PDA

Ver Versão Completa : Como q troca no tempo??



fernanet
22-02-06, 01:59
Keria saber como q faz pra troca as marxas no tempo.
Me disseram q gasta menos a embreagem (bem obvio pra quem soh troca no tempo) e q se fizer direitinho naum estraga o cambio.
É claro q eu sei q na web naum dah pq naum tem embreagem na mão, mas keria saber como q é pra fazer no golzinho se for o mesmo esquema d moto.

digarne
22-02-06, 08:19
kra, no meu gol eu troco... mas.. axo q naum vale a pena... e eh meio dificil de explicar como se troca... tem q estar no giro certo, na velocidade certa... eh meio complicado falar o tempo certo....

agm2112
22-02-06, 09:32
Eu tb troco direto no meu carro .. mas de moto nunca tentei por falta de prática. Vc tem que chegar a uma velocidade onde já seria possível a proxima marcha engatar de forma que a rotação do motor fique compativel com a proxima marcha (moderadamente acima da marcha-lenta). No momento da troca, deve-se soltar o acelerador e imediatamente passar a marcha. Nos carros deve-se dar uma leve acelerada para a rotação do motor não cair muito. Nas motos não deve ser necessário.

Lembre-se que existe o risco de quebra do cambio ...

Eu nunca tentei, mas deve ser muito mais facil do que nos carros.

fred_black
22-02-06, 09:35
se tem embreagem usa a embreagem

BrunoDias
22-02-06, 10:38
moto eh muuuuuuito facil trocar no tempo
mas carro eu nunca tentei

BrunoVillas
22-02-06, 11:53
É fácil tanto em carro quanto em moto, é só estar na rotação certa, que varia pra cada caso, o negócio é tentar...

Isso pq tudo qnto é carro e moto modernos tem cambio sincronizado...

Em "câmbio seco" (sem sincronismo), mesmo usando a embreagem tem que ser no tempo... Igual quanto vc vai engatar a ré (ré não tem sincronismo em nenhum carro) e mesmo pisando tudo na embreagem raspa...

guga-cbx250
22-02-06, 17:53
Nunca troque no tempo, mano... ou melhor, evite ao máximo, pq apesar de não dar tranco nem nada, qdo vc aciona a embreagem os discos se desaclopam, vc trocando sem embrear, os mesmo continuam em atrito, com o tempo vai zuando as engrenagens, e te garanto, que aí trocar a embreagem saí mais barato!

Alan_Ricardo
22-02-06, 18:34
É melhor vc nem aprender para não estragar o carro, ou a moto.

MaumauFT
22-02-06, 18:36
bom.. n tem manha nao... na moto eh barbada.. fui tentar outro dia eh eh muito tranquilo...
eh soh vc se ligar no ronco do motor... tipo... pra trocar de primeira pra segunda ele tah a uns 6k rpm.. e cai pra uns 5k... (chutes..) tem q memorizar.. mas eh mto barbada...

no carro de tanto dah umas pisadas.. eu acabei "decorando" o ronco do motor e as vezes trocava no tempo sem kerer... eu uso mais nas reduzidas.. mas desgaste na embreagem eh minimo...
ela eh feita pra isso. desgaste dah mesmo se ficar descansando o peh (no carro) ou a mao (na moto.. eh dificil.. mas...)

vai poupar as molas de um esforço q eh mto dificil de cansa-las.

anjonegro
22-02-06, 18:47
A troca no tempo se faz quando tu altera a marcha com o motor em uma rotação linear, tipo vc leva ele até uma rotação que a proxima marcha engatada não vai forçar nem aliviar o motor. vai subir linear

leonoronha
22-02-06, 18:54
minha motoka troca no tempo tranquilamente e so da uma aliviadinha e soca o pe q a bixa troca mansinha so q se eu nao me engano isso dai fode o cambio pq como os manos ai disseram detona os discos de embreagem e ai ja sabe ne antes troca a embreagem do que ter q trocar todo o conjunto de cambio.

cadio
22-02-06, 19:19
na moto eu consigo no carro nunca tentei...

moto eh facil...

Celso Pin
22-02-06, 19:54
pô meu... vc quer me ver na rua... onde eu trabalho fabrica embreagens!!!! :0_0: :0_0:

Bruno (Bola)
23-02-06, 08:19
num faça isso q vc vai acabar com a sua moto!! rs...

Rel
23-02-06, 10:58
Hauhauhuah qdo tava fazendo autoescola as vezes esquecia da embreagem kkkkk isso tbm é troca no tempo?? hahuhauhauha

uedaa
25-02-06, 05:22
Para subir as marchas vc acelera e dá uma bombada de leve para trocar e para reduzir é o contrario vc tem de fazer o giro do motor cair senão dá um tranco danado, dá uma bombada e freia um pouquinho o traseiro e baixa a marcha com a pratica vc logo pega as manhas é bom no dia que se vc estiver segurando alguma coisa com uma mão vc vai embora assim mesmo he he he