PDA

Ver Versão Completa : Ligar carregador 12v no pós-chave da moto



Zumbi666
08-02-18, 11:54
Galera,

Eu tenho um carregador de GPS que liga diretamente na bateria. Só que, mesmo com a moto desligada, fica passando corrente.

Vi um vídeo na net que o cara ligou no pós-chave, para o carregador ligar somente quando ligar a moto.

Minha dúvida é: o carregador vem somente com 2 fios (positivo e negativo)

Para ligar no pós-chave tem que ser o fio positivo no pós-chave e o negativo liga diretamente na bateria?

Grato

Stone
08-02-18, 13:36
Isso mesmo, não tem segredo

Zumbi666
08-02-18, 21:51
Ok.

Vi um vídeo que o cara colocou o negativo no chassi da moto. Isso procede?

Quanto ao fio pós chave posso pegar de qualquer parte que seja alimentada depois que a ignição é ligada, ou seja, do farol, do pisca...? Ou é melhor pegar de um fio que alimenta a caixa de fusível?

Grato

roschneider
08-02-18, 22:00
nao sei como eh a crosser mas soh nao da pra pegar o do farol se ele for que nem de cg

guerralander
08-02-18, 22:57
na xtz 125 o pós chave é o fio de cor marrom que sai do tambor de ignição, já o vermelho é o que vem da bateria com 12v pra alimentar o circuito, seria o "pré chave". esse vermelho fica energizado o tempo todo.
não duvido que a xtzinha a e crosser tenham o esquema eletrico parecido, até o globo otico do farol é o mesmo.

Zumbi666
09-02-18, 07:18
nao sei como eh a crosser mas soh nao da pra pegar o do farol se ele for que nem de cg

Não entendi.

- - - Updated - - -


na xtz 125 o pós chave é o fio de cor marrom que sai do tambor de ignição, já o vermelho é o que vem da bateria com 12v pra alimentar o circuito, seria o "pré chave". esse vermelho fica energizado o tempo todo.
não duvido que a xtzinha a e crosser tenham o esquema eletrico parecido, até o globo otico do farol é o mesmo.

Os fios que vão para a caixa de fusível, na parte de cima com soquete tem somente vermelhos (3) e embaixo tem um azul e um marrom duplo. Creio que esse marrom seja o pós chave.
Vou testar com um multímetro pra ver.
Qualquer coisa ligo nele mesmo.
Obrigado pela dica.


http://i66.tinypic.com/34gnkh4.jpg

http://i63.tinypic.com/2djxmk4.jpg

roschneider
09-02-18, 07:30
farol direto no estator, que aumenta o brilho quando acelera

Zumbi666
09-02-18, 09:12
farol direto no estator, que aumenta o brilho quando acelera

A da Crosser não é assim não...

guerralander
09-02-18, 19:18
beleza, o farol dela então é corrente continua, diferente da xtzinha que é alternada e fica variando conforme a rotação do motor.
o farol da xtz só liga se o motor estiver ligado.

sim, quanto ao lugar que falei da cor dos fios, fica na parte da frente da moto, atras do farol painel e chave da moto.
tenta ver nesse video onde ele fala que fica o marrom do pós chave:


https://www.youtube.com/watch?v=_bsVB848vwo

Zumbi666
09-02-18, 19:24
Obrigado pela ajuda, mas antes de ver a sua resposta, resolvi testar com o multímetro na caixa de fusível que postei acima.

Os dois fios vermelhos ficam ligados direto.

Já o marrom e azul, só quando ligo a chave.

Daí vou ligar o positivo do gps nesse fio marrom mesmo.

Vai invalidar a garantia da moto mas não estou me importando, pois não vou ficar fazendo a revisão na cc...

Obrigado turma

Zumbi666
10-02-18, 10:24
Só atualizando...

Deu tudo certo hoje de manhã. Consegui ligar o carregador e gps no pós chave.

Não precisei desencapar o fio marrom da caixa de fusível.

Como o fio positivo do gps tem um terminal olhal, só fiz dobrar as bordas e encaixei por dentro da capa plástica, colocando por baixo do conector original que já estava preso no capa plástica.

O negativo, coloquei num parafuso do chassi. Valeu turma

guerralander
10-02-18, 16:42
fiz quase da mesma forma quando instalei o controle de portão, enrolei no marrom pós chave e coloquei a capa plastica prendendo, isolei bem as conexoes entre botao no guidao, 12 do pós chave e puxei o fio até debaixo do banco onde fica instalado o controle, de lá coloquei o negativo na bateria da moto. nunca deu problema.

Zumbi666
10-02-18, 18:35
fiz quase da mesma forma quando instalei o controle de portão, enrolei no marrom pós chave e coloquei a capa plastica prendendo, isolei bem as conexoes entre botao no guidao, 12 do pós chave e puxei o fio até debaixo do banco onde fica instalado o controle, de lá coloquei o negativo na bateria da moto. nunca deu problema.

Beleza man.
Eu também isolei aquela fita termoretrátil 3M, para o fio não sair do lugar