

Nesse vídeo em 7:39 ele cita uma forma de checar a vida útil da corrente. Farei isso amanhã também, quem sabe não seja isso.

andersonpg
05-02-17, 11:44
Esse barulho dá corrente eu resolvi ajustando a mesma com a folga mínima recomendada no manual do proprietário. No manual diz que deve estar entre 2,5 e 3,5 eu deixei com 2,5cm de folga. Ajudou bastante a bateção.

- - - Updated - - -

Esse mecanico do vídeo acima só falou besteira, regulou a corrente "no olho" e ainda falou que o piloto tem que estar em cima dá moto. O ajuste da corrente deve ser feito de acordo com o manual e para o ajuste da folga deve ser usado uma régua.

Esse vídeo está em inglês mas ao menos é bem mais técnico:


https://youtu.be/zB4DsHV8SAQ