PDA

Ver Versão Completa : Carregador de bateria - Passo a passo com imagens



gabrielgeromel
02-12-17, 23:23
Carregador "caseiro" pra bateria de MOTO.

Materiais necessários:
2 pedaços de fio
Cola quente (pode usar fita isolante, mas não fica tão bom)
Fonte de 12V (se não tiver, acha em loja de eletrônica por 10 reais ou menos)

Primeiramente, você deve verificar na sua bateria a seguinte informação:

https://i.imgur.com/hbmVK7n.jpg

Ou seja, pra carregar minha bateria o recomendado do fabricante é meio ampere (0.5) de 5 a 10 horas.

Sabendo disso, vamos verificar a fonte:
https://i.imgur.com/kuMmIHq.jpg

No nosso caso, a fonte é de 12V e 500mA, que é o mesmo que 0.5A.

Então vamos lá.
https://i.imgur.com/xDkFnmg.jpg

Caso você queira de uma forma mais simples, apenas corte esse conector e terá o fio de positivo e negativo. No meu caso eu não quis "estragar" a fonte.

É bem simples, o fio do negativo eu descasquei a ponta, coloquei dentro do buraco do positivo e enchi de cola quente. E o negativo, eu descasquei um pedaço maior que dava pra enrolar aonde é o negativo e passei cola quente. Ficou assim:

https://i.imgur.com/YlkeKMD.jpg

Eu não sei por qual motivo, mas ao medir a fonte ela dá mais de 12v. Não sei porque diz 12 e dá 14, mas eu uso mesmo assim e nunca tive problema. Até porque o estator gera mais que 14v. Só não vá usar uma fonte e 20v, porque ai é certeza de dar m.... E uma com menos de 12v, uma de 10v por exemplo não teria "força" pra carregar.

https://i.imgur.com/VCExGyQ.jpg

Agora que está pronto, só conectar na bateria. Primeiro o fio do positivo, depois o do negativo.

https://i.imgur.com/nU1mtmv.jpg

https://i.imgur.com/RiQJn5X.jpg

Essa bateria estava completamente morta, mesmo sendo selada eu abri, coloquei água, fechei e "selei" com cola quente. Depois usando essa gambiarra, consegui recarregar ela e já faz uns 4 meses que ela funciona perfeitamente.

Já recebi tanta ajuda e aprendi tanto nesse fórum que essa é uma forma de agradecimento, espero que ajude alguém.

Ctrl-Alt-Del
03-12-17, 01:35
Olá Gabriel,

Interessante vossa contribuição.

Pergunta:
Esta fonte tem saída em corrente contínua ou alternada?

Quanto à tensão de saída (V), para que uma fonte possa carregar uma bateria. A fonte precisa fornecer uma tensão sempre maior que 12,8 V. Porque 12,8 V via de regra é a tensão mínima que uma bateria completamente carregada deve ter.

Portanto, uma fonte fornecendo 14 V estaria ótima. Mas por exemplo, se esta fornecesse 12,4 V seria insuficiente. Porque de fato a carga real advém da diferença de tensão entre a fonte e a bateria. Uma fonte com saída de até 14,5 V é seguro que não traria qualquer problema para se dar uma carga lenta; que é a maneira ideal de carregar uma bateria.

Somente a título de informação aos outros confrades. Uma carga lenta típica consiste em aplicar uma carga de 10% da corrente (Ampéres) da capacidade da bateria. Exemplo: uma bateria de 12 V e 6AH, então,

6A x 0,1 = 0,6 A = 600 miliamperes.

No caso da tua fonte 500 miliamperes (0,5 A) está ótimo porque a maioria das baterias da motos pequenas usam baterias de 5AH.

gabrielgeromel
03-12-17, 04:28
Esta fonte tem saída em corrente contínua ou alternada?

A saída dela é corrente contínua. E obrigado pelas outras informações. No meu caso, quando ela morreu e eu coloquei água, ela tinha cerca de 10v e com menos de 12v (11 e alguma coisa, não lembro exatamente) eu já conseguia dar partida (partida elétrica). Então imagino que mesmo com uma fonte de 12v daria pra carregar até o ponto de conseguir dar uma partida.

Essa gambiarra é mais pra esse tipo de situação.
https://i.imgur.com/pWJoiVH.jpg

MR-Araujo-1980
05-12-17, 09:32
Amigo esse carragedor precisa de supervisao ou pode deixar funcionando sozinho?

Vulcan
05-12-17, 22:28
Amigo esse carragedor precisa de supervisao ou pode deixar funcionando sozinho?

pode deixar funcionando sozinho. ele nao sobrecarregará a bateria por limitar a voltagem máxima por si só. (exceto se a fonte for de outro tipo ou voltagem)

rubemll
23-12-17, 18:27
Só não deixem muito tempo com tensão tão baixa. Flutuação com baixa tensão resulta em sulfatação.

Se o carregador tem 1A, e a bateria tem 5Ah, em tese seriam 5 horas pra carga completa, mas na prática há dissipação de 40% da energia circulante na forma de calor, então a conta fica Ah/A+40%. Ou seja, com fonte de 1A m bateria de 5Ah seriam 5h + 40%, ou 7h. Como 12V é metade da carga mais exatamente (A tensão nominal das pilhas e baterias é a em 50% de carga, seja lithium 3,6V, ou chumbo-ácido 12V), então vai levar metade do tempo, ou 3,5h pra chegar na carga que o carregador dá conta.

Se for fonte de 500mA (0,5A), então o dobro desse tempo, ou seja, 7h pra chegar na meia carga.

Meia carga (50%) é mais que suficiente pra MUITAS partidas, precisar carga completa (Cíclica até 14,4V, digamos) não precisa.

Flutuação se faz com tensão mais baixa (13,2V no calor do Brasil geralmente), mas flutuação com tensão muito baixa resulta em muita sulfatação nas placas, ou seja, basicamente come vida útil das baterias a toa. Além da sulfatação pode ter desequalização, onde ao invés de cada umas das 6 células tem 2V, 4 células ficam com 1,7V e 2 células chegam a 2,6V, na soma tem 12V mas na prática tem 2 das 6 células com sobretensão, cozinhando de calor e sulfatando aos montes suas placas, na prática mata a bateria (A maioria das baterias saem de de uso por ter 2 a 4 células mortas, é MUITO difícil bateria barata morrer todas as 6 células ao mesmo tempo).