PDA

Ver Versão Completa : Mola de suspensão



willyans
05-12-17, 00:36
Boa noite pessoal estou com um problema recentemente peguei uma suspensão de Kawasaki zx11 antiga para adotar o cilindro interno na minha suspensão de Kawasaki zx7,o problema é que a mola da zx7 entra apertada no cilindro da zx11.
Eu tenho a mola da zx7 e da zx11 aqui a da zx7 tem 26 voltas e a da zx11 tbm mais o espaçamento de uma volta pra outra da mola da zx11 e mais aberto que o da zx7,ou seja a mola da zx11 e maior mais ambas tem a mesma espessura o material delas,aí vem a dúvida,essa diferença de. Comprimento influencia em algo?tipo eu poderia cortar a mola maior no comprimento da outra mola é por pra rodar ou ela irá ficar muito diferente da original?
Grato: willyans

Ctrl-Alt-Del
05-12-17, 01:26
Rapaz, estas adaptações são de resultados sem previsão.

Se for possível experimente montar a mola da ZX11 sem cortar nenhum elo para experimentar e observar a reação da suspensão. Se ficar muito dura, corte um elo por vez para testar.

Este é o tipo da situação que é na base da tentativa, na falta de ter a mola certa.

Vulcan
05-12-17, 06:49
rapaz, a diferença de diâmetro do raio da espira também influencia na progressividade da força da mola;
acho que seria melhor tentar trocar o conjunto todo a partir do amortecedor, depois link (se tiver) e por último a balança (se couber).

willyans
05-12-17, 07:03
rapaz, a diferença de diâmetro do raio da espira também influencia na progressividade da força da mola;
acho que seria melhor tentar trocar o conjunto todo a partir do amortecedor, depois link (se tiver) e por último a balança (se couber).
Perdão,mas a minha questão é na mola da suspensão dianteira! A suspensão da. Zx11 e normal a da zx7 e uma suspensão invertida!

willyans
05-12-17, 07:15
Perdão,mas a minha questão é na mola da suspensão dianteira! A suspensão da. Zx11 e normal a da zx7 e uma suspensão invertida!A mola da direita e da zx11 e a mola da esquerda e da zx7https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171205/2dffadaa60908c9e555d0b6d39257437.jpg

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

andersonpg
05-12-17, 07:33
Ah não! É muita diferença. Se tu simplesmente cortar a mola pra ficar do mesmo tamanho vai ficar um pau de duro.

Mesmo deixando um pouquinho maior, ainda assim vai dar muita diferença.

willyans
05-12-17, 12:10
Ah não! É muita diferença. Se tu simplesmente cortar a mola pra ficar do mesmo tamanho vai ficar um pau de duro.

Mesmo deixando um pouquinho maior, ainda assim vai dar muita diferença.Não entendi a mola mais aberta e mais dura?

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

andersonpg
05-12-17, 12:24
Não entendi a mola mais aberta e mais dura?

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

Sim, se você corta-la para deixar do mesmo tamanho da outra, vai diminuir o número de espiras, logo a constante elástica será bem maior.

Considerando que as duas molas tem a mesma espessura e são do mesmo material, quanto maior o número de espiras, maior a zona de deformação.

É como pegar dois fios, um sólido e o outro compostos por vários fios menores e tentar dobrar...

willyans
05-12-17, 12:26
Sim, a constante elástica é bem maior.

Considerando que as duas molas tem a mesma espessura e são do mesmo material, quanto maior o número de espiras, maior a zona de deformação.

É como pegar dois fios, um sólido e o outro compostos por vários fios menores e tentar dobrar...Entendi,meu medo era dela ficar muito mole,só tem um jeito,cortando e testando pra ver!

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

andersonpg
05-12-17, 12:28
Entendi,meu medo era dela ficar muito mole,só tem um jeito,cortando e testando pra ver!

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

Vai ficar duro... Já coloca um óleo mais fino nas bengalas....

willyans
05-12-17, 12:32
Vai ficar duro... Já coloca um óleo mais fino nas bengalas....Entendi,um outro jeito seria abrir o cilindro da suspensão em 1mm mais aqui ngm faz o torno não tem pega pra isso! Teria de mandar retificar por dentro!

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

willyans
05-12-17, 18:21
Será que rola por uma suspensão de uma moto mais nova?
Achei uma suspensão de Kawasaki zx6r 2005 no MercadoLivre é achei com um preço legal! Será que rola ou o fato da moto ser pesada não ficaria bom?

Vulcan
05-12-17, 22:39
Será que rola por uma suspensão de uma moto mais nova?
Achei uma suspensão de Kawasaki zx6r 2005 no MercadoLivre é achei com um preço legal! Será que rola ou o fato da moto ser pesada não ficaria bom?

sim pode dar certo.

qual o motivo de trocar as molas? a supa original ficou fraca? ja pensou em fazer a mola de ar?

willyans
06-12-17, 00:59
sim pode dar certo.

qual o motivo de trocar as molas? a supa original ficou fraca? ja pensou em fazer a mola de ar?O motivo e que o cilindro original arranhou e muito,não sei se seria possível fazer o cromo novamente ,aí apareceu pra eu comprar uma suspensão de zx11( o cilindro tem o mesmo diâmetro externo) o meu plano era cortar e ternear o cilindro da zx11 pra entrar na suspensão da zx7 só que eu não sabia que o diâmetro interno da zx11 era menor(consequentemente mola mais fina) por isso estou tendo problema com a mola!
Não pensei em uma mola a ar,mas será que existe pra essas suspensões?

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

willyans
06-12-17, 15:42
Bom pessoal consegui aqui um par de molas de cbr600rr 2004 a diferença que o material da mola da cbr e meio milímetro mais fino que da mola da zx7 e as primeiras voltas da mola são um pouco mais fechada o espaçamento (a mola é uns 20mm menor)
Mas posso fazer um batentezinho de tecnil pra pegar no lugar desses 20mm que faltam ou coloçr um pedaço da outra mola mas é o de menos a mola da cbr e cerca de 1,5mm mais fina no diâmetro e pegou certinho dentro do tubo da suspensão!
Agr e adaptar
Minha dúvida e em relação ao óleo qual óleo utilizar?

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

Vulcan
12-12-17, 12:04
(...)
Minha dúvida e em relação ao óleo qual óleo utilizar?

Enviado de meu GT-7327 usando Tapatalk

pessoal que prepara suspa traseira ajusta duas coisas: a 'peneira' (os furos por onde passam o óleo) e a viscosidade do óleo.
eu usei óleo de motor em preparação de suspa por indicação de outros preparadores e o resoltado foi bom.

experimente óleo de motor 15W , pode ser de motor de carro... ou se achar óleo de suspa mais barato, vai fundo.

willyans
12-12-17, 15:13
O oleo da suspensao deixa ela mais dura?existe jeito de calcular a dureza ela ou so com a moto kontada pra fazer o sag?

Vulcan
16-12-17, 10:09
O oleo da suspensao deixa ela mais dura?existe jeito de calcular a dureza ela ou so com a moto kontada pra fazer o sag?

o óleo deixa mais dura de movimentar, o sag/gap é ajuste de pré-carga (espaço de movimento para cima com a moto estática)