PDA

Ver Versão Completa : Certificado da Roncar...



lim@
22-02-06, 14:15
pessoal alguem tem ai o certificado do escapamento da Roncar que afirma que por lei ele e permitido para uso nas motokas? se tiverem e puderem postar ai pra eu imprimir :<0>: :<0>: .. os puliça aqui tão f... tao de marcação... valew galera..

henrique
22-02-06, 14:18
tem no site deles.. eu vi esses dias mas n lembro em q parte..

cadio
22-02-06, 15:20
a policia pede o certificado? :0_0:

lim@
22-02-06, 15:26
tipo que naum pede...mas eles falam que esta irregular.. dai se eles falarem eu mostro o certificado pra eles.. ja fucei la mas naum achei a parte que fala do escape :d

_Mauricio_
22-02-06, 15:42
Eu tenho impressao de ja ter visto aki no forum alguma vez, mas dei uma procurada e nao axei.
Mas de repende manda um email pra Roncar, lah pelo site deles que eles te mandam por email.

loucura
22-02-06, 15:43
Os escapamentos da Roncar são permitidos por lei?


Uma dúvida muito freqüente é com relação a probabilidade de multas ou apreensões de veículos que utilizam escapes esportivos. Infelizmente em nosso país, por despreparo ou má interpretação de alguns policiais de trânsito, este tipo de problema e constrangimento podem ocorrer.

O argumento utilizado pelos policiais ou agentes de trânsito é o Artigo 230 parágrafo XI do Código Nacional de Trânsito, que se refere aos escapamentos e silenciadores defeituosos ou inoperantes (furados, quebrados, com as câmaras internas desgastadas) e modelos “livres” (que não possuem miolo interno metálico ou com lã de vidro), o que não é o caso dos escapes esportivos da Roncar (Coyote RS, Competition, No_Way, Aluminium, Aluminium RS, Turbo, Custom), que são confeccionados dentro dos mesmos padrões que os modelos importados (Yoshimura, Vances & Hines, Cobra, etc) com lã de vidro, manta de aço e miolo perfurado, que abafa e mantém a compressão do motor, portanto não sendo “diretos” ou “livres”, emitindo níveis de decibéis (ruído) dentro do permitido e estipulado pelo CONAMA, órgão este, responsável pela emissão de ruído e poluição.

Porém, as próprias Autoridades desconhecem as informações contidas aqui e cometem o erro de considerar que qualquer escape, não sendo o original, seja proibido, o que é um absurdo.

loucura
22-02-06, 15:44
aki tem mais detalhes no site da roncar mesmo

http://www.roncar.com.br/faq.php#13

mais pro final tem as tabelas completas tb....

espero ter ajudado até maissssssssssssss :) :)

_Mauricio_
22-02-06, 17:07
Era esse certificado ali do link que o loucura, postou que eu tinha visto. Imprimi akele ali e mete no bolso ja!
hehehehe

Celso Pin
22-02-06, 19:22
apesar que como o agente da lei vai afirmar que faz barulho acima do permitido se ele não tiver o aparelho para medir...

casali
22-02-06, 20:01
apesar que como o agente da lei vai afirmar que faz barulho acima do permitido se ele não tiver o aparelho para medir...

foi o que eu falei para um Pm quando ele queria multar um chavete que eu tinha, ele afirmava que a surdina tava aberta,

eu perguntei pra ele como ele podia a firmar com tanta certeza, ele falou que era só ouvir o som HAHAHAHHAH

falei pra ele guinchar por este motivo que na segunda-feira eu levaria o inmetro pra fazer a medição e se estivesse dentro dos niveis permitidos irira processar o estado e ele heheheh ai ele não multou

Bruno (Bola)
23-02-06, 08:18
o da roncar tem na parte de dúvidas daí vc ve la um topico escrito "o escapamento rocar é permitido por lei?" pronto, está lá!!
só que o da pro-tork é uma legislação beeem mais completa... eu imprimi e dexo no baú da moto pra esfregar na kra dos gambé!!!

Lagartixxa
23-02-06, 10:51
eles ainda tem margem pra enxe o saco de vcs, uma vez q a lei tbm nao permite mudar nenhuma caracterisca original do veiculo (nao tenho certeza si serve para moto mas axo q sim)ou seja, mudar, retrovisor, escapamento, suspensao e ate iluminacao tbm é motivo pra eles enxerem o saco

loucura
23-02-06, 18:51
não muda a caracteristica original é um acessorio permitido por lei.

dvd
24-02-06, 13:12
eles ainda tem margem pra enxe o saco de vcs, uma vez q a lei tbm nao permite mudar nenhuma caracterisca original do veiculo (nao tenho certeza si serve para moto mas axo q sim)ou seja, mudar, retrovisor, escapamento, suspensao e ate iluminacao tbm é motivo pra eles enxerem o saco

Mas pode fikar de boa, retro, scap, etc não tem nada a ver. Pode sim como disse o camarada anteriormente são só acessórios. Mudar as características é mudar tanque, etc. Mudar a concepção da moto,ai sim vc ta errado do contrario...

Ramiro
24-02-06, 16:27
Eu conversei com um vizinho meu que comanda um dos postos da policia rodoviária aqui. E ele me disse que eles naum podem te multar afirmando que esta fazendo mais de 99db, que eh o permitido por lei, já que eles não tem como medir. Mesmo que eles tivessem o aparelho conhecido como sonorizador, eles devem fazer a medição em um local silencioso e fazer 3 medições e tirar a média, ou seja, inviável pra eles. O que eles alegam frequentemente eh que não possui "aquele eskema que diminui o barulho no escapamento e eu naum lembro o nome", como os escapamentos roncar possui e eles naum tem como provar que naum tem, qualquer multa pode ser recorrida e é causa ganha.

danilo-japa
24-02-06, 16:41
além do que, se fosse proibido, iriam direto na fabrica pra pegar né!!

se fosse proibido nao era vendido há taaaanto tempo!

karlopires
24-02-06, 19:40
tipo que naum pede...mas eles falam que esta irregular.. dai se eles falarem eu mostro o certificado pra eles.. ja fucei la mas naum achei a parte que fala do escape :d

Já passei por isso e não adiantou. O cara disse que não podia o escape eu falei que até tinha um certificado do fabricante e antes de mostrar o agente do detran falou, "mesmo assim não pode, o código diz que não pode modificar o veículo". Aí é fo**...

landu_vre
13-10-17, 13:16
pessoal alguem recorreu multa e conseguiu alguma coisa?

Vulcan
14-10-17, 23:20
pessoal alguem recorreu multa e conseguiu alguma coisa?

nunca ouvi falar. depende bastante se o guarda quer ou não pertubar (e o proprietário também).