PDA

Ver Versão Completa : chuva! dicas de pilotagem....



wqmartins
22-06-05, 15:22
alguém aí tem dicas de como pilotar com segurança na chuva ??????

:) :) :) :) :)

pppocos
22-06-05, 15:26
ehehehhehe na chuva eu n ando....ja andei quando tava chuviscando....e froids...

eu fasso isso quando chove:

nao ando rapido
farol alto pros motorista ve eu
curva sem deitar a moto....e bem devagar
abro a ventilacao do capacete e um pokin da viseira pra n embassa

Alan
22-06-05, 15:27
Na pista o lance é evitar poças e aquelas áreas onde forma um "lençol d'água"... ali a aquaplanagem fica muito mais fácil...

Evitar freadas e manobras bruscas...

Do resto é só ter atenção...

alexandrecatani
22-06-05, 15:31
evitar freadas fortes e nao "deitar" demais na curva... ja q a agua diminue o atrito entre o pneu e o chao...

Furious VIPER
22-06-05, 15:41
na chuuva qdo tem mto movimento... eu ando parececndo uma mula... devagaaar q só.. bem na boa sem pressa... qdo não tem movimento e o trecho é uma reta com asfalto bom... eu ando normalzinho, mas triplico a distância do veículo da frente... sempre q passo alguém dou uma buzinadinha pra avisar q tô ali... e nas curvas eu faço quase parando.... tirando isso o resto é normal!!!hehehehehehee
eu respiro jogando o ar pra baixo pra não dar problemas.... minha viseira nunca embassou, mas não abro a ventilação na chuva.. sabe como é... vai q molha...

mlferreira
22-06-05, 15:46
Caso entre em aquapalagem, não se desespere, basta não brecar e deixar o guidão reto, e continue a aceleração que estava, em poucos segundos a moto pega o atrito novamente.

Dilim
22-06-05, 16:45
Chuva é uma M mesmo...
Eu ando susse e com atenção em dobro...
e pra quem tem freio dianteiro (tambor), como eu...
é bom ficar esperto...


Abraçooo

kbsex
22-06-05, 18:13
qdo começa a chover eu vo mais rapido ainda pra chegar mais rapido em casa haueheauh ....

agora se ja tiverchovendo ai eh soh ir devagar e com o farol alto ....

Marvila
11-05-07, 15:34
Estas dicas são úteis nestes dias, aqui em Salvador (rs)...
O tempo tempo tá uma loucura. Ao mesmo tempo que chove, faz sol. Agora, a melhor dica mesmo é deixar a motoca em casa (rs)...
Abs
Marvila/Salvador-BA

AMBN
11-05-07, 16:38
Pra mim, a melhor dica é: evite usar o freio dianteiro! Se a roda da frente travar, é chão na certa. Se a traseira travar, vc tem muito mais chance de não cair.

sucupira
11-05-07, 16:58
Pra mim, a melhor dica é: evite usar o freio dianteiro! Se a roda da frente travar, é chão na certa. Se a traseira travar, vc tem muito mais chance de não cair.

Tá bom viu...freia com a traseira em cima de uma poça com óleo. Na verdade, esse mito do freio dianteiro não ser usado não acho válido. Acredito que se você ao menos duplicar o seu tempo de reação pra frenagem nada acontecerá.

Guilherme Rabelo
11-05-07, 17:19
nao é bom tb vc dar uma arrancada com a moto em cima daquelas faixas na pista

cold-milk
11-05-07, 17:29
na chuva nao usar o dianteiro????? nunca use os dois ao mesmo tempo, se usar so o traseiro vai dar cacá, andar devagar e nao forçar o freio não!!!
eu ja acertei o alerta, só ligo ele e vou na boa e a dica do Guilherme tbm é boa, no meio da rua tem as faixas pintandas é doi palitos pra roda deslizar

AMBN
11-05-07, 17:34
Bom, essa do freio traseiro eu uso e nunca tive problemas.

Ivan RJ
11-05-07, 19:22
Nada melhor que uma boa e maravilhosa chuva, quem me conhece sabe que eu detesto calor, só viajo de madrugada e se tiver chovendo é a melhor coisa do mundo. Passar todas as técnicas de pilotagem na chuva aqui nesse tópico iria virar um tutorial e esse não é o caso. Eu sugiro duas coisas baixar em 40% a velocidade, nos primeiros pingos quando a pista começa a ser lavada. O normal é usar 70% do freio dianteiro e 30% o trazeiro em pista seca, na chuva essa proporção se iguala 50% - 50%, de forma mais suave e progressiva. Para maiores esclarecimentos existem sites especializados. Um grande abraço a todos os irmãos.

lion
11-05-07, 19:39
jamais fica em cima das faixas! tem que enfatizar essa dica que foi mencionada, aquilo vira sabão, tanto pra carro quanto pra moto essa semana freei em cima de uma o carro saiu patinando q nem loko hauehauhe sorte que o sinal nao tinha aberto ainda se nao tinha batido!
eu tava a 60kmh

rocksul
11-05-07, 21:17
Qdo chover, relaxa, toma um suquinho de maracuja, coloca a roupa de chuva, vai bem na manha, não dá uma de motoboy indo pelo meio dos carros, sempre mantem uma distância boa do carro da frente e de um possível motoqueiro de trás... evite usar o freio bruscamente, na chuva eles são meio teimosos e traiçoeiros.

PenPen
11-05-07, 21:43
não é só a faixa que é traiçoeira não! tem tambem a porcaria da tampa dos bueiros aquilo ali é batata! otro dia quase comprei um pedaço de asfalto por causa de uma.. aqui em curitiba é até engraçado.. parece que em toda esquina tem uma.. bem no meio da curva.. sacanagem da brava...

oldskullo
12-05-07, 00:14
Anda muito, mas muito na manha mesmo! E com todo e qualquer equipamento de segurança possível (bota, luva, calça, casaco, capacete fechado, etc) pra que não te aconteça nada como aconteceu comigo...

Caí na 5a. feira, aqui próximo ao acesso de SV (rod. imigrantes/SP). Tava a uns 30km/h, quando fiz uma curva a direita pra entrar na Linha Amarela... Perdi traseira, 2 seg depois perdi dianteira, shimmei forte e.. chão!
Talvez eu nem tenha percebido a pista molhada demais, ou com alguma sujeira... ou tenha passado em alguma faixa e nem me liguei, só sei que caí. Minha perna chegou a ficar presa na moto, mas como tava de galocha desvirei a perna, levantei e tava tudo ok.
Podia ter me ralado todo se tivesse de bermuda e camiseta, mas graças a Deus nesse dia tava fazendo muito frio e saí com duas calças, 1 casaco e a capa de chuva... além da luva impermeável que tinha acabado de pegar :/

Mas tudo bem, saí inteiro só com um arranhado no joelho esquerdo (que levou um encontrão com o tanque) e mais nada de grave.

Já a moto:
O aro do globo óptico saiu amassado e um lado onde fixa quebrou (já consertei);
O suporte do painel rachou no meio, além da parte interna do mesmo que simplesmente se esfarelou quando retirei os parafusos...
To quase vendo, vai morrer 1 painel inteiro fácil nessa história :s :s :s :s :s

Por isso que eu digo,anda muito devagar! Se eu tivesse numa velocidade maior com certeza não taria aqui contando esse causo.

Se tiver muita chuva e puder deixar a moto em casa não pense 2x (sai com o carro da mãe, do pai, do tio, do vizinho etc)...
Mas se não tiver como, anda igual vc andava na autoescola :lol: :OK:

yalta
12-05-07, 01:33
Caramba oldskullo, que meLda hein?! Mas tava chovendo na hora? Fica a lição pra todos nós.. moto na chuva não dá pra brincar!
fLw, []s

AMBN
12-05-07, 09:44
não é só a faixa que é traiçoeira não! tem tambem a porcaria da tampa dos bueiros aquilo ali é batata! otro dia quase comprei um pedaço de asfalto por causa de uma.. aqui em curitiba é até engraçado.. parece que em toda esquina tem uma.. bem no meio da curva.. sacanagem da brava...


É sinistro mesmo, aqui nessa porcaria de RJ é igualzinho.

Sobre o lance do freio traseiro, me expressei mal. Em dia de chuva, freio apenas com o freio traseiro em baixa velocidade. Em alta, uso os dois. Mas andando devagar, acho mais seguro usar apenas o traseiro com o piso molhado.

Lu Carvalho
12-05-07, 11:39
Tomei um capote qdo fui mudar de faixa, passando em cima daquelas faixas de divisões das ruas... aquilo escorrega igual quiabo... uma pessoa fez q ia atravessar e eu fiz que ia frear... nem precisou frear, só de encostar de leve + chuva... tombaço (bati a cabeça no meio fio) dá-lhe capacete!!!

rafametalheart
12-05-07, 14:34
Rolam algumas coisas na chuva que são complicadas. O jeito de pilotar muda conforme o piso e velocidade da via!!!

Se vc está numa rodovia, reduzir demais a velocidade pode fazer com que vc tome uma porrada por trás, e como já não é novidade alguma de que os motoristas de carros ou outros veículos maiores não nos respeitam.

Teve alguém que disse que anda com o farol alto aceso, isso não é recomendado por dois motivos:
Ofusca a visão de quem vem à sua frente.
E na hora que vc acende um farol alto, a própria água vai refletir o seu farol fazendo com que vc enxergue somente algo parecido com um lençol a sua frente e se vc estiver em alta vc pode deixar de ver um obstáculo ou veículo que estiver um pouco adiante!!!

Ainda qto à velocidade, o ideal é andar numa velocidade onde vc sinta segurança, ou seja, acompanhar o trânsito até o momento e que vc sinta que está com a visão prejudicada ou a moto está com a dirigibilidade prejudicada!!!

Marvila
17-05-07, 16:48
Lendo este tópico fico questionando...os pneus da trail são melhores na chuva do que os da street ou não tem nada a ver ?
Ou mesmo em se tratando de uma ou outra há pneu específico que seja mais para chuva e outro mais para pista seca ?
Sei que temos diferentes pneus para uso on e off-road...
Marvila/Salvador-BA

Saurus
17-05-07, 17:39
Pela minha curta experiência tenho a recomendar:

1) Cuidado com o início da chuva. Procure andar somente depois que a pista estiver "lavada". Se a pista estiver somente úmida, esqueça. Fique parado onde está. Se não der para parar, evite deitar a moto ou usar os freios e acelerador. Se tiver que usar, faça-o com suavidade e delicadeza. Depois que a pista estiver lavada, pode andar quase que normalmente, porém mantendo uma distância maior dos outros veículos e obstáculos.

2) Fique extremamente atento a presença de areia, pedriscos e óleo na pista. Esses elementos misturados com água viram sabão. Evite passar sobre as manchas de óleo na pista. Olhe sempre à sua frente se não há aquela mancha multi-colorida (parece um CD) na pista. Se tiver, procure desviar dela. Se não der e tiver que passar sobre ela, não freie, não altere a aceleração, não deite a moto e apoie-se mais firmemente nas pedaleiras tirando a bunda levemente do assento (isso abaixa o centro de gravidade e a moto fica mais estável).

3) vista a roupa de chuva antes de se molhar. Depois de molhado não adiantará mais $#@%$# nenhuma.

4) Evite o embaçamento da viseira. Deixe uma fresta de aproximadamente 2 ou 3 mm aberto para circulação de ar. respire sempre pelo nariz.

5) Garupa na chuva tem que brincar de estátua. Ficar imóvel.

6) Independentemente de estar chovendo ou não, extremo cuidado ao passar em praças de pedágio, túneis, entradas/saídas de postos de gasolina, oficinas mecânicas, garagens de ônibus e caminhões, obras/construções, pontos de ônibus e estacionamentos. Nestes locais é quase certo haver óleo derramado na pista, quer seja lubrificantes, quer seja diesel que vasa dos tanques de caminhões e ônibus.

7) procure antecipar mentalemente todo o trajeto a ser percorrido, trechos onde costuma have engarrafamentos, poças dágua, bueiros e todos os demais perigos e obstáculos a serem vencidos. Adote um posicionamento no tráfego com bastante antecedência para realizar uma manobra (conversão, frenagens, trocas de faixa de rolamento, etc). Isso evitará que você tenha que fazer manobras bruscas.

8) Veja e seja visto. Enfie o dedo na buzina sem dó e mantenha o farol baixo sempre ligado. Outros veículos certamente terão uma dificuldade muito maior de perceber sua presença e posição se estiver chovendo (vridros fechados, embaçados, cheios respingos d'água, etc), além de que os motoristas de carros, em geral estão ouvindo música no conforto do automóvel com ar-condicionado.

9) Os motoristas de ônibus e caminhões tendem a ficar mais ansiosos e nervosos pois o trânsito na chuva, em geral, fica uma $#@%$#. Afaste-se deles.

Existem outras dicas que, quando me lembrar, postarei.

Ah, sim. Pneus off-road, em geral, têm uma aderência melhor em pistas molhadas, pois têm uma superfície de contato com a pista ligeiramente menor, facilitando a drenagem da água pelos sulcos dos pneus e permitindo que a borracha esteja sempre em contato com a pista (menor aquaplanegem).

Espero ter ajudado.

T+!

cleo.junior
18-05-07, 11:26
Muito boas as suas dicas, Saurus.

cold-milk
18-05-07, 11:41
Tomei um capote qdo fui mudar de faixa, passando em cima daquelas faixas de divisões das ruas... aquilo escorrega igual quiabo... uma pessoa fez q ia atravessar e eu fiz que ia frear... nem precisou frear, só de encostar de leve + chuva... tombaço (bati a cabeça no meio fio) dá-lhe capacete!!!



caraca;.....

um dia fui reduzir a marcha em cima dessas faixas a moto deslizou legal, sorte q retomei rapidinho ou era um pacote feio




Pela minha curta experiência tenho a recomendar:

1) Cuidado com o início da chuva. Procure andar somente depois que a pista estiver "lavada". Se a pista estiver somente úmida, esqueça. Fique parado onde está. Se não der para parar, evite deitar a moto ou usar os freios e acelerador. Se tiver que usar, faça-o com suavidade e delicadeza. Depois que a pista estiver lavada, pode andar quase que normalmente, porém mantendo uma distância maior dos outros veículos e obstáculos.

2) Fique extremamente atento a presença de areia, pedriscos e óleo na pista. Esses elementos misturados com água viram sabão. Evite passar sobre as manchas de óleo na pista. Olhe sempre à sua frente se não há aquela mancha multi-colorida (parece um CD) na pista. Se tiver, procure desviar dela. Se não der e tiver que passar sobre ela, não freie, não altere a aceleração, não deite a moto e apoie-se mais firmemente nas pedaleiras tirando a bunda levemente do assento (isso abaixa o centro de gravidade e a moto fica mais estável).

3) vista a roupa de chuva antes de se molhar. Depois de molhado não adiantará mais $#@%$# nenhuma.

4) Evite o embaçamento da viseira. Deixe uma fresta de aproximadamente 2 ou 3 mm aberto para circulação de ar. respire sempre pelo nariz.

5) Garupa na chuva tem que brincar de estátua. Ficar imóvel.

6) Independentemente de estar chovendo ou não, extremo cuidado ao passar em praças de pedágio, túneis, entradas/saídas de postos de gasolina, oficinas mecânicas, garagens de ônibus e caminhões, obras/construções, pontos de ônibus e estacionamentos. Nestes locais é quase certo haver óleo derramado na pista, quer seja lubrificantes, quer seja diesel que vasa dos tanques de caminhões e ônibus.

7) procure antecipar mentalemente todo o trajeto a ser percorrido, trechos onde costuma have engarrafamentos, poças dágua, bueiros e todos os demais perigos e obstáculos a serem vencidos. Adote um posicionamento no tráfego com bastante antecedência para realizar uma manobra (conversão, frenagens, trocas de faixa de rolamento, etc). Isso evitará que você tenha que fazer manobras bruscas.

8) Veja e seja visto. Enfie o dedo na buzina sem dó e mantenha o farol baixo sempre ligado. Outros veículos certamente terão uma dificuldade muito maior de perceber sua presença e posição se estiver chovendo (vridros fechados, embaçados, cheios respingos d'água, etc), além de que os motoristas de carros, em geral estão ouvindo música no conforto do automóvel com ar-condicionado.

9) Os motoristas de ônibus e caminhões tendem a ficar mais ansiosos e nervosos pois o trânsito na chuva, em geral, fica uma $#@%$#. Afaste-se deles.

Existem outras dicas que, quando me lembrar, postarei.

Ah, sim. Pneus off-road, em geral, têm uma aderência melhor em pistas molhadas, pois têm uma superfície de contato com a pista ligeiramente menor, facilitando a drenagem da água pelos sulcos dos pneus e permitindo que a borracha esteja sempre em contato com a pista (menor aquaplanegem).

Espero ter ajudado.

T+!


Excelentes as dicas!!

rafametalheart
25-05-07, 09:36
Lendo este tópico fico questionando...os pneus da trail são melhores na chuva do que os da street ou não tem nada a ver ?
Ou mesmo em se tratando de uma ou outra há pneu específico que seja mais para chuva e outro mais para pista seca ?
Sei que temos diferentes pneus para uso on e off-road...
Marvila/Salvador-BA




Depende do piso em que se anda kra!!!

No asfalto os street dão conta muito bem do recado, os trail podem ter os sulcos grandes, mas eles são feitos para deslocar barro e podem muito bem aquaplanar numa pista molhada conforme o seu desenho!!!




Saurus, ótimas suas dicas. Poderia até ser redirecionada para Manuais e tutoriais como um tuto de como pilotar na chuva...

Marvila
05-06-07, 09:33
Vixe !
Agora há pouco estava chuvendo (e muito), aqui em Salvador. Numa sinaleira recente, faixas novas pintadas, todo mundo parado aguardando...sinal verde...o cara, bem na direita, arranca numa CB (aparentemente 500cc) e não é que a roda traseira dá a maior derrapada na faixa de pedestre...
Rabeada forte, a CB tremeu e advinhem...capote. Coisa pouca. A moto ficou a menos de 5 metros dele. Parei mas não desci pois foram socorrê-lo. Logo que sentou vi que estava bem, apenas segurando uma das mãos com a outra, com expressão de dor. Sujo, molhado e machucado.
Detalhe: ele tava com os principais equipamentos de segurança: jaqueta, capacete, botas e luvas. Ainda bem e para sorte dele.
Alguém já alertou para o perigo dessas faixas de segurança, pintadas no asfalto com um tinta "estranha", em dias de chuva...
Era isto !
Marvila/Salvador-BA

Dilim
05-06-07, 09:40
Tomei um capote qdo fui mudar de faixa, passando em cima daquelas faixas de divisões das ruas... aquilo escorrega igual quiabo... uma pessoa fez q ia atravessar e eu fiz que ia frear... nem precisou frear, só de encostar de leve + chuva... tombaço (bati a cabeça no meio fio) dá-lhe capacete!!!


escorrega mesmo...

E como o PenPen disse, aqui em Curitiba tem o problema dos bueros... que tem um em cada curva mesmo.

E outra, trilhos de trem tb são um problema... Aquilo fica liso demais na chuva.

Marvila
21-06-07, 22:34
Saurus, inclua mais uma dica: nunca frear na curva...principalmente em dias de chuva.
No início da noite chuvia muito em Salvador. Uma amigo fazendo uma curva numa Fazer entrou um pouco rápido na curva e resolveu dar uma segurada no freio traseiro. Havia um pouco de areia fina na pista e o resultado não poderia ter sido outro: capote.

Moto para um lado e ele para o outro. Prejuízos: os dois cotovelos, os dois joelhos e tornozelo direito em "carne-viva". A moto (por um milagre) não teve praticamente nada: manete do freio e apoio do pé direito entortados. Nenhum arranhão na carenagem.

Em dias de chuva o melhor mesmo é deixar a motoca na garagem...

Marvila/Salvador-BA

tiagoulart
21-06-07, 23:23
As Faixas de Sinalização Tipo Emborrachas, com chuva naum vá com muito fé nelas não .... elas viram sabão !!

Como o colega ai de cima disse sem dúvidas com chuva melhor opção é deixar na garagem no meu caso naum tenho essa escolha srrs .. ai é atenção redobrada e velocidade reduzidíssima !!

slalon
22-06-07, 07:23
caramba SAURUS, aula completa



Saurus, inclua mais uma dica: nunca frear na curva...principalmente em dias de chuva.
No início da noite chuvia muito em Salvador. Uma amigo fazendo uma curva numa Fazer entrou um pouco rápido na curva e resolveu dar uma segurada no freio traseiro. Havia um pouco de areia fina na pista e o resultado não poderia ter sido outro: capote.

Moto para um lado e ele para o outro. Prejuízos: os dois cotovelos, os dois joelhos e tornozelo direito em "carne-viva". A moto (por um milagre) não teve praticamente nada: manete do freio e apoio do pé direito entortados. Nenhum arranhão na carenagem.

Em dias de chuva o melhor mesmo é deixar a motoca na garagem...

Marvila/Salvador-BA


as vezes não dá p deixar a moto na garagem, tipo qdo saimos de moto e a chuva cai depois. aí é fods!
frear na curva é maus e o seu amigo deu muita sorte. e se viesse um carro em sentido contrário? já postei um tópico sobre um acidente fatal q vi a pouco tempo, alertando os motociclistas qto a esta péssima atitude. ainda mais na chuva. o negócio é não correr mesmo p não ter q frear depois

superkyo
29-08-07, 15:36
Tem uma avenida q eu passo quando vo pra escola aki q praticamente na curva tem uma faixa de pedestre na chuva aquilo é impossivel num dia de chuva quero ver como q vo passar ali so se acertar o pneu entre as faixas ahuahuahuhua

Saurus
29-08-07, 16:04
caramba SAURUS, aula completa

as vezes não dá p deixar a moto na garagem, tipo qdo saimos de moto e a chuva cai depois. aí é fods!
frear na curva é maus e o seu amigo deu muita sorte. e se viesse um carro em sentido contrário? já postei um tópico sobre um acidente fatal q vi a pouco tempo, alertando os motociclistas qto a esta péssima atitude. ainda mais na chuva. o negócio é não correr mesmo p não ter q frear depois


Pois é, slalon. A aula não foi completa. Mas o fato é que o chão é duro pracacete e machuca demais. O mêdo de cair é que me faz tomar o cuidado.

Mas acho que tenho alguma coisa de 32 anos de motociclismo para ensinar. Sei também que esse tempo todo me ensinou muita coisa, mas também aprendo muito com os "menos experientes". Tem muitos que, com muito menos tempo de duas rodas que eu, tem muito mais tarimba e entende do riscado. Muitos já passaram por situações que eu nunca passei. Procuro aprender com a experiência alheia (é mais fácil, dói menos no bolso e no corpo e mais rápido).

Tenho certeza que todos, sem exceção, se tiverem calma e maturidade, saberão instintivamente como pilotar com segurança na chuva. :OK: