PDA

Ver Versão Completa : [DUVIDA][CARBURADOR]Regulagem koso paralelo 30 mm



tiagocardoso
11-12-17, 21:56
Boa noite pessoal, estou com um leve problema...

Minha cg tá com 210cc, e taxa 13 pra andar no alcool...

Mas ainda na fase de acertos, o mecanico me entregou ela bem ruim (mas eu também estava precisando pra não andar apé), porém ela estava queimando bem...só que ela estava com os seguintes problemas:
- Lenta muito estranha, do nada tava boa, aí ficava aceleradona e depois normalizava (isso quando não apagava)
- Quando vc dava uma acelerada, o giro demorava a baixar

Aí (não que eu saiba, mas tenho noção, pois já fiz algumas vezes em bura original) em casa, com calma, decidi parar pra olhar e tentar regular...

Como o gicle de alta dela é enorme (parece de carro, dá pra ver pelo tamanho do buraco do desgraçado) e sei que não vai dar falta, decidi tentar aprimorar a lenta dela, que é o que está pegando no pé no momento.

- De primeira não mexi na agulha nem gicle, fui só no parafuso do ar tentar ver se era esse o caso, mas nada mudou e continuava sem lenta estável e giro demorava a cair. [AO QUE TUDO INDICA NÃO É ISSO]

- Depois, decidi abrir a guilhotina, aí a agulha estava no último, para mandar o máximo de combustível. Decidi colocar no meio (3 andar, são 5 'andares') e fui mexendo no parafuso da mistura. Aí coloquei meia volta no parafuso e a lenta ficou TOP, o comando é muito louco, só que teve um problema (e isso se repetiu com toda e qualquer regulagem de parafuso que eu fiz posteriormente): a moto ficava um tempinho na lenta e do nada apagava ou ela ficava um tempinho na lenta e quando eu ia acelerar, eu tinha que abrir bastante a guilhotina, caso contrário, se eu puxasse pouca coisa o acelerador, ela também apagava, parece falta, sei lá, mas é a mesma sensação de quando estamos andando e a gasolina do tanque acaba (quem tem moto sem marcador de combustivel vai me entender).

- Não sei a numeração dos gicles, mas procurei um outro de baixa que tinha aqui em casa, e o buraco dele ela praticamente o dobro do que estava no lugar, daí coloque e não consegui lenta nem quase que apertando todo o parafuso da lenta.

Portando amigos, depois dessa história triste, venho até voz pedir um conselho, uma ajuda, uma luz ou uma centelha...

Se alguém tem ou já preparou ou tem o conhecimento necessário para me dar uma ajuda nesta regulagem quanto à qualquer coisa, mas o principal são os giclês, eu acredito.

Vai levar uns dias para eu levar ela no mecanico, pq estou esperando a embreagem preparada chegar para colocar nela.
E também, fiquei com a sensação de que faltou muito pouco para eu acertar ela! Fiquei entusiasmado pra fazer essa proeza em casa.

Se alguém souber como me ajudar, quanto à regulagem do carburador tanto para numeração de gicle para ÁLCOOL, eu ficarei muito agradecido, aliás já estou só e saber que tem gente lendo.

Para fins de ajuda, seguem as configurações:
CG 125 99 VARETA
Pistão CRF STD 65.5 mm
Curso 62.5 mm
Carburador KOSO 'paralelo' 30 mm
Taxa de compressão - 13
Combustível - ÁLCOOL
TOTAL 210 CC

Stone
12-12-17, 21:25
Eu já mexi em alguns desses carburadores koso paralelo ou oko e vou te dizer, desisti.
No último fiquei dois dias tentando e tentando e tentando, fiz de tudo, de trocar giclês a alterar o próprio corpo do carburador e não resolveu nada.
Ou a moto dá lenta bonita, redonda, ou anda bem em alta, as duas coisas não foram possíveis.
Então aí vai a dica que eu sempre dou: joga esse carburador o mais longe que você conseguir.

Coloca um carburador de strada, tem uns novos da marca Audax que funcionam perfeitamente bem, melhor do que comprar um original usado cheio de folgas que só fica travando o pistonete.

Obs. carburador paralelo de CG é lixo, sucata, ferro velho, peso pra pescar, etc. mas esses de 200 funcionam muito bem

tiagocardoso
12-12-17, 23:27
Eu já mexi em alguns desses carburadores koso paralelo ou oko e vou te dizer, desisti.
No último fiquei dois dias tentando e tentando e tentando, fiz de tudo, de trocar giclês a alterar o próprio corpo do carburador e não resolveu nada.
Ou a moto dá lenta bonita, redonda, ou anda bem em alta, as duas coisas não foram possíveis.
Então aí vai a dica que eu sempre dou: joga esse carburador o mais longe que você conseguir.

Coloca um carburador de strada, tem uns novos da marca Audax que funcionam perfeitamente bem, melhor do que comprar um original usado cheio de folgas que só fica travando o pistonete.

Obs. carburador paralelo de CG é lixo, sucata, ferro velho, peso pra pescar, etc. mas esses de 200 funcionam muito bem

LOL

Valeu Stone. Já suspeitei disso, pra te ser bem sincero, sou inexperiente, mas não sou tão ruiim assim. Tentei muita coisa e nada deu certo rsrsr.

Se eu comprar um de strada, qual giclagem me aconselha testar primeiro?

tiagocardoso
13-12-17, 00:02
Stone, tenho uma outra dúvida. posso montar o carburador de strada sem o sistema ECCO (aquele esguicho?) Porque quero colocar a tampa lateral e acredito que talvez sem desmontar este sistema a tampa não caiba.

Stone
13-12-17, 08:48
Pode montar sem o ecco mas vai precisar levantar a agulha do pistonete, a giclagem testa a que vem no carburador e vai mudando.
Mas pode montar com o ecco sem problema, talvez vais ter que tirar um pouco na tampa lateral mas dá certo

tiagocardoso
13-12-17, 09:05
Pode montar sem o ecco mas vai precisar levantar a agulha do pistonete, a giclagem testa a que vem no carburador e vai mudando.
Mas pode montar com o ecco sem problema, talvez vais ter que tirar um pouco na tampa lateral mas dá certo

Obrigado Stone!!!

Caso eu nao ache esse bura de strada, teria algum outro carburador pra me recomendar?

Stone
13-12-17, 18:38
XLX 250, CRF 230, ou Koso original, qualquer carburador de marca boa

tiagocardoso
13-12-17, 20:22
Obrigado!!!!

Diedan
09-03-18, 17:20
amigo Tiago cardoso, eu estava com o mesmo problema de regulagem com meu koso 32 e quase fiquei louco procurando em fóruns, youtube e tudo mais , eu ja estava a ponto de trocar o carburador.

não adianta que ninguém consegue entregar tudo mastigadinho, cada preparação exige um tipo de regulagem por minima que seja a diferença.

A dica que eu dou e que funcionou comigo é a seguinte!!

não fique procurando a regulagem correta do carburador, ao em vez disso procure saber tudo sobre o bura que vc adquiriu, procure entender o funcionamento, estude o maximo possivel sobre o bura, sobre as regulagens e o preparo que vc fez na moto e na medida que for andando vc vai regulando, trocando gicles e fazendo o que for preciso para obter a melhor regulagem para sua moto.

este forum tem muita gente esperta no assunto e me ajudou muito, porem não ajudou 100% eu tive que colocar a mão na massa e a cabeça pra pensar!!
se não fizer isso vai ficar o resto da vida refem de uma coisa que pode ser feita por vc mesmo.

espero ter ajudado vc companheiro....mão na massa!!!! ;)

alexandresch
04-04-18, 23:09
Eu tenho uma cg 99 com pistão CRF e carburador koso 34 paralelo na gasolina, pra mim também deu essa dor de cabeça para acertar também, regulava a lenta ficava boa dava uns 30 segundos ela acelerava sozinha depois quase morria daí acelerava de volta e ficava variando ( parecia entrada falsa de ar), isso com o gicle de baixa número 40, coloquei um número 45 parou o defeito, agora ele tá bom de baixa média e alta, claro que cada motor tem uma regulagem diferente, mas já dá pra ter uma base do que fazer.

Dhionata
11-04-18, 18:49
seguinte, carburador paralelo pra alcool não funciona! tu vai ter que esmerilhar a agulha(afinar ela pra mandar mais combustível de baixa e alta), deixar o gicle de baixa bem grande! e dai acertar a alta.. é bem complicado, como o stone disse, um carburador original e outra historia!

zurubabao
17-05-18, 22:07
Vi aqui que ninguem comentou o pior problema dos Koso/oko , que é o problema da cuba secar, se forem desmontar irão perceber que Sede do mesmo é de um diametro ridiculo fora outro problema de a cuba ser extremamente pequena, lembrando que a galera que usa nas 2T sofre um monte na gasolina, pior ainda se querer usar alcool (precisa em media engordar prox de 30~40% da gasolina), um leve retrabalho na sede pode ajudar (fiz aqui num e irei testar em um OHC de 233cc , com a ideia de usar alcool, nem que eu tenha que usar uma bomba pressurizando o carburador...

rogeriofsa
29-08-18, 09:22
Obrigado por esta informação.

E eu na época ficava doido procurando um original bom e não achava